Troca de informações e relatos de trilhas e travessias na região sudeste do Brasil. Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.

#387865 por Cris*Negrabela
28 Jul 2009, 22:42
Bruno, valeu pelas infos

Ao qeu tudo indica to indo pra lá esse findi.. só espero que São Pedro dê uma tregua! hehehehe
#388111 por edubisan
29 Jul 2009, 16:05
Pessoal, estive nesse início de semana 27 e 28 de julho percorrendo com minha namorada a travessia de são Francisco Xavier a Monte Verde, segue o breve relato:

Chegando em São Francisco Xavier, basta seguir sentido Joanópolis, e logo após a praça principal aparece uma placa indicativa “Fazenda Monta Verde”. Segue-se então por estrada de terra até a fazenda, a km certinha eu não me lembro, mas acredito que uns 8km (pessoal, confirmem!), sem nenhum problema no meu caso, que estava de carro, mas a pé com certeza deve ser dureza!

Estacionamos o carro numa área grande na fazenda monte verde, como era segundona de batente não tinha mais nenhum carro por lá. Cruzamos a porteira da fazenda pontualmente às 09:00. Segue-se então uma longa subida, o tempo estava nublado e a temperatura bem agradável. Os macacos também estavam por lá! Nessa subida pelo que me lembro são 3 pontos abundandes de água, fora outros que você ouve no meio do mato. Essa parte da trilha é bem aberta, quase que um caminho na mata. 100% subida!

Às 11:00, chegamos na bifurcação. Subimos num ritmo bom acredito que devido ao tempo nublado, pois fomos num ritmo bem leve. Tomamos a direita, sentido Monte Verde. Logo após a bifurcação, a trilha já fica mais fechada, mas está bem tranqüila de seguir. Passa-se por umas pedras enormes no meio da mata, vem um bambuzal, depois o magnífico bosque dos duendes, e mais e mais bambuzal! Foi preciso abaixar várias vezes para passar nos bambuzais.

Ao meio-dia, paramos num riozinho que cruza a trilha, aonde almoçamos e descansamos. Esse trecho da trilha alterna pequenas subidas e descidas, sempre em baixo da copa das árvores e dos bambuzais.

Saindo do riozinho 12:30, continuamos por mais bambuzais até encontrar um outro riozinho, este com um escorregadio tronco para cruzá-lo. Nem eu nem minha namorada arriscamos o tombo, e então retiramos os calçados para atravessar o riozinho. O único problema era a água bem fria! Depois do rio, encontra-se uma cerca da empresa Melhoramentos, passa-se por ela e segue-se uma cerca de uma propriedade, chamada “Missão Horizontes.”. Chega-se então ao fim da trilha, na “rua taurus” em Monte Verde. Final da trilha às 13:30, totalizando então 04:30 desde a saída da fazenda monte verde.

Enfim, daí foi procurar uma pousada, aproveitar um pouco o centrinho e descansar. No outro dia caminhamos até o chapéu do bispo, 01:30 de caminhada do centrinho, subidas longas e lamacentas/poeirentas (com chuva/com sol). Dureza aqui, como era terça-feira não achamos nenhuma carona! E a hora que partimos para as pedras o pessoal que aluga os cavalos não estava lá.

Descemos das pedras, juntamos as mochilas e entramos na trilha de novo às 12:15. Saímos na fazenda Monte verde por volta de 16:00, o trecho da descida fomos mais rápidos pois a chuva ameaçava despencar, como de fato aconteceu nos últimos 5 minutos de trilha!

Gostei muito da trilha, quero voltar para conhecer o mirante que fica à esqueda da bifurcação. Quem sabe também acampar por lá, fazendo um trekking noturno!

Agradeço ao pessoal que mandou as infos! Foram muito úteis!
#388751 por Cris*Negrabela
31 Jul 2009, 11:40
Salve Scorpio!

