Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Transmantiqueira toda a pé + Serra dos Órgãos.

Postado
  • Membros

Este post inaugura o relato que farei em 10 capítulos. Sinta-se a vontade para fazer seu comentário.

Foram 4 meses de planejamento e preparativos para encarar as Travessias Transmantiqueira toda a pé de Piquete SP a Itatiaia RJ (Marins x Itaguaré + Serra Fina + Ruy Braga), ainda fiz a travessia Petropólis x Teresopólis RJ.

Realizei as travessias de forma autônoma (sem guia e logistica de carros), e sem nunca ter estado nesses locais. Curti muito todos os locais e contatos de novos amigos que fiz no caminho.

Informações técnicas:

Distância total a pé: 175,15 Km

Aclive/declive totais acumulados: +10230 metros/-10524 metros

Altimetria da Travessia da Transmantiqueira SP/MG/RJ: aclive acumulado de 7683 metros e declive acumulado de 7882 metros.

6198609606_7c3dffe180_z.jpg

Ponto de menor elevação: 422 metros de altitude. Ponto de maior elevação: 2797 metros de altitude. Altitude média: 1641 metros.

Média de inclinação aclive/declive: 10,3% e -8,7% respectivamente.

Visão da Transmantiqueira no Google Earth:

5569334819_7bd675f163_z.jpg

Altimetria da Travessia da Serra dos Órgãos RJ: aclive acumulado de 2547 metros e declive acumulado de 2642 metros.

6198609834_ca9508a919_z.jpg

Ponto de menor elevação: 881 metros de altitude. Ponto de maior elevação: 2275 metros de altitude. Altitude média: 1601 metros.

Média de inclinação aclive/declive: 14,0% e -12,1% respectivamente.

Visão da travessia Petropólis x Teresopólis no Google Earth:

5569922100_5fd7324fb2_z.jpg

Editado por Visitante

• Respostas 74
  • Visualizações 44.9k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Featured Replies

Postado
  • Autor
  • Membros

Ta vendo no que tu iria se meter? ::lol4::

A pé é que se conhece os locais!

Abraço

::carai:: caraca Korb !! ta demais !!! que pernada !! pow que fauna e flora temos na região !!! pow quantas bichos diferentes !! ow o macaco muriqui é demais !!!!

::cool:::'>

Postado
  • Autor
  • Membros

::lol4::

Se eu fizesse a Transmantiqueira e ligasse com Serra dos Órgãos a pé na minha volta pra cidade onde moro iria desfilar no carro dos Bombeiros! ::tchann::

Tu viu que lá onde eu me meti na travessia Monte Crista x Araçatuba não era barbada! Essa transmantiqueira era pior! ::otemo::

O da barraca, tu foi de ônibus pra Teresópolis?!?!? Tá fraquejando? :mrgreen:::tchann:::mrgreen:::tchann:::mrgreen:
Postado
  • Membros
Se eu fizesse a Transmantiqueira e ligasse com Serra dos Órgãos a pé na minha volta pra cidade onde moro iria desfilar no carro dos Bombeiros! ::tchann::

Ou na ambulância... :mrgreen:

Tu viu que lá onde eu me meti na travessia Monte Crista x Araçatuba não era barbada! Essa transmantiqueira era pior! ::otemo::

E tu fez ela subindo, a galera da AMC fez descendo e foi casca.

Por falar nisso estive neste fds na Pedra da Tartaruga, e mais uma vez agradeço ao amigo o tracklog. ::otemo::::otemo::

Postado
  • Membros
Grande Getulio....

Então tava bem pesado msm, sofri pra caramba...com a mochila pesada e as tralhas todas pra fora...pq sou acostumado a fazer travessias pequenas aqui em minas que é tudo cerradão...quase não tem mata fechada...Na Marins havia muitos bambus, tal da taquarinha...fora quando tinhamos que nos arrastar...o vento quase me jogava para os abismos posting.php?mode=reply&f=583&t=60560#

Mais no geral foi show de bola. O Tiago tem um preparo muito bom...além da sua grande experiencia e dedicação para isso !

E o da barraca !!! o que q eu te falo, nós mineiros somos muito hospitaleiros sim... hehehe

O dia da volta da travessia peguei a carona com o amigo da kombi da Arcor até Passa Quatro de lá ele ficou com dó de mim e me deu uma carona até São Lourenço que era a cidade dele...de lá peguei um busa 80 pila pra BH um roubo e de BH pra Uberlândia 120,00 um roubo pior ainda...daqui pra São Paulo é bem mais longe e a passagem é 80,00 agora pra BH esse Roubo ! Foda...

