Membros Este é um post popular. alexandrecpasti Postado Agosto 18 Membros Este é um post popular. Postado Agosto 18 (editado) Fala pessoal, fico feliz em poder falar um pouco da minha experiência na Patagônia, mais precisamente em Ushuaia, El Calafate e El Chalten, porque sem duvidas esse grupo me ajudou muito a definir meu roteiro. Comecei a planejar essa viagem com mais ou menos 12 meses, principalmente porque fomos em um grupo de 6 pessoas. Alguns compraram as passagens mais em cima da hora, mas a diferença de valor entre os voos dentro da argentina foi de uns +/- 40% para quem comprou com antecedência. Compramos: RJ -> Buenos Aires (Gol) / Buenos Aires -> Ushuaia (Flybond) / Ushuaia -> El Calafate (Aerolineas Argentinas) -> Buenos Aires (Flybond) -> RJ (Gol). Conselho de quem viveu na pele: Os voos internos mudam de horário em cima da hora, principalmente a Flybond, então deixe um intervalo bom entre os voos. Vi essa dica aqui no grupo e optei por essa decisão. Meu voo de volta de El Calafate para Buenos Aires atrasou em 12 horas. Como na escala de volta optei por ficar 1 dia em Buenos Aires, não tive problemas em perda de voo. Meu objetivo era realmente ir no inverno para ter uma experiência com a neve, então saímos do Brasil dia 30 de Julho e voltamos dia 11 de agosto. Não tivemos complicações para entrar na Argentina, todos com passaporte e apenas perguntaram o endereço da casa no Ushuaia e a data de retorno. Levamos uma certa quantidade de dinheiro em espécie (dolar), levei um cartão de credito convencional (sem spread e 3,5% iof) e o cartão da Wise. USHUAIA: Como o grupo era grande, alugamos uma casa (https://tucasaenelfindelmundo.com.ar/), ficava cerca de 10 minutos da cidade e optamos por alugar carro (tiger rent a car) e sem duvidas foi a melhor opção (combustivel é barato, rodamos 5 dias e deu R$150). Chegamos as 10h da manhã de dia 30/07. O pessoal da Tiger já estava esperando. Pegamos o carro, deixamos as malas em casa e fomos conhecer a cidade. Fizemos compras do dia a dia no supermercado LA ANONIMA, optamos por jantar em casa na maioria dos dias porque a comida da cidade deixou a desejar. Raviolli de frango, pizza de mussarela e hamburguer caseiro salvou! - A comida na cidade é cara se você olhar VALOR X ENTREGA. Então, vá sabendo que vai ter que gastar bem para comer e ficar "satisfeito". A melhor experiência que tivemos em nível de sabor foi no Bar Dublin (indicação dos caixas do supermercado LA ANONIMA), um hambúrguer de Cordeiro Patagonico com batata frita R$119. O Chopp de Cerveja na média sai em torno de R$20-30 se aproveitar o happy hour. Se você optar por almoçar e jantar na rua, mais os doces e etc, média de R$250-300 reias pegando leve e comendo pouco caso se aventure nesses restaurantes famosinhos. Choripan na praça (R$30-40), bodegon fueguino (R$80-120) e Bar da Patagonia (R$120-150) foram opções que fui e não curti muito. - Referente aos passeios: 1 dia. Laguna Esmeralda: Estrada tranquila e tem estacionamento. A trilha estava toda com neve e sem duvidas, a laguna congelada. Estava vestido com um conjunto de segunda pele, uma blusa fleece e uma jaqueta impermeavel com calça impermeavel (e senti frio hehehe). A trilha é super tranquila, escorrega aqui e ali mas sem problemas. Minha mulher optou por alugar grampones e bastão mas no fim eu que os carreguei. Foi uma experiencia muito incrivel. 2 dia. Park Austral - Brasileiros em Ushuaia: Optamos por conhecer o park austral, fizemos o passeio de moto de neve e minha mulher fez uma volta com os husky. Eles possuem um transfer próprio da cidade (0800), no parque também tem um restaurante (almoço a vontade R$150 e uma lanchonete ao lado (caro mas o chopp artesanal é top). 3. Cerro Martial - Uma experiencia muito incrivel também, logo que chegamos no martial (0800) começou a nevar, fizemos toda a trilha com neve caindo. Fizemos a trilha sem problemas, um pouco ingrime mas tranquila. Na casa de té comemos um bolo 10/10 e duas empanadas de cordeiro (R$110) e no restaurante do lado ficamos tomando chopp e comendo empanadas (R$30 cada e as empanadas sao melhores que na casa de té). Pra quem já anda de snow ou esquia, vale a pena alugar e andar no cerro martial porque é de graça. 