Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Guia e Dicas sobre Moedas, Cartões e Gastos na Argentina

Postado
  • Membros

GUIA RÁPIDO DE CONSULTA SOBRE UTILIZAÇÃO DE CARTÕES NA ARGENTINA

Para aqueles que pensam em sacar dinheiro em caixas eletrônicos ou utilizar o cartão de crédito, devem ficar atentos às taxas cobradas. Podemos classificar o uso em quatro tipos:

Cartão de Banco

Há alguns bancos presentes no Brasil que também estão presentes na Argentina. Cada banco tem sua própria política quanto a isso, alguns cobram o saque outros não. Deve-se verificar com o seu próprio banco os custos e existência de agências no país.

Cartões de Débito

Os cartões de débito internacionais possibilitam saque em caixas eletrônicos na Argentina. O valor é debitado diretamente em sua conta como se estivesse utilizando a função de débito em uma compra. Como os cartões de débito são ligados à bandeira do banco, cada um pode ter uma cobrança diferente. No caso da Mastercard, normalmente o valor é de R$ 9 por saque e com valor máximo de US$ 500 por dia e US$ 3.500 por semana. No caso da Visa, normalmente o valor é de R$ 8 por saque e com valor de US$ 250 a 500 por dia.

Cartões de Crédito

Os cartões de crédito internacionais possibilitam saque em caixas eletrônicos e fazer compras sem parcelamento na Argentina. O valor é debitado diretamente em seu cartão para pagamento na próxima fatura, de acordo com a data. Como os cartões de crédito são ligados à bandeira de uma instituição financeira, cada um tem uma cobrança diferente para o caso de saque. No caso de utilização para compras, o valor é creditado em sua próxima fatura com o valor gasto em pesos convertido para dólar e, posteriormente, real com o câmbio oficial do dia de fechamento da fatura. Ainda há a cobrança de IOF com uma taxa de 2% sobre o valor gasto no exterior.

Visa TravelMoney

O cartão funciona como um cartão de débito. Ele deve ser carregado em Euro ou Dólar que é convertido para a moeda local, no caso, pesos. A cotação da moeda é baseada no câmbio turismo oficial, que é mais desvantajoso que o câmbio comercial. A cobrança é em cima do valor depositado: se for em Euro, € 2,50; se for em dólar, US$ 2,50 – por cada saque.

Há ainda os defasados Travelers Cheques, da American Express. Para os interessados, deve-se procurar um banco no Brasil para comprar esses cheques de viagem que podem ser comprados em Real e convertidos em Dólar ou Euro. Ele é aceito na Argentina e deve ser trocado em bancos conveniados à American Express, onde a maioria cobra comissão para a troca por pesos. A partir de 2008, é cobrado, ainda, IOF de 0,38% na compra e venda dos cheques em território nacional.

• Respostas 1.2k
  • Visualizações 312.8k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

Featured Replies

Postado
  • Membros
No meu caso como as despesas sao na casa de alguns mil dólares o iof e grande no cartão de credito.

Ta podendo hem che_boludo ::tchann:::D::lol4::::lol4::::lol4::

eu fico no time do cartão de crédito, + milhagem, menos dinheiro no bolso.

Mas concordo que sacar no caixa eletrônico é uma grande pedida. Custo! São tão pequenos em relação ao todo da viagem, que no fim de alguma maneira vc paga por este serviço.

Este tema não tem fim.

Postado
  • Membros
No meu caso como as despesas sao na casa de alguns mil dólares o iof e grande no cartão de credito.

Ta podendo hem che_boludo ::tchann:::D::lol4::::lol4::::lol4::

eu fico no time do cartão de crédito, + milhagem, menos dinheiro no bolso.

Mas concordo que sacar no caixa eletrônico é uma grande pedida. Custo! São tão pequenos em relação ao todo da viagem, que no fim de alguma maneira vc paga por este serviço.

Este tema não tem fim.

Podendo eu? Podendo esta quem pode se dar ao luxo de pagar ágio de 6,38 % no cartão de credito só para acumular milhas.

Veja a matemática:

Pegando o meu ultimo gasto como pj que foi de dez mil dólares. Caso tivesse pago em cartão de credito com milhagem teria pago ágio de 638 dólares na fatura por causa do iof. Como economizei estes 638 dólares, posso usar esta grana e por exemplo comprar 2 passagens de ida e volta sp-buenos Aires. Aí nao ganhei milhas mas comprei duas passagens reais.

Enquanto isto o feliz usuário do cartão de credito acumulou milhas pelos 10 mil dólares deixou a dilma contente por ter engordado o caixa do tesouro com mais 638 dolares de imposto e vai ficando aí sonhando com uma passagem virtual futura. A propósito quantas passagens que estas milhas aí geram? Acredito que nenhuma.

