Ir para conteúdo

Peru em Abril de 2017 - Lima - Cusco - Trilha Inca - Paracas - Huaraz - Lima


Posts Recomendados

  • Membros

598de1367919f_1peru.jpeg.b757ba5cef122c86be34ec5eb269e7d6.jpeg

 

Olá pessoal! Vim aqui falar a todos sobre minha viagem para o Peru em Abril de 2017!

 

Vocês não leram errado, mas calma, resolvi antecipar meu relato, estou indo para o Peru agora no dia primeiro de abril e vou ficar lá até dia dezoito de abril. Minha ideia é começar o relato agora, para mostrar como foi a preparação e na volta continuar o relato falando o que se passou na viagem e fazendo comparações com alguns pontos aqui descritos inicialmente.

 

Os planos de ir para o Peru começaram quando recebi minha notificação de férias em janeiro deste ano. O Peru não foi o primeiro país que pesquisei, gostaria de voltar para europa, mas depois de pesquisar preços resolvi ficar pela américa do SUL/Peru.

 

Li muitos relatos aqui no Mochileiros para melhor escolher meu roteiro, tenho 18 dias para conhecer este lindo país, conforme o que achei de mais interessante. Como podem ver na planilha abaixo, meu roteiro passa em basicamente 5 cidades.

 

O foco da viagem é Machu Picchu, fazendo a trilha inca, por isto coloquei esta parte logo no início e o restante da viagem é mais para aproveitar o país mesmo, provando de sua culinária e aproveitando suas paisagens.

Como devem saber o El Nino Costeiro vem devastando a parte norte e central da costa do Peru, com suas fortes chuvas. É um pouco desanimador saber que você está indo fazer uma viagem para se divertir em um país onde as pessoas estão com sérios problemas, mas rezo por eles sempre que posso e espero aproveitar ao máximo minha estadia lá.

 

Vamos aos tópicos:

598de13680a63_2dinheiro.jpg.3feb08efd5e4b45597d5561b9bed192a.jpg

Dinheiro: estou levando cerca de 1500 dólares, vi vários relatos que vale mais a pena levar em dólar devido a desvalorização do real. Também estou levando 2 cartões de crédito de reserva. No caso do cartão, lembre de avisar sua operadora que está indo viajar para o mesmo não ser bloqueado quando utilizado fora do Brasil, para cartões internacionais. (acabei de receber um aviso do banco, um dos meus cartões foi clonado, assim estou levando apenas um... acontece)

598de1368683a_3seguro.jpg.bb20093934f0e5792798c8afdf99e209.jpg

Seguro saúde: já fiz algumas viagens ao exterior e nunca precisei utilizar o seguro viagem, mas é sempre bom ter um para se sentir tranquilo. Escolhi o TRAVEL ACE ASSISTANCE – OURO. Fiz tudo por este site: https://www.seguroviagem.srv.br/?agency=463

Valor: R$ 148,50

598de136c67a9_4tralhas.jpg.93fac71489e554cf440e6e9b926fc809.jpg

Tralhas: tive que comprar muitas coisas para esta viagem devido a falta de acessórios e roupas para este tipo de aventura, já estou a algum tempo sem fazer isto, assim segue uma lista das coisas que estou levando:

Item Quantidade Item Quantidade

Camisetas 8 Batão Caminhada 2

Calças 2 Lanterna 1

Meias 8 Lanterna cabeça 1

Cuecas 8 Carregador 1

Bermudas 3 Cadeados 2

Toalha 1 Camera 1

Luvas 1 Leços, caixa 1

Capa Chuva 1 Pilhas 6

Casaco 1 Livro 1

Moleton 1 Boné 1

Colete 1 Diário 1

Saco de dormir 1 Repelente 1

Protetor Solar 1 Protetor labial 1

Bota 1 Chinelo 1

Remédios 1 Higiene 1

598de136ec8ad_5remdios.jpg.a1edba607f502d6ff77dd3a20f92f632.jpg

Remédios: quem já viajou e precisou de um remédio específico, sabe como é complicado de se conseguir, por isto fiz uma pequena farmácia para levar nesta viagem.

