Ir para conteúdo

Desafiante travessia solo: Monte Crista SC – Morro Araçatuba PR


Posts Recomendados

  • Colaboradores

Após conhecer a Serra do Quiriri em julho de 2010 disse a mim:

- Tenho que voltar aqui mais uma vez, este local é sensacional!

 

Muito bem, sete meses depois eu voltei! E para fazer a famosa e desafiante Travessia do Monte Crista SC ao Morro Araçatuba PR. Detalhe, sozinho, no percurso com mais subida e sem logística de carro.

 

Planejamento:

Com ajuda do Google Earth, tracei o caminho partindo da Balança da BR 101 em Garuva SC até o pé do Morro Araçatuba. Tentei encontrar informações para sair do Morro Araçatuba para Curitiba, não achei nada. Então pensei comigo, quando chegar lá me viro! Pergunto para algum morador, pego alguma carona ou caminho 23 Km para chegar a Tijucas do Sul PR.

 

Tracei o roteiro: Balança da BR 101, Balneário do Rio Três Barras, Monte Crista, Pedra do Lagarto, Morro da Antena, Pedra da Tartaruga, Morro Padre Raulino, Marco da Divisa SC/PR, “Inferno Verde”, Baleia e Morro Araçatuba.

 

Como chegar:

Embarquei em um ônibus de Itajaí SC para Garuva SC às 6:30 na rodoviária, empresa Catarinense ao custo de R$ 25,77. Pedi ao motorista para desembarcar na Balança da BR 101, cerca de 6 Km antes de Garuva.

 

Para quem vem de ônibus do sentido PR para SC de ônibus desembarque em Garuva SC e pegue um táxi até a Balança da BR 101 ao custo de R$ 15,00 ou R$ 30,00 até o Balneário do Rio Três Barras – Monte Crista. Os motoristas fazem frequentemente este percurso e sabem onde fica.

 

Quem vai de carro eu penso que é melhor deixar o carro no posto bem próximo a Rodoviária de Garuva. Já que na volta facilita o resgate do carro, bem melhor que deixar no balneário que ainda custa R$ 10,00 por dia para deixar e mais os 15 ou 30 reais para ir até lá.

 

Orientação e navegação:

Na internet apenas encontrei uma carta topográfica 1:25000, englobando do Monte Crista até a Pedra da Tartaruga. Usei durante a travessia um GPS Garmin e-trex Legend que deu conta do recado. A que interessar posso repassar a carta topográfica e dados para GPS.

 

Melhor época:

Sem dúvida que no inverno logo depois da passagem de uma frente fria quando a massa de ar polar estaciona por ali. Garantindo céu claro e uma ótima visibilidade de todas sua beleza. De abril a setembro.

 

Dados Técnicos da Travessia Monte Crista – Morro Araçatuba PR:

Percurso a pé: 71,2 Km da balança da BR 101 até o posto de combustíveis na BR próximo a Represa Vossoroca PR.

 

Altimetria total da travessia:

5515235323_9c6f0966cb_b.jpg

Aclive acumulado: 4082 metros

Declive acumulado: 3212 metros

Inclinação máxima aclive/declive: 42,9% e -42,6% respectivamente.

Média Inclinação máxima aclive/declive: 9,9% e -8,8% respectivamente.

Ponto de menor elevação: 9 metros (Balneário Três Barras)

Ponto de maior elevação: 1673 metros (Morro Araçatuba)

 

1º Dia – Terça-feira 01/03/2011:

Desembarquei do ônibus na balança da BR 101 em Garuva SC às 8h e fiz a caminhada de cerca de 3 Km até o Balneário do Rio Três Barras. Lá é necessário efetuar o cadastro e pagar R$ 3,00 de taxa, provavelmente para manutenção da ponte pênsil.

5515774710_afe8c9e53a_b.jpg

 

Tempo nublado com previsão de pancadas de chuvas isoladas para os próximos quatro dias, segundo o CPETEC-INPE. Temperatura amena entre 18 a 25 ªC era o que indicava...

Começando a parte da trilha já dava para ver o Monte Crista. Pensei comigo que finalmente iria conseguir subir até o seu topo de 967 metros.

5515177359_c78d81cd3c_b.jpg

 

Apesar das chuvas dos últimos dias o Rio do Cristo estava com seu nível normal e quase deu para passar sem molhar os pés, bem diferente da última vez que passei lá.

5515177471_322f8876f3_b.jpg

 

A subida do Monte Crista no começo é muito tranqüila, trilha bem erodida, fácil de se guiar e com pouco aclive. Mais a frente quando a trilha começa a ganhar inclinação já começa a aparecer o caminho calçado por pedras, o famoso Caminho do Peabiru. Uns dizem que é um caminho feito pelos Incas para ligar o oceano Atlântico ao Pacífico, outros que os Jesuítas construíram usando a população indígena.

5515774832_e5705a3efc_z.jpg

 

Há boa oferta de água na subida do Monte Crista, ela é bem cristalina e creio que seja potável até sem tratamento, mas preferi não arriscar e usei hipoclorito de sódio a 2,5%. Como a temperatura nos três dias que estive por lá foi de fria a amena, não vi cobras. Mas, é muito recomendável ter atenção já que é mata Atlântica, úmida e quente no verão, o que facilita a vida das cobras.

5515768998_3503dabd3d_b.jpg

 

Já mais próximo do topo da serra há um local onde há clareiras para barracas (5), com água e cachoeira, chamada de Véu de Noiva:

5515775032_d161e0074d_z.jpg

 

Chegando ao Platô 900 já bem próximo ao topo do Monte Crista o tempo fechou! Começo uma garoa com nevoeiro e vento e tive que cancelar a subida até o topo do Monte Crista, afinal não iria ver nada além de 10 metros ao redor.

 

Neste Platô 900 metros é normalmente onde as pessoas acampam quando só vem ao Monte Crista curtir a montanha por mais tempo. Há água em um rio próximo, o Três Barras.

A temperatura já baixou bastante em relação ao pé da serra, já que em média a diminuição de 1 ºC a cada ganho de 100 metros de altitude. Recomendo a todos que mesmo no verão levem um anoraque leve para se proteger do vento ou chuva, evitando também a hipotermina.

5515177999_47cc4683bc_b.jpg

 

Continuando a caminhada pelo Caminho do Peabiru ou dos Ambrósio (uma flor amarela do campo), mais a frente há um belo poço para banhos com uma cachoeira muito legal no Rio Três Barras. Que se diga que com os 16 ºC de temperatura ambiente às 12:15 e chuva, não me apeteceu um banho por lá.

5515178045_02424012ae_b.jpg

 

5515769388_903ee63fa3_b.jpg

 

Agora já a cerca de 1200 metros de altitude já estava rumando para a Pedra do Lagarto, sobe e desce de coxilhas. O tempo até deu uma aliviada na chuva e nevoeiro e parei para almoçar 2 sanduíches. Comida prática, energética e que agüenta a falta de refrigeração desde a madrugada.

5515178205_6e2fd5de9d_b.jpg

 

Ao lado da trilha avista-se algumas cachoeiras, esta abaixo estava com bastante água devido às chuvas.

5515178345_2eb5d847c9_b.jpg

 

Infelizmente ao chegar à Pedra do Lagarto (1354 metros), não tive a excelente vista panorâmica que tem em dias de tempo bom, mas assinei o “livro do cume” e toquei ficha para o Morro da Antena.

5515775090_9ac2391060_z.jpg

 

Agora os campos da Serra do Quiriri a partir dos 1300 metros de altitude já se estabilizam e não há grandes subidas e descidas. Antes do Morro da Antena, pegando a direita há a trilha que leva ao Morro Garuva passando pelo Morro Quiriri, esta trilha é um ponto de fuga em caso de tempo ruim, etc.

 

Com a proximidade da Fazenda Quiriri (foto abaixo), já é possível avistar o Morro da Antena com seus mais de 1500 metros de altitude, a navegação é fácil portanto.

5515769874_4b1788ae3f_b.jpg

 

Esta Fazenda Quiriri também é um ponto de desistência, mas a estradinha que leva até ela vem por trás da serra e você poderá demorar mais para chegar até um local com transporte.

A fazenda tem seu dono o Sr. Carlos Frederico que ao procurar na internet sobre a mesma me deparei com o seguinte texto do Globo Rural. Coloco abaixo a transcrição, pois julgo se tratar um exemplo de consciência ambiental:

 

“O príncipe das nascentes:

Na Serra do Quiriri, rico remanescente de Mata Atlântica ao norte de Santa Catarina, empresário protege incontáveis fontes da água que abastecem a cidade de Joinville, SC.

O que faz um empresário bem-sucedido, um senhor de 77 anos de idade, dono da maior produção de parafusos do pais, ir comprando terras e terras numa serra e concentrar sob seu domínio inúmeras nascentes que alimentam os principais rios de uma cidade de mais de 500 mil habitantes?

 

Muito provavelmente o fato de ele não ter nenhum parafuso a menos dentro de sua cabeça. Desde 1983, época em que pouco se falava em ecologia, Carlos Frederico Adolfo Schneider vem adquirindo terrenos na Serra do Quiriri para proteger nascentes d'água em Joinville. Testemunha do custo ambiental pago pelo município para se tornar a maior e mais industrializada cidade do estado de Santa Catarina, Schneider lembra-se, com tristeza, de ter presenciado quando jovem a destruição de florestas e rios e o extermínio de animais como macacos e peixes.

 

Com saudade, recorda-se dos tempos em que nadava no Cachoeira, o rio que corta o centro da cidade e hoje está poluído por esgoto doméstico e dejetos industriais. Pesando suas lembranças na balança, optou por não lamentar apenas. Quis agir e dar sua contribuição para que gerações futuras possam ainda conhecer o pouco restante da flora e da fauna da Mata Atlântica, e principalmente experimentar nadar em rios límpidos e beber água farta e pura.”

Leia mais em: http://www.ciser.com.br/empresa/globo_rural.asp

 

 

Então, por favor, caro trekker que for realizar trilha ou travessia na Serra do Quiriri: traga seu lixo de volta (inclusive papel higiênico), não desmate, não traga plantas, não faça fogueiras, faça o número 1 a pelo menos 70 metros de cursos de água, enterre o número 2 a pelos menos 70 metros de um curso de água e seja educado com a população do local!

 

Nos campos do Quiriri há diversos trilhos de gado já usados há décadas, sempre levam para algum lugar. Porém, são inúmeros. Subi o Morro das Antenas (1527 metros), por um desses, reto morro acima, sem passar pela fazenda ou “estradinha” que tem no local.

 

Lá no alto havia uma ventania daquelas e frio pegando!

5515178735_9e0a6bbd00_b.jpg

 

Não fiquei muito tempo e já toquei no rumo da Pedra da Tartaruga. O tempo melhorou um pouco, já que o Morro Garuva já atacava bastante o vento.

5515178789_f6a8c929e5_b.jpg

 

Cheguei à Pedra da Tartaruga (1385 metros), por volta das 17h já com a intenção de acampar. Pois, no momento já achava que havia caminhado bastante no dia. Com tempo com alguma visibilidade subi a Pedra da Tartaruga para algumas fotos.

5515770366_5a2b284da7_b.jpg

 

5515770244_7e49de1fa4_b.jpg

 

Acima a vista do topo da Pedra da Tartaruga para a divisa estadual SC/PR na BR 101. Abaixo a “cabeça” da tartaruga já com nevoeiro.

5515179123_fea8e32571_b.jpg

 

Para quem vem do Morro da Antena do Quiriri, o vale a esquerda tem uma trilha que desce até a fabrica de Queijo da divisa, assim pode ser usado como último ponto de desistência (que eu saiba).

O local ao redor a Pedra da Tartaruga é bastante propício a acampamento já que é relativamente protegido do vendo, possuí água, é limpo, tem uma trilha que desce a serra e um belo visual para apreciar durante a noite com tempo bom.

 

Sabendo que poderia chover e especificamente à noite levei um plástico de 2 x 5 metros para fazer um avanço ao lado da minha barraca Nepal. Assim tive um local abrigado e fora da barraca para cozinhar.

5515184473_c2b280e7d6_z.jpg

 

Abaixo apresento o resultado do primeiro dia de travessia, mesmo com mochila cargueira pesando 19 Kg com comida para 5 dias (depois explico o porquê).

5515869048_66125352ef_b.jpg

Distância: 25,2 Km a pé

Aclive e declive acumulados: 1959 m e 670 m respectivamente.

 

Abaixo a visão do percurso do primeiro dia no Google Earth:

5515869164_f5b05aca47_b.jpg

 

2º Dia – Quarta-feira 02/03/2011:

 

Durante toda noite choveu sem parar e esfriou bastante, felizmente amanheceu com 14 ºC e sem chuva. Levei roupa para esta faixa de temperatura, porém achei que um saco de dormir não serviria... Grande engano, mesmo com uma manta tive que me encolher.

 

Através do celular soube por meu pai que nesta madrugada havia feito -3 ºC em Urubici na madrugada, rsrs. A frente fria havia passado só agora por lá, então julguei que nos demais dias só pegaria tempo ruim, já que estava bem mais ao norte do estado e próximo ao mar.

 

Nos pontos mais altos da serra do Quiriri e Panduva há sinal de celular, acredito de todas operadoras. Mas, é bom lembrar de desligar o celular durante o dia para poupar a bateria, já que em caso de urgência você vai querer ter.

 

Pela manhã apreciei como café da manhã pão de queijo, isso mesmo! Receita fácil de fazer e o melhor que pesa pouco na mochila já que os ingredientes são secos.

1 colher (sopa) de leite em pó

3/4 xícaras. de polvilho azedo

50g de queijo parmesão ralado ou provolone

1 colher (café) de sal

1 colher (café) de fermento em pó

100 mL de água

Mistura tudo e faz na panela de preferência untada com óleo ou antiaderente em fogo baixo. Fica muito bom!

 

Acampamento desmontado, agora rumo ao outro ponto muito procurado na Serra do Quiriri, o Marco da Divisa SC/PR. Neste momento da foto próximo a nascente do Rio Quiriri do Paraná.

5515770644_d74c0b86b7_b.jpg

 

Nessa manhã o tempo já demonstrava pra minha alegria que poderia abrir, afinal tempo bom na serra é uma certeza de paisagens bonitas.

Segui a travessia pela espinha dorsal que leva ao topo do Morro Padre Raulino, com mais de 1500 metros de altitude. Abaixo a vista do morro.

5515179409_447c706ab2_b.jpg

 

A partir desse morro o visual deu uma boa limpada e para o lado de dentro da serra já dava para ter uma vista mais limpa pros lados de Tijucas do Sul PR.

5515770806_b589987b6a_b.jpg

 

5515179575_1e22292447_b.jpg

 

Subindo e descendo coxilhas a paisagens ao poucos vai indicando que estamos mais próximos as florestas de pinus do lado paranaense. Já há algumas fazendas de criação de gado, porém, não vi nenhum. Talvez por que depois escutei de moradores locais que há onça parda atacando os rebanhos no alto da serra. ::lol4::

5515771102_727268686c_b.jpg

 

5515179869_41baaf6b07_b.jpg

 

Finalmente de longe já avistei o Marco da Divisa (1407 metros). Este construído depois de um acordo de 1916 para apaziguar a briga entre SC e PR por suas divisas. Agora só não me pergunte como é que constroem um negocio desses no meio do nada!

5515180033_f4ec7692b3_b.jpg

 

5515180207_3f62356866_b.jpg

 

Do lado paranaense a paisagem já muda um bocado, logo já avistava as bordas das plantações de pinus.

5515180531_89e126374c_b.jpg

 

5515180775_7852c7477d_b.jpg

 

Já almocei dentro da floresta de pinus, penne com molho de queijo, uma barbadinha de fazer:

- 250 g de massa penne, parafuso ou concha.

- 1 pacote de sopa de 80 g de seu sabor predileto.

Basta colocar a água na panela e todos os ingredientes para cozinhar juntos. Quando a sopa estiver espessa a massa vai estar pronta. Bom apetite! ::otemo::

 

Adentrei mais o bosque de pinheiros, muitos o chamam de território do “Inferno Verde”, pois são quilômetros a perder de vista de plantações apenas de pinus com inúmeras estradinhas que parecem um verdadeiro labirinto.

5515181009_94bee5c84f_b.jpg

 

5515180933_6bf1a4eb0a_b.jpg

 

Aqui tenho que dizer que mesmo vendo o local no Google Earth e traçando o caminho por ele, me parece que as imagens do local estão bastante desatualizadas e também pode ter certo erro de coordenadas. Já que há algumas imagens sobrepostas sobre outras.

 

Para evitar de andar muito pelas estradas eu às vezes atalhava por meio dos bosques, nem sempre eles são limpos por baixo, há bastante vegetação especialmente nos bosques mais novos. Atalhei também por dentro de um rio e achei até estradas que não aparecem no Google earth como as fotos abaixo demonstram.

5515772390_73549f9045_b.jpg

 

5515181485_24d6f71269_b.jpg

 

Aqui no “Inferno Verde” eu devo lembrar a todos que é uma região bastante complicada para navegação. Já que a visibilidade de pontos de referência é bem menor no vale e nos bosques de pinus ainda mais que estes podem estar com nevoeiro. Também há muito sobe e desce como você poderá ver no gráfico de altimetria desse dia, mostrado mais abaixo.

Então recomendo este trecho para trekkers mais experientes que saibam navegar bem por mapas com bússola e GPS. Lembrando que é bom traçar também uma rota de fuga na direção de alguma casa em Tijucas do Sul.

 

Entretanto, também há vista bonita nesse trecho, como por exemplo uma cachoeira com mais de 200 metros de altura que vi na encosta da serra.

5515181055_e8f77ece52_b.jpg

 

Continuei galgando estradas e bosques serra acima para finalmente achar um local a mais de 1500 metros de altitude que fosse abrigado do vento e que tivesse um ponto de água. Encontrei uma estrada abandonada que tinha um barranco e próximo ao local havia uma gargantinha com água.

5515181643_86dd24a642_b.jpg

 

Anoiteceu por volta das 19h, fiz minha janta que foi um cheiroso cozido de batatas com lingüiça calabresa com queijo provolone e ervas finas. Afinal é bom sofrer durante a trilha, mas o almojanta tem que ser bom!

 

Apesar da chuva durante toda noite, eu dormi bem neste local e de madrugada tive que puxar o cobertor de emergência para esquentar um pouco mais. Também havia sinal de celular já que era um ponto alto.

 

Neste dia andei um pouco menos por já estar um pouco cansado devido ao sobe e desce constante do dia. Veja o gráfico da altimetria:

5515869360_81084f466f_b.jpg

Distância: 22,1 Km a pé

Aclive e declive acumulados: 1248 m e 1106 m respectivamente.

 

Abaixo a visão do percurso do segundo dia no Google Earth:

5515277977_a2dfdcd7a4_b.jpg

 

3º Dia – Quinta-feira 03/03/2011:

 

Amanheceu com chuva fraca e ventando bastante, tenha vontade de sair assim às 6h da barraca! rsrs

 

Mas, faz parte né? No café da manhã comi panquecas doces com Nutela, mas poderia ser salgadas também, basta substituir dois ingredientes:

4 colheres (sopa) de farinha de trigo

2 colheres (sopa) de leite em pó

2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado (salgada) ou 2 de sopa de Nescau (doce)

1 pitada de sal (salgada) ou 5 colheres de açúcar (doce)

100 ml de água

2 colheres (sopa) de óleo ou azeite

Você também pode passar geléia, chocolate, queijo Polenghi, mel, margarina ou doce de leite. Vai de sua preferência!

 

Desmontado o acampamento segui pelas estradinhas no rumo do Morro Araçatuba, Serra da Panduva PR.

5515773158_fab7c9bdc3_b.jpg

 

No caminho e devido à altitude já começava a aparecer esta taquara típica da altitude, principalmente acima dos 1500 metros. Bastante vista também próximo ao topo do Pico Paraná PR.

5515181783_c4c81a4124_b.jpg

 

Agora já dava para ver que o Morro Araçatuba estava mais próximo, o GPS marcava apenas 3 Km. Porém, havia um vale e segundo minhas marcações com atalho eu tinha que subir o morro de mais de 200 metros de altura pelo meio do mato.

 

FOI UM SUFOCO! Muito inclinado e cheio de taquarinhas que grudam na pele, levei mais de 1 hora para conseguir subir em meio à vegetação muito fechada e que prendia o movimento a toda hora.

No topo do morro ainda tinha que subir muito mais, mas pelo menos já era campo.

5515773350_4373a53645_b.jpg

 

Levei ainda um bom tempo ainda para chegar no Araçatuba depois de ter subido os 200 metros de aclive vertical da subida da foto acima.

O tempo no Morro Araçatuba estava medonho! Era 17h e o vento estava com rajadas de 60 Km/h para mais, garoa, cerração e temperatura ambiente de 12 ºC. Sensação térmica de 6 ºC! ::Cold::

 

Andei muito rápido morro acima e sem parar, cheguei no topo do Araçatuba (1673 metros), às 17:50 e desci o mais rápido que pude já que não queria ter de acampar em tanta altitude e exposto ao vento e também por que já tremia de frio.

5515773488_8cfaa56ec0_b.jpg

 

A cada centena de metros que desci ficava cada vez mais confortável e com muita pressa numa trilha cheia de barro em meio ao campo eu cai cada tombo lindo! ::lol4::

Contudo, a paisagem quis me agraciar um pouco!

5515182411_c058dda83d_b.jpg

 

5515183223_a037ed482c_b.jpg

 

Um pouco depois da repressa Vossoroca é o meu destino final, aqui a vemos de cima.

5515773990_6235dc5a3f_b.jpg

 

Cheguei às 19h no início da trilha, já começava a anoitecer e não havia ninguém em nenhuma das casas próximas. Caminhei mais adiante e achei um vizinho para o qual pedi autorização para pernoitar no “camping” da entrada do Araçatuba (917 metros).

 

Pedi informações sobre como ir dali perto para Curitiba e o morador disse que havia ônibus a partir da BR, localidade de Matulão.

Autorização concedida montei minha barraca atrás dos banheiros, próximo ao riacho. Local muito bom por sinal, até deu para tomar um banho de água fria em um chuveiro. ::lol3::

 

No local não é permitido acampar que se diga, apenas foi me dado uma permissão devido a ser dia da semana. Até mesmo por que os espaços bons para montar adequadamente uma barraca são escassos. No local havia um papel escrito:

R$ 5,00 para motos

R$ 10,00 para carros

Mas, não mencionava o preço por pessoa para subir o Morro Araçatuba. Achei carro os preços da tabela!

 

Na manhã do dia seguinte desmontei acampamento bem cedo.

5515774368_296234861a_b.jpg

 

5515183411_4bf3d2f8cc_b.jpg

 

Partir para a BR e ao chegar nela fui pela contramão na direção da Repressa Vossoroca. Logo após ela a direita há um postos de Combustíveis com restaurante bom e barato. Almocei lá por R$ 10,00 um buffet livre de comida caseira delicioso. Só não sei dizer agora se era delicioso, porque a fome era grande. ::otemo::

 

Final da travessia, dever cumprido em parte. Pois, saindo dali para Curitiba ainda nos próximos dias eu iria fazer o Caminho do Itupava e o ataque ao Conjunto Marumbi.

 

No último dia andei um pouco mais, porém sem tanta subida e sim com muita descida. Veja o gráfico da altimetria:

5515869688_2db1be5df2_b.jpg

Distância: 24,8 Km a pé

Aclive e declive acumulados: 1208 m e 1766 m respectivamente.

 

Abaixo a visão do percurso do segundo dia no Google Earth:

5515278381_4a1d21b955_b.jpg

 

No posto me informei sobre o ônibus para Curitiba. Há ônibus às 12h e às 15h ao custo de R$ 9,00 da empresa Expresso Maringá, linha Guaratuba x Curitiba. Para embarcar no ônibus tem que ficar no canteiro entre o posto e a BR próximo a um tambor amarelo e ficar cuidando muito bem a rodovia. Por que os ônibus da empresa (de cor cinza) sobem a serra com bastante velocidade e se você não fizer sinal o motorista não vai parar. Mais informações sobre a linha ou outros destinos a partir do posto com a empresa: http://www.expressomaringa.com.br/home.aspx

 

Mesmo com o tempo chuvoso, frio e por fazer a travessia sozinho gostei muito dela! E considero que com um tempo melhor esta travessia deve ser espetacular para trekkers minimalistas que gostem de desafio. No sentido contrário a travessia fica um pouco mais fácil.

 

Chek list dos equipamentos que eu levei para você ter uma referência do que levar:

- Mochila cargueira Deuter Air Contact Pro 70 + 15L (boa devido a suportar bastante peso com conforto).

