Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Ushuaia - Arquivo - Perguntas e Respostas antigas e repetidas

Postado
  • Membros

[info]se voce encontrar alguma informação inédita que deva retornar ao tópico correspondente, favor solicitar a Adm.[/info]

Vou deixar aqui algumas informações para os que estão planejando rodar o Chile e a Argentina de ônibus.

Uma dica importante é tomar muito cuidado na rodoviária de Santiago. Há mulheres que ficam no meio dos ônibus como se estivessem esperando alguém e batem as carteiras dos turistas. Aliás, em outras cidades da região central do Chile, tbém é bom ter um cuidado especial. Em Valparaíso por exemplo, vi uma moça que havia acabado de ser roubada. Mas sobre a viagem, recomendo que comecem por B.Aires. Quem não conhece, deve ficar uns 3 dias. Dica: na feira de Santelmo, nas manhãs de domingo, costuma ter um casal dançando tango. É legal e é de graça. Quem quiser ir a um show de tango, o mais barato é o do Bar Sur, em Santelmo. Custa US$15 por pessoa e dá direito a pizza servida cortada. O duro é pagar $8(Pesos) por um copo de refrigerante. Há outros de US$35 ou mais, como o Tango Mio ou Senhor Tango, que é o mesmo. Esse e outros são bem mais produzidos, com iluminação e som com efeitos, e incluem jantar. Quem optar por esses acho que não vai se arrepender. Recomendo os restaurantes "Estância", o "Palácio de las papas fritas" e o "Años Locos". Quem for católico, é legal fazer um passeio a Lujan. N. Sra. De Lujan é a padroeira da Argentina. De B.Aires pode-se ir para P.Madryn. Duas noites são suficientes pra conhecer a cidade e ter um dia inteiro pra ir à Pen. Valdez, que é muito legal. Fiquei no Residencial J'0S, um pequeno hotel com bons aposentos e banheiro privativo. Paguei $55 por 2 noites. A excursão sai por $50, mais $7 da entrada na Peníns. Valdez, mais $30 para a navegação para ver pássaros e lobos marinhos mais de perto. Dica: quem comprar a navegação junto com a excursão vai pagar mais caro. Quanto ao mergulho que oferecem, quem fez não viu nada. Quem quiser mergulhar é melhor ir para Abrolhos ou F. Noronha.