 

Trilha Inca: depois de pesquisar algumas agências para fazer a trilha inca, optei pelo Marisol, seu preço e comentários positivos aqui no Mochileiros foram os dois itens decisivos. Outra coisa que ela fornece que não vi nenhuma agencia fornecer é o isolante térmico, faz muita diferença. Vi apenas um comentário negativo quanto aos serviços dela na trilha. Veremos como será e passo a vocês quando voltar. Valor: 480 dólares (50% de entrada, via westerunion) Segue contato dela:

AMAZIN ADVENTURES CUSCO - PERU

Msn. trilhadosincas@hotmail.com

Av. Collasuyo Nº 517 Urb. Miravalle,(perto da escola Von Humboldt.)

TELEFONES: Celular 51 - 984791005 SAÚL ........Operações.

Celular 51 - 984721899 MARISOL .

Fixo 51 - 084237733 ....... Escritorio

 

 

Acomodação: vou ficar apenas em hostels, todos escolhidos pelo site do HostelWorld. Em outras viagens que fiz foquei no preço, pois estava bem mais apertado, mas agora como disponho de uma grana a mais, fui muito mais pelos comentários das pessoas e a localização. A lista de todos está na planilha mais abaixo, no retorno passo uma avaliação de cada um. Já fiz a reserva dos hostels para toda viagem. Dica: se você é como eu, que gosta de deixar tudo organizado antes de sair de casa, cuide muito com as datas, confira duas vezes antes de confirmar as mesmas. Eu errei o mês em duas reservas e acabei tendo que pagar uma multa... lição aprendida.

 

Gastos durante a viagem: como poderão ver na planilha fiz um cálculo por cima de quanto iria gastar por dia, com alimentação, passeios, transporte intermunicipal e acomodações para ter uma noção de quanto gastaria na viagem e assim fazer o cálculo de quando levar em dinheiro. Na volta conto se esta previsão bateu ou não.

598de137000b7_7avianca.jpg.aba6ffb112e60c1f2eecc96f2428613b.jpg

Passagem: comprei minha passagem logo no inicio de janeiro, sou de Porto Alegre e consegui pegar o voo direto para Lima: R$ 1.500,00

Porto Alegre – Lima – Cusco (tudo no mesmo dia, saio as 6 da manhã e chego em Cusco as 16:30) Vi que existem dois voos de Lima para Cusco em horários mais cedo, como vou chegar em Lima as 9:15 da manhã, vou tentar antecipar o voo para Cusco.

Lima – Porto Alegre (voo sai de Lima as 22:00 e chego em Porto as 5 da manhã)

598de13704f4d_8mochilando.jpg.96161f1ffe50988f47cc635121c30fc0.jpg

Viajando sozinho: estou indo fazer esta aventura sozinho, isto se deve muito a ter marcado a viagem tão em cima da hora, na minha empresa não temos muita escolha das férias eles que decidem, nenhum amigo conseguiu tempo para ir junto. Minha namorada também não poderá ir devido a faculdade. Estou acostumado a explorar este mundão solito, sempre acabo conhecendo pessoas pelo caminho e fazendo muitos amigos. Não tenham medo de viajar sem companhia, viaje com a cabeça aberta para novas experiências e seja simpático, simpatia atrai pessoas, assim você nunca irá viajar realmente sozinho.

 

598de1370a5b7_Semttulo.jpg.e9f345b88e4058bc694e284a307b2929.jpg

Editado por Visitante
  • Gostei! 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Membros

Primeiro dia - 01/04/2017

1.jpg.0f6483009978e228010f99c0a41564dc.jpg

O primeiro dia é sempre uma felicidade grande, pois É O PRIMEIRO DIA e tu está indo para descobrir coisas novas, ver coisas novas e já sabendo que muitas destas coisas são lindas e legais, resumindo o sentimento do primeiro dia É MUITO BOM. :D

 

Meu voo saia as 6-10 da manhã, logo levantei as duas e meia da manhã para pegar um UBER e ir ao Aeroporto de Porto Alegre, isto porque moro a cerca de uma hora de Porto Alegre... Fui conversando com o motorista do Uber e olha só, ele tinha um amigo em Lima, já me passou o contato do amigo dele para se precisasse de alguma assistência poderia solicitar, o mundinho pequeno este :D

 

Não gosto muito desta regra de ter que chegar 2 horas antes em voos internacionais, mas acabei entendendo. Cheguei ao Aeroporto as quatro da manhã e tinha uma fila gigante, isto porque tinha apenas UM, sim UM atendente fazendo o check in do pessoal. Passou um tempo e uma outra pessoa chegou para ajudar, resumindo passei quase as 2 horas de espera pelo voo na fila para despachar a bagagem, pois foi só passar pelo detector de metais e direto para o Voo.

