Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Ushuaia - Arquivo - Perguntas e Respostas antigas e repetidas

Postado
  • Membros

[info]se voce encontrar alguma informação inédita que deva retornar ao tópico correspondente, favor solicitar a Adm.[/info]

Vou deixar aqui algumas informações para os que estão planejando rodar o Chile e a Argentina de ônibus.

Uma dica importante é tomar muito cuidado na rodoviária de Santiago. Há mulheres que ficam no meio dos ônibus como se estivessem esperando alguém e batem as carteiras dos turistas. Aliás, em outras cidades da região central do Chile, tbém é bom ter um cuidado especial. Em Valparaíso por exemplo, vi uma moça que havia acabado de ser roubada. Mas sobre a viagem, recomendo que comecem por B.Aires. Quem não conhece, deve ficar uns 3 dias. Dica: na feira de Santelmo, nas manhãs de domingo, costuma ter um casal dançando tango. É legal e é de graça. Quem quiser ir a um show de tango, o mais barato é o do Bar Sur, em Santelmo. Custa US$15 por pessoa e dá direito a pizza servida cortada. O duro é pagar $8(Pesos) por um copo de refrigerante. Há outros de US$35 ou mais, como o Tango Mio ou Senhor Tango, que é o mesmo. Esse e outros são bem mais produzidos, com iluminação e som com efeitos, e incluem jantar. Quem optar por esses acho que não vai se arrepender. Recomendo os restaurantes "Estância", o "Palácio de las papas fritas" e o "Años Locos". Quem for católico, é legal fazer um passeio a Lujan. N. Sra. De Lujan é a padroeira da Argentina. De B.Aires pode-se ir para P.Madryn. Duas noites são suficientes pra conhecer a cidade e ter um dia inteiro pra ir à Pen. Valdez, que é muito legal. Fiquei no Residencial J'0S, um pequeno hotel com bons aposentos e banheiro privativo. Paguei $55 por 2 noites. A excursão sai por $50, mais $7 da entrada na Peníns. Valdez, mais $30 para a navegação para ver pássaros e lobos marinhos mais de perto. Dica: quem comprar a navegação junto com a excursão vai pagar mais caro. Quanto ao mergulho que oferecem, quem fez não viu nada. Quem quiser mergulhar é melhor ir para Abrolhos ou F. Noronha.