Bem, os preços que eu estou passando, com exceção dos que aparecem com US$, são em moeda local. É só converter. Os preços são os que eu paguei em março de 2003, mas não acredito que tenham mudado muito. O que mudou bastante foi o câmbio. No Chile, com US$1 se conseguia $740 e agora baixou p/ $580. Portanto, sai mais caro agora. Na Argentina está mais ou menos como aqui. A passagem de ônibus de B. Aires p/ P. Madryn =$55. Depois pode-se descer p/ Ushuaia. Não é muito fácil conseguir passagem para o dia seguinte. Então, é bom ver logo que chegar em P. Madryn. Pode-se tbém ir até Rio Gallegos e seguir p/ El Calafate e deixar Ushuaia para depois. De P. Madryn a R. Gall.=$61. R. Gall. É só passagem mesmo, não tem nada pra ver. R.Gall p/ Calafate=$25. El Calafatte é legal e é de lá que partem os passeios p/ o Glaciar Perito Moreno. O lugar mais impressionante que já vi. Dica: ficar no Albergue e Hostal del Glaciar. Paguei $18 por noite e o legal é que eles mesmos programam uma excursão ao Perito Moreno, com caminhada e navegação em frente ao paredão de gelo. Tudo sai por $85, incluindo a entrada no Parque dos Glaciares. Há outro glacial que deve ser muito legal, mas fica mais caro visitar. Dica: em El Calafate, vale experimentar o sorvete de calafate. De lá, o caminho é seguir para Puerto Natales: $45 a passagem. Em P. Natales paguei $5.000 a diária em um hotel residencial que fica na esquina da M. Bulnes c/ Magallanes ou talvez 1 quadra depois. Seguindo pela M. Bulnes é fácil de achar. Tem um bom restaurante em baixo e se pode comer um filé de salmão por $2.000. Nota: no Chile os valores são diferentes pq o câmbio é outro. Existem muitas trilhas no Torres del Paine, mas eu só fiz a excursão de 1 dia e achei legal. Sai por $12.000, mais $3.000 para visitar a Cova do Milodon, e $8.000 para a entrada do Pq. Torres del Paine. De P.Natales se pode seguir a P. Arenas:$3.000 a passagem. Lá, fiquei no Hotel Don Dinke, por $8.000 a diária com tv no quarto. A excursão p/ a pingüineira sai por $7.500, incluindo a entrada. Tirando o Museu Salesiano, não tem muito o que ver em P. Arenas. De lá então, segue-se p/ Ushuaia, que eles pronunciam "Usuaia". Preparem-se para esperar um bom tempo dentro do ônibus pq, se o vento estiver forte demais, a balsa não tem autorização pra sair. Esperei 5 horas na ida e o mesmo na volta. Parece-me que o custo dessa viagem é em torno de $19.000, incluindo a travessia. Em Ushuaia fiquei no El Pinguino, que fica meio longe do centro. Paguei $25 a diária. Acho que podem conseguir lugar melhor. Não deixem de fazer uma navegação que inclua a pingüineira. Sai por $115 e dura 5 horas. Sai às 15h. Aproveitem para fazer logo se o tempo estiver bom pq lá o clima é louco e os barcos não saem com tempo ruim. Conhecer o Parque Terra do Fogo é legal, mas o Trem do Fim do Mundo é muito caro e não vale qto custa. O Martial Glaciar é bom pra fazer uma caminhada e chegar até o gelo. Há botas com grampos p/ alugar pra quem quiser andar sobre o gelo. Tem tbém o Museu do Fim do Mundo e a antiga prisão, que é interessante conhecer. Em 3 dias pode-se ver tudo. Ir a Puerto Williams é meio difícil. Os barcos no clube náutico cobram US$70 só a ida. De P. Arenas saem barcos para lá a US$120,00, mas durante a viagem pode-se ver glaciares e animais da região. É interessante ir até lá de avião e voltar nesse barco. Mas voltando a falar de Ushuaia, de lá pode-se ir direto a Trelew, próximo de P. Madryn. Não conheço, mas dizem que é legal. A viagem é longa, sai bem cedo de Ushuaia, passa o dia e a noite viajando e chega na parte da tarde. De Trelew se pode ir a Bariloche. Lá, recomendo a Hosteria Sur. Paguei $30 a diária. É ótima e fica ao lado da catedral, bem no centro. Recomendo a excursão ao Cerro Tronador com o Ventisqueiro Negro. Sai por $25 mais $12 da entrada. Outro lugar legal é o Cerro Catedral, próximo à cidade. Pode-se ir de ônibus e depois pegar o teleférico, fazer uma caminhada e descer pelo bondinho. Sai por $8. Subir e descer pelo bondinho sai mais caro. Há outras opções de passeios para escolher lá em Bariloche. De lá se pode ir a Puerto Varas: de P. Varas a Bariloche sai $8.000, não sei no sentido inverso. Estou com alguma dificuldade pq estou recomendando que façam o sentido inverso ao que eu fiz. Comecei por Santiago, desci até P. Varas, fui a Bariloche e segui para o sul. A parte sul fiz como está aqui pq não consegui passagem p/ Ushuaia qdo cheguei em R. Gallegos. Então segui primeiro p/ Calafate. Quanto ao preço da passagem de Bariloche a P. Varas, deve ser mais ou menos proporcional, mas acho que na Argentina deve ser um pouco mais barata. Em P. Varas recomendo a hospedagem da D. Hildegard. Paguei $8.000 a diária. Foi o melhor lugar, sem dúvida nenhuma. Além disso, ela é uma senhora muito simpática e trata muito bem os hóspedes. Quem quiser, pode escalar o Vulcão Osorno. Não deixem de ver os Saltos do Petrohué. De P. Varas é legal ir até Puerto Montt, mas pra passar algumas horas e comer um bom salmão com queijo e tomate no mercado de Angelmó. O bom para se hospedar é mesmo em P. Varas. A cidade é mais bonita e mais tranqüila e tem um cassino bem no centro. Mesmo pra quem não joga, como eu, é legal pra conhecer e é um lugar tranqüilo pra usar o telefone e ligar pra casa. Bem, de lá se pode conhecer as termas da região ou seguir para Valdivia pra ver os leões marinhos comendo os restos dos peixes no mercado fluvial. Eles ficam bem próximos das pessoas. Depois pode-se ir a Chillan e passar um dia nas termas de lá. Não sou muito chegado nisso, mas tem quem gosta. Passagens: P. Varas a Valdivia=$3.000, Valdivia a Chillan=$6.000, Chillan a Santiago=$3.000. Os lugares de interesse em Santiago já foram bem falados em outros fóruns. Dica: comer no mercado. A sopa de mariscos é muito boa. Um passeio legal é ir até Valparaiso e subir em alguns ascensores. Viña del Mar é grudada e vale uma passada.

Espero ter ajudado.

Abraços.

