Troca de informações e relatos de trilhas e travessias na região sudeste do Brasil. Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.
#260314 por Augusto
04 Dez 2003, 03:41
E aí pessoal.
Pretendo contornar Ilhabela, saindo de Sepituba, na parte sul da Ilha, passando pelo Bonete e chegar na Praia de Castelhanos. Porém, quero ir até a Ponta do Diogo, se houver alguma trilha p/ se chegar lá.
De Castelhanos irei até a Praia da Serraria e de lá se houver alguma outra trilha, chegar até a Praia do Jabaquara completando o contorno da Ilha.
Alguém tem algumas infos sobre essas praias e essas trilhas p/ q possa me ajudar, pois só conheço a Trilha de Sepituba ao Bonete?

Pretendo fazer isso em Janeiro.

Abcs.

#28269 por Augusto
04 Dez 2003, 19:31
É o seguinte.
Essa trilha q vc tentou fazer eu encontrei alguns roteiros dela na net realizadas por algumas agencias, porém saindo lá de Castelhanos, passando por Bonete e terminando em Sepituba.
Entao essa trilha eu imagino q nao deve estar tao fechada.
Vc saberia me dizer se de Anchovas há alguma trilha q sai até a Ponta do Diogo?
As datas eu ainda nao tenho definidas, porém pretendo separar 1 semana p/ fazer essa travessia.
Eu tenho um roteiro q ainda nao está definido, mas ficaria 1 noite no Bonete, outra na Praia Vermelha, ou Mansa, outra em Castelhanos e se houver uma trilha até a Ponta do Diogo 1 noite lá também.
Saindo de Castelhanos, ficaria 1 outra noite em Serraria ou na Praia da Caveira.
Nao esta definido, pois tenho primeiro saber se ha trilhas de Bonete até Ponta do Diogo e da Praia da Serraria até Jabaquara.

Quais dificuldades vc mais encontrou por lá?
Saindo do Bonete até Castelhanos, existem bifurcacoes nessa trilha?

Augusto

Fala Augusto, tudo bem?

Eu também tenho o mesmo objetivo seu, que é contornar Ilhabela por trilhas e, inclusive, tentei percorrer parte dela no final de semana passado (29/11), de Sepituba a Castelhanos, mas fui somente até a praia de Anchovas, pois
chovia muito e como eu estava sozinho, decidi não continuar depois que o Sr. Anacleto, um dos moradores da Anchovas, me disse que a trilha da Anchovas até Castelhanos não está muito bem definida, como a do Bonete. Se não estivesse chovendo tanto eu até ia "meter as caras" sozinho, mas acabei desistindo. Mesmo assim pretendo percorrê-la um dia. Que data de janeiro vc pretende ir? Quantos dias vc planeja?
De Sepituba a Anchovas dá para percorrer em um dia e depois mais um dia da Anchovas até Castelhanos. E as etapas seguintes, são necessários quantos dias?

Falô!

Márcio Roberto
#30074 por El Andariego
12 Dez 2003, 10:58
Fala Augusto, tudo bem?

Eu não sei se há uma trilha de Anchovas à Ponta do Diogo. Eu tenho um guia de viagem com um mapinha de Ilhabela e há indicação de uma trilha da praia Ponta do Diogo (ou Ponta do Boi) até a Saco do Sombrio e Ponta da Pirabura, no extremo sudeste da ilha, mas não sei das condições delas, se estão limpas e abertas. Ela está isolada, sem ligação com a trilha de acesso à Anchovas e Indaiaúba. E também não há indicação de trilha da Serraria até Jabaquara, ao norte da ilha. As trilha indicadas são:
da Barra Velha até Castelhanos; da Sepituba até Castelhanos; de Castelhanos até a Serraria, da Pacuiba à da Fome, do Bonete à Cachoeira da Água Branca, trilha do Pico São Sebastião e trilha do Pico do Baepi.
O ideal seria conversar com algum nativo de lá para sabermos se há essas trilhas que não estão indicadas no mapinha. Vou, inclusive, escanneá-lo e passar no seu e-mail.
Como disse, na última vez que estive lá, fui de Sepituba à Anchovas somente, pois começou a chover bastante e adiei o
restante da trilha até Castelhanos para uma próxima ocasião.

