Ir para conteúdo

Posts Recomendados

  • 2 semanas depois...
  • Membros

Olá pessoal... aqui na Chapada estamos na época do calor... mas também não quer dizer q n vá fazer frio ou chover... aqui o tempo é bem imprevisível... venham preparados rs

Trabalho de guia na região... sou nativo da Chapada Diamantina... se tiverem mais dúvidas pode entrar em contato comigo pelo whatsapp : 35 991729152 ou tel 75 998342513

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Boa noite amigos. Segue breve depoimento de minha estadia em Lençois de 16/11/2016 a 22/11/16.

Minha gratidão ao mochileiros ao Derien pela ajuda na coleta de dados importantíssima para minha estadia.

Paz e Bem a todos

 

Nossa viagem começou numa quarta feira (16/11/2016) em Fortaleza, onde pegamos um voo com chegada em Salvador as 22:15hr. Ainda no Aeroporto recebemos o carro que havíamos alugado a Web Loc. Valor do aluguel: R$70,00 a diária, um Classic 2013. (indico esta locadora, atendeu todas as necessidades)

Dormimos na casa de um grande irmão, e sua divina esposa, e as 8:30hr pegamos a estrada para Lençóis.

 

A viagem demorou cerca de 7hs, fomos sempre com a filosofia, devagar e sempre avante. É o que recomendo. A estrada está em ótimas condições, mas tem um trânsito pesado de caminhões, e caminhões grande, nada de querer, portanto se apressar, eu não me apressei e cheguei inteiro.

Ainda fiz três pequenas paradas, pois tanto eu como minha esposa temos hérnia de disco na coluna, então sabia que precisava chegar inteiro. Também tenho problemas de articulação nos dois joelhos (condromalacia) e alongar é um santo remédio. Ainda na viajem passamos cerca de 15min parados na BR 242, quando estávamos bem perto de Lençóis, uma pequena interdição do DNIT para manutenção na rodovia.

Chegando a Lençóis nos hospedados na Pousada Tatudobem (Tatu-animal, do Bem), fica a indicação, diária R$170,00 e pessoal super do Bem. Nota 10, simples mas com um enorme calor humano.

Depois de deixarmos nossas coisas na Pousada fomos almoçar. Na quinta feira às 15:30hrs, só havia praticamente um restaurante aberto, o Grisante. Nota 6. Comida mais ou menos, mas na falta de outra opção. Fica o mérito de ficar ele aberto para receber os desafortunados que chegam nesse horário em dia de pouco movimento.

Almoçamos uma carne do sol (dura) com um purê de aipim (esse estava bom), a Lu minha esposa (e a mulher mais linda do mundo) não gostou nada de lá.

Valor do prato=R$ 55,00. Serve bem duas, ou até 3 pessoas se vc pedir um acompanhamento extra. Se a turma não for de comer muito, serve 3 pessoas.

Depois do almoço, estávamos muito cansados da viajem, e a ideia de ir ao Serrano tarde foi deixada para lá.

Fomos dar um passeio pela cidade, e vimos algumas agências para ver preços de guia.

Como estávamos de carro o preço por pessoa despencou de R$175,00 por pessoa para R$ 75,00. A diária de um guia está por volta de R$ 150,00 a R$ 200,00 não importa o passeio, desde que não haja pernoite. Máximo de 4 pessoas por guia.

Voltamos para a Pousada, descansamos um pouco e a noite fomos jantar. Escolhemos a casa de massa Maria Bonita (aceita cartão), pedimos uma pizza média, 6 pedaços, bem servidos, R$35,00. Nota 08. Voltamos para a Pousada e fomos dormir.