Mas enfim...falando de travessias...pelas fotos do Tiago foi um espetaculo...Getulio, tu não foi a Serra Fina o mês passado?

Salve Wesley!

Então, imagino o sofrimento do teu joelho. Como disse já tive uma lesão dessas e sei como isso atrapalha... Infelizmente não fui para a Serra Fina no feriadão de 7 de Set pois meu pai estava piorando de saúde há vários dias e eu não estava com cabeça para isso, ele acabou falecendo dia 24/09... O pessoal daqui que foi aproveitou muito, pegaram tempo limpo e foi uma bela trip. Realmente uma pena não ter podido ir.

As fotos do Tiago retratam bem a realidade dos locais das travessias efetuadas. Excelentes fotos mesmo!

Abraços,

• 3 semanas depois...
Postado
  • Membros

Opa, Getulio...

Meus sentimentos.

Muito foda hein !

A perda de um Pai não deve ser nada fácil.

Bola pra frente...oportunidade não faltara pra vc realizar essa super travessia, que tbem é um sonho meu.

Acabei de chegar do Pico da Bandeira...

Pegamos o tempo muito ruim, tava bem nublado, chegamos no parque tava fechado por causa das chuvas, acampamos lá em baixo em alto Caparaó, no outro dia voltamos e entramos no parque com o tempo limpo, mas na subida a noite o tempo piorou...uma parte do pessoal se perdeu pois ninguém tinha GPS...mas tbem não tinha necessidade...Logo encontraram a trilha de novo e chegaram ao pico, assim eu tbem. Com o tempo muito fechado e aquela neblina forte, decidimos não ir até o pico do calçado e o pico do cristal, descemos a trilha até o terreirão desacampamos e retornamos pro tronqueira...de lá pegamos os carros e viemos embora. Muito Bom lá viu ! Show de bola.

Agora com essa chuvarada vou planejar em fazer uma travessia lá pra abril/maio

É isso aee, grande abraço e bola pra frente cara.

Fica na paz

Postado
  • Membros

Valeu Wesley!

Agradeço as palavras. Fico feliz e triste pela sua trip. Feliz por ter ido, triste por ter pego tempo ruim. As montanhas são assim mesmo, temperamentais. :mrgreen:

Abraço,

• 3 semanas depois...
Postado
  • Membros

... concordo contigo cara, bem temperamentais ...

E que relato é esse Hein, ansioso pra ler a continuidade na Serra dos Orgãos, Meus Parabéns !

Postado
  • Membros

Olá impressionante o relato da travessia, sempre quiz fazer algo do tipo mas infelizmente tenho que trabalhar e compromissos que sempre adiaram tal viagem. Ainda tenho planos de ir da Pedra da Mina ao Agulhas Negras, e pelo que vejo vou ter que fazer sozinho, pois os amigos não curtem tais radicalidades. Eu andava muito de bike pedalando até 100 por dia, depois tive que parar (estudo, trabalho, etc). Mas quero voltar a ativa. Sou novato nesse site, mas vou começar a marcar presença por aqui. Valeu mesmo.

Plyttz Brownie

Postado
  • Membros

Seja Bem Vindo Plyttz, não deixe de consultar o site antes de qualquer trip, preparo é fundamental para projetos nesses níveis !

Boa Sorte !

• 4 semanas depois...
Postado
  • Autor
  • Membros

9º DIA – 27/07/2011: Portaria do PARNASO Petropólis até o Abrigo 4.

A madrugada teve temperatura muito amena perto do que enfrentei na Mantiqueira. Às 05:30 acordei tendo em vista que queria sumir da propriedade de alguém antes de alguém me ver.

Recolhi os equipamentos, tomei o café da manhã e às 06:36 já estava defronte a portaria do parque esperando ele abrir. O que aconteceu somente às 07:30.

6009150785_24d33ed1bc_b.jpg

6009149639_a2533daa6f_b.jpg

Apesar de ser no meio da semana achei um pouco pouco salgado o preço da entrada, principalemente para os estrangeiros. Imagina o turista da Argentina, Uruguai e Paraguai que tem moeda desvalorizada pagarem 2,5 vezes mais que um brasileiro comum?

6009149945_3696619e71_b.jpg

Fica meio caro para eles...

Na portaria fui perguntado quantos dias eu ficaria dentro do parque, estava em dúvida entre 2 ou 3 dias. Mas me lembrando dos relatos que eu li que a travessia clássica levaria 3 dias e eu estava bem mais rápido que isso, resolvi pagar por apenas 2 dias. No final das contas foi a decisão mais certa, pois levei um dia e 1 manhã da portaria do parque em Petropólis até a rodoviária de Teresopólis (+- 35 Km).

