Ir para conteúdo

PETAR - Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira


Posts Recomendados

  • 3 semanas depois...
  • Membros de Honra

Pelo que sei, a Casa de Pedra continua com visitação restrita à sua entrada, não está sendo permitida a exploração interna da caverna.

Quanto aos guias, indico o Kissuco (se você for, peça pra ele te contar a história de quando ele veio aqui pra São Paulo...é divertida demais!!!!). E o Jura, irmão dele também. Os caras são muito gente boa!!!

Link para o comentário
  • 1 mês depois...
  • Membros de Honra

Boa noite

 

Ou estou muito enganado...ou ...a Casa de Pedra é uma das liberadas. Se o acesso é permitido em todos os salões é outra história....

 

Salões e travessias proibidas sempre existiram...Depois do embargo da CBA, digo do IBAMA (esse erro é um farpo no $$$$) algumas cavernas liberadas ficaram com restrições. Mas liberadas para entrar.

 

Na minha lista...a Casa de Pedra é liberada... Não tenho noticias de embargos posteriores...

 

Se tiver....é bom sabermos...

 

abraços

Link para o comentário
  • Colaboradores

Você pode sim, ir até a entrada, que é aquele pórtico espetacular com mais de 200 metros de altura

 

No entanto entrar no sumidouro e sair na ressurgência que é a gruta Santo Antonio, configurando assim na "travessia da Casa de Pedra" está proibido desde o carnaval de 2003, quando um guia e um turista morreram lá dentro durante uma tromba d'água, que os acometeu em seu interior

 

Desde então, só entra com autorização da diretoria do parque

Link para o comentário
  • Membros de Honra
... está proibido desde o carnaval de 2003, quando um guia e um turista morreram lá dentro durante uma tromba d'água, que os acometeu em seu interior ...

 

Eu fui lá em 2003 justamente logo após essa tragédia, e por muita coincidência o guia que pegamos era irmão desse guia que morreu.

 

Lembro que já estava com acesso restrito. Só não sabia que ainda continuava.

 

Intééé

Link para o comentário
  • 1 mês depois...
  • Membros

Minha dica é não pegue agencias, Existe muitos guias bons que não trabalham com agencia. Basta chegar na cidade e perguntar para algum morador ou na propria portaria do parque que eles indicam o nome de bons guias. e o detalhe, se souber negociar você paga até a metade do preço da agencia. Ainda mais se tiver um grupo pequeno.

 

A diferença é a questão do seguro, mas se você for como eu, acustumado a fazer trilhas sozinho, o guia vem só por obrigação.

Agora em alguns lugares como o Rapel que é preciso equipamentos e só as agencias tem autoriazação então contrate elas.

Fiquei 3 dias com o guia e paguei só 180 reais (2 pessoas). e ele ainda tinha equipamento do boia-cross.

 

Cheguei na cidade na segunda tinha marcado com uma agencia por e-mail (caveatlantica), troquei uns 10 e-mails com eles. informando a data e tudo mais.

Chegando na segunda conforme combinado, eles disseram que o parque não funcionava na segunda, perguntei se não dava para fazer nenhum passeio, eles disseram que não, então fiquei com muita raiva e fui procurar um guia na cidade e eu estava com meus dias contados tinha só 3 dias para conhecer o petar. Ai nisso fui na cidade e perguntei por algum guia, e o parque funcionava sim, só não podia visitar as cavernas, então visitamos as cachoeiras que eram mais longes(beija-flor e andorinhas) , e as cavernas ficaram para os outros dois dias. E o tempo deu para ver quase tudo que queriamos.

 

Eu perdi o nome e o telefone do Guia que eu fui, Ele foi o 1º guia do petar, e ele conta muito sobre o grande problema dos guias com a mafia das agencias e tem muitas historias legais sobre o local.Mas recomendo como muito bom o Cateto é só chegar em algum mercadinho lá e perguntar onde ele mora. O cara é considerado um dos melhores guias independentes do Petar se você tem disposição é com ele que você deve ir, Ele tem boia, Capacete e lanterna, bem mais em conta do que alugar na agencia. Já o irmão dele que é um senhor que você olha e não dá nada por ele, mas o cara é um otimo guia tambem com uma superdisposição e cheio de historias do lugar. O tel dele: (15) 3556-1546. Número máximo para passeios + radicais, segundo o Cateto: 5 jovens bem preparados. Com ele há uma pergunta: "com ou sem emoção?" rs.rs.rs...

 

O parque estipula um preço minimo, mas você negocia com eles e diz que não vai falar para ninguem..rs

 

Minhas recomendações são essas, e Realmente o petar é um dos lugares mais bonitos que já vi.

 

Chega nele é negocia, Eu agarantio! rs...

Link para o comentário
  • Membros de Honra

so um comentario aqui,

 

leve sempre em consideracao q o q eles cobram la nao eh caro, pense bem antes de tentar apertar os caras com preços baixos, afinal eles proporcionam muitas horas de diversao e se vc pensar o preco por hora nao eh tanto assim e muitas vezes pagamos mais do q isso por coisas muito menos legais e q duram muito menos.

 

Assino em baixo, o cateto eh um puta guia!!!

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Boa colocação Xaliba.

 

Complementando ...é até uma questão de responsabilidade social. Muitas vezes as pessoas apertam um prestador de serviços para "tirar" o preço mais baixo e depois faz doações em alguma campanha para pessoas carentes...e.na outra ponta pode estar a familia desse prestador que ele apertou.

 

O pessoal de lá (Petar) é bastante simples a subsistência deles depende quase que totalmente do turismo.

 

Trata-se da região mais carente do Estado de São Paulo.

 

Abração

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...