 

Na sexta feira saímos da Pousada já com algumas dicas de alguns hóspedes e da Pousada. Fomos para Caverna (alguns chamam de gruta) fomos para a Caverna da Torrinha, no município de Iraquara, saímos por volta das 9:30, abastecemos na própria cidade de Lençóis a gasolina a R$ 3,49 o litro, contra R$3,75 em Salvador. Pagamos com cartão. Havíamos enchido o tanque em Salvador, (R$ 143,00) foi embora na viajem cerca de meio tanque. Valor do abastecimento R$ 106,00

Pequena lembrança, a Pousada não recebi cartão, e alguns restaurantes também não. O Grisante citado acima, por exemplo, não recebe cartão. É bom ficar esperto antes de consumir.

Seguindo para Torrinha, pegamos de novo a BR-242, com seus enormes caminhões... Paciência e tudo dá certo. Pegamos outra interdição para manutenção na via, ficamos mais uns 15min parados.

Apesar disso a rodovia está em boas condições, alguns trechos mais prejudicados, mas em boas condições. Quando saímos da BR-242 e entramos na rodovia estadual que dava acesso a Torrinha a estrada ficou melhor ainda.

Decidimos ir sem guia, e achamos que tomamos a decisão acertada. Para chegar ao destino usamos o Waze e deu tudo certinho.

Chegamos a Torrinha, e tivemos a sorte de nos oferecem todos os roteiros pelo preço mais barato, R$ 60,00 por pessoa. Fomos aos três salões e ao salão dos cristais. Passamos cerca de duas horas dentro da caverna com uma guia do local, por isso a não necessidade de levar guia para ir a Torrinha, cujo acesso é fácil e tranquilo para chegar.

Lá dentro da gruta considerei uma das maiores aventuras da minha vida, pois nunca tinha a noção de que pudesse haver uma caverna com tamanha extensão. Os maiores desafios ficaram por conta de uns lugares tão apertados que eu jamais imaginei que pudesse passar por lá.

A ajuda da guia nesse sentido foi fantástica.

 

Lapa Doce ou Torrinha?

Depende do que vc quer? Na Torrinha difícil um guia lhe oferecer este passeio, pois lá vc vai passar mais tempo, vai exigir mais atenção de vc?

Torrinha é mais bonita? Não fui à Lapa Doce, mas encontrei pessoas que foram e disseram que lá é muito bonito.

Na Lapa Doce vc gasta menos tempo e vai sobrar mais tempo para ir a Pratinha, por exemplo.

Eu não me arrependo de ter escolhido Torrinha. Mas são belezas diferentes.

 

Após a Torrinha fomos para a Pratinha. Chegamos lá já era 14:30. Da Torrinha para Pratinha vai quase meia hora devido a estrada que leva a Pratinha ser de chão batido. Mas está em boas condições.

Almoçamos lá, Self service, R$ 35,00 o Kg. Valor do almoço, de qualidade razoável (leve em consideração que quando fomos almoçar já não tinha quase mais nada devido ao horário) para mim e minha esposa, $ 36,00. Preço muito bom.

Alugamos material para flutuação, R$ 30 por pessoa. Tem também uma taxa de entrada. R$15,00 por pessoa.

A flutuação vale muito a pena. Não conseguimos ir na gruta azul em função do horário. O local também é muito agradável e bonito. Não recomendo levar guia para a Pratinha, na minha opinião, lá já tem toda a estrutura de guias para lhe ajudar. Também chegamos lá com facilidade, fomos usando o Waze.

Saímos da Pratinha e voltamos para Lençóis. Na volta pegamos outra interdição na BR-242 e de novo muitos caminhões... Paciência, prudência e dá tudo certo. Chegamos a Pousada trocamos a roupa e já fomos jantar.

Jantamos no restaurante Namoranga. Lá tem pratos para vegetariano e para veganos. Minha esposa pediu uma moqueca de palmito de jaca, eu fiquei com um bife a parmegiana.

... Resultado: não gostei do meu prato e adorei o dela. A especialidade da chef parece ser mesmo essa moqueca. Preço do prato para uma pessoa, que se for pessoas moderadas da para dois R$40,00. Nota 10. Preço do meu bife duro a parmegiana para um (que também pode dar para dois) r$30,00. Nota 02 para o bife.

A cerca do atendimento nos restaurantes citados: 10.

