Olá viajante!
Bora viajar?
- Respostas 21
- Visualizações 11.8k
- Criado
- Última resposta
Usuários Mais Ativos no Tópico
-
pedro.biondo 15 posts
-
Paulinha.Lima16 2 posts
-
rhenathaa 1 post
-
Natália C. Santos 1 post
Dias com mais postagens
Most Popular Posts
-
Acompanhando suas dicas e hiper ansiosa para minha vez chegar! Muito obrigada pelo relato!
-
Algumas considerações sobre a civilização inca: O predomínio do império inca durou menos de 100 anos, de 1438 a 1532, embora a civilização inca tenha existido por vários séculos. O ápice do impéri
Passei décadas pensando em conhecer MP e com o tempo passando também fui ficando com receio de ser uma jornada muito puxada e cansativa. Após a viagem por trilha feita por meu filho, fui incentivado por ele a viajar para MP de trem e passei a considerar a visita. O empurrão final veio com o mochilão programado por minha filha e assim eu e minha esposa fomos encontrá-la em Cusco.
Passei então a procurar relatos, selecionando aqueles que mais se aproximavam do roteiro que eu imaginei. Há excelentes histórias na Internet mas de uma forma geral no mochileiros tem muitos posts detalhados que ajudam no planejamento da viagem. Um dos relatos mais úteis e bem-humorados é o da Letícia. Já passando dos 60 anos, dei-me ao luxo de ficar em quartos privados, hotéis e hostels, e conhecer alguns restaurantes mais badalados para testar a culinária peruana.
A viagem foi planejada para 7 dias entre Cusco, Machu Picchu e Lima, fora o primeiro dia de aclimatação. Tivemos que fazer uma mudança no roteiro, depois de chegar em Cusco, pois recebemos um comunicado da Peru Rail que haveria um bloqueio na estrada devido a protestos da população e eles não partiriam mais de Poroy para evitar riscos. Daí antecipamos nossa ida a Ollantaytambo para burlar o bloqueio e depois decidir como voltaríamos a Cusco. Há uma rota alternativa mais longa e tortuosa. A Peru Rail ofereceu-se para devolver o dinheiro, alguns aceitaram, mas não passou pela nossa cabeça perder a oportunidade de conhecer Machu Picchu.
Nosso roteiro priorizou os sítios maiores para visitá-los com calma, sem a pressão das excursões coletivas. Isso requer o uso de táxi que é bem mais barato do que no Brasil. Este investimento vale a pena.
Dia 0 - Chegada a Cusco e adpatação
Dia 1 - Compra chip celular, compra boleto turístico, troca bilhete trem, passeio a pé pela cidade
Dia 2 - Visita a Pisac e Sacsahuayman
Dia 3 - Viagem a Ollantaytambo e Águas Calientes
Dia 4 - Visita a Machu Pichu e retorno a Ollanta
Dia 5 - Visita a Ollanta e retorno a Cusco
Dia 6 - Cusco e viagem a Lima
Dia 7 - Passeio em Lima
Vou relacionar primeiro algumas dicas que eram dúvidas, foram diferentes do que eu imaginava ou sofreram atualizações. Depois irei detalhando cada lugar. Segue um resumo:
Altitude: o efeito existe mas foi bem menor do que eu imaginava. Não sentimos nenhum desconforto além do cansaço mais acentuado em subir rampas e escadas. Tomamos chá e mascamos coca, isso deve ter ajudado. Não precisamos de oxigênio nem Soroche Pills. Mas observamos várias pessoas sentindo os efeitos.
Tours: os coletivos são uma bagunça, há sempre os turistas atrasados e o tempo em geral é curto. Não vale a pena estragar o passeio por isso. Se puder consiga companhia para dividir e vá de táxi.
Chip Claro: uma ótima surpresa, comprei um chip por 6 soles e carreguei mais 10 soles que me proporcionaram usar a Internet 3G por toda minha estada. Há uma promoção atualmente e Whatsup não conta como consumo de dados. Há inúmeras loja da Claro, o próprio vendedor configurou meu celular.
Peru Rail: não é possível escolher o lado do trem, o assento é designado automaticamente. Veja a resposta deles: Seats are automatically assigned at the moment of purchase, unfortunately we can not know if the seats will be on the left or right side of the train, as it will depend on from where the carriage will be engaged to the locomotive, it is not always from the same side. Portanto torça para ficar do lado da janela do rio, que é bem mais bonito. Se necessário é possível mudar o horário numa loja da Peru Rail. Embora digam que há restrição de bagagem (5 kg) havia muitas pessoas com mochiloões e malas.
Câmbio:
1 Real = 0.94 Soles
1 Dólar = 3.33 Soles
Fotos: Sou apaixonado por fotos, então não economizei, foram mais de 2000. Difícil escolher as melhores. Usamos uma Canon SLR T3i, uma Nikon portátil e 3 celulares.
Editado por Visitante