Troca de informações e relatos de trilhas e travessias na região sudeste do Brasil. Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.
#300318 por rodrigostsg
16 Jan 2008, 08:36
Fla André,
valeu ae pelas dicas, um grnade abraço.

Depois quando eu fizer relatoa qui.

#316717 por nikalp
22 Jul 2008, 15:36
Oi pessoal, tudo bem?
Seguinte, eu tenho pouca experiencia em acampamentos e trilhas, mas fiquei mto afim de fazer o contorno de Ilhabela. Queria algumas dicas, pois a sou quase que uma novata. Por exemplo, é muito dificil fazer a trilha orientando-se com uma bussola e uma carta nautica? Quais os perigos que posso encontrar acampando na cachoeira da Lage e na praia vermelha, como esta no relato do augusto?
Outra informação, tem como chegar do Bonete até Castelhanos de outra forma, sem ser a trilha?

Qualquer ajuda é bem vinda, pretendo ir em dezembro...alguma coisa indispensavel, alem da citronela e do off? hehe
Abraços
#318653 por Augusto
06 Ago 2008, 23:47
Fala Nika.

Não recomendo fazer essa trilha se vc não tem experiencia em trilha na mata fechada, pois é o que vc vai encontrar depois do Bonete até Castelhanos.

Muitas vezes vc só vai seguindo o rastro da trilha, mas será que vc consegue se orientar só com isso.
Uma bussola pode te ajudar, mas a trilha não é sempre em linha reta.

Acampando na Cachoeira da Lage não tem problema nenhum. Talvez vc tenha uma pequena dificuldade de encontrar trechos planos. Só isso.

Na Praia Vermelha não vão te deixar acampar. O ideal é ficar próximo ao rio ou algum poção. É melhor.

Em Bonete existem alguns barqueiros que fazem o trecho Bonete-Sepituba. Pode até ser que vc consiga alguém que te leve até Castelhanos, mas não vai ser facil, já que o barco vai ter de navegar por mar aberto.

Boa sorte.


Abcs
#321127 por otavio_aon
28 Ago 2008, 11:31
Ola Augusto ...
Pretendo fazer na 2º semana de setembro agora o contorno da Ilhabela (seu relato me inspirou bastante) e queria te perguntar algumas coisas:

1) onde é Borrifos (q eu nao acho em nenhum mapa c/ esse nome)
2) vc pode passar as marcações do Google Earth (arquivo .kmz) q vc usou? (seus mapas foram bem úteis)
3) to querendo passar pela Pta do Diogo, Pta da Navalha, Saco Grande e Saco do Sombrio ... vc sabe o estado (e se tem) trilha nessa parte?
4) sobre a trilha (nao existente) da Praia da Serraria até o Saco do Poço... não tinha mesmo como seguir?! por falta de trilha, ou outro motivo?

Eu sou de Caragua e ja fui VARIAS vezes p/ ilhabela (já fui até Castelhanos)... mas essa travessia eu nunca fiz! Acho q não terei grandes problemas, mas não custa se precaver, planejar bem e evitar problemas!

Desde ja agradeço qualquer informação!
#321131 por Augusto
28 Ago 2008, 11:57
Blz Otavio.
Tô copiando a mensagem que te passei por MP e acrescentei algumas coisas a mais, ok.

Vamos por partes.

1) O nome Borrifos é do circular que passa naquele ponto de onibus ao lado da saida da balsa de ilhabela. É o unico onibus que pode te deixar o mais próximo possivel do inicio da trilha para o Bonete.
É só descer no ponto final e de lá continuar na caminhada.