Ambos citados recebem cartão, Pratinha e Namoranga. Na Pratinha só não paguei a entrada com cartão.

Depois fomos para Pousada.

 

No terceiro dia nosso destino foi Serra das Paridas e Cachoeira do Mosquito. Decidimos por contratar um guia, primeiro porque não encontramos caminho no Waze,... E na minha opinião foi a decisão mais certa.

Contratamos o Rodrigo, um guia da Pousada. Recomendamos muito. R$ 170,00

Antes de ir a esses passeios melhor comprar logo os voucher que dá direito a entrar, na praça principal em frente ao Banco do Brasil. A entrada na Serra das Paridas custa R$30 por pessoa e o Mosquito custa R$ 15 por pessoa.

Saímos por volta das 9:30. Pegamos a BR 242 no sentido voltando para Salvador, a uma certa altura tem um depósito de gás com uma placa enorme Cachoeira do Mosquito e complexo Fazenda Santo Antônio aí começa o trecho mais demorado. Daqui para frente só estrada de terra.

Depois de uns minutos vc encontra uma bifurcação, para um lado vai para a Serra das Paridas, para o outro para a Cachoeira do Mosquito. Desse ponto para as duas atrações são cerca de 20kms. Ou seja, vc anda 20kms, vai a Serra das Paridas, volta 20kms, para a bifurcação, e anda mais 20kms para a Cachoeira do Mosquito.

Ambas estrada estão relativamente boas.

A Serra das Paridas é uma atração para vc relaxar, teve um dia muito puxado no dia anterior, e quer ir para um local que não vai exigir muito, vá para lá.

Além das pinturas rupestres vc encontrará a bela paisagem. Vc pode escolher visitar apenas as pinturas mais próximas, ou caminhar até outra já disponível, num terreno de fácil caminhada. Pode ir de carro para as outras pinturas. Tudo bem tranquilo. Mas aqui não dá para vc ir sem guia, e para as Paridas tem que comprar o voucher antes, senão não entra na Fazenda. Lá não tem onde comer, então se for passar mais tempo leve o que comer. Minha opinião, vale a pena, mas não esqueça, não vale a pena ir para as Paridas sem guia, vc não irá encontrar as pinturas rupestres com facilidade, e deixará de desfrutar de algumas dicas bem interessante.

Algumas pessoas sugerem Mosquito primeiro, e Paridas segundo, pois nas Paridas o por do sol seria muito bonito. Mas se tiver com sol, lá nas Paridas é muito quente, então ir pela manhã e depois ir para o Mosquito se refrescar na cachoeira foi nossa opção.

Saímos de lá e fomos em direção ao Mosquito. 40kms de estrada de terra. No caminho paramos na Fazenda Santo Antônio, lugar super agradável, (nota 10) Comida muito boa(nota 10), atendimento bom (nota 10), e estrutura muito boa. (pagamos cerca de R$ 40,00, eu e minha esposa. Aqui a comida é self service) A Cachoeira do Mosquito fica em terras particulares por isso a taxa que tem que pagar. Diferente da Serra das Paridas, aqui vc pode comprar sua entrada nessa Fazenda, caso não tenha comprado no centro de Lençóis.

Depois do almoço seguimos rumo à cachoeira, antes paramos num mirante, vista deslumbrante. Quando a cachoeira está muito cheia vc só consegue ir até aí. No mirante tem acesso para cadeirante. Depois do mirante fomos a cachoeira. A descida exige um pouco. Mas se vc por exemplo já tiver ido na Fumaça, aqui é moleza, se não tiver ido na Fumaça e quiser uma comparação, segundo o Rodrigo nosso guia, multiplique a subida e a descida por 8x.