A caminhada inicia-se na portaria do parte em trilha muito bem marcada e sinalizada. Não há dificuldades para percorrer ela. Algumas recomendações são sempre bem vindas.

6009700618_a12a0a17c7_b.jpg

A trilha vai subindo a serra e praticamente não há muito o que fazer pausas até o Mirante do Queijo, senão por uma bela cachoeira no meio da mata:

6009152909_c32e089a94_b.jpg

Belíssima vista do Mirante do Queijo:

6009154683_249914b891_b.jpg

A partir do Queijo já dá para ter uma noção da subida que ainda há pela frente via Ajax onde há o último ponto de captação de água antes dos Castelos do Açu.

6009155237_fc1ef70386_b.jpg

Durante a subida é possivel ver o morro Alcobaça, 1800m.

6009153409_0f75c35311_b.jpg

Depois da subida mais desgastante da travessia já se esta no “topo” da serra, a navegação fica mais difícil. É necessário seguir os poucos totens de pedra nas lages de pedras e o capim batido das trilhas entre essas lages.

6009154467_dc8dda6b30_b.jpg

6009705086_5fcbd052c9_b.jpg

Logo se esta de frente ao Castelo do Açu e ao lado da Cruz do Açu. É importante frisar que no local desta ocorreu há muito anos atrás a morte de um grupo de pessoas atingidas por um raio.

6009158347_8cb951a2f5_b.jpg

6009158641_22a3c82b3d_b.jpg

Na travessia normal de 3 dias o primeiro acampamento é no Castelo do Açu ou no novo Abrigo 2. Porém, como acabei chegando ao Castelos do Açu às 10:43 considerei que era muito cedo e cansativo esperar e acampar ali.

Dei uma volta para conhecer o local que tem um abrigo construído com pedras para poucas pessoas (é bem apertado), no labirinto de pedras cabem mais pessoas e o espaço em volta tem algumas clareiras para barracas. O local tem um pára raios para proteção das pessoas que ali acampam.

6009711014_b8679786f3_b.jpg

6009160689_6a6ae20341_b.jpg

6009155813_bf2b52fe04_b.jpg

Depois de encontrar com um grupo de bombeiros que realizavam um Curso de Resgate em Montanha no Castelos do Açu fui conhecer o novo Abrigo 2.

Contruído rapidamente com boa parte dos materiais trazidos de helicóptero ele estava com poucos hospedes, afinal era durante a semana. Só o cara que cuidava do abrigo me perguntou o que eu fazia ali naquele horário das 11h da manhã. Muito cedo para acampar! ::lol4::

6009162369_a407c08b02_b.jpg

6009162611_a9f91f1d3a_b.jpg

Como tinha tempo batemos um demorado papo sobre o local e abrigo que agora conta com banheiros para que todos montanhistas façam suas necessidades ali e evitem de poluir o solo.

Me despedi e fui na direção do Vale da Luva, onde fui informado que encontraria mais água e seria um bom local para fazer o almoço. E não tive dúvidas que foi ali antes de começar a subida que fiz o meu almoço com uma bela vista.

6009164021_aef67461a3_b.jpg

Fiz o meu almoço bem demorado (1 hora), com tempo deu para secar o saco de dormir e a barraca que se encontravam úmidos dos acampamentos dos últimos dias.

A subida da Luva é cansativa, mas o visual do seu topo é sensacional!

6009164471_22efdb3c89_b.jpg

6009712640_f9149ff6c5_b.jpg

Um pouco mais adiante tem aquele famoso ponto com a melhor vista da travessia!

6009717382_7b8860ab79_b.jpg

6009166653_60a7d3e49b_b.jpg

Recentemente soube que minha foto abaixo foi escolhida entre as mais bonitas no I Concurso de Fotografia do PARNASO:

6556542917_b980228dca_b.jpg

Se dúvida que este mirante é o mais espetacular da travessia e que a vista para o Pico do Garrafão é a mais bela!

6009169999_63a3cb22f5_b.jpg

Agora basicamente eu tinha uma longa descida até antes do famoso Elevador. Um conjunto de inúmeros degraus de ferro colocados na rochas que não chegam a dar medo, mas dão uma canseira de subir com mochila cargueira!

6009173639_f5b5880806_b.jpg

Após o Elevador chega-se no Vale das Antas onde há água potável e algumas pequenas clareiras de acampamento de emergência. O visual durante o Elevador até o Vale das Antas continua belo.

6009723128_9724e76a4b_b.jpg

6009176473_e31dedb411_b.jpg

Depois deste belo trecho vem a cansativa subida do Morro da Baleia! Subida razoavelmente acentuada e muito longa, bem desgastante.

