Olá viajante!
Bora viajar?
- Respostas 323
- Visualizações 119.1k
- Criado
- Última resposta
Usuários Mais Ativos no Tópico
-
nnaomi 43 posts
-
gvogetta 21 posts
-
Adriano Klein 19 posts
-
Paulozaca 16 posts
DICAS: SÃO JOAQUIM, URUBICI
São Joaquim, distante de Florianópolis 233 km, é o retrato europeu no nosso país.
O clima da região é temperado, sem estação seca, com temperatura média anual entre 18°C.
O município que fica a 1.360 m de altitude, no inverno, a temperatura é bastante baixa e algumas vezes chega a nevar, (junho a agosto). Mesmo quando não neva, a cidade pode chegar a -10°. No Estado, só não é mais gelada que Urubici, localizada a 1.425 metros de altitude.
O período mais chuvoso é entre os meses de agosto e outubro.
O acesso pelo litoral já vale a viagem. Pela Serra do Rio do Rastro, o viajante aprecia vistas panorâmicas entre precipícios. No Snow Valley (Vale da Neve) a 10 km do Centro, há uma trilha com várias cachoeiras.
A Maçã também atrai Spamres de turistas a São Joaquim.
Calendário turístico
Fevereiro a Abril: Período de colheita da maçã;
Abril/Maio: Festa Nacional da Maçã.
Urubici está na base das encostas do Parque Nacional de São Joaquim. Com menos de 10.000 habitantes, possui pousadas e albergue, oferecendo as mais diferentes opções para quem quiser conhecer o Parque e a região. De Florianópolis são 170 km até lá e dizem que o céu é deslumbrante: lotado de estrelas!
Outros locais de visitação:
Igreja Matriz
A igreja é totalmente construída em pedra basalto, retirada dos morros da região. Na parte externa da igreja, confira esculturas de profetas bíblicos e de Adão de Eva. Ela está localizada na praça central João Ribeiro.
Mirante
Permite a vista panorâmica da cidade, com uma bela visão dos campos da região, a 1400 metros de altitude. Acesso pela Rua Major Jacinto Goulart.
Epagri
Na Estação Experimental de Fruticultura, que fica a 2 km do centro, é possível ver os modernos equipamentos de pesquisa utilizados para o aprimoramento do cultivo de frutas. De agosto a novembro você poderá ver a floração da maçã - mais de 270 variaedades - e, entre fevereiro e abril, a colheita. A visitação é em horário comercial.
Parque Nacional da Maçã
É onde acontece a Festa Nacional da Maçã, entre outras feiras e leilões agropecuários. Com 214 mil metros quadrados, possui áreas específicas para camping, canchas de laço, pavilhão de exposições e palco para shows. Fica a 2km do Centro.
Vale da Neve
Parque ecológico formado por 30 hectares de mata. O local é impregnado por xaxins gigantes, com mais de 1 metro de altura, cachoeiras e lagos. São 2,7 mil metros de trilhas que podem ser percorridas com o auxílio de um guia.
Museu Histórico Municipal
No espaço Assis Chateubriand você pode visitar exposições temáticas e aprender um pouco sobre a história de São Joaquim. Fica na Rua Major Jacinto Goulart, 168.
Cascata do Pirata
Distante 17 km do centro, a cascata possui queda livre de 15 m no Rio Postinho. O acesso é pela SC-438, em direção a Bom Jardim da Serra. Anexo à Fazenda Refúgio do Pirata.
Uma observação importante: Se for de carro é recomendável colocar fluido anticogelante no radiador do carro.
Retorne amigo mochileiro.... para com suas informações poder auxiliar outros mochileiros!