Marcio

• Respostas 3.8k
  • Visualizações 332.5k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

Featured Replies

Postado
  • Membros

Pergunta : como voce pretende sair de Puerto Natales para o parque as 12h? O horario do onibus é 14h30, antes disso, só o das 7h30 da manha rs Voce vai chegar no parque por volta das 16h30...

Botas costumam dar bolhas nos pés quando não estão amaciadas ou quando seu pé está transpirando demais e sua meia não dá conta de jogar esse suor pra fora. Se voce tem costume de fazer trilhas com cargueira de tenis, não vejo nenhum impedimento alem do peso de ficar carregando dois tenis e várias meias, pra evitar ficar muito tempo com os pés molhados.

Postado
  • Membros

Oi Cris! Obrigado pela resposta.

Na verdade me enganei no horário, é as 14:30 mesmo! rs

Quanto à bota, como vc disse, elas dão bolhas se não estão amaciadas - e na situação que eu estou será impossível amaciá-las por falta de tempo, por isso a questão do tênis. Meu medo na realidade é chover e eu acabar ficando com os pés molhados, já que eles não são impermeáveis.

O que você achou do roteiro?

Abraço,

Chris

Postado
  • Membros

Me expressei mal Cris, desculpa. Algumas coisas no que coloquei são apenas "vistas" ao passar por outra trilha. E não gosto de ir rápido na ida, é melhor ter um ritmo constante né, senão vc fica sem pique e fôlego pra voltar!

Dia 1: Laguna Torre passando pelo Campo base DeAgostini. Caso dê tempo (o que dúvido), queria passar no Chorrilo del Salto.

Dia 2: Lomo del Pliegue Tumbado avistando o Glaciar Huemul (decidi cortar Mirador de los Condores pq é uma trilha que só gasta tempo atoa, pelo visto)

Dia 3: Laguna de Los Tres via Laguna Capri passando pelo Campo base Poincenot e Piedras Blancas.

A opinião de cortar é, como vc disse no mirador de los condores, ter a mesma visão em outra trilha, ou até melhor!

O que me preocupa é justamente o fato de Calafate não ter NADA pra fazer.

Obrigado pela ajuda, to me situando melhor em El Chalten! Hehehehehe

Postado
  • Membros

Dia 2: Lomo del Pliegue Tumbado avistando o Glaciar Huemul (decidi cortar Mirador de los Condores pq é uma trilha que só gasta tempo atoa, pelo visto)

Do mirador no final da trilha do Lomo del Pliegue Tumbado avista-se o Glaciar da Laguna Torre e não do Glaciar Huemul. O Glaciar Huemul, como disse a Cris, fica uns 37km ao norte de El Chalten, próximo a Lago del Desierto.

http://4.bp.blogspot.com/_Xg-ETW_OjLU/TTMx24meagI/AAAAAAAAUJQ/DNwVOhVcy7U/s400/DSC03410.JPG

Vista do mirador do Loma del Pliegue Tumbado, ao fundo Laguna Torres.

Postado
  • Membros

Eu já fiz trilhas em El Chaltén e no parque das Torres del Paine e acho mais 'punk' as trilhas de El Chalten! Ví várias pessoas fazendo trilha de papete e meia. Achei um absurdo, mas tem louco pra tudo... Dizem ser confortável...

Sobre as meias sugiro colocar uma meia social (aquelas masculinas) por baixo e por cima sua meia de trekking. Evitam calos. Mas nada como levar botas amaciadas!

Em Puerto Natales sugiro o Natcho da Casa Cecília. Ele tem de tudo para alugar...http://www.casaceciliahostal.com/travelagency_e.html

Boa Viagem!

Postado
  • Membros

Valeu Marioluc,

olha ficou assim: vamos acampar na Hosteria Torres e no dia seguinte subir só com mochila de ataque. A verdade é que eu nao aguento a cargueira por muito tempo.

Esse mirante do Lago Grey (ao Sul) é o tal de cementerio de icebergs?

Agora minha pergunta do dia:

Vou chegar a noite em Punta Arenas (vindo de Ushuaia busão). Consigo encontrar uma casa de cambio aberta á noite ?? (preciso trocar US por pesos chilenos)

Postado
  • Membros

... um desconhecido, não responderia essa mensagem.

.... um amigo, diria polidamente, "é acho que não vai chover, tênis é mais gostoso mesmo... talvez até um daqueles chinelos crock sejam mais gostosos... "

... o VERDADEIRO AMIGO diria pra vc tomar vergonha na cara, andar com a bota nem que seja no shopping center porque na Patagonia chove, e chove muito, e faz muito frio, e toda hora voce vai ter que contornar rios e charcos, o seu tenis ficara molhado e nao vai secar nem mesmo no dia seguinte. Siga as orientações básicas, não inventa! ::quilpish::

O $ tá sobrando? Compra uma bota nova na decathlon, NovaDry, R$ 200 (cheguei a ver em promoções por R$ 120). É impermeável e respirável. Aproveita que ta na decathlon e compra também uma boa meia de trekking.

Esse conjunto, meia + bota NÃO PRECISA AMACIAR NEM USAR SEGUNDA MEIA. Mas amacia, usa a 2a meia, faça as unhas, etc. Prevenção e teste antecipado é bom senso. Faça as coisas direitinho!

botas-quechua-t20802.html

Meio dia? Não dá ou ao menos fica bem apertado. Eu fiz:

- Dormi no chileno

- 5:00am acorda, torres

- 9:00am hora de ir

- Almoço, desmonta barraca, faz a mala, foto do pica pau...

- Chega nos Cuernos as 20:00

Lembre-se: 6H de caminhada, é SÓ 6 H DE CAMINHADA. Parou pra tirar foto? Beber agua? olhar paisagem?.... o tic tac continua.... ele não para. 6H VIRAM 9H de trajeto FACIL FACIL.

PATAGONIA NAO EH BRASIL:

Aqui você entra na mata (não ve nada, vai andando, andando e chega naquela cachoeira incrivel, praia paradiziaca , etc.). La voce ve horizonte quase todo tempo, contorna montanhas, as nuvens aparecem e desaparecem, a paisagem se modifica completamente... voce não anda sem parar, voce para a cada meia hora (ou menos tempo) pra fotografar. Ai sua caminhada de 6H viram 9H. Se alguem tivesse me avisado isso, eu teria planejado tudo diferente...

DURMA NO CHILENO:

Não é claro no mapa, é pouco comentado, MAS existe um "atalho" entre o chileno e o Los Cuernos. Se você dormir lá embaixo, voce tem a vantagem de não subir com peso, mas a desvantagem de ter que VOLTAR PRA PEGAR SUAS COISAS E NAO PEGAR O ATALHO.

Há uma falha (ou omissão) no seu roteiro...Não sei quais seus objetivos... mas não é aconselhável deixar de lado essa perna do W.... não deixe de visitar o vale do frances, ao qual foi comentado recentemente em um post fantástico que merece grande destaque:

torres-del-paine-perguntas-e-respostas-t8367-285.html#p661773

humildemente, subscrevo.

Postado
  • Membros
(...)

http://4.bp.blogspot.com/_Xg-ETW_OjLU/TTMx24meagI/AAAAAAAAUJQ/DNwVOhVcy7U/s400/DSC03410.JPG

Vista do mirador do Loma del Pliegue Tumbado, ao fundo Laguna Torres.

Alguém me explica porque nunca vi foto da Loma del Pliegue com o nascer/por do sol?

http://www.flickr.com/photos/47115216@N00/3361511578

Existem centenas de fotos assim, mas uma foto com o fitz Roy e demais torres vermelhas iriam tornar o visual fantástico!

É preguiça dos fotógrafos subir a loma na madrugada, no escuro?

O por do sol valeria a pena, ou "apenas" teria o céu vermelho? Fazer um bivaque na loma seria uma loucura? (Não acredito que armar uma barraca seja seguro, devido aos ventos... e tbm porque minha barraca, uma azteq nepal, não é autoportante, e o lugar parece ser rocha pura)

Postado
  • Membros

Eu até pensei em subir de madrugada rlciq, o problema é que eu teria que começar a subir, no gás, la pras 2 da manhã. Quando subi, a tarde, já estava frio e ventando muito... imagino como deve ser de madrugada. Pior se começar a chover/nevar, ou vc fazer esse sacrifício todo e quando chegar la o fitz estiver coberto. Bivacar la em cima é meio difícil, talvez no fim do bosque / antes da subida final. De lá é uma meia hora até o topo.

De qualquer forma, se for fazer isso, recomendo consultar o windguru, site usados por surfers mas que funciona relativamente bem para chalten.

Boa sorte

Postado
  • Membros

Pois é, eu subi o vale mas n consegui ver mta coisa (o clima tava escroto...) mas a vista da subida (do lago e do glaciar) ja vale a pena ja. Todos dizem que é um dos trechos mais legais do W, e eu não duvido.

PS: Ouça o rlciq, para mim andar do chileno até o italiano com a cargueira foi o trecho mais desgastante... imagino como não deve ser fazer o mesmo depois de ter subido e descido torres... acorde CEDO.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

Account

Navigation

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.