598de1be2ed63_3voo.jpg.51e77b49f40718fde8722d640b6ff30c.jpg

Detesto voar, mas isto não me impede de viajar. Quando criança adorava voar, nossssaaaa como ele voou, não era bem assim. Meus pais são separados e as vezes ia visitar meu pai em SP, dai ganhava uma coleira de MENOR SOZINHO e as pessoas no avião eram tão legais comigo, fui até tirar foto com os pilotos, durante o voo, na cabine de comando. Claro que hoje em dia isto não é mais permitido. Mas voltando ao assunto, me cago dentro de um avião com muita turbulência, mãos suando, calafrios, de tudo. Mas este voo foi tranquilo, sem muita turbulência e poucas nuvens.

 

Jantinha básica no avião, uma lasanha de frango, umas frutas e um pão. Muito bom :D

598de1be4e15c_4comida.jpg.92dcccb630d385dcd5fbefd2743e3040.jpg

Chegando em Lima você preenche um formulário ainda no avião, para declarar coisas que está trazendo para o Peru, ou se não tem nada só precisa assinar e colocar a data. Desembarque tranquilo, imigração tranquila. Na imigração eles te dão um papel, ele é super importante, todos os hostels e hotéis pedem, e na saída deve apresentar ele, caso contrario terá de pagar uma mula, que se eu não me engano é de uns 20 soles. peguei minha mochila e fui trocar uns dólares. Como todos sabem, cotação de aeroporto é uma merda, então leve algumas notas pequenas para trocar no aeroporto pois se você der uma nota de 50 dólares e pedir para trocar apenas 30, por exemplo, eles não fazem, tem que trocar tudo. Assim eu tinha 30 dólares trocados e foi isto que usei para pegar alguns soles 1 dólar = 2,98 sóles (coisa linda..)

598de1be6c445_5Aeroporto.jpg.58d939e7786034d96561aef24b9e9912.jpg

 

O Aeroporto não é grande, e me pareceu uma grande confusão, pois é bem movimentado. Eu já tinha notado meu “erro” na compra da passagem, mas pensei que poderia resolver no Aeroporto. Cheguei em Lima as 10-30 e meu voo para Cusco, no mesmo dia, era as 16-00. Eu vi na internet que tinha um voo mais cedo, as 14-30, assim fui até o guichê da empresa para tentar trocar a passagem para mais cedo, tinham lugar mas iria me custar 85 dólares... quase o preço de uma passagem nova para Cusco, assim não fiz. Prestem atenção na compra de sua passagem, eu poderia ter escolhido o voo mais cedo mas não sabia e acabei tendo que esperar.

598de1be8f910_6Aeroporto.jpg.910577d45bb3023d5bff0e0a6654821b.jpg

Mas dai tu pensa, aaaaaaa espera ai, são só 4 horinhas. E foi isso que a atendente me disse, espere que não é tanto tempo. Isto é, se teu voo não atrasa duas horas e meia L Sim, o voo atrasou quase 3 horas, saímos já a noite de Lima, com chuva, aquela merda daquele avião tremia todo, minha aventura estava apenas começando e eu tinha certeza que ia morrer... mas imagina tu, voando, no meio das montanhas do Peru, dentro de nuves com ráios e tudo mais, já estava olhando para os outros passageiros para ver quem eu comeria primeiro pois tem um filme antigo que um time de ????? sofre um acidente nos andes e muitos sobrevivem, se alimentando dos corpos dos mortos. No meu braço eu já tinha escrito AIDS, assim ninguém ia provar da minha carne :P Pois bem, foi uma aventura que eu prefiro não passar de novo, cheguei bem, como qualquer pessoa normal sabia que chegaria.

598de1beb1ab5_7aeroporto.jpg.ab4d3871846a1d6e08afb62e936d6b03.jpg

Ponto interessante, o avião que peguei de Porto Alegre para Lima, não tinha aqueles sistemas de entretenimento no banco a sua frente, 5 horas de voo. Já o avião que foi para Cusco, uma hora de voo, tinha. E na volta ao Brasil, mesma coisa, sem este sistema.