Bem, os preços que eu estou passando, com exceção dos que aparecem com US$, são em moeda local. É só converter. Os preços são os que eu paguei em março de 2003, mas não acredito que tenham mudado muito. O que mudou bastante foi o câmbio. No Chile, com US$1 se conseguia $740 e agora baixou p/ $580. Portanto, sai mais caro agora. Na Argentina está mais ou menos como aqui. A passagem de ônibus de B. Aires p/ P. Madryn =$55. Depois pode-se descer p/ Ushuaia. Não é muito fácil conseguir passagem para o dia seguinte. Então, é bom ver logo que chegar em P. Madryn. Pode-se tbém ir até Rio Gallegos e seguir p/ El Calafate e deixar Ushuaia para depois. De P. Madryn a R. Gall.=$61. R. Gall. É só passagem mesmo, não tem nada pra ver. R.Gall p/ Calafate=$25. El Calafatte é legal e é de lá que partem os passeios p/ o Glaciar Perito Moreno. O lugar mais impressionante que já vi. Dica: ficar no Albergue e Hostal del Glaciar. Paguei $18 por noite e o legal é que eles mesmos programam uma excursão ao Perito Moreno, com caminhada e navegação em frente ao paredão de gelo. Tudo sai por $85, incluindo a entrada no Parque dos Glaciares. Há outro glacial que deve ser muito legal, mas fica mais caro visitar. Dica: em El Calafate, vale experimentar o sorvete de calafate. De lá, o caminho é seguir para Puerto Natales: $45 a passagem. Em P. Natales paguei $5.000 a diária em um hotel residencial que fica na esquina da M. Bulnes c/ Magallanes ou talvez 1 quadra depois. Seguindo pela M. Bulnes é fácil de achar. Tem um bom restaurante em baixo e se pode comer um filé de salmão por $2.000. Nota: no Chile os valores são diferentes pq o câmbio é outro. Existem muitas trilhas no Torres del Paine, mas eu só fiz a excursão de 1 dia e achei legal. Sai por $12.000, mais $3.000 para visitar a Cova do Milodon, e $8.000 para a entrada do Pq. Torres del Paine. De P.Natales se pode seguir a P. Arenas:$3.000 a passagem. Lá, fiquei no Hotel Don Dinke, por $8.000 a diária com tv no quarto. A excursão p/ a pingüineira sai por $7.500, incluindo a entrada. Tirando o Museu Salesiano, não tem muito o que ver em P. Arenas. De lá então, segue-se p/ Ushuaia, que eles pronunciam "Usuaia". Preparem-se para esperar um bom tempo dentro do ônibus pq, se o vento estiver forte demais, a balsa não tem autorização pra sair. Esperei 5 horas na ida e o mesmo na volta. Parece-me que o custo dessa viagem é em torno de $19.000, incluindo a travessia. Em Ushuaia fiquei no El Pinguino, que fica meio longe do centro. Paguei $25 a diária. Acho que podem conseguir lugar melhor. Não deixem de fazer uma navegação que inclua a pingüineira. Sai por $115 e dura 5 horas. Sai às 15h. Aproveitem para fazer logo se o tempo estiver bom pq lá o clima é louco e os barcos não saem com tempo ruim. Conhecer o Parque Terra do Fogo é legal, mas o Trem do Fim do Mundo é muito caro e não vale qto custa. O Martial Glaciar é bom pra fazer uma caminhada e chegar até o gelo. Há botas com grampos p/ alugar pra quem quiser andar sobre o gelo. Tem tbém o Museu do Fim do Mundo e a antiga prisão, que é interessante conhecer. Em 3 dias pode-se ver tudo. Ir a Puerto Williams é meio difícil. Os barcos no clube náutico cobram US$70 só a ida. De P. Arenas saem barcos para lá a US$120,00, mas durante a viagem pode-se ver glaciares e animais da região. É interessante ir até lá de avião e voltar nesse barco. Mas voltando a falar de Ushuaia, de lá pode-se ir direto a Trelew, próximo de P. Madryn. Não conheço, mas dizem que é legal. A viagem é longa, sai bem cedo de Ushuaia, passa o dia e a noite viajando e chega na parte da tarde. De Trelew se pode ir a Bariloche. Lá, recomendo a Hosteria Sur. Paguei $30 a diária. É ótima e fica ao lado da catedral, bem no centro. Recomendo a excursão ao Cerro Tronador com o Ventisqueiro Negro. Sai por $25 mais $12 da entrada. Outro lugar legal é o Cerro Catedral, próximo à cidade. Pode-se ir de ônibus e depois pegar o teleférico, fazer uma caminhada e descer pelo bondinho. Sai por $8. Subir e descer pelo bondinho sai mais caro. Há outras opções de passeios para escolher lá em Bariloche. De lá se pode ir a Puerto Varas: de P. Varas a Bariloche sai $8.000, não sei no sentido inverso. Estou com alguma dificuldade pq estou recomendando que façam o sentido inverso ao que eu fiz. Comecei por Santiago, desci até P. Varas, fui a Bariloche e segui para o sul. A parte sul fiz como está aqui pq não consegui passagem p/ Ushuaia qdo cheguei em R. Gallegos. Então segui primeiro p/ Calafate. Quanto ao preço da passagem de Bariloche a P. Varas, deve ser mais ou menos proporcional, mas acho que na Argentina deve ser um pouco mais barata. Em P. Varas recomendo a hospedagem da D. Hildegard. Paguei $8.000 a diária. Foi o melhor lugar, sem dúvida nenhuma. Além disso, ela é uma senhora muito simpática e trata muito bem os hóspedes. Quem quiser, pode escalar o Vulcão Osorno. Não deixem de ver os Saltos do Petrohué. De P. Varas é legal ir até Puerto Montt, mas pra passar algumas horas e comer um bom salmão com queijo e tomate no mercado de Angelmó. O bom para se hospedar é mesmo em P. Varas. A cidade é mais bonita e mais tranqüila e tem um cassino bem no centro. Mesmo pra quem não joga, como eu, é legal pra conhecer e é um lugar tranqüilo pra usar o telefone e ligar pra casa. Bem, de lá se pode conhecer as termas da região ou seguir para Valdivia pra ver os leões marinhos comendo os restos dos peixes no mercado fluvial. Eles ficam bem próximos das pessoas. Depois pode-se ir a Chillan e passar um dia nas termas de lá. Não sou muito chegado nisso, mas tem quem gosta. Passagens: P. Varas a Valdivia=$3.000, Valdivia a Chillan=$6.000, Chillan a Santiago=$3.000. Os lugares de interesse em Santiago já foram bem falados em outros fóruns. Dica: comer no mercado. A sopa de mariscos é muito boa. Um passeio legal é ir até Valparaiso e subir em alguns ascensores. Viña del Mar é grudada e vale uma passada.