2) As plotações do google earth que eu coloquei foram depois que eu fiz a trilha e não foram em cima de coordenadas de GPS. Elas serviram apenas como referencia p/entender por onde a trilha passa. Apenas isso. O que eu fiz foi pegar as imagens do google earth e depois plotar a trilha em um programa de edição de fotos, procurando levar em conta por onde a trilha passa.
Até a Praia de Indaiauba, a trilha é como se fosse uma antiga estrada, então não tem como errar, pois não existem bifurcações. A partir dessa praia é que começa a trilha pela mata. Daí é só seguir em frente. Só tome cuidado que a trilha é sempre em linha reta. De vez em qdo ela toma outros rumos, mas se vc tem certa exeperiencia em trilha na mata fechada, não vai ter problemas.
As fotos, croquis e as imagens do google estão no álbum de fotos do Google +.
Lá vc pode copiar as imagens, mas ressaltando, elas são apenas como referencia. Podem ajudar qual caminho seguir.

3) Sobre a trilha para a Ponta do Diogo, também tentei pegar essa tilha que avançava pela depois da Praia de Indaiauba, mas ela não existe, pelo que eu fiquei sabendo lá na Praia Vermelha. Qdo vc chegar na Praia de Indaiauba, os seguranças de lá até conduzem vc p/ o inicio da trilha, somente para que vc não chegue na areia da praia. Qdo chegamos na areia dessa praia, deu até p/ ver uma trilha que seguia do outro lado, mas os seguranças nos disseram que ela não seguia contornando a ilha.
E qdo chegamos na Praia Vermelha, alguns moradores de lá nos disseram que o unico acesso ao Saco do Sombrio é saindo por uma trilha da Praia Vermelha.

4) Sobre a trilha da Praia da Serraria até Praia do Poço existiu sim, mas isso a uns 50 anos atras. Hoje tá totalmente fechada. Nem resquicio da trilha vc vai encontrar. Falei com o Sérgio Beck uma certa vez e ele disse que também tentou fazer esse mesmo trecho, mas teve que retornar.
Não tem como vc sair da Serraria e seguir até a Praia do Poço sem usar o barco (isso se vc quiser chegar cedo lá no Poço). Moradores da Praia da Serraria e o unico morador da Praia do Poço (Sr. Virgilio) me disseram que já houve um grupo que seguiu pelo costão, saindo da serraia, mas levaram uns 2 dias (eu não quis fazer isso, porque já tinha encontrado 3 cobras pela trilha e não queria abusar da sorte - achei muito perigoso seguir pelo costão sozinho). Vc pode tentar ir com os pescadores de barco, que vão buscar as redes (com isso vc enconomiza um $$$).

Acho que o unico problema que vc terá é o trecho Poço-Jabaquara.
Em sites de ilhabela, dizem que essa trilha dá p/ser feita em 4 horas. (bobagem, mentira). A trilha tá muito fechada e saí de lá todo arranhado pelos espinhos e bambus que tomaram conta da trilha. Encontrei um bambu nessa trilha que é cheio de espinhos e tive que me arrastar em varios trechos. O ideal é levar um facão.
O Sr. Virgilio disse que dava p/ fazer em umas 6 horas, mas completei ela em 8 horas, porque eu me perdi, qdo cheguei em uma enorme voçoroca, pois não encontrava o outro lado da trilha.
Não foi facil não, mas não chega a ser impossivel.
Dá p/ fazer esse contorno de ilhabela, tomando todo o cuidado possivel.


Abcs
Editado pela última vez por Augusto em 12 Jun 2013, 00:41, em um total de 1 vez.
#333479 por otavio_aon
24 Nov 2008, 23:03
Ola ...
Seguindo algumas as suas informações (mas nao todas, pq muita coisa ja está diferente) fiz uma parte do contorno na Ilhabela nesse inicio de novembro.
Gostaria de postar meu relato de 06 dias de viagem aqui nesse tópico, a fim de manter reunida as informações sobre o tema, facilitando a vida de quem um dia tiver vontade de faze-la .... oq acham??

(Se achar melhor, posso abrir um novo tópico p/ postar o relato. Estou aguardando um resposta...)
t+ ... Otavio
#333548 por Augusto
25 Nov 2008, 09:37
Blz Otavio.
Que bom que alguém refez essa trilha.
Tava precisando hein.