 

Finalmente Cusco! Já no chão, a felicidade tomou conta do corpinho. Peguei minha bagagem, e fui a procura de um taxi. Passei pela primeira fileira de taxistas, são os taxistas do aeroporto e são mais caros (30 soles) e fechei com a segunda fileira de taxistas, por 20 soles. Não precisei sair do Aeroporto, como algumas pessoas falam que é melhor, então acredito que se você sair do estacionamento do aeroporto pode conseguir um taxi ainda mais barato. É assim, o primeiro taxi é do ano, um Corola, o segundo taxi já tem seus 5 anos e é um Sandero, o terceiro taxi já tem seus 20 aninhos, já pode beber, e é um fuca com a porta amarrada. O Interessante destes carros mais velhos de lá, é que são todos iguai, um modelo oriental, antigão, todas as cidades que fui vi o mesmo carro, foto abaixo.

2taxi.jpg.df8424bd4f1a91af8f52b59e5c5a6569.jpg

 

Taxista bem gente boa, foi me falando coisas sobre Cusco e sobre o Peru, já foi me mostrando onde eram as casas de Cambio e um restaurante típico que eu deveria ir. Chegando no hostel Paraiwana, recomendo muito. Party hostel mas de boas, não tive problemas para dormir ou com colegas de quarto muito alterados, tudo certinho, recomendo muito. Fiquei em um quarto para 6 pessoas e paguei R$ 42,00 a noite.

598de1bebaa2f_8hostel.jpg.765fc4cfb9891a187f7d336a111ed604.jpg

Cheguei no hostel as 8 horas da noite, morto, mas precisava trocar meu dinheiro, combinar o passei do outro dia e falar com o pessoal da trilha Inca para me passar as instruções. Primeiro fui trocar alguns dólares para ter dinheiro, MONEY MONEY, melhor cotação 1 dólar = 3,22 soles, achei boa e troquei grande parte do meu dinheiro ali mesmo, dei uma conferida básica nas notas e vamos que vamos. Entrei em contato com a Marisol, que fechei a trilha Inca, pelo whats, já fechei com ela também o passei do Vale Sagrado 35,00 soles, para a manhã seguinte.

 

Agora eram 9 da noite, tudo certinho para os próximos dias, hora de relaxar. Fui ao bar do hostel e peguei minha primeira cerveja da viagem, Cusquena, muito boa, acabou sendo a cerveja da viagem toda. Pedi um especial do dia, para jantar, arroz, frango e batata frita, 16 soles. A festa no bar começou a esquentar mas meu corpo já estava pedindo agua, não tinha mais como ficar de pé, tive que me dirigir ao quarto e fechar meus olhinhos. Devo dizer, as camas do hostel são muito boas, colchões grandes e bem confortáveis, tive uma noite ótima!

598de1c010a8a_9Cusquena.jpg.87605583efea4051585e23cb781bf3ec.jpg

Detalhe, meu quarto ficava no segundo andar do hostel, na primeira vez que fui subir com minhas mochilas, tive que parar na metade para respirar fundo e descansar, altitude... Não tive enjoo ou dor de cabeça, apenas falta de ar e força. O hostel dispões de chá 24 horas, de tudo que é tipo, incluindo COCA, isto é muito bom para lhe ajudar a climatizar.

 

Gastos do dia:

54,00 - Uber

6,00 – agua no Aeroporto

18,00 – Mc Donalds Aeroporto

20,00 – Taxi Cusco

16,00 – janta hostel

12,50 – Cerveja 600 hostel

7,60 – fio dental

 

"Viva Sua Vida Ao Máximo"

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Adorei o relato...quero saber os outros dias...rs

Vc pode me passar uma média de qto gastou por dia com alimentação? Vou para Cusco no próximo mês e estou perdida sobre quanto levar para os gastos do dia a dia.

 

Parabéns pelo relato..muito legal. ::otemo::

ola! Em relação a alimentação, variou bastante, depende muito do que você come lá. Vou postando sempre os gastos dos dias e no final vou fazer um apanhado.