Pelo visto, vamos nos encontrar por lá esse findi entao! hehehe
agradeço o convite, mas já tô de conluio com uma galera, estamos saindo daqui hoje a noite.
Se estiver indo sozinho e aguentar o falatório da mulherada na trilha, me manda um email que ainda tem um lugar no carro aheheiheua
#388853 por ROTA da AVENTURA
31 Jul 2009, 15:19
salve galera!!!
a previsãõ aqui pra area é de 5% de chance de chuva , vai ficar nublado mas .....acho que rola
se marcar vou indo pra la hoje tb , ou vou acampar no estacionamento da faz monte verde ou vou subir a noite mesmo e dormir no mirante!!!
ou amanha cedo
falow
Editado pela última vez por ROTA da AVENTURA em 31 Jul 2009, 19:53, em um total de 1 vez.
#388917 por Augusto
31 Jul 2009, 18:39
Cris.

Cheguei com um pouco de atraso, mas talvez ajude.
A trilha da Fazenda Sta Cruz, saindo ao lado da Pedra Redonda, termina bem na sede da Fazenda.
Obrigarem vcs a voltarem, eles não vão fazer.
Qdo passei lá uma vez tava garoando e o pessoal da casa viu a gente e não disseram nada.
O máximo que pode acontecer, como já aconteceu comigo em outras trilhas, é vcs levarem um sermão por passarem em area particular sem autorização.
No mais, pode ir tranquilamente.

O problema maior é o longo caminho da Fazenda até o centro de SFX.
É muito chão.


Abcs
#560331 por Feld
01 Mar 2011, 17:23
Em setembro de 2008 eu fiz essa trilha do jorge, mas a trilha mesmo NÃO existe mais... ela é uma lembrança da mesma, e para trilheiros sem experiência não recomendo! Outra dica, de SFX para a entrada da trilha eu indico que "paguem" a carona, pois eu não quis e me dei mau.. perdi praticamente 1 dia inteiro e tive que acampar na estrada lá no começo da trilha, com direito a visita de "segurança com arma na mão" e até um grupo de "cachorros do mato" que tivemos que nos defender... mas tirando essa parte do inicio a trilha é ANIMAL... fiz poucas como essa. Não tenho muito a acrescentar pois o relato inicial é identico ao meu, mas aqui eu deixo algumas fotos da mesma.

Endereço do album: http://www.flickr.com/photos/feld/sets/ ... 442051182/

Esse "bosque dos duendes" é incrivel!!

[]s
Filipe Ghirardello

http://www.flickr.com/feld
#560405 por Eduardo Gana
01 Mar 2011, 20:45
bruno sjc escreveu:SALVE!!!
boa jorjão!! a uns 4 anos fui nesse vara mato e o negocio é feio mesmo precisa saber navegar , não consegui chegar a pedra partida kkkkkk!!!!!(ja vi gente descendo crista errada e se dando mal tendo que voltar tudo kkkk)
não sei se vc ja ouviu falar que muito antigamente tinha a trilha da crista que vinha desde do queixo dánta , passando pela pedra vermelha e seguindo sempre pela crista , chegando assim na trilha do caçador(revolução)
pena a trilha do caçador estar fechada la em cima tem a cachoeira das couve(linda) , trincheiras da revolução e a cabana dos caçadores(pelo menos tinha kkkk)
um tempo atras tentei contato com o pessoal da fazenda mas sem sucesso o negocio deles agora é acabar com o solo plantando eucalipto
falow


Estou lendo esses comentarios sobre SFX. Não posso deixar de mencionar que através da trilha do caçador, chegava-se a um platô. Durante os idos da decada de 80 e 90, gente acampava la e no dia seguinte seguiamos pelo curso do riacho, passando por varias cachoeiras. A ultima, denominada "IMPONENTE", tal a dificuldade que se tinha para chegar la.
Divino ainda era acordar cedo e observar o mar de nuvem que se forma entre o vale e o sol brilhando por gigantes "colchões".
Uma pena mesmo essa trilha estar fechada.Vou procurar fotos e postar aqui.
Abraços a toda a galera "MOCHILEIRA"...

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes