Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

O ENCANTO DE OLLANTAYTAMBO

Postado
  • Membros
  • Este é um post popular.

ollantaytambo-peru-4.webp?w=782&h=520

Olhando de longe, parece ser Machu Picchu, olhando de perto, é Ollantaytambo. Esse lugar ocupa o meu segundo lugar no pódio “Lugares para deixar o queixo caído”. Me surpreendi com a beleza e com a delicadeza desse local.

Dominada por duas grandes ruínas incas, a pitoresca aldeia de Ollantaytambo (chamada de Ollanta pelos moradores) é o melhor exemplo da genialidade do planejamento urbano inca, com ruas estreitas, em forma de paralelepípedos, e habitadas desde o século XIII. Um dos pontos de partida para Machu Picchu, Ollanta é adorável, ótima para vagar pelas ruelas estreitas, labirínticas, passando por casas de pedra e canais de irrigação, como se estivessemos voltando no tempo.

Saímos das Salinas (terá um post sobre) em direção a Ollantaytambo. Paisagens e estradas capazes de deixar qualquer brasileiro com a boca aberta. Nunca tinha visto algo tão bonito. Andes, belas montanhas, e mais Andes! Belíssimos picos nevados, céu azulado e campos de cultivo em tons de verde e amarelo. Chegando em Ollantaytambo imediatamente me apaixonei. É um sítio arqueológico enorme (a área total do complexo é de 600 hectares), com a única vila inca, ainda habitada no Peru, e que ainda usam os mesmos antigos e modernos aquedutos para abastecer de água sua população. Aqui a gente vê monumentos militares, religiosos, agrícolas, astronômicos.

Frequentes combis e coletivos ligam Urubamba a Ollantaytambo. Duas empresas oferecem trem entre Cusco, Ollantaytambo e Aguas Calientes; a Peru Rail e a Inca Rail. Em Cusco, várias empresas oferecem o passeio do Vale Sagrado, que percorre todos os locais do encantador Vale Sagrado Inca. Fizemos o passeio com uma empresa de turismo, contratamos o serviço na Plaza de Armas, em Cusco. Gostamos do atendimento e fechamos todos os outros passeios com a empresa. Confesso que é bem cansativo. A van passou no nosso hotel por volta das 4h da manhã, muito cedo para tomarmos café no hotel. A empresa oferece o café da manhã. Saímos de Ollantaytambo e fomos para Písac. Chegamos no centro de Cusco em torno das 21h, exaustos, com um frio de -2°C, que não estamos acostumados, mas chegamos com as malas cheias de belas recordações, e feliz por ter conhecido esse lugar encantador. Apesar de cansativo, o tempo passou voando. Foi difícil dormir, as belas paisagens não saíam da minha mente. Se tivéssemos com mais tempo, teríamos feito em dois dias o Vale Sagrado, até recomendo. São muitos lugares espetaculares para fazer apenas em um dia.

a-machupicchu-2.jpg?w=642&h=428

A subida até o topo do Santuário Arqueológico, apesar de parecer fácil, é bastante difícil. Cada degrau deixado para trás era uma vitória. É difícil encontrar ar nos pulmões, você senta no meio do caminho para conhecer a história do local, e quando se dar conta está lá no topo, observando a charmosa vila de Ollantaytambo, com seus becos, vielas, aquedutos, e toda a cultura mágica do povo inca. Para mim, de todo o Vale Sagrado, Ollantaytambo foi o segundo lugar que mais me surpreendeu, e que mais me aproximou do meu eu. Ao sentar nas colunas sagradas do lugar, por várias vezes pensei: “Meu Deus, não estou acreditando que estou aqui”, Conheça esse lugar e aproxime-se de você mesmo.

Featured Replies

Postado
  • Membros

Tive o mesmo encantamento. Dormimos uma.noite por lá, e posso dizer que a noite, com pouquíssimos turistas, ela é mais incrível ainda. Na manhã seguinte visitamos o outro sítio arqueológico, Pinkuylunna, de acesso gratuito, só precisando de.muito.folego pra subir toda a escadaria ,e depois do almoço pegamos o trem pra Águas Calientes. O Valle Sagrado me fez amar as montanhas.

• 6 meses depois...
Postado
  • Membros

Que legal ler os relatos de vocês. Estou indo agora entre agosto e setembro de 2023 e vou ficar uma noite e um dia todo em Ollantaytambo.

Editado por Eveposs

• 1 mês depois...
Postado
  • Membros
Em 21/12/2022 em 10:05, JanaCometti disse:

Tive o mesmo encantamento. Dormimos uma.noite por lá, e posso dizer que a noite, com pouquíssimos turistas, ela é mais incrível ainda. Na manhã seguinte visitamos o outro sítio arqueológico, Pinkuylunna, de acesso gratuito, só precisando de.muito.folego pra subir toda a escadaria ,e depois do almoço pegamos o trem pra Águas Calientes. O Valle Sagrado me fez amar as montanhas.

Oi, o Pinkuylunna é o mesmo que Parque Arqueologico Nacional de Ollanta? Estou querendo fazer o circuito III do bilhete turístico que inclui Ollanta. Minha dúvida é o que é visitado nesse circuito III em Ollanta. Estou querendo fazer exatamente o que fizeram só não estou sabendo como encaixar com o bilhete turístico 

Postado
  • Membros
12 horas atrás, totv73 disse:

Oi, o Pinkuylunna é o mesmo que Parque Arqueologico Nacional de Ollanta? Estou querendo fazer o circuito III do bilhete turístico que inclui Ollanta. Minha dúvida é o que é visitado nesse circuito III em Ollanta. Estou querendo fazer exatamente o que fizeram só não estou sabendo como encaixar com o bilhete turístico 

Não, o do Bilhete Turístico é o sítio arqueológico principal, que é incrível. Nós visitamos o principal junto com a excursão, dormimos lá e fizemos o Pinkuylunna na manhã seguinte. Ele é grátis, tem entrada livre, só precisa de fôlego pq são MUITOS degraus. Almoçamos em Ollanta e a tarde pegamos o trem pra Águas Calientes.

• 1 mês depois...
Postado
  • Autor
  • Membros
Em 21/12/2022 em 10:05, JanaCometti disse:

AAAH que ótimo. Lugar maravilhoso neh? 

Postado
  • Autor
  • Membros
Em 07/07/2023 em 07:55, Eveposs disse:

Que legal ler os relatos de vocês. Estou indo agora entre agosto e setembro de 2023 e vou ficar uma noite e um dia todo em Ollantaytambo.

E aí, como foi a viagem?

Postado
  • Membros
Em 30/09/2023 em 11:58, Jonpelomundo disse:

E aí, como foi a viagem?

Olá, Jon. Boa tarde! Cheguei há duas semanas de lá. Foram ao todo 23 dias de viagem e fiquei uma noite em Ollantaytambo, conforme tinha mencionado. Que experiência linda ver Ollan sem turistas. Já tinha passado por lá no passeio do Vale Sagrado, mas é muito corrido, não há tempo para apreciação. Cheguei à Ollan pela noite, no retorno de Machu Picchu. Fazia um frio imenso que nossa ansiedade era alcançar logo à hospedagem e tomar um banho quente. Nos hospedamos na pousada Las Portadas. Ao amanhecer, após o café, fomos percorrer o lugarejo. Uma brisa gelada ia batizando a caminhada, as montanhas nos circundavam e um constante barulho de água vinha das acequias (como canaletas), que escoavam a vazão pelas laterais das vielas com piso de pedras. Ollan é um registro material, vivo e bonito da concepção de planejamento urbano dos projetistas do "Império Tahuantinsuyo".  Conhecemos uma casa que se conserva ainda com elementos incaicos, dentro tinha crânios de antepassados da família 😮 e outros elementos pertencentes à cosmovisão andina. Depois subimos até a Pinkuyllunna. Lá em cima comecei a ter sintomas severos de uma intoxicação alimentar. Tivemos que apressar um pouco o retorno para Cusco. Mas o que vimos foi suficiente para encantar. E graças aos relatos cuidadosos de vocês aqui da comunidade mochileiros.com pude dar devida atenção a esse lugar na montagem do meu roteiro. Gratidão, pessoal! 💛💐

Editado por Eveposs

• 10 meses depois...
Postado
  • Membros

Olá colega. Estou pesquisando e montando roteiro para essa viagem incrível! Gostaria de saber como fizeram com a mala em Ollantaytambo. A Perurail ou Inca ofecerem armários para guardarmos malas maiores? Queria passar um dia inteiro lá, para só depois ir a Águas Calientes e Machu Picchu no dia seguinte

Postado
  • Membros
18 horas atrás, Carina N Souza disse:

Olá colega. Estou pesquisando e montando roteiro para essa viagem incrível! Gostaria de saber como fizeram com a mala em Ollantaytambo. A Perurail ou Inca ofecerem armários para guardarmos malas maiores? Queria passar um dia inteiro lá, para só depois ir a Águas Calientes e Machu Picchu no dia seguinte

Estive lá em /24. Na entrada do sítio arqueológico de ollanta tem uma feirinha e várias lojinhas e cafeterias e tal, todas elas guardam as malas dos turistas, vc chega perto e eles já oferecem esse serviço, aí vc deixa a mala, visita a fortaleza e na saída pega a mala e deixa uns soles lá de gorjeta. Bem de boa e muita gente faz isso, quando vc deixa a mala eles anotam e te dão um recibo, pra pegar depois. 

Vc tbm pode deixar a mala na hospedagem, mesmo antes do check in. 

Eu vim de cusco, no tour do Vale sagrado que passa em Chinchero, maras, moray, Ollantaytambo e pisac, mas fiquei em ollanta, deixei a mala nesse esquema que falei, visitei o sitio com o guia da agência, quando acabou o tour eles voltaram e eu fiquei lá na fortaleza até fechar, sai e peguei e mala e fui pra pousada. No outro dia cedo visitei o outro sitio arqueológico da cidade, na montanha de frente, bem interessante, e peguei o trem para Aguas Calientes no meio da tarde. A cidadezinha é bem legal, vale a noite!

Postado
  • Membros

Pessoal, alguém tem dica de como fazer Chincheros, Maras, Moray e parada final em Ollanta de forma privada (sem ser por excursão)? Tentei com a Taxidatum mas eles já não tem mais vagas. Obrigada!

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Conteúdo Similar

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.