- Barraca Azteq Nepal (boa pela impearmibilidade do tecido).

- Isolante térmico 6 mm aluminizado (deu conta do recado).

- Fogareiro Primus MF, garrafa de combustível com 300 mL de benzina (bom pela versatilidade de combustíveis).

- Panela Primus Eta Power (boa, pois aumenta a eficiência).

- Prato de Lexan e talheres de policarbonato Sea to Summit (bom, pouco peso).

- Bastão Azteq Carbon (1 apenas, ajudou muito).

- Lanterna Petzl Tikkina (boa, pois é confiável).

- Sacos estanques Sea to Summit: 8, 13 e 35 L (bom, pois deixou tudo seco).

- Reservatório Source 3 L com Thermo Bag (levava 1,5 L sempre, pois tinha água farta no caminho).

- Canivete Suíço e faca Tramontina (depois do filme 127 h levo os dois, rsrs).

- GPS Garmin etrex Legend com 5 pares de pilhas para 6 dias (deu conta do recado).

- Bolsa térmica (manteve a comida seca e o chocolate inteiro).

- Roupas: 2 calções de banho, 1 sunga, 1 blusa e 1 calça thermoskin, um gorro de fleece, 1 jaqueta de fleece, 2 bonés, 2 pares de meia, 2 camisetas dry fit, 1 anoraque leve e 1 camiseta de poliviscose. Levei algumas roupas a mais, pois sem logística do carro e viajando de ônibus não queria parecer feio por ai, rsrs.

- Calçados: Tênis Salomon Sport Amphibian (para caminhar nos trechos úmidos – todos), e tênis Merrell Gore-tex (para os trechos secos e calçado de reserva, acampamento e viagem).

- Comida: pesei e deu 3,5 Kg para 5 dias. Levei comida a mais, pois minha pretensão era fazer a travessia em 4 dias e ter 1 dia de reserva para alguma emergência.

- 20 metros de cordin de 4 mm (só usei para amarrar o plástico do avanço da barraca).

- Plástico de 2 por 5 m (muito útil para poder cozinhar fora da barraca).

- Outros: kit de reparos para mochila e barraca, óculos de sol, artigos de higiene, chaves, dinheiro, documento, fósforos, isqueiro, manta de 1 x 1,5 m, kit de primeiros socorros, tratamento para água, celular, câmera digital, MP3, etc.

 

* Observação: levei alguns objetos a mais que não precisaria, pois saindo da travessia fui fazer o Caminho do Itupava e Conjunto Marumbi.

 

A quem interessar eu posso enviar o trajeto em KML desta travessia. Envie um e-mail para: tiagokorb@hotmail.com

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Meus parabéns!!!! Baita travessia, ainda mais solo e sem resgate, no peito e na raça!!!

Eu ainda estou tentando fazer a travessia Garuva-Crista e tu já emendou esta... o mapa já imprimi em A0 colorido... ::cool:::'>

Se Deus quiser não passa deste ano minha estréia nos campos do Quiriri.

Depois te mando e-mail, vou querer esta também.

 

Então, por favor, caro trekker que for realizar trilha ou travessia na Serra do Quiriri: traga seu lixo de volta (inclusive papel higiênico), não desmate, não traga plantas, não faça fogueiras, faça o número 1 a pelo menos 70 metros de cursos de água, enterre o número 2 a pelos menos 70 metros de um curso de água e seja educado com a população do local!

 

Isto é mínimo impacto, atitude que todos devem ter em ambientes naturais.

Quem quiser saber mais :arrow:http://www.pegaleve.org.br/

Mais uma vez, parabéns!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Obrigado Otávio!

 

Na primeira vez que fui na Serra do Quiriri fiz 13 Km no primeiro dia e acampei bem antes da Pedra do Lagarto. Ganhando experiência com o local uma travessia mais longa lá já fica facilitada.

 

Barbaridade! Mapa em A0, deve ser enorme este negocio! Não esquece de plastificar ele com fita ou usar um daqueles porta mapas.

 

É muito importante que todos façam sua parte lá na serra do Quiriri para manter a respeitavel atitude do Sr. Carlos Frederico. Tragam seu lixo e se puder de outros e nunca desmatem nada lá.

 

Meus parabéns!!!! Baita travessia, ainda mais solo e sem resgate, no peito e na raça!!!

Eu ainda estou tentando fazer a travessia Garuva-Crista e tu já emendou esta... o mapa já imprimi em A0 colorido... ::cool:::'>

Se Deus quiser não passa deste ano minha estréia nos campos do Quiriri.

Depois te mando e-mail, vou querer esta também.

 

Então, por favor, caro trekker que for realizar trilha ou travessia na Serra do Quiriri: traga seu lixo de volta (inclusive papel higiênico), não desmate, não traga plantas, não faça fogueiras, faça o número 1 a pelo menos 70 metros de cursos de água, enterre o número 2 a pelos menos 70 metros de um curso de água e seja educado com a população do local!

 

Isto é mínimo impacto, atitude que todos devem ter em ambientes naturais.

Quem quiser saber mais :arrow:http://www.pegaleve.org.br/

Mais uma vez, parabéns!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Parabens pelo seu relato, ::otemo:: ficou muito legal, principalmente as receitas gastronomicas ::lol4:: . So fica aqui um puxão de orelha, ::toma:: como vc me sai pra serra sem saco de dormir, sabendo que a tendencia é esfriar muito anoite ::Cold:: . Mas torno reafirmar, parabéns pela sua coragem e dispozição! Deve ser muito lindo esta travessia com o tempo aberto .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Obrigado Mageta!

 

Pow cara, consultei todas as previsões do tempo e ainda era verão! rsrs

 

Meu saco de dormir ainda pesa 900 gramas a mais para carregar sendo pra -3 ºC, rsrs. Achei melhor não levar. ::prestessao::

 

Recomendo todos que forem levarem um cobertor de emergência, eu levei e usei. É claro que acordei com a manta com muita condensação. Não passei aperto, mas também não tive muito conforto.

 

Parabens pelo seu relato, ::otemo:: ficou muito legal, principalmente as receitas gastronomicas ::lol4:: . So fica aqui um puxão de orelha, ::toma:: como vc me sai pra serra sem saco de dormir, sabendo que a tendencia é esfriar muito anoite ::Cold:: . Mas torno reafirmar, parabéns pela sua coragem e dispozição! Deve ser muito lindo esta travessia com o tempo aberto .
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Parabens pela trip, Tiago... e pensar q o Elcio e o Michael (do altamontanha) a fizeram em menos de 48hrs!!! Eu, hein.. Mas francamente tai uma pernada q nunca despertou mto meu interesse devido ao enorme, entediante e sacal trecho de reflorestamento de pinnus no meio, q broxa qq um q se dispoe a pernar no mato e nao por emaranhdos de estradas de terra. Em contrapartida seus extremos, a escarpada Serra do Aracatuba e os campos dourados da Serra do Quiriri, sao mto mais interessantes e viraram faz tempo meus playgrounds de trocentas exploracoes. Pra tds os gostos e bolsos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Obrigado Jorge!

 

Também não sou entusiasta da caminhada dos bosques de pinus, mas valeu pelo desafio do sobe e desce nas labirintosas estradinhas.

 

Há a opção de ir via Morro dos Perdidos também, num trajeto com bastante mata. Porém, com a chuva e nevoeiro desde verão não era muito animador.

 

Parabens pela trip, Tiago... e pensar q o Elcio e o Michael (do altamontanha) a fizeram em menos de 48hrs!!! Eu, hein.. Mas francamente tai uma pernada q nunca despertou mto meu interesse devido ao enorme, entediante e sacal trecho de reflorestamento de pinnus no meio, q broxa qq um q se dispoe a pernar no mato e nao por emaranhdos de estradas de terra. Em contrapartida seus extremos, a escarpada Serra do Aracatuba e os campos dourados da Serra do Quiriri, sao mto mais interessantes e viraram faz tempo meus playgrounds de trocentas exploracoes. Pra tds os gostos e bolsos.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Olá Tiago!

 

Bela travessia, parabéns! Muito bacana o relato da trip, minimalista no equipamento mas maximalista no espírito. Gostei também das receitas gastronômicas inusitadas. ::otemo::

 

Estou a cada dia com mais vontade de conhecer melhor esta região e fazer esta travessia, mas acho que vou iniciar pela subida do Crista, até como ambientação, porque estou um pouco fora de forma.

 

Abraço,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...