Ir para conteúdo
  • Faça parte da nossa comunidade! 

    Encontre companhia para viajar, compartilhe dicas e relatos, faça perguntas e ajude outros viajantes! 

João Pessoa


renata_mf

Posts Recomendados

  • Colaboradores
Oi Gabriella,

 

Eu já tinha lido as suas mensagens, mas um roteiro de 3 dias eu achei pouco. rsrsrs

Como vou ficar mais dias, queria mais dicas, mas pelo que eu tenho lido, JP é uma cidade super light e os locais são de fácil acesso.

Mas eu tenho uma pergunta: como provavelmente irei sozinho, vc acha que eu deveria fazer os passeios através de agência ou me virar de ônibus mesmo?

Vc comprou as famosas roupas de algodão colorido? Valem a pena? São caras?

Bom, mais uma vez agradeço pela sua ajuda.

Beijos!

 

Então, eu tbm passei uma semana em João Pessoa, mas confesso q não planejei bem pq fui em cima da hora, e depois tinha alguns compromissos na cidade.

 

Recomendo muito que vc faça o passeio para o Litoral Sul.... pode ser de bugg ou alugando um carro.... Alugando carro sai beeeem mais barato e vc pode ficar mais a vontade nas praias... são super pertinho de João Pessoa (acho que Tambaba não fica muito mais que 30km da capital)... São paradas obrigatórias: Praia de Tambaba (que tem uma parte exclusiva para naturistas), Coqueirinho (na minha opnião, é a mais linda, com barzinhos bem aconchegantes... e permite ficar mais tempo), Tabatinga e Carapebus (com piscinas naturais). Tente não ir no final de semana, pois as praias ficam lotadas!

 

Em João Pessoa mesmo, vc inevitavelmente vai conhecer a praia de Tambaú, onde fica o famoso hotel.... é a parte da orla da cidade mais badalada, com várias barracas, lojinhas e etc.... muito bom para se passear de dia e de noite.

Mas, na cidade a praia que eu mais gostei foi a do Bessa..... é super tranquila, com ótimos bares para comer um bom camarão!

 

A praia do Manaíra (onde me hospedei) é bonita, mas sem muita estrutura para turistas... vc tem que ter sua cadeira e guarda-sol.... ai não deu, só caminhada mesmo!

 

Passeios imperdíveis na cidade são: Picãozinho (mergulho nos recifes de corais) que parte da praia de Tambaú... e Areia Vermelha (um banco de areia, no mar, bem perto da costa) - esse para mim foi o melhor! adorei!

Para estes dois passeios, vc precisa consultar a tábua das marés, pq precisa ser maré baixa. Vc pode comprar os passeios na orla mesmo, bem de frente da saída para Picãozinho (tem placa), próximo ao Hotel Tambaú. Elas informam tbm melhor dia e horário, e por isso vc deve agendar logo que chegar na cidade estes passeios. Se não me engano paguei R$25,00 em Picãozinho e R$30,00 em Areia Vermelha.

 

O Farol do Cabo Branco - ou Ponta dos Seixas - é parada obrigatória! O ponto mais oriental das Américas! Lá tem tbm uma Estação Ciência, muito bonita e gratuíta!

 

Agora quanto a comer, João Pessoa é bárbaro!!! Não deixe de ir ao restaurante de comidas típicas nordestinas MANGAI - é um ponto turístico da cidade! É lindo, todo decorado, com comidas MARAVILHOSAS, uma melhor que a outra, e com um atendimento impecável! Vale muito a pena ir!!! Ahh, e fica beeeem pertinho do Hostel Manaíra.

Camarão e peixe tbm se come em muitos lugares bons.... No Fava (alguma coisa), pertinho do hotel Tambaú, os pratos são bons, baratos e bem servidos.... já no Canoa de Camarões o preço é um pouco mais caro, mas divinamente pago.... foi o melhor camarão que comi!

 

O tal do algodão colorido, vc encontra nas feiras de artesanato. Tem uma bem de frente para o Hotel Tambaú, outra um pouquinho mais para frente (sentido Cabo Branco) e um centro de artesanatos enooorme, 1 quadra da praia, em uma avenida grande que desemboca na praia (mas naum me lembro o nome)... Não é caro não...

 

Em João Pessoa, pode ficar tranquilo, tem bastante opção de ônibus.... vc consegue fazer muita coisa por conta... mas os passeios no mar, tem que ser com a agência.

 

Me arrependo de não ter ido ver o pôr0do0sol na Praia do Jacaré, dizem que é lindo, ao som do bolero de Ravel... e tbm gostaria de ter conhecido o centro histórico, mas não deu tempo!!

 

Bom, é isso que posso te falar! Mas precisando de mais informações, me pergunte!!

Estou a disposição!!

 

Beijos!

Link para o post

  • Respostas 352
  • Criado
  • Última resposta

Mais Ativos no Tópico

Mais Ativos no Tópico

Postagens Populares

Visita imperdível em João Pessoa, o centro de cultura, a igreja de São Francisco, e o Convento de Sto. Antônio.

Oi galera , eu quero da uma idéia de viajem , JOão pessoa a cidade que moro, aquí é muito lindo , tem praias lindas, algumas desertas,além de ser a 2º cidade mas verde do mundo, e o portal das américa

  • Membros

Oi Gabriella.

Obrigado pelo monte de informações.

Agora estou mais tranquilo quanto ao que fazer em JP.

Ontem a noite eu estava pensando e acho que vou dormir pelo menos uma noite em Carapibus. Achei o albergue Onze Praias e achei o lugar bem legal. Eu gosto de agito, mas também não dispenso um lugar tranquilo, pra não se fazer nada e olhar o mar e acho que este lugar é O lugar. Vc acha que vale a pena ficar por lá? Me disseram que vale a pena acordar bem cedo pra ver o nascer do sol por aqueles lados. Então, como terei bastante tempo, acho que vou encarar essa.

Beijos!

Link para o post
  • Membros

Olá mochileiros, sou novo no Fórum e estou precisando de umas dicas para uma viagem rápida que farei a João Pessoa.

Ficarei em JP de 11/10 (vindo de Porto de Galinhas) até 14/10 à tarde, portanto só terei 2 dias inteiros na cidade.

Faço questão de ver o por do sol no Rio do Jacaré, o Forte de Cabo Branco, fazer o passeio do litoral sul e conhecer algumas praias/centro da cidade.

E , claro, comer no Mangai a parte do buffet que eu não consegui comer em Natal.

 

Minha programação em JP está assim:

11: Viagem PG/JP ( está um dia morto, por enquanto).

Qual é a melhor forma de fazer essa viagem (questão de custo/benefício e como aproveitar melhor o meu dia)?

Acredito que o transfer direto seja muito caro (estou viajando sozinho). O mais viável deve ser mesmo ir de ônibus até Recife e pegar outro pra JP. Alguém sabe quais são as melhores viações? Ouvi dizer que a Progresso é boa. A rodoviária de Recife é relativamente tranquila? Será que é necessário reservar a passagem por ser final de feriado(11/10)?

12: Passeio pelo litoral sul.

13: Praias/centro da cidade, Forte, por do sol. Dá pra fazer tudo no mesmo dia?

14: (De manhã) Livre (ou ficar de bobeira na praia ou conhecer o centro, se não tiver dado tempo).

 

Boas viagens,

Chico

Link para o post
  • Membros

Oi Chico.

 

Provavelmente estarei em JP também na data que vc vai estar. Vou ficar no Manaira Hostel - R$30,00 a diária pra quem tem carteira de alberguista.

Como vc, também vou de Recife pra lá de ônibus; isso parece ser tranquilo. E a cidade também parece ser calma. Vamos nos "falando". Quem sabe a gente não se encontra por lá?

Abraço!

Marcio

Link para o post
  • Colaboradores
Oi Gabriella.

Obrigado pelo monte de informações.

Agora estou mais tranquilo quanto ao que fazer em JP.

Ontem a noite eu estava pensando e acho que vou dormir pelo menos uma noite em Carapibus. Achei o albergue Onze Praias e achei o lugar bem legal. Eu gosto de agito, mas também não dispenso um lugar tranquilo, pra não se fazer nada e olhar o mar e acho que este lugar é O lugar. Vc acha que vale a pena ficar por lá? Me disseram que vale a pena acordar bem cedo pra ver o nascer do sol por aqueles lados. Então, como terei bastante tempo, acho que vou encarar essa.

Beijos!

 

Olá Trbss, desculpa a demora para responder!!

 

Lá em Carapebus eu vi bastante pousadinhas, umas bem bacanas mesmo. Em Tabatinga também! Acredito que na temporada, deva ficar tudo bem cheio!

Acho que vc pode sim experimentar dormir lá, é beeem mais sossegado que JP. Eu achei lindo mesmo o litoral sul todo!!

 

Beijos e aproveite a viagem!!!

Link para o post
  • Colaboradores
Olá mochileiros, sou novo no Fórum e estou precisando de umas dicas para uma viagem rápida que farei a João Pessoa.

Ficarei em JP de 11/10 (vindo de Porto de Galinhas) até 14/10 à tarde, portanto só terei 2 dias inteiros na cidade.

Faço questão de ver o por do sol no Rio do Jacaré, o Forte de Cabo Branco, fazer o passeio do litoral sul e conhecer algumas praias/centro da cidade.

E , claro, comer no Mangai a parte do buffet que eu não consegui comer em Natal.

 

Minha programação em JP está assim:

11: Viagem PG/JP ( está um dia morto, por enquanto).

Qual é a melhor forma de fazer essa viagem (questão de custo/benefício e como aproveitar melhor o meu dia)?

Acredito que o transfer direto seja muito caro (estou viajando sozinho). O mais viável deve ser mesmo ir de ônibus até Recife e pegar outro pra JP. Alguém sabe quais são as melhores viações? Ouvi dizer que a Progresso é boa. A rodoviária de Recife é relativamente tranquila? Será que é necessário reservar a passagem por ser final de feriado(11/10)?

12: Passeio pelo litoral sul.

13: Praias/centro da cidade, Forte, por do sol. Dá pra fazer tudo no mesmo dia?

14: (De manhã) Livre (ou ficar de bobeira na praia ou conhecer o centro, se não tiver dado tempo).

 

Boas viagens,

Chico

 

Oi Chico, tudo bem??

 

Eu não fui de Recife a João Pessoa, mas como é beeem pertinho, creio que vc não terá problemas com essa viagem. Acho que seu dia não será perdido pois a viagem é curta e chegando em Poão Pessoa vc já pode ir as praias da cidade mesmo, principalmente de Tambaú, onde estpa o agito!

Dá sim para vc conhecer as praias da cidade o Farol do Cabo Branco e assistir o por do sol da praia do Jacaré no mesmo dia. Apenas se organize para que de tempo de fazer tudo. Tomar ônibus lá é bem fácil! Dá para conhecer a cidade toda!!

 

Boa sorte e precisando é só perguntar!!

beijos!

Link para o post
  • 4 semanas depois...
  • Membros

Oi Pessoal!

 

Estou indo para João Pessoa dia 15/10 à 17/10.

Gostaria muito de conhecer Picãozinho e Areia Vermelha, mas não sei se vai ser possível por causa da tábua das marés. :?:

Essa é a previsão para esses dias:

 

15/09

03h39 0.8

09h53 1.8

16h13 1.0

22h19 1.8

 

16/09

05h11 0.9

11h32 1.7

17h45 1.0

23h53 1.8

 

17/09

06h39 0.8

12h58 1.8

18h53 0.9

 

 

O que acham? Será que vou poder conhecer e qual o horário?

 

Obrigada

Link para o post
  • Membros

Lisi_Poa,

Eu não entendo muito coisa de maré, mas acredito que ela estará alta para fazer os passeios que você quer fazer. Para confirmar isso, mande um email para a pousada onde você ficará em Jp perguntando. Eles te responderão com mais propriedade.

Boa viagem!

Link para o post
  • Colaboradores

ChicoBH,

Bem, como ainda nao entramos em out, acho que minha contribuição ainda vale alguma coisa...

Antes de falar os detalhes sobre preços, o tempo médio de viagem é 2h, mas as BR101 ainda está sendo duplicada em alguns trechos, entao.. se tiver algo programado, por precaução, aumente pra 3h, por que tem o pessoal do exército no esquema "pare e siga" qdo tem algum trecho com uma faixa apenas liberada.

 

Olha, Recife-JP só indo de busao mesmo... e a empresa que costumo indicar pq ja viajei muito, é confortavel e boa é a Progresso.

Os ônibus saem de 30 em 30 minutos a partir das 5h30, e a passagem custa R$25,00.

Dai eu perguntei sobre os horários promocionais, que eram 5h30, 11h, 16h e 19h30 que eram mais baratos. Ela disse que agora nao só sao esses... que sao todos os horarios quebrados, tipo, 6h30, 7h30, etc, e custam R$18,00.

Mas isso foi a atendente (Daniele) de uma agencia do TIP (como chamamos a rodoviária de Recife) que tb vende as passagens da Progresso.. eu to tentando ligar na Progresso pra confirmar.. pq sempre tinham uns horarios certos, e nao isso de todos os quebrados...

 

Olha, consegui falar depois com um guichê de vendas de passagens da Progresso que fica em Olinda e o moço de lá (Múcio) já disse que não necessariamente são os horários quebrados, por exemplo, dos que ele me disse, 5h30, 7h, 8h, são promocionais. Entãããão, melhor confirmarem antes sobre o preço X horário. Se puderem pegar o mais barato, melhor, né? ::cool:::'>

Agora, pra quem pegar o ônibus na rodoviária (Recife), paga uma taxa de embarque, adicional, de R$3,55. Ou seja, a passagem completa ficará R$28,55 ou 21,55 (promocional). Fora da rodoviária, vocês não pagam, mas tb não tem como saber se terá vaga ou não.

 

Mas de transporte só te dou outra dica... se disserem que você também pode pegar ônibus pra Jampa num posto de gasolina que fica na BR, perto da Caxangá, é vero (em Recife). Contudo...se vc já perguntou se a rodoviária é tranquila, esse eu nem indico, além do que vc fica a mercê se vai ter vaga ou não no ônibus pra vc embarcar. Na rodoviária é garantido. E nesse posto ficam uns caras oferecendo levar de carro pelo mesmo preço, mas isso é total roubada. ::bad:: Nem cogite!!!

 

Agora, como vai de PG, direto, vc tem que pegar ônibus de PG e descer em frente ao aeroporto (R$6,10) e, de lá, pegar um taxi pra o TIP. É que a rodoviária é longe e nao é seguro ir de metrô, então, infelizmente, o custo maior vai ser chegar até lá.. de taxi dá uma média de R$35,00/40,00.

 

Quanto a reservar passagem, nunca tive que esperar o próximo onibus sair pra seguir. Minto.. só uma vez que não lembro que situação foi. Mas como os ônibus agora saem de 30 em 30 minutos, vc não terá problema e vc vai no meio do feriado.. e nao no 1º dia ou ultimo. ;)

 

Lá em Jampa, em frente a rodoviária, tem uma praça de ônibus, com várias paradas. Vc compra a passagem nuns guiches e escolhe de acordo com o ônibus que vc vai pegar. Nesse caso, liga pra o hostel e pergunta quais a linhas que param o mais próximos. Ai o resto é só descansar e curtir. 8)

 

Sobre o melhor roteiro em Jampa eu já não dou pitaco, pq sempre fui sem programação já que tive amigo que morou lá. Então...

Boa sorte e have a nice trip!

 

Aviação Progresso - existe um posto de vendas na Rodoviária, além de guichês fora de lá, em pontos estratégicos.

Telefones: (todos DDD 81)

2121 9000

3452 0680

3424 5648 (agencia Metro)

3271 3473 (guichê da Caxangá)

3432 6200 (guichê Olinda)

 

 

.....

Minha programação em JP está assim:

11: Viagem PG/JP ( está um dia morto, por enquanto).

Qual é a melhor forma de fazer essa viagem (questão de custo/benefício e como aproveitar melhor o meu dia)?

Acredito que o transfer direto seja muito caro (estou viajando sozinho). O mais viável deve ser mesmo ir de ônibus até Recife e pegar outro pra JP. Alguém sabe quais são as melhores viações? Ouvi dizer que a Progresso é boa. A rodoviária de Recife é relativamente tranquila? Será que é necessário reservar a passagem por ser final de feriado(11/10)?

12: Passeio pelo litoral sul.

13: Praias/centro da cidade, Forte, por do sol. Dá pra fazer tudo no mesmo dia?

14: (De manhã) Livre (ou ficar de bobeira na praia ou conhecer o centro, se não tiver dado tempo).

 

Boas viagens,

Chico

Link para o post
  • Silnei changed the title to João Pessoa

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Conteúdo Similar

    • Por ipamscf
      Bom Dia Pessoal,
      Hoje vim falar, bem rapidamente, sobre como chegar em Lucena na Paraíba através de transporte público;
      Ônibus via Cabedelo:
      1. Chegando na rodoviária de João Pessoa - Terminal Rodoviário Severino Camelo sai da mesma e, chegando na avenida, vira a direita no sentido do Mercado Público e sobe a ladeira até a última parada de ônibus onde espera pelo ônibus nº 5101 que segue até Cabedelo; Os horários de partida são possíveis de ver pelo aplicativo Moovit - mas recomendo levar em conta sempre uns 5 minutos pra antes e pra depois - ;
      2. Pegando o ônibus, passando do Fórum de Cabedelo - PB que se encontra do lado esquerdo da pista de quem vai, pede parada e desce do ônibus, atravessa a pista e entra na rua logo em frente, seguindo reto até o final da mesma e no fim dobrando a esquerda até chegar na balsa (ou pode pedir ao motorista pra avisar quando tiver perto da Balsa);
      3. Chegando na balsa é só comprar a passagem e embarcar e, do outro lado, tem opção de ônibus de lotação ou ainda moto-taxi que leva até o local de hospedagem.
      Trem via Cabedelo:
      1. Chegando na rodoviária de João Pessoa - Terminal Rodoviário Severino Camelo, sai da mesma e segue pela esquerda, margeando a rodoviária e entra na primeira rua a esquerda, seguindo reto até a rodovia, ao chegar na rodovia dirige-se pela direita até ver um prédio azul, que é a estação de trem;
      2. Pegando o trem até Cabedelo, segue com o mesmo até o ponto final;
      3. Descendo em Cabedelo é só seguir pela esquerda que vai chegar na balsa;
      Ônibus Lucena-JoãoPessoa-Lucena
      1. A opção mais demorada e mais cara, pois custa uns R$10,00 (2019) e ônibus sai da mesma rua onde sai o onibus para Cabedelo porém segue por terra, indo até santa rita e de lá para Lucena diretamente.
       
      =D
    • Por Juliana Saueia
      Fiz uma viagem muito especial pela Paraíba, conhecendo João Pessoa, as praias do sul do Estado, Cabedelo, Areia, Campina Grande, Barra de Mamanguape, Cabaceiras e o Lajedo de Pai Mateus. De tudo que eu gostaria, só não consegui ir para Baía da Traição porque precisei voltar para casa antes do tempo.
      Comecei por João Pessoa, onde me hospedei na casa de uma amiga que fiz numa viagem pelo Uruguai. 
      João Pessoa é a terceira capital mais antiga do país e lá o sol nasce antes das cinco da manhã. Eu cheguei até lá de ônibus partindo de Recife e em duas horas de estrada fui de uma capital à outra. Paguei R$ 44,50 na passagem pela empresa TOTAL, mas também existe a Viação Progresso que faz esse trecho e as duas são boas companhias.
      Logo na chegada fui para o Hotel Globo, que era super badalado entre 1930 e 1950 e hoje podemos visitar, foi lá que presenciei a despedida do sol atrás do Rio Sanhauá, foi muito lindo de assistir.
      No centro, além do Hotel, fica a Igreja de São Frei Pedro Gonçalves, a Praça Anthenor Navarro com casinhas coloridas e super charmosa e com 15 minutos de caminhada fica o Centro Cultura São Francisco, que possui visita guiada.
      São 05 praias principais em João Pessoa: Praia do Seixas, Cabo Branco, Tambaú, Manaíra e Bessa (apelidada de Caribessa). é entre Tambaú e Cabo Branco que fica o maior agito, tanto durante o dia como a noite. É por ali que fica a placa EU AMO JAMPA  e tem a maior parte dos hoteis da cidade. A praia de Manaíra é bem sossegada. A Praia do Seixas tem uma mística de ser a ponta mais oriental do nosso continente, é pequena mas lota de excursões que saem para as piscinas naturais do seixas, que aliás recomendo demais fazer. 
      Deixei mais alguns detalhes e lista de lugares para comer em João Pessoa no https://alemdacurva.com/o-que-fazer-em-joao-pessoa-na-paraiba/
      Cabedelo
      Uma cidade que se confunde com João Pessoa, de tão perto que é. Meu Uber até o final da cidade deu R$ 25,00, mas existe um ônibus da empresa Reunidas em João Pessoa chamado Cabedelo Direto 5101 que sai da Av. Epitácio Pessoa e vai para a cidade do pôr do sol mais famoso.
      Cheguei e fui direto para a Fortaleza de Santa Catarina. Paguei R$ 2,00 para entrar e uma guia contou tudo sobre o local para mim. Lá dentro avistamos a Igrejinha de Santa Catarina Alexandria, prisões, Casa Pólvora, Casa do Capitão, Alojamento dos Soldados e Oficiais, túneis, um poço e um paiol. Além de avistarmos o fim do Rio Paraíba.
      Você pode conhecer em Cabedelo também as Ruínas do Almagre, que é tombada pelo IPHAN.
      E a cidade possui inúmeras praias, que eu acabei não aproveitando, mas vocês podem: Intermares, Camboinhas (de onde saem os barcos para a Areia Vermelha, um passeio recomendadíssimo), Areia Dourada, Dique de Cabedelo (onde há o encontro do mar com o Rio Paraíba chamado de Pororoca da Paraíba), Miramar, Ponta de Mato, Formosa, Praia do Poço e Ponta de Campina. UFA! rs
      Mas a minha intenção mesmo ao ir para Cabedelo era conhecer o famoso pôr do sol no Jacaré, que muitos dizem ser o mais bonito da Paraíba.
      A Praia do Jacaré na verdade é o Rio Paraíba e de lá saem embarcações para curtir o pôr do sol ao som do Bolero de Ravel, apresentado por Jurandy do Sax. Minha opinião: fiquei sentada na "orla" do Jacaré e tive exatamente a mesma vista do pessoal que entrou no barco e consegui ouvir perfeitamente o som do Jurandy. Eles param a pouca distância da gente, não entendi o bafafá em cima desse passeio. Eu mostro as fotos aqui no https://alemdacurva.com/por-do-sol-em-cabedelo/ 
      Praias do litoral sul da Paraíba
      São as praias super famosas, que a maioria que vai pra lá acaba conhecendo. O ideal é fazer de carro, mas eu não dirijo e minha amiga não poderia me acompanhar nesse dia. Consegui fechar um taxista com mais 03 meninas que também iriam fazer esse lado da Paraíba. Outra opção é fazer passeios com excursões. As empresas geralmente oferecem passeios divididos entre as praias, sendo parte em um dia e parte em outro dia.
      Tem também passeio de buggy, que dai fazem as praias que você quiser em um só dia. 
      As praias que conheci foram: Barra de Gramame (ainda faz parte de JP e tem pouca estrutura, o que eu adorei), Praia de Tabatinga (na cidade do Conde e tem característica mais rústica com falésias e um mirante bem bonito), Praia Bela (com uma estrutura maior), Praia de Tambaba - praia de nudismo (a que eu mais gostei, mas fica lotadinha na parte em que banhistas com roupa podem acessar), Praia do Coqueirinho (a mais famosa da região, super lotada e com a maior infraestrutura de todas, inclusive deixei um rim como pagamento no almoço) e Praia do Amor (visitei bem rapidamente, ela possui uma pedra onde os supersticiosos passam por baixo para ter sorte no amor).
      As fotos de todas elas estão aqui https://alemdacurva.com/praias-do-litoral-sul-da-paraiba/
      Barra de Mamanguape
      Aqui já começou as surpresas da Paraíba para mim, minha amiga pegou um final de semana e me levou para esse paraíso, que na minha opinião possui o melhor pôr do sol da Paraíba, desculpem os amantes da Praia do Jacaré rs.
      Barra de Mamanguape fica em Rio Tinto e pra lá fomos de carro mesmo. Pegamos a BR 101, entramos pela cidade de Mamanguape (que não tem nada a ver com a Barra de Mamanguape) para ir à Rio Tinto, de onde se pega a estrada para Barra. Outro caminho é pegar um acesso que tem na BR 101 que segue por meio de canaviais a estrada inteira até chegar em Barra. Mas tomem cuidado porque por ali vez ou outra ocorre assaltos.
      Foram 02 horas de estrada de João Pessoa até Barra de Mamanguape.
      Dá para chegar de ônibus, mas não é tarefa fácil. Você precisa pegar um ônibus em JP até Rio Tinto bem cedo, pois você precisa chegar até umas 10h30 no máximo na cidade. O ônibus que sai de Rio Tinto pra Barra de Mamanguape parte as 11hrs de segunda a sexta. De sábado ele sai até mais cedo, as 10hrs. E pra voltar de Barra o ônibus passa de segunda a sábado às 05h30 com destino à Rio Tinto.
      Disseram que em Barra de Mamanguape existem moto-táxis mas eu não vi nenhum.
      Nos hospedamos no Sua Casa na Barra, uma casa que acomoda 04 pessoas do Nilton, que nos atendeu super bem. Pagamos R$ 160,00 no final de semana. Ele possui camping também para quem quiser e mais uma casa para alugar.
      Barra de Mamanguape é Área de Preservação Ambiental e já foi lar de peixes-boi, animal em extinção.
      Fizemos passeio de barco pelo Rio Mamanguape que foi tão incrível. Pagamos R$ 30,00 por pessoa. Passamos pelos mangues, antigo cativeiro do peixe boi, recifes (onde podemos avistar tartarugas) e banco de areia, com parada para almoço na Aldeia do Tramataia. A comida era uma delícia, bem farta e pagamos R$ 17,00 com a bebida inclusa. 
      Existem outros passeios para fazer como trilhas que vão de 4,5 a 12 km, além de passeio de buggy, caiaques, pedaladas na praia e até luau.
      Lá em Barra de Mamanguape há o encontro do rio com o mar, também. Eu amei ficar ali, praticamente sozinha. O lugar é muito rústico, sem estrutura nenhuma e uma natureza forte ao redor. Lindo! Aqui tem fotos https://alemdacurva.com/barra-de-mamanguape-pb/
      Inclusive, o pôr do sol por lá foi de cair o queixo, fiquei impressionada com tanta beleza. O sol se põe atrás do encontro das águas. Um espetáculo a parte.
      Areia
      Descobri essa cidade por conta da minha amiga que mencionou super sem querer. Lá fui eu pesquisar e me apaixonei. A cidade é muito fofa!
      Ela fica no brejo paraibano na Serra da Borborema e no inverno faz muuuito frio. Inclusive sedia o festival Caminhos do Frio, que passa por mais 8 cidades também.
      Eu fui de João Pessoa para Areia de ônibus, que demorou um cadim porque passa por várias outras cidades e custou R$ 31,50. Mas foi ótimo curtir a paisagem que ia mudando conforma saíamos do litoral.
      Cheguei na hora do almoço e encontrei o Restaurante e Cachaçaria Barretão super bem arrumadinho e bonitinho, com um self service gostoso por R$ 13,00.
      Lá em Areia faz-se muitas visitas aos engenhos, a mais famosa é a do Engenho Triunfo, que produz uma das cachaças mais vendidas do Estado.
      O Açúcar por lá também é forte e dá para visitar alguns engenhos, além de conhecer o Museu da Rapadura (ou do Brejo Paraibano).
      Não deixem de passear pelo centrinho, é uma coisa fofa demais aquelas casas coloridas e muito bem preservadas. As fotos vocês podem ver no https://alemdacurva.com/o-que-fazer-em-areia-na-paraiba/
      O primeiro teatro da Paraíba encontra-se em Areia, é o Teatro Minerva. Não é luxuoso como a maioria que encontramos Brasil afora mas tem história. E se história é algo que você gosta, visite também a Casa de Pedro Américo, pintor d'O Grito do Ipiranga, que com certeza você já viu nas aulas de história.
      Areia também é lar da Comunidade Quilombola Senhor do Bonfim, que conta com uma história mega forte.
      Vale a pena demais passear por lá. De Areia eu ainda fui para Campina Grande de ônibus, para dar um abraço em uma amiga. Então por lá não conheci quase nada além do Açude Velho e do Museu de Arte Popular da Paraíba que é uma obra de Oscar Niemeyer e foi uma surpresa gratificante encontrá-lo, já que eu nem sabia o que tinha por lá.
      Cabaceiras
      Essa foi a cidade mais especial de toda a viagem. Cabaceiras é uma cidade do cariri paraibano de 5 mil habitantes e é uma das que menos chove no Brasil.
      Já deixa eu avisar: tomem MUITA água. Não é brincadeira o quanto nós precisamos nos hidratar em um local seco como lá. Eu passei mal quando voltei e por isso que precisei retornar antes para casa.
      Minha intenção era a de dormir por lá, eu gosto de aproveitar calmamente os locais, mas achei complicado na época ir sozinha. Quando cheguei perguntei como fazia e me disseram, então relato aqui: de João Pessoa vá até Campina Grande e de CG sai um ônibus para Cabaceiras, só não sei os horários nem preços.
      Eu acabei contratando uma agência porque não achei que sairia perdendo. Estava incluso transporte, guia em Cabaceiras e no Lajedo, além de um café da tarde. Apenas o almoço paguei a parte.
      Em Cabaceiras tem moto-táxi.
      Existem hospedagens por lá em pousadas, hoteis e campings.
      Uma das coisas que eu mais estava ansiosa para conhecer em Cabaceiras é a placa "Rolíude Nordestina" escrita desse jeitinho mesmo rs. Cabaceiras é considerada assim porque inúmeros filmes e seriados foram gravados ali, inclusive o meu brasileiro preferido "O Auto da Compadecida". Acho de uma originalidade incrível essa placa.
      Tem também o Museu Histórico-Cultural dos Cariris Paraibano que conta a historia dos moradores dessa região. São dois prédios, um era uma antiga cadeia pública onde um famoso cangaceiro ateou fogo para libertar uns presos e o outro era a residência oficial dos prefeitos.
      Depois fomos do Bar Zé de Cila, uma figura e patrimônio público na minha opinião rs. Ao ver os turistas chegando ele corre para colocar uma batina de padre e posar para fotografias. Ele foi dublê do Padre João no Auto da Compadecida e se orgulha muito disso.
      Um ponto que achei um pouco fraco foi o Museu Cinematográfico que conta basicamente com fotografias e retratos de jornais.
      Lá em Cabaceiras a gente não encontra uma alma andando na rua, mas na época da Festa do Bode Rei a cidade lota. Ela acontece de maio a junho e enaltece a caprinocultura.
      Por fim o ponto mais esperado pela minha pessoa nesse tour: A Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição, a do filme O Auto da Compadecida. Como nossa visita era guiada, foi muito mais divertido porque a guia ia relembrando as cenas e falando frases icônicas do filme... Não sei só sei que foi assim. Demos muitas risadas.
      As fotos todas de Cabaceiras estão aqui https://alemdacurva.com/o-que-fazer-em-cabaceiras/
      Lajedo de Pai Mateus
      Passando para o momento mais inesquecível desse dia em Cabaceiras, fomos em direção ao Lajedo de Pai Mateus. Aqui eu chorei tanto, foi um lugar que senti uma energia reverberando por todo o meu corpo muito forte. 
      O Lajedo fica aproximadamente 15 km do centro de Cabaceiras dentro de um Hotel Fazenda. Para chegar no lajedo terá que passar pelo hotel e eles cobram uma taxa de todos (hóspedes e não-hóspedes) para entrar lá. Foi lá que almoçamos e tomamos o café da tarde. 
      Se estiver sem carro pode pedir para um moto-táxi te deixar lá. Mas o Lajedo não fica muito perto do Hotel e os guias acompanham os turistas nos carros dos turistas. Essa é a parte complicada de visitar sem carro. Mas você pode procurar alguma alma bondosa que te enfie no carro para ir junto.
      Antes de chegarmos no Lajedo, passamos pela Saca de Lã, que num resfriamento da terra se fraturou. Tem quem ache que foi algo natural mesmo e quem acredite que foi obra de ET. Ela fica em cima do Rio Boa Vista ou Rio Direito que desde fev/02 estava seco, vindo a encher apenas em abr/18.
      Já subindo para o Lajedo, era indescritível o que os meus olhos viam. Como aquelas pedras estavam paradas e não rolavam? É muito doido, os apoios de muitas pedras são irregulares e eu não entendo como estão de pé. Se quiser ver fotos desse passeio veja no https://alemdacurva.com/lajedo-de-pai-mateus/
      O guia vai contando toda a história que ronda o local sobre o eremita curandeiro Mateus e os índios cariris.
       Um dos momentos mais lindos foi ver o pôr do sol no Lajedo de Pai Mateus. O guia pediu para que ficássemos em silêncio nesse momento e todo mundo obedeceu, inclusive as crianças. Não ouvia nenhum barulho. De um lado o sol se despedindo e do outro a lua toda lindona dando oi, tudo em 360 graus de visibilidade.
      Comecei e terminei esse post emocionada. 
       
    • Por Carlos9460
      Olá amigos de viagem, 
      Em 9 de março de 2019, junto com a minha namorada, vamos para João Pessoa-PB (queríamos ficar + ou - 5 dias) e pretendemos ir via terrestre até Fortaleza-CE (Jericoacoara, no final, ficaremos 4 dias),
      Resumindo: 
      João pessoa: + ou -  5 dias
      Trajeto João Pessoa- Fortaleza: + ou - 4 dias
      Jericoacoara: 4 dias (chegamos num dia, passamos dois completos, voltamos no 4o dia)
      Vocês poderiam nos ajudar a  melhor maneira de fazer este percurso e o que vale a pena conhecer?
      Voltaremos de Fortaleza dia  23 de março.
      Desde já, muito obrigado.
      Carlos
      Celular/Whatsapp: 51 985 4242 06
       

×
×
  • Criar Novo...