 

Abração

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Segundo dia – 02/04/2017 (Domingo) – VALE SAGRADO

 

Este dia começou cedo, no meu quarto tinham duas asiáticas, uma delas deixou o celular dentro do armário, trancado, com o despertador ligado... as 4-30 da manhã o despertador começa a tocas e no escuro a guria tenta abrir seu cadeado de segredo, claro que não ia funcionar. Todos no quarto acordam e a guria começa a se desesperar e começa a gritar para sua amiga a ajudar ela, a outra liga a luz do celular dela para iluminar o cadeado e até que enfim conseguem abrir o armário e desligar o despertador. ::lol4:: Virei para o lado e dormi de novo.

 

As 6 da manhã acordei, sem despertador, pulei da cama e fui me arrumar. 6-30 estava pronto e fui dar uma volta pelo Hostel, pos até então não tinha muita noção de como ele era. O café abriu as 7, comi dois pães e fui esperar o Samuel, ele iria me explicar como iria funcionar tudo na Trilha Inca e já ia me levar para o Inicio do passeio do Vale Sagrado.

598de1dd3c577_1maparegiodeCuscoPeru.jpg.c86d07ed63b62022eecf2fcc9b81838d.jpg

8 horas ele chegou no meu hostel e já me passa todas as instruções, ficamos conversando por um bom temo pois o passeio do Vale Sagrado só começaria as 9-00, fomos caminhando até o ponto de encontro. E em nossa conversa, sem eu falar nada sobre, ele já disse que a Odebrecht estava envolvida em vários esquemas de corrupção lá e que algumas pontes que eles tinham feito no Peru, tinham caído, com as chuvas que estavam ocorrendo, triste...

598de1dd784e2_2indoparaonibus.jpg.5affbaa9cb7102c22af14b794e9f26db.jpg

 

Nos despedimos e parti para o passeio do Vale Sagrado, muitas pessoas de diferentes nacionalidades em um ônibus, este é um dos motivos que mais me trazem alegria nas viagens, novas culturas, trocas de experiências e ficar escutando aquele monte de língua diferente.

598de1dda0880_3bilhete.jpg.c60428e2d6e8b4c5dbfff4223e155804.jpg

 

A primeira parada foi em uma espécie de mercado de artesanato, muito bonito o lugar e as coisas não estavam caras. Comprei um lindo gorro laranja e vermelho, por 7,00 Soles. Era 10 soles, mas chorei e saiu por 7,00. Este era mais caro que outros pois era reversível :D

598de1dde2823_4mercado.jpg.517f1ab5e89c74893b20bbd98f680b2c.jpg

 

Segunda parada, PISAC. Ali eu comprei meu boleto turístico, parcial, 70 soles. Comprei o parcial pois segundo minha “agenda” não teria tempo para ir em todos os lugares do boleto completo que custa 130 soles. Pisac consiste em agrupamentos arqueológicos, entre os quais se destacam; plataformas, aquedutos, caminhos associados a muralhas e fachadas, cursos de água canalizados, cemitérios, pontes, etc.

598de1de1de5c_5entradaPISAC.jpg.f7cab831c07a4cdf7b96dd903dcde4a4.jpg

 

Um dos fatos que achei mais interessante sobre este parque arqueológico foi que na montanha a frente eles enterravam os mortos, muitas vezes sentados, para servir como vigias do local, visto que eles não consideravam que a pessoa estava morta. Abaixo uma foto dos buracos onde eram enterrados.

598de1de4c6a1_6PISAC.jpg.8d5e9639f0cbfd96e6ae74a7bc509aa4.jpg

598de1de989e9_7tumulos.jpg.061385e7c98b0e9b3cafe8062e2c5781.jpg

Estava com fome pois já eram 11 horas, sim o tempo passa muito rápido, você fica um bom tempo dentro do ônibus. Então acabei comprando um milho cozido com queijo de cabra, 3 soles.

598de1e0020f7_8milho.jpg.abf8033c2c6bbc9429775c8233720de8.jpg

 

Dai partimos para Ollantaytambo mas no meio do caminho paramos em uma cidade para o almoço, claro que nos deixaram em um restaurante especifico onde o almoço custava 35 soles sem contar o que você iria beber. Perguntei para o guia se tinha algum restaurante mais barato e ele me disse que não, por ser uma pequena cidade e ainda era domingo. Mesmo assim não comi ali, sai caminhando pela rua a procura de algum lugar para comer, passei por uns 3 restaurantes abertos mas todos com muitos turistas e a mesma faixa de preço, assim acabei comento salgadinho e tomando uma Cusquena de trigo, muito boa! 8 soles nos dois, tudo com imagens de Machu Pitcchu.