4. Parque Nacional e Trem do Fim do Mundo - Foi muito bom também conhecer o parque, acredito que se não estivesse com neve não teria feito o passeio do trem. Acredito que como alugamos carro, fica mais de boa para visitar, percebemos que uma galera BR que estava visitando de van ficou bem irritada com a pressa da galera do passeio que estavam. No parque nacional para quem é estudante só paga (ARS 7000) e eles são tranquilos. Aproveitei e paguei o trem com os dolares que tinha trazido, na conversão deles estava 1 dolar para 230 pesos. 5. Cerro Castor - Alugamos os equipamentos na Cumbre no centro do Ushuaia (R$200), aconselho a combinar tudo antes porque eles são espertos pra cobrar mais caro. A entrada no Cerro Castor gira em torno de R$600, mas é muito bem estruturado (no meu ponto de vista). Entretanto, o preço das coisas lá para comer e beber são bem caras. Salada de atum R$100 e uma corona R$50. Levamos umas porcarias para comer e deu para aproveitar bem! O parque fica aberto de 10h-17h. Gostaria de ter visitado o Glaciar VinciGuerra mas fica para a proxima. EL CALAFATE/EL CHALTEN Chegamos a El Calafate no dia 05.08 às 15h. Optamos por alugar dois carros devido ao preço elevadíssimo em carros de sete lugares. Ficamos em uma casa cerca de 1km do centrinho, uma casa excelente no meio da "floresta". Na minha opinião, achei o centro de El Calafate melhor que de Ushuaia (não de estrutura mas de acolhimento). Almoçamos e jantamos nos restaurantes Isabel e Bokado Trattoria (10/10 com preço justo: pratos fartos pagando R$100-120 e cerveja mais baratas também hehehe). Também fizemos compras no LA ANONIMA para café da manhã. 6. Primeiro dia fizemos um reconhecimento na cidade, apesar da cidade ser "uma rua", fomos parando nos restaurantes, sorveteria e afins. Compramos o passeio do minitrekking no centro mesmo na Hielo&Aventura. Fim do dia aproveitamos o happyhour da Patagonia. 7. Fomos para El Chalten fazer a trilha do Fitz Roy. Saimos de casa era 6h (poderia ter saido antes), a estrada é super tranquila, paramos no meio da estrada para fazer a tipica foto com o Fitz Roy de fundo e isso atrasou nossa chegada. Começamos a trilha era por volta das 10h da manhã e não tinha ninguém na entrada para comprar o ingresso do parque, portanto não precisamos pagar. A trilha estava completamente cheia de neve e fomos sem grampones e bastões, o que dificultou bastante nos ultimos km, que tem altimetria se não me engano, de 600 metros e estava bem escorregadio. No total, gastamos 8h para fazer a trilha ida e volta, a dificuldade dos últimos km não é de se negligenciar, principalmente no período de alto inverno. Ao contrario do que fizemos, recomendo MUITO utilizar os grampones e bastões, foi uma falha nossa. A experiência foi incrivel, é uma sensação muito boa chegar lá em cima e admirar o Fitz Roy e olhar pra baixo e ver aquela imensidão de neve. Dica: Comece a trilha mais cedo, quando concluimos já estava noite e poderia ter sido perigoso por conta devido ao risco de escorregões, apesar de ainda ter pessoas na trilha. Passe protetor solar, no dia que fomos estava muito sol e deu pra queimar a pele. Assim que encerramos, comemos umas empanadas mesmo na cidade para dar conta de voltar para El Calafate. 8. Optamos por ficar off no dia seguinte depois da trilha do Fitz Roy, acredito que foi o acumulo de dores que sentimos das quedas do Cerro Castor + o desgaste de andar na neve 22km, deu uma quebrada no corpo. Tiramos o dia pra comer e resgatar as energias e andar pela cidade. 9. Acordamos cedo e partimos rumo ao Perito Moreno e pra começar fomos barrados na entrada por conta da carteirinha. Só aceitam se você esteja cursando "graduação" (n entendi também), precisa mostrar mais que a carteirinha, notas, emails e afins. Bizarro, não entendi nada e não quiseram nem conversar. Só diziam que não iam aceitar. Tivemos que comprar o passe integral ARS 45.000. Foi triste. Eu e mais dois amigos fizemos o passeio do Minitrekking. Acredito que apesar de não ser barato, vale muito a experiência caso tenha condições financeiras. Foi uma experiencia incrível. O passeio é em torno de 5h-6h, desde o deslocamento de barco, depois você fica próximo a geleira, tira umas fotos em terra, porém o passeio mesmo em cima da geleira dura aproximadamente 1h em média. Se você pode, super indico a fazer. Minha mulher fez o passeio do Safari Azul, que é tudo isso menos andar na geleira, pagando a metade do preço. Depois do passeio, fomos para as passarelas e ficamos até o parque fechar. Muito bom ficar admirando tudo aquilo ao entardecer. 10. Acordamos cedo para arrumar as coisas e fomos notificados pela Flybond que o voo saiu de 12h para 22h. Infelizmente tinhamos que devolver o carro mais cedo então ficamos la no aeroporto esperando. 11. Chegamos em Buenos Aires de madrugada e logo cedo demos uma volta pela cidade, aconselho quem puder, comprar as souvenir no caminito, porque são mais baratos mas infelizmente já tinha comprado a maioria. Editado Agosto 18 por alexandrecpasti 10 3 Citar
