Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Pseudo-mochileiros

Postado
  • Membros

Durante as últimas semanas, mas não exclusivamente, começaram a aparecer "pseudo-mochileiros" dentro do fórum. Particularmente penso ser algo danoso e ruim em todos os sentidos, inclusive descaracterizando o porquê este ambiente ainda existe e se mantém ativo e referenciável há mais de duas décadas (inclusive ainda não sei porque não foi feita uma campanha de arrecadação de fundos para mantê-lo. Eu seria o primeiro na fila a colaborar).

Particularmente sou 100% contra esse tipo de coisa. Normalmente não agrega absolutamente nada aos posts e discussões, criando somente ruído dentro da comunidade. Alguns se travestem (sim, o verbo é este mesmo) com postagens "interessantes" e outros nem isso fazem; saem realmente do armário com plumas e paetês distribuindo lixo por todo canto.

O fórum existe exatamente para ir ao contrário do que estes travestis digitais fazem; fornecer ajudar pessoas e a comunidade a fazerem uma melhor viagem ou conhecerem algo que está fora da atual internet, inundada com mais do mesmo. IMHO, devem ser banidos sem dó nem piedade para que procurem outro lugar para expor/vender seus pseudos serviços.

Já denunciei os que encontrei e continuarei a fazer. Percebi também que os admin (possivelmente @Silnei) removeu os pseudos-posts do fórum, o que agradeço, dou os parabéns e acho extremamente louvável.

Não quero que, como eu meu caso que estou aqui há 22 anos, o fórum se torne uma m... de um Instagram ou TikTok. Posso (e sou) crítico com isso e espero não "pegar o boné" e ir embora por ver um dos últimos bastiões brasileiros da boa viagem, se tornar um prostíbulo de beira de estrada (nada contra as mariposas, mas o ambiente normalmente não é agradável).

Aos demais usuários do fórum, pensem no assunto. O prazer de uma viagem não é somente entrar num tubo de fibra de carbono, levantar voo e chegar do outro lado do mundo para tirar uma foto. O prazer e principalmente a viagem começa aqui, com planejamento, solução de dúvidas, avaliação de roteiros, dicas de quem foi, viu e viveu. Acreditem, não tem IA no planeta e muito menos travesti que consiga fazer o que aqui fazemos.

Desculpem o desabafo.

Editado por pmichelazzo

Featured Replies

Postado
  • Colaboradores

Bom dia @pmichelazzo , eu sinceramente não entendi o escopo da tua crítica, o que você diz ser 'pseudo-mochileiros'.

De início pensei que estivesses falando desses usuários que postam aqui no fórum vídeos de YouTube ou links para artigos outros sites, todavia depois fiquei confuso, pois parece que apontas para usuários que estejam, de alguma forma, vendendo algum serviço relacionado à viagens.

Enfim, eu sempre gostei muito da proposta do usuário poder relatar sua viagem, da forma que melhor entender, trazendo sua percepção individual em relação às atrações e experiências que teve. Dito isso, eu nunca clico em postagens que levam para 'fora' do site (salvo menções de fontes/notícias), não vejo problema em alguém manter um blog ou canal no YouTube à parte, mas se quer participar aqui, que se digne a escrever um relato integralmente.

Eu acesso o fórum diariamente, e gosto de participar (especialmente em assuntos quais eu julgo poder contribuir de alguma forma significativa), e amo ler relatos de lugares que visitei ou que pretendo conhecer (aos poucos vou montando uma ideia deles, que certamente me auxiliará a definir o roteiro final, quando surgir a oportunidade). E não apenas isso, curto acompanhar a opinião dos meus colegas (como você) sobre os mais variados assuntos. Não conheço praticamente ninguém aqui (salvo meu irmão @fabkinder , e por pouco que não encontrei com o @StanlleySantos quando esteve mochilando por aqui), mas interajo mais com a maioria de vocês do que com muitas pessoas aqui onde vivo.

Abraços!

Postado
  • Membros
1 minuto atrás, Alan Rafael Kinder disse:

que você diz ser 'pseudo-mochileiros'

Eram perfis que estavam comentando em tópicos, com dicas genéricas para depois oferecer um roteiro detalhado (feito por IA).

Os textos aqui no fórum eram claramente feitos por IA, sem acrescentar nada de relevante ao que estava sendo discutido.

E acho bem palha essas contribuições genericas, justamente porque o objetivo do fórum é trocar ideias e não simplesmente recomendar aquilo que todo mundo faz. Vender serviço também é tosco, daqui a pouco vira um Facebook 🫠

Postado
  • Membros

@Alan Rafael Kinder Não é o que está pensando, são uns caras enjoados que gostam de fazer publicidade de blogs,ou agências deles aqui. Quando vejo,denuncio na hora.Ontem,u deles espalhou dicas pelo fórum e terminava dizendo "monto o roteiro para você ".Quanta bondade,não acha?