Bom, por enquanto é só. A gente se fala.

Abraço,

Márcio Roberto
#30480 por Augusto
13 Dez 2003, 03:06
E aí Marcio.
Algumas pessoas me disseram q nao existe a Trilha de Anchovas até a Ponta do Diogo.
Já a Trilha do Saco do Sombrio até a Ponta do Boi, pelo q eu já fiquei sabendo, deve ter existido sim, mas atualmente está impossivel passar por lá. Me passarm uma info q até a Trilha q sai de Castelhanos e vai p/ o Saco do Sombrio está muito dificil, tanto é q o unico acesso ao Saco do Sombrio é via barco.
Pelo q eu obtive de infos até o momento, a maior dificuldade eu irei encontrar na Trilha q sai da Praia da Serraria até a Praia do Poço, já q entre essas praias não existe trilha.
Chegando na Praia do Poço, me disseram q existe uma trilha até o Jabaquara.
Varias pessoas q já me enviaram e-mail, falaram p/ fazer isso mesmo: ir perguntando aos caiçaras sobre as trilhas.

Mas eu queria ter certeza absoluta dessas trilhas q ainda tenho duvidas. Se elas não existem mesmo, aí eu tenho q planejar o contorno c/ gastos de barcos e talvez dias a menos.

Valeu.

Augusto
#30512 por luckylu
13 Dez 2003, 15:11
Fala pessoal...
Meu tio fez a trilha Bonete-Castelhanos em 10 horas no ano passado....mas não é uma trilha super definida como a que vai de Borrifos até o Bonete, e sim uma picada que em alguns pontos fechava bastante, mas sempre acompnahando a orla não teve maiores problemas em relação a orientação (mas é bom sempre um mapinha e uma bússola a mão...e se possível um GPS.)
De castelhanos para o outro lado eu não tenho informações....
Abraços
Luckylu
#30534 por Augusto
13 Dez 2003, 17:10
E aí blz?
Vc saberia me dizer a partir de qual praia ele se afastou da orla e entrou na trilha em mata fechada?
Por acaso foi a partir da Praia de Indaiatuba?

Sem mais.

Augusto
#30536 por luckylu
13 Dez 2003, 17:20
Indaiauba (parece que o nome correto é esse e não Indaiatuba)...o que eu não lembro agora é se ele foi margeando a orla pela ponta do diogo, pirabura, boi até chegar no saco do sombrio ou se após passar Indaiaúba ele seguiu nordeste direto para o Saco do Sombrio.
Em todo caso, vou deixar o e-mail do meu primo (filho dele) para que ele mesmo possa te explicar com maiores detalhes, ok???
ticalifornia@hotmail.com
O nome do meu tio é FErnando e do meu primo tb...(foi meu tio que fez a travessia...sozinho!!!)
Abraços
Luckylu
#31370 por El Andariego
16 Dez 2003, 19:37
Fala Augusto, tudo bem?

Se vc conseguir alguma informação com o primo da Luckylu, compartilhe aqui no tópico, ok?

Valeu!

Márcio Roberto
#31444 por Augusto
17 Dez 2003, 03:07
E aí Marcio.
No Domingo (14/12) já enviei um e-mail p/ o endereço q o Luckylu me passou. Asim q obter infos sobre Ilhabela e tiver novidades, eu coloco aqui no Fórum, ok.

Abcs a todos.

Augusto
#33011 por monique tolardo
03 Jan 2004, 20:46
Olá, fui p/ lá neste Natal c/ a mesma intenção sua q. era chegar a castelhanos, mas não consegui e nem tentei por causa da chuva e todos os locais do Bonete disseram q. é uma picada bem fechada e existem outras picadas de caçadores q. não vai chegar a lugar nenhum. O melhor mesmo é levar um GPS e pegar o tempo bom, pretendo voltar p/ fazer essa travessia. Valeu!!! Monique
#33058 por Augusto
04 Jan 2004, 16:52
Ola Monique.
Consegui pouca info sobre a trilha q pretendo fazer. Waypoints de GPS eu acho muito dificil conseguir. Vou ter de fazer a trilha se informando c/ os caiçaras mesmo.
Sobre a chuva, eu acho q nao vai ter jeito. Janeiro sempre chove. Estou ainda p/ acertar as datas, mas se o tempo nao melhorar,terei q adiar p/ o inicio de Fevereiro.

