Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Cidadania Italiana - Perguntas e Respostas

Postado
  • Membros

[info]Antes de formular sua pergunta leia o tópico sobre procedimentos para solicitar a sua cidadania Processo e consulte também o nosso arquivo talvez encontre sua resposta por lá Arquivo[/info]

• Respostas 161
  • Visualizações 62.8k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Featured Replies

Postado
  • Membros

Pessoal, faço busca de documentos na Itália e no Brasil. Quem tiver interesse entre em contato.

• 2 meses depois...
  • 3 meses depois...
Postado
  • Membros

Boa tarde,

Estou com todos os documentos para dar entrada na cidadania pelo Brasil.

O escritório localizou a certidão de nascimento do meu bisavô italiano, e cobra R$ 800,00.

Alguém saberia informar se eu mesmo consigo solicitar ? E quanto custa ?

Ele nasceu em Nissoria, Enna.

Estou tentando localizar o contato do responsável da comune para me enviar esta certidão.

• 4 semanas depois...
  • 7 meses depois...
Postado
  • Membros

Bom dia, estou com uma duvida.

Entrei em contato com o comune de Veneza para me enviarem a certidão de nascimento do meu antenato Italiano solicitando para me enviarem ao meu endereço. E eles me responderam da seguinte forma:

Il giorno 26/10/2016 alle ore 10:16:21 (+0200) il messaggio "SI RISCONTRA LA RICHIESTA DI ESTRATTO DI NASCITA DI BRANDALISE GIOVANNI SCONOSCIUTO RifMail<281360@c_f241@1@SIPAL>" è stato inviato da "protocollo.comune.mirano.ve@pecveneto.it" indirizzato a:

luizrubronegro@hotmail.comIl messaggio originale è incluso in allegato.

Identificativo messaggio: D27E7D42.001EDC10.000FBDE2.BF5E7D3C.pos ... galmail.it

L'allegato daticert.xml contiene informazioni di servizio sulla trasmissione.

Pelo o que eu entendi da resposta foi que eles encontraram o documento e enviaram para mim, mandaram um identificativo de mensagem e embaixo esta descrito que o arquivo daticert.xml que esta em anexo contem informações do serviço da transmição.

Ta até ai tudo bem, mas quando eu abro esse arquivo daticert.xml aparece o seguinte:

<?xml version="1.0" encoding="UTF-8"?>

protocollo.comune.mirano.ve@pecveneto.it

luizrubronegro@hotmail.com

protocollo.comune.mirano.ve@pecveneto.it

SI RISCONTRA LA RICHIESTA DI ESTRATTO DI NASCITA DI BRANDALISE GIOVANNI SCONOSCIUTO RifMail<281360@c_f241@1@SIPAL>

InfoCert S.p.A.

26/10/2016

10:16:21

D27E7D42.001EDC10.000FBDE2.BF5E7D3C.posta-certificata@legalmail.it

<F5D8881CE65E44B49709BACAE613386B@mirano.intranet>

Então ao final de contas eles me enviaram ou não? como faço pra identificar meu envio? alguém já passou por situação semelhante?

Agradeço desde já

• 9 meses depois...
Postado
  • Membros

Ola Luis .

Na resposta o Comune quis dizer que eles constataram que o pedido que voce fez sobre o antenado , Brandalise Giovanni é desconhecido .

• 1 ano depois...
Postado
  • Membros

Olá pessoal, 

Meu antenato italiano, saiu da itália e foi para o Uruguai. Após ter um filho lá, ele foi embora para o Rio Grande do Sul.

Alguém consegue me ajudar com a informação se além da certidão de Inteiro Teor uruguaia, precisa de uma CNN de lá também? E quanto a apostila deve ser feita lá tb? ou pode ser feita no Brasil?

Se souberem de alguma outra dica quanto a esse tipo de situação envolvendo 3 países.

Grato desde já galera. Abraço.

• 1 mês depois...
Postado
  • Membros

Bom dia pessoal.

Estou pra tirar cidadania em Fevereiro de 2020, e queria saber mais sobre quem tirou recentemente.

Meu primo tirou no ano passado, e disse que em torno de 13 dias já havia assinado a papelada e pôde viajar por lá, voltando apenas para pegar os documentos e voltar pro Brasil (total em torno de 30 dias). Contudo, tenho visto algumas pessoas dizerem que esse prazo aumentou agora, para em torno de 45 dias. Procede? 

Postado
  • Membros

Devido as inúmeras fraudes descobertas desde o ano passado, mais de 5 mil processos de cidadania já foram cancelados e outros 30 mil cidadanias já concedidas correm risco de serem canceladas por causa de fraude, a maioria das comunas está sendo bem mais rígida no processo e está demorando bem mais, simplesmente não tem mais prozo definido, pode levar 15 dias ou mesmo 6 meses.

Postado
  • Membros

Em março deste ano, uma megaoperação da polícia da Itália prendeu pelo menos sete brasileiros acusados de fraude, e cassou pelo menos 800 passaportes de brasileiros que obtiveram a cidadania italiana de forma irregular pelo esquema, entre eles, juízes, promotores, um jogador da Chapecoense que morreu no acidente de 2016 e até o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo). Todos podem responder por corrupção ativa, falsidade ideológica e ficar com o nome sujo perante os órgãos públicos italianos.

O governo conseguiu chegar ao esquema porque, segundo Scarpelli, para fazer um documento italiano para os brasileiros – equivalente ao nosso CPF –, os assessores (coiotes) chegaram a registrar 1.200 brasileiros em uma cidade (comune) de pouco mais de 3.000 habitantes. “Uma série de prisões estão acontecendo na Itália e vários comunes investigados já foram ‘estourados’ pela polícia italiana, podendo atingir 30 mil famílias e mais de 400 comunes”, diz.

Entre os comunes já investigados estão:

– Ospedaletto Lodigiano: 1.188 processos de cidadania anulados e passaportes cassados;

– Verbania e Novara: 800 processos anulados;

– Siracusa (Sicilia): 600 processos anulados;

– Maddaloni (Caserta): 251 processos anulados;

– Val di Zoldo: 1.600 processos sob suspeição;

– Portici (Napoli): 100 processos anulados;

– Omegna: 100 processos anulados;

– Terrano (Notaresco): 500 processos anulados;

– Brusciano: 200 processos anulados;

– Omegna: 2 assessores presos e 37 processos anulados;

– Mantova: um brasileiro foi preso e 325 processos podem ser anulados;

Total: 5.701

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.