Postado
  • Membros

Que bom que alguém falou isso porque já estava me incomodando muito também. Tem gente que vê aqui como oportunidade para divulgar serviços ou canal do youtube, o que eu nem me incomodaria tanto se fosse feito de forma sutil ou com alguma contribuição, mas a galera só põe título e cola link.. Também a galera do conteúdo IA. acho que todo mundo viu o cara no outro dia fazendo relato bagunçado e de vários idiomas ao mesmo tempo kkk dava para entender nada, saiu até do controle dele. Enfim, apesar de ter uma comunidade teoricamente grande, na prática o grupo mais ativo é relativamente pequeno em comparação aos inscritos, mas os poucos que restam se ajudam e é sobre isso que acho que deve ser o fórum também.

Postado
  • Membros
10 horas atrás, pmichelazzo disse:

Durante as últimas semanas, mas não exclusivamente, começaram a aparecer "pseudo-mochileiros" dentro do fórum. Particularmente penso ser algo danoso e ruim em todos os sentidos, inclusive descaracterizando o porquê este ambiente ainda existe e se mantém ativo e referenciável há mais de duas décadas (inclusive ainda não sei porque não foi feita uma campanha de arrecadação de fundos para mantê-lo. Eu seria o primeiro na fila a colaborar).

Particularmente sou 100% contra esse tipo de coisa. Normalmente não agrega absolutamente nada aos posts e discussões, criando somente ruído dentro da comunidade. Alguns se travestem (sim, o verbo é este mesmo) com postagens "interessantes" e outros nem isso fazem; saem realmente do armário com plumas e paetês distribuindo lixo por todo canto.

O fórum existe exatamente para ir ao contrário do que estes travestis digitais fazem; fornecer ajudar pessoas e a comunidade a fazerem uma melhor viagem ou conhecerem algo que está fora da atual internet, inundada com mais do mesmo. IMHO, devem ser banidos sem dó nem piedade para que procurem outro lugar para expor/vender seus pseudos serviços.

Já denunciei os que encontrei e continuarei a fazer. Percebi também que os admin (possivelmente @Silnei) removeu os pseudos-posts do fórum, o que agradeço, dou os parabéns e acho extremamente louvável.

Não quero que, como eu meu caso que estou aqui há 22 anos, o fórum se torne uma m... de um Instagram ou TikTok. Posso (e sou) crítico com isso e espero não "pegar o boné" e ir embora por ver um dos últimos bastiões brasileiros da boa viagem, se tornar um prostíbulo de beira de estrada (nada contra as mariposas, mas o ambiente normalmente não é agradável).

Aos demais usuários do fórum, pensem no assunto. O prazer de uma viagem não é somente entrar num tubo de fibra de carbono, levantar voo e chegar do outro lado do mundo para tirar uma foto. O prazer e principalmente a viagem começa aqui, com planejamento, solução de dúvidas, avaliação de roteiros, dicas de quem foi, viu e viveu. Acreditem, não tem IA no planeta e muito menos travesti que consiga fazer o que aqui fazemos.

Desculpem o desabafo.

Bom dia, vendo seu post agora e achei forte e essencial. Porém percebo que o uso do termo ''travestir'' deixa um impacto pejorativo sobre seu argumento. Enfim, voltando ao tema principal eu concordo contigo sobre a questão de ter algumas pessoas fazendo publicidade no fórum e foge do objetivo (me assustei quando li).

Tenho minha conta a muitos anos, mas confesso que apenas do início de 2025 em diante que acesso frequentemente e contribuo com o que posso. Vejo o fórum como essencial e me ajuda bastante. Inclusive este fórum contribuiu mais do que outras plataformas (intagram, youtube), pode ser pelo fato de me identificar com leitura, escrita e afins.

Forte abraço, conte comigo.

Postado
  • Autor
  • Membros

@Alan Rafael Kinder, a crítica não é sobre quem posta vídeo ou tem um blog (que inclusive existe uma área aqui para isso). Esses são, digamos, tranquilos porque o conteúdo em si pode ser interessante, mesmo que em boa parte deles, click-baits e "venda" de algo esteja incorporado no conteúdo, pouco faz diferença. O pessoal que está aqui no fórum creio ser composto em sua grande maioria de pessoas que procuram "se virar" e estão atrás de informação.

O contexto era outro que acredito você ter perdido as treads e que @SilviaAlves explicou corretamente.

@Joao-Barreto, travestir é usado enquanto verbo, que tem entre suas definições, disfarçar(-se), mascarar(-se). Qualquer interpretação além disso, é por sua conta e risco 😁

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.