Espero ter ajudado.

Abraços.

Marcio

• Respostas 3.8k
  • Visualizações 332.3k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

Featured Replies

Postado
  • Membros

Ei pessoas...

to traçando os planos de caminhada por chalten e comecou a pintar duvidas. Eu tenho 4 dias pra caminhar em chalten, se o tempo deixar - fora o dia reservado a merecida pantufagem... - mas nao sei que horas chegarei lá no primeiro dia.

Tinha pensado em fazer a rota:

Cidade x Laguna Capri x Poincenot

Poincenot x Laguna de Los 3 x Glaciar Piedras Brancas x Poincenot

Poincenot x De Agostini x Laguna Torres x De Agostini

De Agostini x Cidade.

1 ) Vi diversos relatos de pessoas que conseguiram carona ou fecharam transporte pela estrada até a trilha que leva a Pedra del Fraille. Vale a pena trocar um desses dias para ir começar a caminhada de lá e conhecer o Glaciar Marconi/ lago eléctrico ou não perco nada demais (alem de um banho quente e ficar uns vários pesos mais pobre com o valor do camping rs)?

2)Saindo da cidade mesmo, qual das trilhas é mais susse, Poincenot via laguna Capri ou pro De Agostini ? Pergunto porque é muito, muito provavel que chegue lá por volta das 18h e me preocupo de nao chegar no campamento antes de escurecer... ( na pior das hipoteses, ficaria na Laguna Capri mesmo).

Postado
  • Colaboradores

Oi Cris,

Só consigo te ajudar com a 2ª pergunta... a trilha para Laguna Torre é mais sussa que a da Laguna de los 3, mas como vc quer comparar apenas o caminho entre a cidade e os acampamentos, eu lembro que eram caminhos praticamente iguais quanto ao nível de dificuldade...

Vendo no mapinha que eu tenho, isso fica comprovado... ambos têm como tempo previsto de caminhada 2h45 (apesar que eu considero superestimadas as previsões de tempo das trilhas de El Chaltén ao contrário de TDP), sendo que Poincenot tem uma distância de 9.5km contra 10km do De Agostini... no entanto, o desnível do De Agostini é de 250m contra 350m do Poincenot...

E quanto ao receio de escurecer, depende de quando vc vai... se for dezembro/janeiro, acho que dá pra ir para qualquer um dos acampamentos se vc começar o trekking até umas 19h00... mas na dúvida, vai pro Poincenot com possibilidade de ficar na Laguna Capri mesmo...

Postado
  • Membros

Valeu Zé Luis!

Tenho que levar em conta que os tempos serao de uma gorducha subindo com a cargueira carregada para os proximos 4 dias kkkk, porem pelo que voce me disse os desniveis sao baixos, logo da pra cumprir os tempos... Alem disso, estarei lá na ultima semana de Novembro, acho que até as 20h vai dar pra contar com alguma luz...

Postado
  • Colaboradores

Opa... carregar a cargueira é complicado mesmo... qdo fiz El Chaltén eu fiquei em hostel então só levava uma mochila de ataque...

Qto aos desníveis, se não me falha a memória, o maior aclive era bem no começo da trilha e depois ficava plano no geral.

E quanto a luz, sem dúvida terá luz natural até 21h/21h30 nessa época... pode ficar tranquila!

Postado
  • Membros

Obrigado pelas respostas pessoal, acabei de ler tudo mesmo e acho que meu roteiro vai ficar como eu planejei, com algumas exceções:

Primeiro dia - Canal Beagle + Estancia Harberton e Pinguineira, se sobrar tempo museus, e ir dormir no Camping do Rio Pipo

Segundo dia - Senda Costera, Bahia Lapataya, Cerro Guanaco e Hito XXIV, dormir no Camping La Roca

Terceiro dia - 4x4 para os lagos, e de tarde até de noite Cerro Martial. Pretendo ir embora nesse dia, embora possa me alongar por mais um dia para rever algo que passou batido ou simplesmente descansar! :)

Espero que isso seja o bastante, agora está na hora de planejar as outras cidades! Infelizmente, vou deixar "los cumbres del fim del mundo" para outra viagem!

Mas claro, ainda estou aberto para sugestões, quem quiser comentar qualquer coisa do meu roteiro fique à vontade! :)

PS - Para quem quiser se ambientar com as trilhas do PN Tierra del Fuego, encontrei uns mapas bons! http://www.turismoushuaia.com/en/in-ushuaia/mapas-y-planos

Para o resto da região, estou usando os mapas do www.moon.com ... imprimi e faço as anotações direto neles, acho que não tem jeito melhor de planejar a viagem e os locais por onde se deseja passar! :)

Postado
  • Membros
Quando fui a El Clalten, reservei 3 dias. Como no primeiro dia estava nublado, chovendo e nevando, optei por ir a laguna torre.

A previsão para o segundo dia era de bom tempo e por isso deixei a cereja do bolo pra esse dia que foi Fitz Roy/laguna de los 3. Foi a melhor decisão e a melhor trilha que já fiz na vida. Céu azul e neve no caminho e árvores. Na volta, voltei por outro caminho pra passar pela Laguna Capri (recomendo).

No terceiro dia optei por ficar no hostel e ir embora porque estourei o joelho...hahahahaha

Galera, vou fazer uma pergunta bem simples e direta, mas antes vou relatar meu caso. Operei de LCA e menisco do joelho esquerdo faz 6 meses e pretendo encarar a Patagonia agora no meio de Novembro pra fazer TDP e Chaltén. Sinceramente, já li alguns relatos de neguinho que estourou o joelho por lá. Tô fazendo um preparo específico pra essa viagem... academia e natação, além de já ter feito mta fisio. Enfim, não vou adiar minha viagem agora, mas apenas gostaria de saber o que posso fazer por lá pra me prevenir (além de estar levando uma bela joelheira)!.

Sei que a pergunta não é usual, mas se puderem ajudar, agradeço muito!

Abraço!

Postado
  • Membros
Quando fui a El Clalten, reservei 3 dias. Como no primeiro dia estava nublado, chovendo e nevando, optei por ir a laguna torre.

A previsão para o segundo dia era de bom tempo e por isso deixei a cereja do bolo pra esse dia que foi Fitz Roy/laguna de los 3. Foi a melhor decisão e a melhor trilha que já fiz na vida. Céu azul e neve no caminho e árvores. Na volta, voltei por outro caminho pra passar pela Laguna Capri (recomendo).

No terceiro dia optei por ficar no hostel e ir embora porque estourei o joelho...hahahahaha

Galera, vou fazer uma pergunta bem simples e direta, mas antes vou relatar meu caso. Operei de LCA e menisco do joelho esquerdo faz 6 meses e pretendo encarar a Patagonia agora no meio de Novembro pra fazer TDP e Chaltén. Sinceramente, já li alguns relatos de neguinho que estourou o joelho por lá. Tô fazendo um preparo específico pra essa viagem... academia e natação, além de já ter feito mta fisio. Enfim, não vou adiar minha viagem agora, mas apenas gostaria de saber o que posso fazer por lá pra me prevenir (além de estar levando uma bela joelheira)!.