A matemática e trocar passagem real por passagem virtual em milhas. Eu prefiro a passagem real hehehehe....

Postado
  • Membros

Fui pra Buenos Aires 3 vezes em 15 meses e vou novamente em junho, para curtir pela primeira vez o inverno.

Eu acho que a diversificação de meios de pagamento é o ideal pra não passar nenhum perrengue.

Eu levo cash e troco no Banco DeLa Nacion em Ezeiza. Cotação super honesta, mesmo estando dentro do aeroporto. Uso muito o cartão de crédito, principalmente em DutyFree, mas confesso que as vezes me assusta o IOF. Da última vez veio uma cobrança de 189,00 reais de IOF. Mas dá pra acumular legal em milhas acho que acaba compensando. Uso VTM também. Quer dizer tenho um com alguns dolares, mas nunca uso. Mas sempre levo comigo.

Buenos Aires tá entupida de brasileiros, por isso acho desnecessário colocar dólares no meio. Troque real por pesos, simples! Quem desembarcar no Aeroparque recomendo o cambio no Banco Piano, que fica numa paralela da Calle Florida, não lembro o nome.

Meu único problema em BsAs é o uso do débito. Sou cliente do HSBC Premier e lá em um monte de agencias do HSBC, mas por incrivel que pareça meu cartão não saca em nenhum caixa. Lá o HSBC é filiado a rede Banelco e aqui no Brasil á Rede Visa Plus. Eu ligo no atendimento do banco aqui e as atendentes tapadas dizem que só posso sacar nos caixas Visa Plus. Nunca vi um Visa Plus na vida. Lá é tudo Banelco. Ninguém sabe explicar. Nem meu gerente sabe explicar porque nao consigo sacar nos caixas as agencias. Acho isso um absurdo, mas já desisti de questionar.

Postado
  • Membros

Pelo que eu sei pelo menos no Itaú não é o gerente que libera, tem o número de telefone que atende só para internacional de uma olhada.

Postado
  • Membros

Cada caso é um caso e até depende um pouco de sorte. Quando eu viajei, ano passado, peguei uma cotação, na casa de câmbio, 8 ou 9 centavos maior que a do cartão no fechamento da fatura. Com o IOF, o dólar do cartão ficou apenas 2 centavos maior que o da casa de câmbio. No exemplo do che_boludo, de 10 mil dólares, eu teria perdido 200 reais. Só que ganharia 15 mil milhas no Platinum. Com 15 mil milhas eu compro ida e volta salvador x buenos aires, que no dinheiro sairia por uns 800 à 900 reais. Vou agora no final de abril para Buenos Aires, e usarei cartão novamente. Quando voltar, irei postar essa relação.

Postado
  • Membros

Podem colocar na ponta do lápis se milhagem é melhor que fazer câmbio: não é. O IOF e a variação cambial possível (levando em consideração que o governo está estimulando a desvalorização do real frente ao dólar: a política econômica entende que quem faz compras/viagens no exterior faz porque pode e por isto tem de ser taxada [o que me parece bastante razoável] e a desvalorização é para o estímulo de exportações).

Mas né, a discussão é infindável porque alguns veem com bons olhos somar milhas enquanto outros em salvar dinheiro.

Postado
  • Membros

Para sacar em caixa eletrônico com o cartão do banco internacional bandeira Maestro, qual o valor, a informação que só da para sacar 300 pesos por vez, é isto?

E se alguém trocou real por peso em Bariloche nas casas de câmbio. ::cool:::'>

Postado
  • Membros

Olá,

é a primeira vez que vou à Argentina (na verdade 1ª vez que viajo para fora) e decidi ficar logo 5 meses, pois tenho amigos lá que me ajudarão. Minhas principais dúvidas são quanto ao cartão de crédito. Possuo um cartão de crédito e débito internacional do Banco do Brasil, e como são 5 meses, não posso levar o dinheiro todo de uma só vez e esconder embaixo do colchão, até porque ficarei recebendo uma quantia por mês a qual precisaria sacar em algum momento. Como posso fazer para tirar dinheiro por lá com esse cartão? Quais as taxas? Lá tem bancos 24h como os daqui, que aceitam todos os bancos?

E uma dúvida secundária é quanto vocês acham que custaria por mês viver na Argentina. Não farei viagens caras frequentemente nem nada, ficarei em uma residência estudantil, com gastos normais como os que teria aqui, mas não faço ideia de quanto isso sairá por lá. Acham que podem me ajudar, por favor?

Obrigada,

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Conteúdo Similar

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.