Ir para conteúdo

ARQUIVO - Perguntas e Respostas - Antigas e Repetidas


Posts Recomendados

  • Colaboradores

Difícil de falar sobre esses assuntos, sempre da uma boa conversa, mas falar que esse ou aquele é mais receptivo que aquele e vice versa.. difícil...

 

Sou de Porto Alegre, Morei na Argentina, já andei por ai e digo que com certeza.. o Povo de Floripa é Fechado no começo, mas depois que se conhece, é um povo muito gente boa e com uma cultura interessante ( diferente, mas interessante)

 

o grande problema de quem vem de fora, não somente aqui para Floripa, mas qualquer lugar do mundo, e quando o "ser" vem para uma cidade nova e começa a falar mal da Cultura dos que são locais, falar que de onde vem é muito melhor e tal.. ai o bicho pega..

 

um Grande EXEMPLO em Floripa: FARRA DO BOI ( cara, não sou a favor e nem contra, fui uma vez ver, achei interessante, mas nunca ficaria correndo de um boi .. O povo aqui faz isso a muito tempo, mas virou Contra Lei.. ai vem uma galera e diz que quem faz é marginal, sem cultura.. e tal.. sabem quem faz?? o Povo de Floripa ( poucos, mas são daqui) ai é que pega...

 

Imagina a gente ir a BAHIA e falar que o OLUDUM é um bando de desocupado que só quer bater tambor

Imagina ir no RIo no Carnaval e sair cantando aos quatro ventos que quem participa de carnaval é Depravado e sem noção

Imagina ir no RS no dia 20 de Setembro e falar um povo que toma aguá quente amarga e adora andar Pichado é Maluco

Imagina ir a qualquer cidade.. qualquer cultura e falar mal deles..

 

entendem??

 

por isso falo que falar de receptividade em outras cidades depende..

 

vai depender de como TRATAMOS os nossos VISITANTES, de como tratamos as pessoas que nos acolhem em "seu lar" sua cidade, quem maltrata e mal tratado, quem quer entrar em uma cultura com os dois pés, so se da mal, então como aprendi em um curso de turismo, sempre que for em uma cidade diferente, entre no mercado Publico da cidade, entre na vida da cidade.. entre na rotina do povo e vai aprender que existem muito mais culturas e coisas interessantes do que nossos pensamentos imaginaram .

Link para o comentário
  • Respostas 538
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros

Acho legal evidenciar que ser fechado não implica em nada ruim. Como o Luciano disse, isto acontece apenas no começo. Muda muito quando eles sentem confiança no peregrino. É uma ilha rica em belezas naturais e é compreensível que se sintam invadidos por pessoas de outras cidades que estão interessados no que para eles é um recurso de sobrevivência.

 

Abraço!

Link para o comentário
  • Colaboradores

Cheguei de Floripa na terça e achei uma cidade interessantíssima. Sábado tava bombando na Lagoa da Conceição. Vou postar meu relato de viagem nesse fim de semana. Achei o povo muito educado e discreto. Andei muito de ônibus, as pessoas falam baixo, não ouvi carros buzinando, e como estava com uns amigos e mineiros falam muito e alto, acho que o povo de Floripa achou a gente muito espalhafatoso!!haha. Além disso, me senti muito seguro também, parece ser uma cidade muito tranquila!

Link para o comentário
  • 4 semanas depois...
  • Membros de Honra

pessoal, tô lendo as dicas... mas sempre ficam algumas duvidas:

 

1) alguem sugeriu alugar bicicletas. Entretanto, disseram q o transito é caótico, tem ciclovia ou tem q disputar espaço c/ os carros? E qdo chegar à praia tem onde deixar a bike? Sei não, tô achando q é mais fácil ir d bus...

 

2) vou passar uns dias em Floripa. compensa dividir e ficar uns dias em Balneário Camboriu?

 

3) compensa ficar hospedado em Bombinhas e Garopaba ou é melhor ficar em Floripa mesmo e sair p/ conhecer esses lugares no esquema bate-e-volta?

 

... considerando-se q vou em pleno inverno...

Link para o comentário
  • Membros de Honra

sobre o uso de bicicleta, não há ciclovias adequadas para o acesso à maioria das praias, tem na beira mar e, como por exemplo, no sul da ilha tem menos morros, a partir do campeche pode usar os acostamentos ou caminhos internos e chegar até armação, seguir pra tapera/ribeirão. na partir da lagoa para o sul tb vale um passeio

confiram: http://movimentociclovianalagoaja.blogspot.com.br/ e http://www.pmf.sc.gov.br/sites/bicicletapublica/

se forem poucos dias é melhor ir e voltar à guarda do embau, por exemplo ou garopaba mesmo.... mas sugiro aproveitar bem a ilha !!

Link para o comentário
  • Membros de Honra

pessoal obrigada pelas respostas, acho q bike tá descartado, acho q vamos circular pela ilha d bus mesmo.

 

vamos por parte, terei cerca d 18 dias, mas pretendo dividir entre Litoral e Serras. Talvez vá à 13 Tilias e fique uns dias em Blumenau ou Joinville.

IMPORTANTE: estaremos sem carro e vamos em pleno inverno.

 

postei perguntas gerais sobre o roteiro no estado de SC no tópico roteiros-e-meios-de-transportes-perguntas-e-respostas-t52180-15.html

e perguntas das serras no tópico serra-catarinense-sao-joaquim-urubici-perguntas-e-respostas-t13716-105.html

 

p/ nao bagunçar aqui vou me restringir apenas a parte d Floripa e/ou litoral. Dúvidas:

0) Por causa do frio, sei q banho d mar tá descartado, mas quero conhecer as praias, caminhar pela areia, fazer algumas trilhas... É programa d louco ou tá valendo ir p/ o litoral em pleno inverno? Gosto d curtir a natureza, mas as praias estarão mto desertas? É perigoso fazer trilha, por exemplo p/ a Lagoinha de Leste?

1) como terei vários dias e quero conhecer vários locais diferentes, a principio penso em dividir a hospedagem entre Floripa, Balneário Camboriú e Garopaba. São boas escolhas? Prefiro cidades mais turisticas, com mais infra-estrutura e com acesso fácil aos pontos turisticos.

2) A partir de Garopaba eu pretendo conhecer Imbituba no esquema bate-e-volta. Dá p/ ir d bus? Vale a pena?

3) A partir de Balneário Camboriú eu pretendo ir p/ Bombinhas no esquema bate-e-volta. Dá p/ ir d bus? Vale a pena?

4) P/ ir ao Beto Carreiro dá p/ sair de Balneário Camboriú no esquema bate-e-volta ou eu preciso dormir em Penha?

Link para o comentário
  • Colaboradores
pessoal obrigada pelas respostas, acho q bike tá descartado, acho q vamos circular pela ilha d bus mesmo.

 

vamos por parte, terei cerca d 18 dias, mas pretendo dividir entre Litoral e Serras. Talvez vá à 13 Tilias e fique uns dias em Blumenau ou Joinville.

IMPORTANTE: estaremos sem carro e vamos em pleno inverno.

 

postei perguntas gerais sobre o roteiro no estado de SC no tópico roteiros-e-meios-de-transportes-perguntas-e-respostas-t52180-15.html

e perguntas das serras no tópico serra-catarinense-sao-joaquim-urubici-perguntas-e-respostas-t13716-105.html

 

p/ nao bagunçar aqui vou me restringir apenas a parte d Floripa e/ou litoral. Dúvidas:

0) Por causa do frio, sei q banho d mar tá descartado, mas quero conhecer as praias, caminhar pela areia, fazer algumas trilhas... É programa d louco ou tá valendo ir p/ o litoral em pleno inverno? Gosto d curtir a natureza, mas as praias estarão mto desertas? É perigoso fazer trilha, por exemplo p/ a Lagoinha de Leste?

1) como terei vários dias e quero conhecer vários locais diferentes, a principio penso em dividir a hospedagem entre Floripa, Balneário Camboriú e Garopaba. São boas escolhas? Prefiro cidades mais turisticas, com mais infra-estrutura e com acesso fácil aos pontos turisticos.

2) A partir de Garopaba eu pretendo conhecer Imbituba no esquema bate-e-volta. Dá p/ ir d bus? Vale a pena?

3) A partir de Balneário Camboriú eu pretendo ir p/ Bombinhas no esquema bate-e-volta. Dá p/ ir d bus? Vale a pena?

4) P/ ir ao Beto Carreiro dá p/ sair de Balneário Camboriú no esquema bate-e-volta ou eu preciso dormir em Penha?

 

Ola Naomi,

 

Seguem abaixo alguns comentarios sobre as suas duvidas. Espero que sejam uteis. Se nao estiver sozinha, sugiro fortemente considerar a ideia de alugar um carro. Na baixa temporada vc consegue pagar R$ 60,00 a diaria. No site www.guiafloripa.com.br vc encontra o site de varias locadoras. As distancias na ilha sao grandes e o transporte publico nao é dos melhores. Nao deixe de consultar os sites das empresas de bus ou da prefeitura para saber linhas e horarios. Para conhecer outras praias no continente, o carro tb sera um graaaande facilitador. De carro alugado vc pode fazer um roteiro que sair de Floripa subir pras praias do norte (Bombinhas, Balneario), conhecer o Beto Carrero, passar por Blumenau e subir a serra. Depois desce pro litoral pela linda serra do Rio do Rastro e conhece as praias do sul (Guarda do Embau, Garopaba, praia do Rosa, etc).

 

0)É muito gostoso passear pelas praias no inverno. Nao rola, pelo menos pra mim, mergulhar ou ficar tostando na areia, mas é muito legal curtir a natureza, especialmente se estiver sol. E no inverno costuma fazer dias lindos por aqui.

Alem de passear pelas praias, o clima fica otimo pra fazer trilhas. E sao varias opcoes na ilha. Em geral nao sao perigosas. A trilha pra Lagoinha de Leste como é totalmente deserta, eu nao faria sozinho ou num grupo muito pequeno.

1) Tanto Garopaba como Balneario sao lugares bacanas. Nao sei sobre transporte publico. Considere tb Bombinhas e Praia do Rosa, como alternativas. Todos esses locais tem boa infra-estrutura no verao. Fora de temporada, muita coisa fecha nas areas turisticas. Balneario é uma cidade razoavelmente grande, entao o centro tem boa infra o ano inteiro. garopaba é a segunda maior dessas cidades. A Praia do Rosa nao chega a ser uma cidade.

2) De Garopaba a Imbituba vc pode passar pela Praia do Rosa e seguir ate a Praia do Luz onde tem a barra da lagoa de Ibiraquera. Conforme a mare da pra atravessar de carro. A outra alternativa é voltar ate a BR-101 e seguir pra Imbituba. Deve ter bus, mas nao sei o horario. Ate onde sei os lugares mais bonitos em Imbituba sao a Praia do Rosa (que fica no municipio de Imbituba) e a Barra de Ibiraquera.

3) Nao sei te dizer se tem bus, mas Bombinhas é bem legal.

4) Para o Beto Carrero é comum o pessoal fazer bate volta a partir de Floripa. Entao, deve ser tranquilo fazer bate volta a partir de Balneario que fica muito mais perto.

 

Abracos

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Obrigada pelas dicas!

 

Sei q o pessoal recomenda alugar carro, mas não vai rolar. Vou c/ o noivo, mas nenhum dos 2 quer dirigir.

 

1) Alguém sugeriu fazer a trilha p/ Naufragados e depois seguir na outra direção p/ Saquinho, Solidão e Açores. Dá p/ fazer essa trilha? É mto deserto?

2) p/ nao fazer trilha sozinho vi q tem opção d agencia, mas é mto caro. Alguem sabe se tem opção d barco no inverno? Alguem tem alguma sugestão/alternativa?

3) como é o centro de Floripa p/ circular à noite, em relação à segurança? É possível sair a pé à noite ou é necessário pegar táxi? Existe algum local mais ou menos indicado p/ ficar hospedado? Vi que tem vários hoteis na R. Felipe Schmidt, próximo à Praça da Luz. Vi vários na R. Bento Gonçalves. Tb vi alguns entre a Praça XV de Novembro e a Praça Getúlio Vargas. Qual das 3 regiões é melhor?

Link para o comentário
  • Colaboradores
Obrigada pelas dicas!

 

Sei q o pessoal recomenda alugar carro, mas não vai rolar. Vou c/ o noivo, mas nenhum dos 2 quer dirigir.

 

1) Alguém sugeriu fazer a trilha p/ Naufragados e depois seguir na outra direção p/ Saquinho, Solidão e Açores. Dá p/ fazer essa trilha? É mto deserto?

2) p/ nao fazer trilha sozinho vi q tem opção d agencia, mas é mto caro. Alguem sabe se tem opção d barco no inverno? Alguem tem alguma sugestão/alternativa?

3) como é o centro de Floripa p/ circular à noite, em relação à segurança? É possível sair a pé à noite ou é necessário pegar táxi? Existe algum local mais ou menos indicado p/ ficar hospedado? Vi que tem vários hoteis na R. Felipe Schmidt, próximo à Praça da Luz. Vi vários na R. Bento Gonçalves. Tb vi alguns entre a Praça XV de Novembro e a Praça Getúlio Vargas. Qual das 3 regiões é melhor?

 

Oi Nnaomi,

 

Não teho como responder suas perguntas com precisao. Vou dar minha opiniao, mas acho q vale pegar + opinioes.

 

1) Naufragados fica numa area de protecao. La so tem algumas poucas casas de quem ja morava la qdo passou a ser area protegida (mesmo assim rolam acoes para retirar o pessoal). Ou seja é uma regiao bem deserta. A trilha tem uns 45 minutos. Sobe um morrao numa area + aberta (com belo visual) e depois desce numa regiao com mais mata. De Naufragados ao Saquinho, eu só conheco o trecho de trilha + proximo do Saquinho. Tb é uma regiao deserta com poucas casas proximas ao Saquinho. Vc pode encontrar tb pescadores de fim de semana. Do Saquinho a Solidao é uma trilha calcada, bem aberta e muito facil. Devem ser uns 30 minutos. O trecho dificil é entre Naufragados e Saquinho. O acesso a trilha de Naufragados é na Caieira da Barra do Sul, ponto final do bus e termino da estrada. A Caieira é um local de pescadores. Eu acho que nao tem maiores riscos de seguranca nessa trilha, mas vc pode conversar com as pessoas na Caieira e pegar a opiniao do quem é local e esta la no dia a dia. Se achar complicado fazer toda a trilha (seguranca ou extensao), pode ir ate Naufragados e voltar. No minimo vc vai conhecer manezinhos tipicos, trocar um dedo de prosa e na volta pode parar no Ribeirao da Ilha. A unica trilha q eu ja ouvi comentarios p nao ir sozinho foi a Lagoinha de Leste. Mas a Lagoinha é totalmente deserta.

2) De qual barco vc fala? Se for barco na Caieira, os pescadores estarao la e vc pode combinar pra te levar. Como eles cobram por pessoa, pode ficar um pouco + caro para levar apenas 2 pessoas.

3) O centro de Floripa é muito mais tranquilo que o centro do Rio ou de SP. Varios trechos no centro tem residencias, inclusive predios de luxo. Como vcs estarao de bus, ficando no centro o ideal seria ficar proximo do terminal (TICEN). Porem, essa nao é das melhores regioes tarde da noite ou aos domingos. Da mesma forma, o centro antigo, proximo a Praca XV (rua Tiradentes, Joao Pinto, etc) eu tb nao acho um local agradavel. Porem, os hoteis por ali costumam ser baratos. Pra quem gosta de sair a noite, eu acho a regiao da Av. Rio Branco mais interessante, pois esta mais proxima de bares e restaurantes. Porem, esta + longe do TICEN. Isso tudo considerando q vc prefira ficar no Centro. Como vc pode ler, eu cada canto do centro tem seus pros e seus contras. Dos 3 locais que vc comentou, a Bento Goncalves é a + proxima do TICEN. Regiao totalmente comercial. Os altos da Felipe Schmidt (proximo ao parque da Luz) sao um pouco + distante, numa regiao + residencial e proxima a Beira Mar. Subindo da Praca XV para a Praca Getulio Vargas (que todos chamam de Pca dos Bombeiros) vc vai se afastando do TICEN. Qto + proximo da Pca XV mais proximo do terminal. Tirando a propria praca XV a noite, o resto do trecho me parece tranquilo.

 

Espero que minhas opinioes nao confundam mais (rsrsrsr).

 

Abracos

Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

×
×
  • Criar Novo...