Ir para conteúdo

Volta completa de Ilha Grande/RJ -Uma caminhada inesquecível


Posts Recomendados

  • Membros

Oi, Jurujuba!

Não pode passar pela área da reserva. Entrei em contato com a Luciane da PEIG (Parque estadual da Ilha Grande) e ela me disse que o acesso é proibido. É permitida somente pesquisa científica e educação ambiental (sendo estes dois últimos necessários a autorização do INEA, contato: pesquisa.peig@gmail.com).

 

"Caso sejam encontrados turistas ou visitantes nesta área, os mesmos poderão ser autuados e responder processo administrativo e multa, conforme art. 46 da Lei Estadual de Crimes Ambientais nº. 3467. Em caso de desobediência, poderão responder processo jurídico, passível de prisão."

 

Bom,tem que passar na encolha, de preferência durante a semana e sem ser perto de feriados longos.

Não sei de quanto é a multa, porque não conheço ninguém que foi pego. Na verdade, o que sei, é que os fiscais mandam voltar da onde vc está.

 

Te envio os contatos:

Luciane Zanol

Coordenação de Uso Público

Parque Estadual da Ilha Grande - PEIG

Instituto Estadual do Ambiente - INEA

Tel.: 24 3361-5540

falepeig@gmail.com

 

INEA - (sede Abraão) - (24)3361-5540

 

Para mais informações sobre Aventureiro e a RBPS( Reserva biológica da Praia do Sul), você pode procurar por Rodrigo Jordão, colaborador e chefe adjunto da RBPS: (24) 9816-1770

 

Abraços,

Giselle

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Amigos,

 

como dice Augusto, esa es la versión oficial.

La realidad es que cuando no hay fiscales, ...................

ahora estando yo en Aventureiro, fueron los fiscales de helicóptero registrando toda la zona *(era feriado), no recuerdo si pegaron a alguien.

Aventureiro>Parnaioca

La disponibilidad de barco es sumamente incierta, y depende entre otras cosas del tiempo y del número de personas que quieran salir.

Aventureiro y Parnaioca no son accesibles con mal tiempo. Nosotras tuvimos que esperar 2 días por causa de una tormenta. Los barcos son pequenos , salvo el de Giles, con viento fuerte el mar es muy agitado en esa zona. yo tuve miedo de que el tiempo no mejorara y después que partió mi amiga, la única opción para salir de allí fue caminar a Aracativa, donde los barcos salían sin problema.

Lo mejor es tentar en el lugar, y ver las condiciones...., mestre hernani es quien hace los traslados a Parnaioca desde Angra o Proveta, pueden ligar y concertar con él.

Yo voy a tentar ir a Abrao en la barca y después veo como llego, en principio pensaba llegar a Aracatiba, y de allí Proveta/Aventureiro,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

la isla está v maravillosa, ahora esta vacia,

les cuento que desde abrao visitamos playa brava de palmas , el camping el paraiso es una dlelicia, pez na praia. Para llegar a aventureiro, tomamos un tour a lagoa verde y pedimos que luego de visitar la gruta nos dejen en aracatiba. desde allí es fácil llegar.Ficamos 1 noche y seguimos a Proveta/Aventureiro

 

 

Dicas:

PRAIA BRAVA DE PALMAS:

caminar hasta praia de palmas, al llegar al puente virar a izquierda. /allí van a encontrar una playa pequena, profunda y con un mar de ondas maravillosas. *da para mergulhar y hasta brincar con las ondas.

CAMPING PARAISO, está mismo en la praia: una maravilla, personas super gentiles. Aquí mora Joao Pontes, guía de trilhas *(super responsable, a un precio bien razonable). Fuera de los feriados el camping es accesible. José Bernardo me lo recomendó y cada vez a la isla lo visito.

Para retornar pueden pegar taxi boat, aquí el problema es que a las 6 de la tarde es noche cerrada.

 

Pousada do Holandés, el hostel de Abrao, tan maravilloso como siempre, limpio, agradable con café da manana maravilloso x 28 rs.

 

Cómo llegar a Aracatiba desde Abrao: pegar una excursión Lagoa Verde/ Gruta do Acaia, 50 rs. y pedir q al retorno los dejen en Aracatiba . costo 50 rs. Desde Aracatiba es posible caminar a Proveta/Aventureiro.

de esta forma pueden llegar a abrao en la 6ta, en la barca x 6.5 rs. disfrutar un día en abrao y zonas próximas y al siguiente pueden pegar la excursión .

Para los más valientes la otra es pegar una excursión a Lagoa azul y decer en Japariz, de ahí da xra caminar hasta Matariz.

De esta forma se evitan la inevitable espera de la partida del barco para Aventureiro, siempre se demora en espera de más pasajeros, mi experiencia es que cada vez q intenté pegar ese barco pasé horas interminables en el caix de angra.

 

Alojamientos:

Abrao: Posada do Holandés (30 c/u)

Aracatiba: Posada de Gabriel (80 el cuarto con café)

Aventureiro: Cuarto en el Camping do Luis (50 el cuarto)

 

Comidas: Almuerzo : Aventureiro:Camping do Luis , 15 rs/ Zuleica , 12 o 15 rs

Transporte y paseos:

Agencia Navegantes, Saveiro Caravelas: Abrao -Gruta de Acaia, decimos en Aracatiba

Fernando Abreu (35 rs), desde Aventureiro paseo a Lopez Mendez, /Caxadaco, Dois Ríos, Parnaioca

Capitán Fausto (30 rs), traslado desde Aventureiro a Angra, con paseo a praia dos Meros, *el capitán nos llevó en su carro a la Rodoviaria.