6009726168_c784f2de95_b.jpg

6009177833_0cb6fb50b7_b.jpg

Depois do topo do Morro Baleia há uma pequena descida que exige atenção na navegação e cuidados redobrados já que existe uma rampa íngreme. Quanto a navegação eu tinha o meu GPS que me indicava a proximidade com o famoso Cavalinho e pelo visual adiante já estava esperando por ele asiosamente.

6009727334_d3cc3dc66e_b.jpg

Na foto abaixo já se tem uma noção de onde a trilha passará, que é pelo local mais difícil e subindo é claro (trecho de mata verde subindo o morro a direita).

6009178049_5fb951c412_b.jpg

Durante a descida e começo da subida encontrei com um grupo de 10 pessoas, uma familia interia fazendo a travessia. Sensacional, visto que no RS nunca vi nada parecido. Alguns deles tinham grande experiência com os quais troquei uma idéia rápida.

Já que o grupo andava mais devagar passei a frente deles para esperá-los no topo do Cavalinho (foto abaixo).

6009727794_d8d58a74c8_b.jpg

Subi o Cavalinho sem dificuldades e soube o por que do nome: pois na parte superior há a pedra que você monta e fica igual a uma pessoa em cima de um cavalo. Pelo relatos que li e comentários achava que fosse alguma coisa muito difícil, mas sinceramente foi até uma decepção. Para que tem experiência com trilhas e não tem medo de altura é muito fácil!

Bom, fiquei no topo dele para observar o grupo subir. Alguns com o medo estampado no rosto! ::lol4::

Já a pessoa mais experiente do grupo ao saber que sou de Santa Maria RS me disse:

- Quem escala em arenito sobe qualquer coisa!

Bom, não sou escalador mas vivo realizando trilhas no basalto molhado e escorregadio igual a um sabão! O granito seco então era literalmente uma lixa, poderia subir rampas de 70º de inclinação facilmente.

6009182417_042549501f_b.jpg

Após o Cavalinho ainda há uma subida bem inclinada até o topo da Pedra do Sino (2263 metros).

E que se diga que o visual lá do topo vale todo esforço!

6009185091_5765e226a7_b.jpg

6009184725_7cb8be6627_b.jpg

6009729168_92b2c9d463_b.jpg

6009180469_3326330c32_b.jpg

6009179277_6b9b71541f_b.jpg

No topo da Pedra do Sino ventava muito, já era 16h a temperatura era de 9 ºC fora a sensação térmica. Só fui notar a temperatura por causa de um casal (1 carioca e uma francesa), muito agasalhados que estavam com frio lá. E eu de camiseta dry fit e calção de banho... ::lol3::

6009729440_99376a10d0_b.jpg

Fiquei mais uns 20 minutos parado apreciando a paisagem e comecei a descer a trilha até o Abrigo 4. Encontrei o casal perdido na trilha, isso que estavam com um belo modelo da Garmim (se não sabe usar um GPS não adianta nada levá-lo). Ajudei-os guiando até o Abrigo 4 sendo que nunca fiz esta travessia. Mas após 9 dias me guiando tudo era tão intuito!

Cheguei no abrigo e já repassei meu nome ao Geovani (Nômade Trilhas), que é um dos que cuida do local. Montei minha barraca e tentava explicar de onde eu era e o que estava fazendo para espanto geral de todos, menos deste cara. Pois depois que vi as aventuras que ele fez me tirou o título de louco, ainda bem! ::lol4::

O mais legal de ter acampado ali no Abrigo 4 é que você encontra montanhistas experientes ou não. Por não ter muita gente lá pode trocar idéias com todos. O que é excelente! Gostei bastante das conversas que tive, é uma pena que aqui no RS não exista nada parecido.

Durante o final da tarde a temperatura caiu para 4 ºC, alguns foram olhar o por do sol. Eu já havia me cansado de ver tanto por do sol e o da Pedra da Mina já tinha sido inesquecível. Fui conversar dentro do abrigo com sua fraca luz alimentada por um gerador eólico! ::lol3::

Lá pelas 20h fiz minha janta e conversei com um grupo que estava chegando vindo de Teresopólis, bem iniciantes, cheio de vontade, inexperientes e querendo fazer a travessia completa. Não tive dúvidas e dei meus Xerox do livro do Guilherme Cavallari sobre a travessia. Tomará que tenha ajudado! ::lol3::

A noite foi de um belo sono!

Dados do nono dia:

Distância percorrida: 19,84 Km

Altimetria acumulada aclive/declive: +1898 m/-728 m

6556801889_49b08f1cf2_b.jpg

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.