Ir para conteúdo

Como fazer um mochilão?


Posts Recomendados

  • Membros

Olá, me chamo thaylon e tenho 17 anos. 

Sempre gostei de viagens (apesar de nunca ter viajado de verdade) e sempre quis conhecer o mundo, foi através de alguns canais no YouTube que surgiu a inspiração de tentar de alguma forma viver de mochilão, visitando países e suas culturas mas tenho grandes problemas que ainda não solucionei e que decidi compartilhar aqui para que alguém me ajude nesse sonho meu.

Bom, para começar tenho dois anos para me preparar e estou querendo sair da minha cidade (são Luis, Maranhão) e ir até o sul,  mais precisamente santa Catarina e de lá seguir para os outros países.

agora que falei um pouco dos meus objetivos quero falar dos meus problemas e é aí que você entra.

Problemas:

Um orçamento bom?

O básico para levar?

A pé ou de bicicleta?

Worldpackers funciona mesmo?

E como perder o medo de fazer essa aventura?

Essas são minhas principais dúvidas, Muito obrigado pela atenção que você me deu até aqui. ♥️

Editado por Thaylon
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Acredito que o  rapaz disse que será daqui 2 anos, então já maior de idade.

 

Vou te dar uma resposta que não responde nada 😆, mas é a verdade: tudo depende do que você quer fazer e o que visitiar.

Você pode viajar de duas maneiras, a moda louca ou planejado.
A moda louca: não tem muito o que explicar, pega a mochila e sai andando. 99% das vezes não funciona, pois você acaba virando um mendigo, então não se baseie em canais de youtube de pessoas que viajam assim.

Viajar planejado: hoje, graças a internet, você encontra muito mais informações sem gastar um real de seu bolso. Como é novo nisso, recomendo fortemente ler os relatos nessa parte do forum https://www.mochileiros.com/forum/13-relatos-de-viagem/ pois vai entender melhor como as pessoas viajam, quanto gastam, quantos dias passam, etc. A questão do planejamento é que não existe fórmula genérica que responda a sua questão, cada país tem suas leis, suas regras, suas culturas, suas economias e dentro do país cada estado tem suas diferenças, etc. Então a sua pergunta precisa ser feita para cada cidade, por ex, o custo de vida de Ushuaia é muito mais caro do que do interior da Bahia. então sem um roteiro definido não tem nem como ter uma base de orçamento, pois não sei se você vai passar em Ushuaia ou no interior da Bahia. A pé ou bicicleta: nenhum dos dois. Essa ideia romântica de andar por todo o Brasil não existe se você não tiver um planejamento bem forte e um objetivo. Andar 50km já é complicado, imagina andar 5.000km? Faça o experimento, atravesse a pé a cidade de S. Luís de ponta a ponta, entenderá que é uma tarefa hercúlea. E isso dentro da cidade, imagina andar de uma cidade a outra, 50km de distância onde só tem mato, e você só tem um pequeno espaço do acostamento onde passam caminhões e carros a 100km/h do seu lado. Ainda mais no nordeste que as condições de estradas são muito piores.
Worldpackers funciona? Depende do país, da cidade, do hostel, etc. Mas, dá para dizer que sim, você só precisa pesquisar antes , pois você não vai encontrar um hostel em cada cidade que for visitar que te aceite a trabalhar lá.
Medo não é ruim, medo te ajuda a tomar decisões mais pensadas para não se dar mal. A questão é só não te deixar o medo te engolir. O medo é baseado no desconhecido, então quanto mais você lê sobre o assunto (lendo relatos) mais você pega confiança, mas claramente, teoria é uma coisa e prática é outra, então é colocar um pé na frente do outro e ir seguindo.

 

 

  • Gostei! 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
9 horas atrás, Thaylon disse:

E como perder o medo de fazer essa aventura?

Acrescentando à resposta do Davi, sugiro que faça um experimento: pense como iria de São Luis até o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. O que levaria? Como iria? Qual caminho seguiria?

Parece pouco mas não é. A simples pesquisa de como resolver as questões acima para um trecho tão curto (e depois realizá-la) irá ajudá-lo a perder o medo. Começar com algo grande não funcionará. As pessoas não escalam altas montanhas logo de cara ou ainda atravessam mares "de primeira". Se não começar subindo o morro da esquina ou o riacho atrás do bairro, não chegará onde deseja.

Você tem tempo. Cuide do corpo e planeje. Sair na louca não resolve nada, ao contrário, cria mais problemas.

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Comece pequeno, explorando a grama do seu quintal, antes de almejar o gramado do vizinho. Pega um feriadão, tenta ir de uma cidade a outra (que tenha praia, atrativos, alguma coisa), tente passar uns 2 ou 3 dias por conta própria (seja em hostel, hotel humilde ou acampando), ponha tudo na ponta do lápis em termos de orçamento e tire suas conclusões a partir daí.

Primeiro, a experiência. 

15 horas atrás, Thaylon disse:

Um orçamento bom?

Bom, depende do estilo de viagem da pessoa. Tem gente que dorme até em rodoviária se deixar, assim como tem gente que não viaja sem dormir em hotel. Tem quem prepare a própria refeição, assim como tem os que não dispensam prato executivo, fast food, essas coisas. Aí tudo influencia. A única certeza é de que existem três gastos básicos: alimentação, transporte e hospedagem. Dá para "driblar" gastos com alternativas (carona, bivaque, cozimento do próprio alimento), mas aí como disse anteriormente, varia de pessoa para pessoa. Nas viagens dentro do Brasil eu sempre fiquei bem com uma média de 2-3 mil reais ficando fora de casa por algumas semanas (sem incluir passagem aérea), mas tem quem consiga andar no país inteiro com bem menos do que isso. Fora do país, o negócio muda.

15 horas atrás, Thaylon disse:

O básico para levar?

Uma boa mochila, umas mudas de roupa (para calor e frio), um kit de medicamentos (afinal, uma simples diarreia do viajante pode ferrar uma viagem inteira, é bom ter o básico para primeiros socorros e cuidado próprio), um kit para cozinha (caso queira preparar a própria comida), e barraca (caso queira acampar). Se for de bike, o kit reparo (+ câmaras extras) é imperativo.

15 horas atrás, Thaylon disse:

A pé ou de bicicleta?

Aí vai depender de você. Mas ambas as formas são possíveis. Em todo o caso, vc aguenta o pique de passar umas boas horinhas pedalando de uma cidade à outra com uma carga devidamente presa no alforge/cargueiro? Para vc ter uma ideia, leva mais ou menos umas 3-4 horas para vc fazer uma média de 50km numa estrada plana. Dependendo da região do país, pode ter muito sobe-desce infernal. Fora as paradas de lanche, eventuais descansos, imprevistos, etc. Por outro lado, à pé vc pode ter a sorte de pedir carona à moda antiga. Como opção, existe o blablacar, que é um app de carona paga que funciona bem no sul brasileiro.

15 horas atrás, Thaylon disse:

Worldpackers funciona mesmo?

Nessa vou ficar lhe devendo, nunca precisei recorrer, mas nas poucas vezes em que vi falarem a respeito por aqui, foram coisas boas. Há o airbnb/couchsurfing/booking como alternativa. 

15 horas atrás, Thaylon disse:

E como perder o medo de fazer essa aventura?

Como disse no início, começa pequeno, indo em outra cidade, visitando algum lugar bacana no seu estado ou no estado vizinho (Pará seria uma boa referência), e vai pegando a "noção" da coisa, enquanto vai passando uns dias fora de casa. Daqui para sua passagem aérea (ou de ônibus) para o sul, vc já vai estar mais "afiado". 

E como já foi falado aqui, sempre tenha um plano de emergência. Ou seja, caso dê merda, a possibilidade de voltar de boa para sua casa sem passar perrengue por aí.

Editado por StanlleySantos
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Em 09/02/2023 em 09:54, StanlleySantos disse:

Comece pequeno, explorando a grama do seu quintal, antes de almejar o gramado do vizinho. Pega um feriadão, tenta ir de uma cidade a outra (que tenha praia, atrativos, alguma coisa), tente passar uns 2 ou 3 dias por conta própria (seja em hostel, hotel humilde ou acampando), ponha tudo na ponta do lápis em termos de orçamento e tire suas conclusões a partir daí.

Exatamente! Procure começar com viagens menores para ir ganhando experiência. Lembre-se: primeiro tem que a aprender a engatinhar antes de aprender a andar!

Nessas viagens menores vc vai encontrar muitas respostas, como o básico pra levar, se pra vc é melhor de bike ou andando, qual o orçamento e, claro, vai perdendo o medo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...