Nota da atração, para mim 10. Tomamos banho na cachoeira e foi muito incrível. Depois do banho voltamos para Lençóis. Chegamos umas 17hrs, fomos tomar um café, no Café do Mato. Minha esposa tomou uma cerveja de café, convidamos o Rodrigo, para nós acompanhar e continuamos falando sobre Lençóis. Pedi um café submarino e um bronie, e minha esposa pediu um sanduíche. A conta saiu salgada, mas por conta da cerveja artesanal fabricada aqui mesmo em Lençóis. Total da conta R$80,00, sendo que só a cerveja custava R$ 35,00. Nota do café do ponto:10. Ótimo estabelecimento. (mais pelo serviço que pela comida)

Voltamos para Pousada e depois de descansar e começar a fazer este depoimento, fomos jantar.

Escolhemos uma lanchonete, na verdade eu, estava muito querendo tomar uma sopa de abóbora com especiarias que tinha no cardápio. O nome do estabelecimento, Lanchonete e Creperia Natural. Minha esposa detestou, motivo, segundo ela não tinha cerveja, nem refrigerantes, o recheio do crepe que ela comeu não estava bom, e a salada que acompanhou não estava boa. Registro se, o crepe foi todo devorado, segundo ela a massa do crepe estava boa. E minha sopa, não estava muito boa. Atendimento bom. Estabelecimento simples, minha nota 07. Valor da conta R$ 30,00 para nos dois.

 

Nosso quarto dia foi marcado para o descanso, a chuva contribuiu para ficarmos na Pousada, aproveitei para escrever mais um pouco do depoimento e ler um livro que tinha trazido. O almoço foi na Pousada Corona de Lençóis. Um salmão a mediterrâneo muito gostoso com uma taça de vinho R$35,00, para uma pessoa. (nota 10 para o serviço, pessoal de la de origem italiana muito gente boa. Comida nota 08). A tarde tentamos ir ao Pai Inácio. Começamos a subir, mas minha esposa pediu para voltarmos, o cansaço foi maior.

À noite jantamos num restaurante "chique", o Cozinha Aberta. Não achei lá todas essas coisas para que se propunham, mas a comida estava boa. Minha esposa adorou.

Total da conta R$120,00. Para quem gostar de sabores diferentes pode ir lá, aceita cartão.

 

Nosso ultimo dia foi marcado por mais aventuras. Apesar de ser considerado por muitos um roteiro fácil, a região da Muritiba tem, na minha opinião, deste o fácil, onde vc não precisa nem mesmo de guia, como é o caso do Serrano, lugar lindo, até lugares mais difíceis, como a Cachoeira da Primavera, ou a Cachoeira do Primavera, bem como o Mirante, lugar deslumbrante, precisa tanto de guia como de um preparo físico melhor.

Começamos nosso roteiro pelo Serrano, como coloquei, bem simples, de chegar lá. Daí em diante entramos no mato. E seguimos para Cachoeirinha. Tem trilha para chegar lá? Têm, mas é bem fácil se perder. Da Cachoeirinha seguimos para a Cachoeira da Primavera. Esse para mim foi o mais desafiar de todos. O trecho é relativamente pequeno, mas exige um pouco de desenvoltura, para quem nunca andou em trilhas. Depois da Primavera fomos para mirante, o ponto mais bonito do passeio. A vista lá de cima é deslumbrante. Não fomos ao Poço do Harley, pois tinha chovido e o acesso para lá estava difícil, nem nos salões de areia devido ao cansaço e também por um outro guia ter nos alertados a cerca de um enxame de abelhas “ meio revoltadas” por lá. De lá voltamos, fomos almoçar no Bode, comida espetacular, self service, para mim melhor comida de Lençois e com preço razoável. a tarde de descanso a noite jantamos crepe no Café do Mato. voltamos a pousada e no dia seguinte voltamos a Salvador. Estes dois últimos valores das refeição peço perdão por não dispor mais. No Bode aceita cartão, no Café do Mato só aceita debito.

 

Nas considerações finais gostaria de enfatizar a importância de um guia para quem não conhece a Chapada.