Seria legal vc criar seu proprio tópico.
Aí vc colocaria no tópico de ilhabela e aqui mesmo o link p/ esse novo tópico.
Seria legal que vc anexasse as fotos ao texto.

Se tiver duvidas, é só perguntar.


Abcs
#342606 por otavio_aon
20 Jan 2009, 11:25
Então ...
Fiz essa viagem no começo de Novembro de 2008 e preparei um relato de viagem que deve facilitar bastante a vida dos futuros interessados (asim como esse facilitou a minha! rs). A minha versao da volta na Ilhabela a pé pode ser lida aki no Mochileiros ou no Sobre Viagens, meu blog.
No relato que eu fiz há bastante fotos das trilha por onde passei (onde da p/ ver bem as condições e as dificuldades), link externos c/ distancias e descrições das praias e, no final, algumas referencias e dicas para quem pretende fazer o msm trajeto.

Espero que seja util ... Otavio
#347411 por Fabiana Lucca
09 Fev 2009, 12:14
Olá pessoal!
Irei para Ilha bela em junho, síremos de Santa Catarina de moto para passar uns 10 dias, iremos em 2 casais, gostaria que me informassem de hospedagens baratas, campins e roteiros com cachoeiras.
Desede já agradeço
bjs
#347425 por ROTA da AVENTURA
09 Fev 2009, 13:06
::ahhhh:: salve fabiana!!!!!!
tudo certo!ilhabela é show!!!tem cachoeiras bem proximo do centro (parque estadual)por sinal muito boas ,vi que vcs vem de moto (estradeira ou tipo trail)
#tem a praia de castelhanos que e uma trilha que corta o parque so para veiculos 4x4 ou moto
#tem tb praia do bonete acesso por treking 4:00hs ou de barco
pousadas tem que procurar mas não são tão baratas/tem camping tb ja e mais em conta
vale muito a pena !!!!! :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
abço motochileiro
bruno
#tem um topico no site com duvidas a respeito da ilha da uma lida que vale muito a pena as informações!!!!
#347485 por Augusto
09 Fev 2009, 17:24
Fabiana.
Só complementando o que disse o Bruno.
Hospedagem na Ilha é um pouco caro, principalmente pousadas.

São varias opções de campings que vc encontra no tópico sobre a ilha:
ilhabela-t30241.html

Roteiros com cachoeiras, vc pode encontrar um pequeno mapa no tópico-guia sobre a Ilha que tá no Fórum SP.

Qqer outra duvida, dê uma olhada lá no tópico sobre a Ilha. Lá tem muita informação e dicas.


Abcs


Fabiana Lucca escreveu:Olá pessoal!
Irei para Ilha bela em junho, síremos de Santa Catarina de moto para passar uns 10 dias, iremos em 2 casais, gostaria que me informassem de hospedagens baratas, campins e roteiros com cachoeiras.
Desede já agradeço
bjs
#365440 por joao.orlando
04 Mai 2009, 00:11
Olá, Augusto. No mês passado, eu fui de carro até a praia do Jabaquara, com a idéia de fazer a trilha até a praia da Fome. Imaginei que a trilha se iniciasse no canto direito da praia, mas, não havia nada lá. Conversei com alguns habitantes locais que me desencorajaram totalmente em fazê-la dizendo que a trilha estava fechada, que demoraria umas 4 horas e que dificilmente eu conseguiria fazer sem a ajuda de um guia. Como não quis colocar minha namorada numa roubada, decidi não fazer. Gostaria de saber se você tem informações mais recentes sobre esse trecho Jabaquara-Fome, pois pelo que li no seu relato, esse trecho (que foi o trecho final da sua travessia) não seria de mata fechada, entendi que o trecho Poço-Fome sim é muito complicado. Enfim, se puder me ajudar, gostaria de saber se é possível fazer essa trilha sem nenhum tipo de equipamento, o tempo aproximado de percurso e dicas de como encontrar o início da trilha (que pelo que percebi, não é no canto da praia e sim, ao final da estrada de terra, certo?)
#365540 por Augusto
04 Mai 2009, 15:33
Então Joao.

Provavelmente os moradores disseram aquilo, com o intuito de que vc contratasse um guia que levasse até a praia (em outras palavras, que vc acertasse com algum deles).
Qdo vc contrata um morador do local até sou a favor. Sou contra se contratar guia de agencia ou os mesmos se recusarem a dar informação.

Da Praia do Jabaquara até a Praia da Fome não é tão complicado. Vc vai pegar um pouco de vegetação pelo caminho e muitas voçorocas.
O que eu considero muito dificil é o trecho depois da Fome, pois a trilha entra na mata fechada e apresenta trechos onde vc terá de se arrastar por debaixo de bambuzais. A vantagem é que antigamente o trecho do Jabaquara até a Praia do Poço existia uma estrada (a algumas décadas atras) e que foi se fechando. Ali não tem como se perder ou sair da trilha. É só se manter pela antiga estrada e se vc tem experiencia em trilhas assim, não terá problemas.

Qto a trilha do Jabquara à Fome; sim, é aquela que segue pela estrada de terra. É por ali mesmo.
Qdo vc vem lá da balsa, obrigatoriamente terá de parar o carro no acesso à Praia do Jabaquara, à esquerda, não é?
Se quiser chegar na Praia da Fome, é só seguir em frente por essa estrada de terra.
Vc com certeza não chegará muito longe porque ela tá muito ruim.

Eu sugiro deixar o carro ali no Jabaquara e seguir na caminhada.
Existe uma vegetação e alguns buracos que estão tomando conta da estrada, mas dá para ir seguindo.

Qdo chegar quase lá no topo, a trilha (a antiga estrada) vai passar beirando um barranco do lado esquerdo e em alguns trechos já se consegue ver a Praia da Fome lá embaixo. Vc encontrará uma bifurcação que vai descendo em direção a praia. É só procurar.

Creio que até essa bifurcação, leve por volta de 1 hora. Dali até a praia já não saberia dizer, mas com certeza em 4 horas não são. O pior vai ser o retorno, pois a descida é bem ingreme.
Na época que passei lá, a bifurcação para a descida até a praia tava bem facil identificar.
Hoje não sei como tá.


Qqer outra duvida, estamos aí..........


Abcs
Editado pela última vez por Augusto em 12 Jun 2013, 00:42, em um total de 1 vez.
#365795 por André Serrano
05 Mai 2009, 13:15
Augusto, sei que deixei mesnsagem perguntando sobre Paraty, mais to achando muito complicado até para organizar, penso em pegar seu roteiro da Ilha bela, será que faço em menos dias que você? É parecida com a Ilha Grande? Porque se for ta no papo....rsrsrs
abraços
#365934 por Augusto
05 Mai 2009, 22:40
Blz André.

Com certeza vc consegue fazer em um tempo menor que o meu.
Eu fiz assim porque queria aproveitar bem as praias, que são lindas, principalmente a da Caveira, a do Poço (só p/ citar algumas).

E nem dá p/ comparar com ilha grande.
Lá a trilha é bem demarcada e vc não tem como se perder. E se sofrer uma lesão, na próxima praia que vc chegar, com certeza encontra alguém para te socorrer.

Em Ilhabela, a maior parte de trechos da trilha é sempre pela mata fechada e os tempos entre uma praia e outra são bem maiores.
Saindo lá de Sepituba, passando pelo Bonete e chegando em Castelhanos são trechos + - tranquilos. Dali para frente é que a trilha piora.
Mas vá preparado.


Abcs


André Serrano escreveu:Augusto, sei que deixei mesnsagem perguntando sobre Paraty, mais to achando muito complicado até para organizar, penso em pegar seu roteiro da Ilha bela, será que faço em menos dias que você? É parecida com a Ilha Grande? Porque se for ta no papo....rsrsrs
abraços

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante