Ir para conteúdo

Tanzânia - Perguntas e Respostas


Posts Recomendados

  • 1 mês depois...
  • Membros

Olha, eu nao gosto de ficar comparando lugares, e acho que mesmo Zanzibar sendo bastante turistico, vale bastante a pena. E totalmente diferente do Nordeste (so nao ir nestes pacotes)!!!! Estamos falando de uma cultura kiswahili riquissima, e que e mais forte no litoral. Mistura de arabes (oman) com africanos. So em Lamu, quenia, se tem uma cultura mais forte. Alem de Stone Town ser muito legal. O $$ nao e problema, poisda pra viajar barato por la. So fugir dos lugares turisticos. Para isto, aprender um pouco de kiswahili facilita.

 

Regra numero um:

Esqueca o Jambo e Hakuna Matata. Isto e swahili antigo, so usado por turista...

 

Para dizer oi, tem todo um ritual.

 

A forma mais formal e Shikamo" e a resposta e Maharaba. se usa para pessoas mais velhas.

 

Ja no dia a dia tem varias formas, e e um ritual se dizer oi:

 

Mambo (nao Jambo)

Poa

Vip

Safi

Freshi (freshi freshi e ainda mais giria)

Salama

Habari (como esta) >> Mzuri (bem)

 

Karibu- por favor

Asante Sana- obrigado

pole - Desculpe

pole pole - Devagar

Toka - mandando alguem embora, mas de forma rude

Hamna Shida - sem problemas (em vez de hakuna matata)

sasa- agora

Beigani- guqnto custa

Pungusa- baixar o precho

Chakula Gani>> (pedindo comida)

Wali- arroz

Pilau- arroz com tempero

kuku galinha

Samaki- peixe

Nyama- carne

ugali/shima- tipo uma polenta

kaka- irmao (no sentido de amigo tambem funciona)

sasa-irma

Naomba- eu gostaria

kuna... pra pedir alguma coisa

numeros

1 moja

2 mbili

3 tatu

4 ne

5 tano

6 sita

7 saba

8 nane

9 tisa

10 kumi

100 mia

1000 elfu

Nos guias devem ter mais alguns vocabularios basicos. Tenho uma lista um pouco maior, que aprendi com uns alemaes que tavam morando la a mais de 1 ano, mas nao e aula de lingua. A Vivian pode dar uma forca tambem.

Ngorogoro e lindo, e Serangeti da pra ver muitos animais. Depois de 3 meses na africa foi a primeira vez que vi um leopardo, porem e quase que um grande zoologico. Nao tanto como o Kruguer, mas os animais sao tao acostumados com as pessoas, que um leao pode ate se esconder atras de uma land cruiser pra pegar uma zebra. Mesmo assim vale a muito apena. Savana mesmo.

Kigoma e uma cidade que eu gostei bastante tambem.

 

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • Membros

Excelente esse seu vocabulario. Vou fazer so umas correcoes:

 

Tafadhali - Por favor

Karibu - De nada ou Bem vindo

Shilingapi (forma mais comum) - Quanto custa? A traducao literal eh Quantos Shilingis (moeda local), mas eh como todos perguntam o preco.

Dada - Irma

 

Quando alguem diz "Mambo" ou "Vipi" a resposta eh: Safi ou Poa.

Quando alguem diz "Habari" a resposta eh: Nzuri ou Salama

 

Vou escrever um guia legal e bonitinho sobre a Tanzania assim que puder.

 

beijos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • 2 semanas depois...
  • Membros

Sim, voce pode ver de la. O tempo varia de acordo com os parques que vc quer ver. Se eh so Ngorongoro e Serengueti dura 3 dias, se incluir Lake Manyara dura 4 dias. Precos variam de acordo com o roteiro e numero de pessoas. Uma excelente agencia se chama SOK...o site nao funciona direito, mas eu tenho o tel deles. Eh +255 784357118 (se for ligar de um cel local tirar o codigo e incluir um 0 antes do numero). Diz que foi um amigo que te indicou, chora um precinho camarada, etc. Minhas amigas vieram me visitar e fizeram por eles. Como eram so 2 pessoas e nao conseguiram se incluir em nenhum grupo custou 700 dolares o de 3 dias...mas se tiver mais gente fica bem mais barato. Elas se amarraram muito, falaram que eh patrao o servico. Eu fiz com eles tb e confirmo a qualidade!!! Qualquer duvida eu moro aqui na Tanzania (so que em Dar es Salaam) so me perguntar.

 

beijos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Fala João!

 

Em Arusha, tá CHEIO de agências que te levam para os safaris, logo, dá pra pechinchar bem além do fato de que os caras adoram discutir valores

 

Existem várias categorias de safari por lá, o mais barato, foi o que eu fiz, no qual você acampa, mas também tem os mais burga, que se paga mais de 2500 doletas e se fica em lodges, e o 4X4 tem ar condicionado

 

Eu fiz o safari de 4 dias (manyara, serengueti e ngorongoro) pela Active Tanzania que foi a mais barata que eu encontrei, inclusive, os valores que cada um do grupo pagou, variava

 

Também havia uma alemã no grupo que estava morando em Arusha há 7 meses e havia pesquisado praticamente em todas as agencias. Inclusive, ela para economizar, ela não foi ao Lago Manyara e ficou no camping lendo...

 

Comparado as outras agencias que circulavam pelos parques, A Active tinha o Land Cruiser mais toscão, mas não chegou a dar problemas nem nada...

 

Mas no mais, foi o mesmo que a Vivian disse acerca das amigas dela; patronagem total... Senta no jipão e esquece da vida, só tirando foto, vendo os animais, e respondendo as perguntas dos guias sobre futebol (os caras piram a hora que você fala que é brasileiro)

 

Qualquer dúvida, estamos aí.

 

Abrços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

muito obrigado vivian e albertinho!

farei uma viagem pela áfrica dentro de no máx 3 anos (africa do sul, zimbabwe, madagascar e tanzânia), e pensei a tanzânia da seguinte forma. chegar de avião por dar es salaam, ficar lá por um ou dois dias, depois ir pra zanzibar por uns 5 dias, e depois ir pra arusha por 3 ou 4 dias, que é meu sonho conhecer o serengeti.

vcs acham que está bem dividido? e qual a melhor forma de ir pra arusha saindo de dar es salaam?

abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
muito obrigado vivian e albertinho!

farei uma viagem pela áfrica dentro de no máx 3 anos (africa do sul, zimbabwe, madagascar e tanzânia), e pensei a tanzânia da seguinte forma. chegar de avião por dar es salaam, ficar lá por um ou dois dias, depois ir pra zanzibar por uns 5 dias, e depois ir pra arusha por 3 ou 4 dias, que é meu sonho conhecer o serengeti.

vcs acham que está bem dividido? e qual a melhor forma de ir pra arusha saindo de dar es salaam?

abraços.

 

Não tem como colocar mais uns 2 dias em Arusha não?

 

Digo isso, pq aí você pode rodar a cidade com mais calma e cotar ainda melhor o safari, assim como, eventualmente você pode juntar com uma galera do Hostel que estiver e tentar jogar o preço ainda mais para baixo.

 

De Dar para Arusha, tem Ônibus de linha, que vão desde os mais "simples", até os mais "luxuosos" da Scandinavia com ar e banheiro.

 

Como a viagem é bem longa, cerca de 650 km, acho que vale a pena o ar e o banheiro

 

Também temos avião, por uns US$ 200.

 

De qualquer forma, acho que a Vivian pode dar infos bem melhores, tendo em vista que eu fui pra Arusha, vindo de Nairobi e isso que eu lhe passo, vem das infos que eu coletei com a turma que eu conheci por lá.

 

Espero estar sendo util para vc, qualquer coisa pergunta aí!

 

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Olha, eu moro em Dar, nao gosto de Arusha, mas concordo com o Albertinho em deixar mais um dia para la. Isso porque nao tem nada para fazer em Dar de turistico. Dorme so as noites que vc precisar (a da chegada e a entre Zanzibar e o safari) e esta mais que bom. Em Dar tem uns restaurantes indianos muito bons e mais baratos que em Arusha e vale a pena a ida. Mas eh so.

 

Opcoes de onibus: eu nunca usei a Scandinavia, nao sei opinar. Eu faco o trajeto com bastante frequencia e nao acho o banheiro extremamente necessario (mesmo eu sendo dessas pessoas que vao ao banheiro toda hora...rs). De Dar para Arusha a melhor empresa a se utilizar (na minha opiniao) eh a Kilimanjaro express porque os onibus deles saem do centro, o que te faz economizar o (caro) valor do taxi ate a rodoviaria, evita que vc pegue o transito surreal (juro) da manha e te poupa o porre que eh chegar na rodoviaria com um bando de gente de enchendo saco (eu os apelidei de profissao pentelho = enchem saco de gringo). A passagem deles custa TSH 25,000 (uns 18 dolares). Na volta eu prefiro pegar a Dar Express (qualidade dos onibus eh a mesma) pq os onibus saem do escritorio deles que eh menos tumultuado que a rodoviaria. Mas todos eles vao te deixar na rodoviaria de Dar que se chama Ubungo.

 

O voo acho que custa uns 150 USD. Eu acho mais vantajoso fazer pelo menos um trajeto de aviao. Pq fazendo as contas fica assim: balsa para Zanzi: 40 usd + passagem de bus: 18 usd + noite no hotel (depende de quantas pessoas sao): +- 15 usd + jantar: 8 usd. Ai vc pensa que o voo demora 1 hora e meia e o onibus 9 horas...rs. Eu acho legal pela experiencia, pelos perrengues, etc. Mas se vc tiver com uma graninha sobrando e pouco tempo, fazer um dos trajetos de aviao eh uma boa.

 

Vou postar o email que eu escrevi para as minhas aigas com mais dicas, ta:

 

beijao

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Bem, posso aumentar sim um ou dois dias em Arusha. Meu roteiro na áfrica havia pensado basicamente assim.

 

- Cape Town e outros lugares próximos (Port Elizabeth, Jeffrey´s Bay, etc): 7 dias

- Madagascar (2 dias em Antananarivo e outros 5 ou 6 dias para visitar parques, ainda a definir)

- Zimbabwe (1 ou 2 dias em Harare e 3 dias em Victoria Falls)

- Tanzânia (1 ou 2 dias em Dar es Salaam, 5 dias em Zanzibar e 4 ou 5 em Arusha)

 

Somando a isso uns 6 dias que perderei em viagens e trocas de cidade, a viagem durará aproximadamente 40 dias. Acho que será de bom tamanho para conhecer as coisas que me interessam no sul e sudeste da África. Também não posso ficar aumentando muito o roteiro por causa de trabalho e dinheiro. Estou satisfeito com o roteiro que planejei (claro que pode mudar, não sou muito apegado a roteiros e altero muito durante as viagens).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...