Ir para conteúdo

Posts Recomendados

• Membros
Postado (editado)

Oi pessoal! 

Ano passado tive a oportunidade de realizar um sonho: meu tão sonhado mochilão pela América do Sul!

Estou começando a escrever esse relato meio que de repente. Desde quando eu estava viajando eu já esperava poder compartilhar essa linda experiência um dia mas logo em seguida que voltei do mochilão já comecei uma nova mudança na minha vida, e quase dois meses depois do mochilão, me mudei para França e estou vivendo aqui desde então! 
Muitas coisas aconteceram antes dessa viagem acontecer de fato, então gostaria de compartilhar porquê acredito que foram essenciais pra eu poder realizar esse sonho. Enfim, apenas uma introdução pra quem assim como eu, gosta de saber das experiências dos outros hahaha

Bom, antes de começar a contar a minha experiêcia fazendo meu primeiro mochilão em uma viagem solo, é impossível começar esse relato sem contar de onde surgiu esse sonho. E esse sonho surgiu dessa comunidade, lá em meados de 2021. Eu estava vivendo uma vida onde eu eu não era feliz, onde eu lembrava constantemente dos sonhos que eu tinha e do mundo que eu sempre sonhei conhecer, mas eu estava estagnada, presa. Estava também em um relacionamento onde não havia um futuro e foi onde a vontade de viver, sem nem saber o quê ao certo, começou a crescer dentro de mim. Eu sempre sonhei em viajar, conhecer o mundo, e nessa época comecei a pesquisar sobre mochilão na Europa. Encontrei a comunidade dos Mochileiros em uma busca pelo Google e logo comecei a ler alguns relatos de viagem. Passeando pela comunidade, comecei a ler alguns relatos de mochilão pela América do Sul, e foi aí que fazer um mochilão pelo meu próprio continente passou a ser um sonho. Eu me apaixonei pelos lugares que eu vi e desejei do fundo do meu coração conhecê-los. Acho que parte da vontade de escrever esse relato é para que de alguma forma ele também inspire as pessoas, porquê foi através dos relatos que eu li naquela época que eu pude sonhar esse sonho, e foi lindo! Então obrigada galera da comunidade 🙂

Fiquei muito tempo imersa nesses relatos de viagem, mas a vida tomou um rumo diferente e eu fui viver outras coisas que eu precisava viver naquele momento da minha vida. E foi em Março de 2024, após uma viagem pro Rio de Janeiro, em meio a uma crise de identidade/ansiedade no meio do banho (lugar de grande tomadas de decisões) que eu resolvi que iria fazer esse mochilão sair do papel, que eu iria sair do meu trabalho onde eu já estava há 5 anos e que me trazia estabilidade. Eu decidi que iria sair do Brasil com o intuito de conhecer o mundo, e foi a partir daí que todo o planejamento do meu mochilão começou a acontecer. Sentei na frente do notebook e comecei a reler todos os relatos de mochilão na América do Sul que eu já havia lido em 2021. Comecei a ver vídeos no youtube, decidir os lugares que eu queria conhecer, comecei todo o planejamento da minha viagem do zero. Eu estava muito feliz e empolgada, mas 2 meses depois eu estagnei no meu planejamento porquê comecei a me sabotar. Comecei a sentir medo, a duvidar da minha capacidade de fazer uma viagem como essa e a sentir que era um sonho impossível, afinal, como eu iria fazer uma vigem como essa acontecer? Como eu teria coragem de largar meu emprego e começar uma vida do zero em outro país? Eu realmente comecei a desistir. Até que um dia eu tive uma sessão de terapia que me fez aceitar o processo e a ser mais gentil comigo e isso foi muito importante. Dias depois conversei com uma amiga que já morava na França há uns 3 anos, e em uma conversa de vídeo pra gente atualizar a vida, já que não nos falavámos há algum tempo, ela me disse "amiga, eu acho que você deveria vim pra França nas suas férias, ver um lugar diferente, novas pessoas"; e foi assim que, 40 minutos após essa ligação, eu comprei — impulsivamente — uma passagem para Paris parcelada em todas as vezes possíveis, com embarque em dois meses.
Estou contando essa história só para dizer como ter vindo pra França por 9 dias foi o empurrão que eu precisava pra sair da minha zona de conforto e meter a cara pra realizar meu sonho. Nessa viagem eu também fui com medo. Medo de não conseguir me comunicar em outro idioma, de me perder, de algo ruim acontecer. Mas eu fui, e todos os medos e inseguranças que eu tive foram superados e eu vi que eu conseguia! Logo que voltei pro Brasil eu recomecei mais uma vez o planejamento do meu mochilão, e dessa vez foi pra valer. Eu comecei a definir a data que eu ia embarcar, quanto tempo iria ficar em cada lugar, decidi também que eu iria sair do meu emprego e com o acordo que eu faria, eu iria fazer meu mochilão e me mudaria pra França, sem certeza de nada; e além de tudo isso, FINALMENTE comprei a passagem para embarcar, comprei a passagem para Bolívia, e aí as coisas começaram a acontecer. Obrigada universo!

Quis contar um pouco da minha história porque esse mochilão realmente mudou a minha vida. 2025 foi um ano de grandes mudanças e elas só acontecerem porquê eu decidi ir com medo mesmo, sem saber o que me esperava. Eu saí do meu emprego, realizei um sonho do qual passei tanto tempo desejando e as vezes pensando que era impossível, e também parti rumo a outro continente, deixando o país que eu tanto amo e tenho saudade, pra poder continuar seguindo, conhecendo o mundo! 

Dito tuuudo isso, irei contar tudo o que eu vivi nessa jornada que foi transformadora, tentando colocar o máximo de detalhes possíveis para que ajude quem está planejando fazer um roteiro parecido. No começo da viagem eu até tentei anotar todas os meus gastos mas chegou uma hora que eu me perdi, então irei tentar colocar as coisas que eu lembro hahaha

O meu mochilão foi cura, foi aprender a cuidar de mim nos momentos em que eu estava frágil, onde muitas vezes a solitude saía e eu precisava encarar a solidão e as dores que eu não queria. Foi um momento onde eu cresci e me tornei mais forte, pois ao longo de grande parte dessa jornada, eu fui minha única companhia, imersa nos meus próprios pensamentos e sentimentos. Foi também onde eu vi as paisagens mais surreais da minha vida e onde eu com certeza posso afirmar que vi Deus, mas não um Deus criado pelo homem, o Deus que eu vi, ou Deusa melhor dizendo, foi a inigualável força da mãe natureza em vulcões, montanhas e lagunas nevadas. Paisagens essas que estão aqui muito antes do mundo ser o mundo que o ser humano conhece. Eu tenho certeza que essa experiência mudou a quimíca do meu cerébro, pois depois de viver o que eu vivi, eu vejo a existência de uma outra forma!  

Salar de Uyuni - Bolívia
IMG_8397.thumb.JPG.1f4fa4abac7795b769dcb4c42459d976.JPG

Lago Titicaca, Isla del Sol - Bolívia

IMG_7966.thumb.JPG.e034bfa9382863ff267e91b3e2045d08.JPG

Montanha Chacaltaya - Bolívia
4e65baf5-72a8-412a-92f7-bcba72439379.thumb.jpg.03f9f5b664e9f8784780adf435a08485.jpg

Altiplano Boliviano
IMG_8510.thumb.JPG.8cefd204415c6028abff28034ab2c565.JPG

Laguna Humantay - Peru
IMG_9407.thumb.JPG.1565b906060166d8f163367250da16b6.JPG

Vista da montanha na Laguna Churup - Peru

IMG_9815.thumb.JPG.daa33b02610e33e70d539e7be30ffbf0.JPG

Laguna 513 - Peru
IMG_0027.JPG

Vulcões Licancabur e Juriques, Deserto do Atacama - ChileIMG_8575.JPG

Próximo capítulo: Planejamento do mochilão.

Editado por Grasiele Reis
  • Gostei! 1
  • Vou acompanhar! 2
  • Grasiele Reis changed the title to 42 dias mochilando sozinha - Bolívia, Chile e Peru (Abril a Junho/25)
  • Membros
Postado

- PLANEJAMENTO DO MOCHILÃO

Como eu disse no primeiro post, a minha vontade de fazer esse mochilão surgiu aqui no site do Mochileiros, então o roteiro que eu fiz foi baseado nos lugares que eu vi através dos posts de outras pessoas e que eu gostaria de conhecer. Pode não ser o melhor roteiro, mas pra mim deu certo e por mais que eu tenha percebido que eu poderia ter feito algumas coisas diferentes e até economizado mais, minha experiência foi incrível da mesma forma, então no fim cada um faz do jeito que dá certo pra si haha

Compras para o mochilão:

image.png.1f95bbcad6792b1a6fd29691b2598e9b.png

Essas foram todas as compras que fiz para essa viagem, roupas novas, térmicas, tênis, etc.