Sei que a pergunta não é usual, mas se puderem ajudar, agradeço muito!

Abraço!

Se for fazer o circuito "O" de TDP tenha muito cuidado, principalmente com as descidas ingremes, pois forçará muito os joelhos, e vc estará sozinho, e não tem socorro perto, pode demorar muitoooooooo - é complicado mesmo;

Se eu fosse vc, eu iniciaria por El Chalten em uma trilha mais amena, e depois tomaria a decisão. Se for começar por TDP faça primeiro o trekking até as torres, ali vc vai sentir se aguentará o tranco, pois pegará um trecho bom para o teste (subidas e descidas ingremes), e se der algum problema no joelho, ficará mais fácil vc abortar o resto. Neste trecho há um grande número de pessoas, tem até cavalo prá alugar......

Postado
  • Membros

marioluc, muito obrigado pela rápida e esclarecedora resposta.

Em TDP pretendo fazer o W e segundo os relatos que andei lendo por aqui, possui algumas subidas e descidas, mas de nível fácil pra moderado, certo?

Chaltén, na verdade, seria meu último destino antes de voltar pra cá.... espero ter joelho pra fazer todas as trilhas! De qq forma, continuarei firme com a musculação visando chegar no melhor condicionamento! Se der algo de errado... eu alugo um cavalo...hehehe.

Valeu, cara... Abs!

Postado
  • Membros
marioluc, muito obrigado pela rápida e esclarecedora resposta.

Em TDP pretendo fazer o W e segundo os relatos que andei lendo por aqui, possui algumas subidas e descidas, mas de nível fácil pra moderado, certo?

Chaltén, na verdade, seria meu último destino antes de voltar pra cá.... espero ter joelho pra fazer todas as trilhas! De qq forma, continuarei firme com a musculação visando chegar no melhor condicionamento! Se der algo de errado... eu alugo um cavalo...hehehe.

Valeu, cara... Abs!

Ricardo,

Já fiz 2 vezes o circuito "O", uma vêz o "W", quase todos trekking de el chalten. Não sou nenhum garoto, e tenho problema no joelho esquerdo, mas nunca operei.....o segredo em todo trekking, onde tem muitas subidas/descidas ingremes, é ir bem devagar......... principalmente nas descidas, e aqui que as pessoas contundem...

Se for devagar, parando prá descansar, ajustar bem a mochila....não vejo problema algum em fazer o W, muito tranquilo.

Postado
  • Membros
Ei pessoas...

to traçando os planos de caminhada por chalten e comecou a pintar duvidas. Eu tenho 4 dias pra caminhar em chalten, se o tempo deixar - fora o dia reservado a merecida pantufagem... - mas nao sei que horas chegarei lá no primeiro dia.

2)Saindo da cidade mesmo, qual das trilhas é mais susse, Poincenot via laguna Capri ou pro De Agostini ? Pergunto porque é muito, muito provavel que chegue lá por volta das 18h e me preocupo de nao chegar no campamento antes de escurecer... ( na pior das hipoteses, ficaria na Laguna Capri mesmo).

Acho um pouco complicado chegar as 18h e ir até o de Agostini com uma cargueira bem cheia nas costas... te digo que SEM mochila e caminhando em um bom rítimo dá pra fazer em 2h30min, ou seja, com cargueira e num rítimo mais lento pode colocar aí em cima mais uma hora pelo menos.. e tem que ter uma margem de segurança pra não ficar na trilha no escuro.. Em janeiro, quando o sol vai embora às 22:45 até seria mais tranquilo..

Uma coisa que sentí falta no teu roteiro foi Lago del Desierto + Glaciar Huemul, recomendo colocar porque vale muito a pena, o lugar é fantástico! Vc pega uma van até Lago del Desierto (no terminal de buses tem as agencias que fazem o transfer) e lá do lago se caminha até o Glaciar Huemul (cerca de 1h20min ida+volta).

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

Account

Navigation

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.