Conclusión: SE PUEDE DAR PRÁCTICAMENTE LA VUELTA A LA ISLA EN BARCO CON EXPENSAS REDUCIDAS

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Colaboradores

Grande Augusto,

 

Mais uma dúvida minha que espero que vc possa responder... ::sos::

 

Tô nos preparativos iniciais pra Volta, que pretendo fazer em Setembro ou Outubro, e tô com uma dúvida em como seguir a partir do Caxadaço;

Vi que vc foi de lá direto pra Palmas (por uma trilha que não consta no Mapa que estou me baseando - do ilhagrande.org), mas minha intenção seria seguir do Caxadaço direto para Lopes Mendes (e de lá para Pouso, Palmas e Abrãao); então minha dúvida é: vc sabe se há alguma trilha nesse sentido (Caxadaço - Lopes Mendes)??? O livro do Bernardo fala algo a respeito desse trecho?

 

E já agradeço a ajuda, mais uma vez... ::otemo::

 

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Augusto,

 

Mais uma dúvida, agora no trecho Dois Rios - Caxadaço: Estou me baseando nos relatos das trilhas do site ilhagrande.org (boa parte dos relatos retirados do livro do Bernardo). Nesse trecho (Trilha T15 no site), ele diz que é um trecho complicado, com muitas bifurcações, e aconselham experiência em trilhas para fazer esse trajeto, que segundo o site tem uma duração prevista de 2:30/3hs (para percorrer os 4.200 mt da trilhas), e vi aqui no seu relato que vc definiu esse trecho de maneira bem simples, e que o concluiu de maneira fácil e rápida. Se possível, e caso se lembre é claro, me dê sua posição mais detalhada desse trecho, pq esse é um dos pouco trechos q não achei ajuda no site.

 

Abs

 

Rodrigo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Blz Marcelo.

Nós fizemos também a caminhada do Caxadaço até Lopes Mendes, mas como nessa praia é proibido acampar, tivemos que seguir p/ Palmas.

Essa trilha do Caxadaço até Lopes Mendes existe sim e encontramos ela sem problemas. Ela se inicia bem atras da placa que fica no Caxadaço.

Eu coloquei algumas dicas lá no relato. Tá na primeira postagem.

Se vc tem uma certa experiencia e faro p/ trilhas, não vai ter problemas nesse trecho.

Muitos sites não citam essa trilha porque ela não é oficial do Parque.

Foi no livro do José Bernardo que encontramos essa trilha bem detalhada, mas reiterando: se vc tem faro e conhecimento de trilha em mata fechada, dá p/ fazer esse trecho até sem as indicações do livro.

As bifurcações que existem só levam a costões e alguns belos visuais. Nada mais.

 

De 2 Rios ao Caxadaço é trilha p/ cegos. Vai por mim. ::otemo::::otemo::::otemo::::otemo::::otemo::::otemo::

Não achei bifurcações nenhuma na trilha. Vc nem vai precisar de ajuda. Qdo estiver vindo de 2 Rios é só procurar a placa com as indicações do início da trilha. Estando nela é só seguir até o Caxadaço. Pode ficar sossegado.

O livro do José Bernardo é de 2005 e de lá p/ cá muitas trilhas estão bem mais demarcadas da época em que ele escreveu o livro.

Até essa do Caxadaço p/ Lopes Mendes melhorou muito.

 

 

Abcs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Augusto,

 

Mais uma dúvida, agora no trecho Dois Rios - Caxadaço: Estou me baseando nos relatos das trilhas do site ilhagrande.org (boa parte dos relatos retirados do livro do Bernardo). Nesse trecho (Trilha T15 no site), ele diz que é um trecho complicado, com muitas bifurcações, e aconselham experiência em trilhas para fazer esse trajeto, que segundo o site tem uma duração prevista de 2:30/3hs (para percorrer os 4.200 mt da trilhas), e vi aqui no seu relato que vc definiu esse trecho de maneira bem simples, e que o concluiu de maneira fácil e rápida. Se possível, e caso se lembre é claro, me dê sua posição mais detalhada desse trecho, pq esse é um dos pouco trechos q não achei ajuda no site.

 

Abs

 

Rodrigo

 

Rodrigo se quiser posso lhe mandar a planilha que eu tenho com todas as informações necessárias para fazer a volta. Fiz o trecho de caxadaço-lopes mendes em 1h30, sem nenhum perdido... qualquer coisa manda um email para mim foborges11@gmail.com

 

abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Ainda complementando a postagem do Fábio, se quiser o tracklog completo dessa travessia, eu fiz um e disponibilizei ele no wikiloc.

http://pt.wikiloc.com/wikiloc/view.do?id=1538945

 

Em alguns trechos, a trilha está muito bem demarcada que o tracklog é desnecessário.

 

 

 

Abcs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Membros de Honra

Augusto,

 

Esse relato seu tá um show...

Mas, minha viagem para venezuela melou, estou decidindo fazer a volta á ilha semana que vem, como não planejei nada, gostaria de algumas informações, se vc souber, desde já agradeço:

 

1)-em angra ou mesmo na ilha tem aluguel de barraca, saco de dormir.....?

2)-Se eu optar em ficar em pousadas em todos os trechos, vc acha que consigo ir sem reservar nada?

3)-O barco para a travessia, em angra, preciso reservar com antecedência de quantos dias?

4)-Neste período chove muito na ilha?

 

obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...