As compras na Decathlon foram essenciais também, o valor total teve desconto pela primeira compra à vista no site.

image.thumb.png.e69ed969eb6a21adc95b470b360ff5f4.png

Viajei durante 42 dias e a mochila de 50lts me atendeu perfeitamente. No final da viagem estava muito cheia pois comprei presentes, mas uma mochila cargueira dessa e uma de ataque de 10lts foram suficiente. É essencial se vestir em camadas pois a maioria dos lugares que eu fui eram frios devido a altitude, então comprar roupa térmica é prioridade. Corta vento também é essencial principalmente para usar nas trilhas em montanhas onde o clima pode mudar de repente. As roupas que comprei me atenderam bem, embora eu tenho sentido MUITO frio em alguns lugares específicos, deu pra segurar. E agora preciso falar do meu maior vacilo nessa viagem. Eu já havia gasto um bom valor nesse pré-viagem e acabei deixando para comprar o tênis por útlimo. No roteiro que eu montei, eu iria fazer muitas trilhas e o correto seria comprar uma bota de trilha, o que era meu intuito. Mas como eu já tinha gastado muito antes mesmo da viagem começar, eu economizei no calçado e foi meu maior erro, e também burrice. Comprei um tênis de corrida da Olympikus e é óbvio que não é o sapato correto para uma viagem com vários trekkings. Foi um super vacilo e paguei o preço quase me machucando várias vezes, além das dores constantes que sentia no tornozelo por não estar usando um calçado apropriado para trilhas. Então invistem em tênis e botas de qualidade e não vacilem como eu.

Passagens áereas: 

image.png.889702d06bc358ceeeca9292ac378e59.png

O meu gasto total com passagens áereas foi R$ 3.357,62. Acho que eu poderia ter conseguido passagens mais baratas, como no trecho de SP/Santa Cruz de La Sierra, mas foi o que paguei.

QUANTO LEVEI DE DINHEIRO:

Fazendo uma pesquisa pelo meu extrato da época, vou deixar os valores aproximados do quanto eu gastei nessa viagem e convertendo para uma cotação aproximada daquela data. Optei por levar $500 dólares e R$ 300,00 reais em espécie. Quando o dinheiro em espécie acabou (1 mês depois do início da viagem), eu usava meu cartão da Wise para sacar o dinheiro já convertido da cidade em que eu estava, e debitava direto em dólar da minha conta. Também tive alguns débitos em euro.

Dólar: $1.130,00 (dólar em maio/25: R$5,69 - R$ 6.429,70)
Euro: €111,13 (euro em maio/25 R$6,45 - R$ 716,78)
Real: R$ 300,00

Total do gasto em real: R$ 7.446,48

Esse foi o valor em real que eu gastei nessa viagem de 42 dias. Fiquei hospedada em hostels, fiz muitos tours (sendo o o Salar de Uyuni o mais caro), no Atacama como era uma cidade mais cara optei por cozinhar todos os dias, mas quando cheguei em Arequipa, no Peru, me permiti bastante e fui em bons restaurantes. Totalizando todos os gastos que eu tive pré viagem, passagens áereas e gastos dentro da viagem, gastei um total aproximado de R$ 14.566,65.

Essa é a primeira vez que faço esse cálculo e confesso que estou um pouco assustada kkkkkkkk. Tenho certeza que esse gasto poderia ter sido reduzido de várias formas, caso eu tivesse me planejado melhor. Mas é aquela coisa, foi a minha primeira experiência e com certeza virão muitas outras e é assim que aprendemos! De qualquer forma aproveitei muito e fiz tudo (ou quase tudo) que eu queria fazer, então valeu a pena.

Meu roteiro:

Bolívia
- La paz
- Copacabana e Isla del Sol
- Salar de Uyuni

Chile
- Deserto do Atacama

Peru
- Arequipa
- Cusco
- Lima
- Huaraz 

Próximo capítulo: O dia do embarque para Bolívia!

• Membros
Postado

Muito legal, fiz quase o mesmo roteiro em 2014 e passei por alguns perrengues como a greve dos mineiros em Potosí que bloqueou o caminho para Uyuni. Fui parar na fronteira com a Argentina para dar a volta. Meu relato está aqui:

Na página 10 postei minha planilha com gastos calculados em dólar, então ainda deve ser útil.

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...