Citei alguns passeios que não precisam de guia. Vamos a eles um a um. Torrinha, não precisa vc contratar um guia para ir a Torrinha. Lá vc vai pagar para entrar, e nessa conta, já está incluso um guia da Torrinha para lhe acompanhar. Quando chegar lá o guia que vc contratou fica do lado de fora lhe esperando, sem fazer nada. Chegar a Torrinha se vc está de carro é fácil, com um aplicativo como o Waze que foi o que eu usei é bem tranquilo. O mesmo raciocínio serve para a Pratinha e a Gruta Azul, que faz parte do complexo da Pratinha.

Creio que esse mesmo raciocínio se aplica ao Poço Azul e ao Poço Encantado, embora nestes nós não tenhamos ido.

Morro do Pai Inácio é outro que vc, na minha opinião pode considerar ir sem guia. Qualquer outro passeio, na minha opinião, destes que citei deve ser com guia.

Outra dica que dou, como vi um caso lá em Lençois. Uma garota contratou quatro passeios e pagou todos no primeiro dia. Quando chegou do primeiro passeio não aguentava fazer mais nada de tão cansada. Não sei o desfecho, se houve reembolso, mas o fato é que ela não foi aos passeios seguintes.

Comece pelos passeios mais simples e que exigem menos esforço, ai vc vai medindo as suas forças e vendo se dá para encarar os mais difíceis.

 

Balanço final. Um passeio espetacular.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Olá pessoal... aqui na Chapada estamos na época do calor... mas também não quer dizer q n vá fazer frio ou chover... aqui o tempo é bem imprevisível... venham preparados rs

Trabalho de guia na região... sou nativo da Chapada Diamantina... se tiverem mais dúvidas pode entrar em contato comigo pelo whatsapp : 35 991729152 ou tel 75 998342513

 

Vou te chamar pelo whatsapp, fico na chapada durante 7 dias em dezembro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Galera, estou indo para a Chapada Diamantina no dia 07/01 e retorno dia 15/01.

Estou vendo as localidades pelo Maps mas estou um pouco confuso, vocês acham que é possível esse roteiro abaixo sem ter uma máquina de teletransporte ou ter que comprar um posto de combustível lá? hehehe

 

Dia 7 Chegada prevista 13:00 Parque Municipal da Muritiba (Serrano, Salões de Areia, Poço Halley, Cachoeirinha e Primavera) [Ribeirão do Meio, Cachoeira do Sossego] Lençóis

Dia 8 Gruta do Lapão, Marimbus de Lençóis, Roncador lençóis/ andarai

Dia 9 Cachoeira da Fumacinha; Cachoeira da Invernada; Cachoeira do Herculano; Cachoeira da Roncadeira; Cachoeira do Bom Jardim mucugê/ andaraí

Dia 10 Rampa do Caim; Cachoeira da Califórnia; Cachoeira do Vitorino igatu (dist. Andarai)

Dia 11 Poço Azul; Gruta da Paixão; Poço Encantado; Cachoeira Encantada nova redenção/ itaete

Dia 12 Cachoeira do buracão, cemitério bizantino, caverna enorme, ibicoara

Dia 13 pratinha; Gruta da Fumaça iraquara

Dia 14 Cachoeira do Ferro Doido; Gruta dos Brejões*** morro do chapéu

Dia 15 Partida prevista 13:00 x vila alto do capão, Cachoeira das Águas Claras com vista para o Morrão,Cachoeira do Riachinho, Poço do Gavião, Cachoeira da Purificação e Angélica, Cachoeira do Rio Preto e das Rodas

 

Muito obrigado desde já!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Galera estou indo para a Chapada Diamantina no dia 13/02 ficando até dia 19/02.

 

Depois de muitas pesquisas e leituras desse fórum, consegui montar um roteiro que achei bacana.

 

Vou alugar um carro em Salvador e ir para a chapada, vai eu e meu marido.

Vi que muitos lugares não precisa de guia pra ir...

 

Assim quem tiver indo pra lá nesses dias, tem vaga no carro, e seria mais divertido conhecer a chapada em grupo, e mais econômico! kkkkk

 

Obrigada!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...