Apenas uma pergunta: em qto tempo vc fez de Borrifos até o Bonete? Vc estava c/ mochila?

Abcs.

Augusto
#33303 por El Andariego
05 Jan 2004, 19:31
Fala Augusto, tudo bem?

Estive novamente em Ilhabela de 01 a 04 de janeiro e pretendia subir o Baepi e o São Sebastião (conforme dicas que vc me pasou), mas novamente tive de adiar por causa da chuva. Não achei interessante subir o pico com o tempo fechado, pois não há visibilidade nenhuma.

Vc perguntou à Monique sobre o tempo que ela percorreu o trecho Borrifos-Bonete, não é? Em dezembro eu fiz esse percurso em três horas e meia, levando mochila com equipamento de camping e parando alguns minutos nas duas cachoeiras do caminho (Lage e Areado). Na volta eu fiz em três horas (aproximadamente uma hora do Bonete até a Areado, mais uma hora da Areado até a Lage e mais uma hora da Lage até Borrifos).

Sobre infos das trilhas que pretendemos percorrer é realmente difícil de encontrar. Todos falam que as trilhas existem, mas que a maioria são de difíci navegação. Mesmo assim não desisto e pretendo voltar quando as chuvas acalmarem.

A gente se fala,

Abraço

Márcio Roberto
#33385 por Escalador
06 Jan 2004, 03:25
Interessei-me por este tópico, e gostaria de participar do grupo, isso se for formado um, que irá contornar Ilhabela desde Sepituba até Jabaquara.Já estive em Bonete várias vezes indagando com a comunidade local sobre a trilha até Castelhanos, e todos afirmaram que ela existe, ressaltando que é uma trilha de difícil acesso e navegação, e que precisaria de um guia para me levar até lá.Mas o que eu pude perceber é que esta trilha não deve ser tão difícil como os moradores de Bonete alegam, pois o que eles queriam mesmo é que eu contratasse um guia local.Acredito que se formar um grupo de pessoas com experiência em trilhas/navegação e com GPS em mãos, esta trilha até Castelhanos vai ser tranqüila!
Qto ao Pico de São Sebastião, eu percorri ela em Setembro de 2003 e posso te dizer que é uma trilha bem difícil orientação, bem complicado mesmo.Eu estava com grupo que contratou os serviços de uma operadora de ilhabela e gastamos 5hrs para chegar até o topo(garoava neste dia).Foram mais 4 hrs para voltar e a operadora designou 4 guias para ir conosco(12+4 pessoas).Acredito que se eu voltar para lá com o mesmo pessoal conseguirei chegar até o pico, mas não vai ser fácil!Talvez eu vá no inverno.



CYV
#33659 por Augusto
07 Jan 2004, 14:34
E aí escalador.
Até o momento iremos em dois fazer esse contorno. Somos de Sampa.
Minha pretensão é fazer em + - 1 semana. Nao vamos levar GPS. Só uma bussola e uma carta topografica. As pessoas com quem tive contato sobre essa trilha me disseram p/ ir perguntando p/ os caiçaras, e é o q pretendo fazer.
A trilha do Pico de Sao Sebastião eu já fiz e achei bem facil. É bem demarcada e de facil navegaçao.

É isso.

Abcs.

Augusto
#35167 por monique tolardo
16 Jan 2004, 00:34
Olá, Augusto eu fui para o Bonete de canoa, foi a maior aventura pois peguei o mar de resseca mais ou menos 3 metros de onda nunca passei por nada igual mas como não consegui fz. a trilha p/ castelheanos voltei caminhando e fiz em 3 horas e meia com mochila e barraca a trilha é bem tranquila só as vezes q. escorrega muito.

Valeu, Monique

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante