Ir para conteúdo

Tickets de Trem na Itália - Perguntas e Respostas


Posts Recomendados

  • 2 meses depois...
  • Respostas 242
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros
Moçada,

 

Minha mochila foi FURTADA num trem da Trenitalia. Parti de Roma Termini em direção a Veneza Santa Lúcia. Tive de deixar as duas mochilas na estante de bagagens que fica em frente ao banheiro, na entrada do vagão, pois o bagageiro de cima do assento é pequeno. Na primeira parada, em Florença, depois do sobe e desce de gente, fui lá conferir e nada.

 

No início, achei que a mochila teria caído e alguém teria colocado em outro lugar. Passei por todos os vagões e nada! Então, falei com uma agente de trem que não encontrava minha mochila. Ela chamou outro agente que, por coincidência, falava português -- foi a única coisa boa da experiência: como é bom falar sua língua nativa na hora do aperto! Depois de mais uma olhada pelos vagões, ele apostou em furto mesmo. Disse que conhece alguns dos "malandros" (essa foi a palavra dele, bem abrasileirada) que fazem isso, viu alguns em Florença, mas nenhum tinha bagagem consigo. Disse também que a companhia tinha um seguro e me recomendou os primeiros passos da burocracia.

 

Chegando em Veneza Santa Lúcia, num domingo, o posto policial não pôde nos atender e nos mandou para a delegacia que fica na Praça São Marcos! Quem conhece, sabe que é muito longe, mas nós tivemos de ir até lá para depois voltar ao escritório da Trenitália, na estação, para pedir o seguro.

 

Depois de muita pernada, chegamos à delegacia, fizemos a ocorrência e voltamos à estação. Ficamos muito tempo preenchendo a papelada -- todo o procedimento e a caminhada levou nossa primeira manhã em Veneza. A moça do escritório pediu desculpas, disse que isso acontece duas ou três vezes por ano (o que não parece estar de acordo com o agente do trem, que disse até conhecer os bandidos), recolheu os papéis e ainda nos recomendou enviar os originais pelo correio, pois eles não poderiam nos dar nenhum comprovante de recebimento (essa foi a parte mais absurda -- ninguém na Trenitália te dá documentos sobre o ocorrido, não gostam nem de fornecer o nome). Como esperado, o Correio só abriu na segunda -- e só neste dia completamos o procedimento.

 

Agora me resta esperar um contato deles -- ou mandar e-mails me queixando!

 

Fiquei com a roupa do corpo e tive de ir comprando roupas novas durante a viagem.

 

Sorte que só havia roupa e ainda era a mochila velha -- a outra eu havia acabado de comprar. O único item "do coração" era um par de botas de caminhada (uma Azimut Nômade).

 

Moçada,

 

Finalmente, no dia 28/6, recebi o valor de 860 reais, deduzidos quase 50 reais de taxas do BB, a título de indenização da Trenitalia. Custou quase quatro meses. Ao final, não recuperei todo o valor das coisas que me foram furtadas, mas com certeza é um alento.

 

REPITO: olho na bagagem nos trens italianos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Meu, agora pintou a dúvida.

 

Comprei minhas passagens pela trenitalia e não havia pesquisado sobre como levar as bagagens. ::putz::

 

Vou com minha esposa e pretendo levar 2 malas de rodinhas (uma tem +- 70cm e a outra é um pouco maior), e se faltar espaço uma mochila cargueira pra facilitar no transporte.

 

Será que vai caber tudo no bagageiro e embaixo dos bancos?

 

Já me disseram pra ficar esperto com os batedores de carteira na Itália mas essa história do furto da mochila me deixou preocupado pois se eu não conseguir ver as bagagens o negócio vai ficar tenso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Minhas mochilas não couberam na prateleira sobre o assento, que seria mais seguro. Atente a isso. Se não for possível colocá-las lá, terá que de colocá-las sobre um assento vago, o que não será possível, obviamente, se ele estiver ocupado.

O que te sobra: colocar nos espaços entre bancos, que não são muitos, ou nas prateleiras nas entradas dos vagões. Para isso lhe seriam úteis correntes como aquelas de prender bicicletas. Outra coisa em que pensei depois: passar cadeado prendendo as duas mochilas uma na outra, de modo a dificultar o trabalho do ladrão e a evidenciar que há algo de errado se ele insistir no furto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Eu já diria que o problema de roubo (furto, na verdade) é muito frequente, ao menos nos trens da Italia. Já li muitos casos e na próxima viagem, que vou precisar passar novamente por lá, já estava pensando em levar uma pequena corrente e cadeado, para amarrar em algum lugar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Leosuda,

 

O trecho Napoles-Pompeia é feito por outra cia, a Circumvesuviana. Nessa cia, os tickets são válidos por apenas 180 minutos. Como você leva mais do que isso para ir ao Vesúvio e voltar, você terá que comprar outro.

 

Já faz dois anos que fiz a pesquisa, mas se me lembro bem, é melhor pegar os ônibus de Pompeia mesmo e não de Herculano. Pode parecer pior no mapa, mas em Pompeia os ônibus eram mais frequentes. E isso te livra do problema de ter que comprar mais um ticket.

 

Acabei desistindo do Vesúvio, pois você já vai andar muito em Pompeia (que é enorme) e ainda tem que subir o morrão depois. Muito cansativo na minha opinião, mas cada um sabe até onde as pernas aguentam.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Valeu Marcos,

 

Já mudei o roteiro, assim fica bem mais simples. Estava mesmo preocupado com esse excesso de paradas, como esse dia vai ser bem corrido quanto menos tempo perder em estações melhor.

 

Realmente vai ser bem cansativo mas tenho que tentar aproveitar bem o dia ainda mais que vou sair de Roma que não é perto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Colaboradores

Pessoal, li por aqui que não há problemas em comprar a passagem de trem para um horário e ir em outro.

É isso mesmo?

 

Eu tenho uma passagem comprada de Napoli para Roma, às 06h da manhã, mas queria ir mais tarde para não precisar me hospedar em Napoli, já que estarei hospedada em Sorrento.

Se eu não for no trem das 06h, pois pretendo chegar em Napoli às 07h ou 08h, terei que pagar uma nova passagem para Roma?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...