Membros D FABIANO Postado Agosto 18 Membros Postado Agosto 18 @alexandrecpasti Qual a temperatura média do inverno deste ano lá?Obrigado direita, acabou com um destino antes de vocês barato para o real,recuso-me a voltar lá enquanto esse cara continuar no desgoverno entreguista do país que conheço todo,menos 3 provincias,mas no verão. Citar
Colaboradores luizh91 Postado Agosto 18 Colaboradores Postado Agosto 18 É sempre maravilhoso ler relatos da Patagônia e relembrar o quão especial esse lugar é. E as paisagens ficam incríveis no inverno! Parabéns pela viagem! 1 Citar
Colaboradores Alan Rafael Kinder Postado Agosto 18 Colaboradores Postado Agosto 18 Parabéns pela viagem! Saudades enormes de lá. 1 Citar
Membros willybuss Postado Agosto 18 Membros Postado Agosto 18 9 horas atrás, D FABIANO disse: @alexandrecpasti Qual a temperatura média do inverno deste ano lá?Obrigado direita, acabou com um destino antes de vocês barato para o real,recuso-me a voltar lá enquanto esse cara continuar no desgoverno entreguista do país que conheço todo,menos 3 provincias,mas no verão. É incrível como canhoteiro tem o dom de escrever baboseiras onde não é adequado. O rapaz escreveu o relato detalhado e contou a experiência de viagem dele, se você tem problemas com o governo atual guarde pra você. 1 Citar
Colaboradores hlirajunior Postado Agosto 18 Colaboradores Postado Agosto 18 Parabéns pela viagem! Quanto saiu o aluguem do carro em Ushuaia e El Calafate? (foi com qual locadora la?) 1 Citar
Membros D FABIANO Postado Agosto 18 Membros Postado Agosto 18 @willybuss Vamos deixar essas conversas de esquerda/direita para outro lugar?SOU DA EXTREMA ESQUERDA MESMO COM MUITO ORGULHO DE TER NASCIDO E CRESCIDO NA LUTA.Mas aqui não é lugar disso. O que eu falei é que a Argentina vem sendk destruida a cada dia,é só ver as notícias que vem de lá. Para vocês, reaças está ótimo, para mim,péssimo. 1 Citar
Membros alexandrecpasti Postado Agosto 18 Autor Membros Postado Agosto 18 2 horas atrás, hlirajunior disse: Parabéns pela viagem! Quanto saiu o aluguem do carro em Ushuaia e El Calafate? (foi com qual locadora la?) Valeu! Cara, a gente alugou em Ushuaia na Tiger Rent a Car, fica na cidade mas entramos em contato +/- 2 meses antes. O veiculo de sete lugares ficou R$2.667,16 para 5 diárias com calção de ARS 450.000. Já em El Calafate, alugamos dois veículos sedan no aeroporto pela AVIS que ficou em um total de R$3.312,00 as 5 diárias com calção de ARS 450.000 também. Não alugamos carro de sete lugares na cidade por conta do valor que estava quase R$4.500 e por conta da necessidade de um calção de ARS 1.000.000. Aconselho caso você se programe com antecedencia olhar no site rentalcars.com, os preços são mais interessantes para ambos os lugares. Gastamos um total de R$450,00 de combustível e o aluguel era com proteção completa, por conta dos relatos de vidros quebrados. Citar
Membros alexandrecpasti Postado Agosto 18 Autor Membros Postado Agosto 18 12 horas atrás, D FABIANO disse: @alexandrecpasti Qual a temperatura média do inverno deste ano lá?Obrigado direita, acabou com um destino antes de vocês barato para o real,recuso-me a voltar lá enquanto esse cara continuar no desgoverno entreguista do país que conheço todo,menos 3 provincias,mas no verão. Antes de viajar tinha visto que estava ficando entre -2ºC a 5ºC. De acordo com o pessoal do Cerro Castor, no dia que fomos ao parque estava fazendo -4ºC. Os dias mais frios foram em Ushuaia, sem duvidas. Em El Calafate e até mesmo em El Chalten estava tranquilo. Citar
Membros D FABIANO Postado Agosto 18 Membros Postado Agosto 18 @alexandrecpasti Não sei se é verdade ou Chile é mais frio, mas uma senhora me falou que não aguenta a neve que cai na zcarretera Austral,pois fazem 20 abaixo de zero e junta neve de 20 cm na porta dela. Por isso fiz a pergunta a você que esteve lá. 1 Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.