598de1e131619_9almoo.jpg.61ed48c5256370da00423a51ef35f16c.jpg

 

Após o almoço chegamos a Ollantaytambo, este foi o segundo maior parque arqueológico que visitei, só perde para Machu Picchu. O lugar é impressionante mas tens que ter um pouco de folego para chegar ao topo, com tempo é fácil subir. Um dos pontos que achei mais interessante foi o sistema de “refrigeração” utilizado. No alto da montanha, a frente do parque arqueológico, pode se ver uma construção com grande janelas. Devido a localização da construção, o ar passa por dentro da mesma constantemente, deixando assim as salas internas bem refrigeradas e tornando aquele lugar um ótimo depósito para alimentos.

598de1e157765_10cidadeemorro.jpg.c036a143eec26889bcf2fbf5c678cd65.jpg

598de1e1dee41_11pedras.jpg.155e5e8fda3c1b475ccfe7a8683d50e1.jpg

598de1e214283_12alto.jpg.da76e9ee2e4d429caf9939a8999d5f30.jpg

598de1e23c1f6_13partelateral.jpg.072312579140db67cbc55bef6fe98ebd.jpg

Próxima parada Chinchero. Chegamos no local a noite já, com chuva fraca... não deu para ver a parte externa, não sei se é sempre assim ou se deveríamos ter saído antes de Cusco. O foco foi na igreja local, dentro dela o guia nos contou um pouco da história de quando os cristãos chegaram e “forçaram” o povo local a aceitar sua religião. Os artistas locais tiveram que pintar quadros para a religião cristã, mas sempre deixavam uma marca da religião Inca. Como o sol e a lua nas cabeças dos santos, ou em uma santa ceia que no prato tinha CUY, porquinho da índia. Não sou nada religioso, mas esta parte foi bem interessante.

598de1e25a783_14igreja.jpg.8b35c0294095b61d655aae0847ab48fe.jpg

 

Nossa última parada foi em outro pequeno mercado artesanal, mas este foi muito mais interessante. Eles nos sentaram em um círculo, serviram chá para todos, e explicaram como é o processo de produção dos produtos de lã de alpaca. O mais interessante é como eles fazem as cores, o vermelho vem de um fungo encontrado em algumas plantas, ele é branco mas quando amassado ele fica vermelho. Apesar de cansado, esta última parte valeu muito.

598de1e36b285_15artesanato.jpg.b1ef519a1419bfc4ed5e0ad86d9e1cb0.jpg

 

Acabei fazendo amizade com três brasileiros que estavam neste passeio e na volta fomos jantar juntos, eles já conheciam um restaurante muito bom e fomos jantar. Acabei comendo um filé na chapa com batatas fritas e arroz, perfeito, tomei um pisco sour e uma agua, tudo 50 soles, Restaurante Tratoria Adriano. Nos despedimos e fui para o hostel, morto de cansado, já eram 9-30 e tinha que arrumar tudo para o dia seguinte que teria que acordar cedo para iniciar a Trilha Inca.

598de1e375680_16restaurante.jpg.e977dc45202b89f675ea9a488b87df67.jpg

Masssssssss, deu crepe! Cheguei no hostel, arrumei tudo, eram 10-30 e resolvi ir tomar UMA ceva no bar do hostel. Juro que era só uma, mas acabei encontrando 6 brasileiros que estavam por ali, tomamos algumas cevas juntos e ficamos cantamos no KaraoKe (era noite de Karaoke :D ) até as 2 da manhã... Foi muito divertido, valeu muito a pena. E então, desabei na cama. ::hahaha::

 

Gastos do dia:

35,00 Passeio Vale Sagrado

3,00 Agua Mineral de 1 litro

7,00 Gorro

70,00 Boleto Turistico Parcial

3,00 Milho Com Queijo

8,00 Salgadinho e Cerveja

5,00 Cerveja Lata

50,00 Janta

40,00 Cervejas Hostel

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...