Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Estrada Real a pé - Perguntas e Respostas - 2013 a 2015

Postado
  • Membros

1) - Jan/fev de 2013 - estrada real caminho velho. Foram aprox. 710 kms no total + 100 kms entre Paraty x aparecida + PN Itatiaia + visconde de mauá

2) - Julho/2013 - estrada real caminho diamantres (diamantina x Ouro Preto);

3) - Julho/2013 - Estrada Real caminho Sabarabuçu(Ouro preto x Glaura x Cocais)

4) - Janeiro/2014 - Estrada Real caminho Novo (Ouro Preto x Rio de Janeiro).

Informações Básicas e Resumo geral:

No final da postagem desse relato, informarei nesse post , todas as principais dicas sobre esse maravilhoso roteiro, bem como o resumão.

Muitas pessoas já fizeram a E.R. à pé, mas pouquíssimas fizeram relatos sobre a viagem, com dicas, sugestões.......

Procurarei dar dicas sobre: tempo de viagem em cada roteiro, locais de hospedagem e seus respectivos preços..... fotos, roubadas, .....

Alguns sites importantes da região:

Ouro preto e os distritos: 
https://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_distritos_de_Ouro_Preto

Estrada Real(planilhas e informações diversas): http://www.institutoestradareal.com.br/

Editado por Visitante

• Respostas 112
  • Visualizações 61.2k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Most Popular Posts

• O COMEÇO:   Fomos visitar uma amiga em Brasília, que tinha sofrido um AVC, portanto iniciamos a viagem por Brasília. Prá economizar uma diária, compramos passagem para as 21 horas. Busã

• 3º DIA - 30/01/2013 - quarta-feira:   De engenheiro Correa a Lobo leite, aprox. 32 kms - 06:45hrs de caminhada e depois busão entre L. Leite x Congonhas   1º trecho: engenheiro Cor

• 2º DIA - 29/01/2013 - terça-feira:   Saída de Glaura às 07:15hrs, chegada em Engenheiro Correa às 14:00hrs Aproximadamente 25 kms   Já tomei café da manhã bom, mas igual a da

Posted Images

Featured Replies

Postado
  • Autor
  • Membros

mais algumas dicas:

.perto da pinguela da trilha depois de Lagoa Dourada estava com um foco de carrapatos, moradores me orientaram a não passar por lah, fomos pelo asfalto, depois da primeira ponte, vire aa esquerda, logo a frente os marcos;

.a pousada que ficamos em Congonhas(ver início relato) não está recebendo hóspedes, pois foi alugada para uma construtora;

.o trecho da descida da serra após Passa Quatro-Mg, foi modificado, ficando assim: depois do mirante, entre na estrada de terra seguindo até árvore grande do lado esquerdo, ali vire a direita, chegando nos antigos trilhos da estrada de ferro, atravesse os trilhos e vire a esquerda contornando a cerca de arame farpado. Esse trecho não passa na boca do túnel da ferrovia;

.Segundo os moradores, a ponte antes de cachoeira Paulista já foi concluída.

• 2 meses depois...
Postado
  • Autor
  • Membros

Depois de longos 33 dias terminamos a Estrada Real, desta vez resolvemos complicar um pouco mais o percurso, fizemos invertido: Paraty -RJ x Diamantina-MG, foram aproximadamente 1.100 kms, pegamos sol, chuva, frio......mas valeu a pena. Em breve postarei relato atualizado.

Algumas considerações:

.fomos orientados a não fazer as trilhas em função dos focos de carrapatos nas regiões; mas não resistimos e fizemos algumas, inclusive na chegada de ouro preto;

.a pinguela na estrada região de São João Del Rey não existe mais, construíram uma imponente ponte de cimento;

.realmente terminaram a ponte antes da vila do embau;

Até breve.

Editado por Visitante

• 4 semanas depois...
Postado
  • Autor
  • Membros

.a pinguela na estrada região de São João Del Rey não existe mais, construíram uma imponente ponte de cimento;

Até breve.

Corrigindo...

Essa ponte refeita nao fica na região de S.J del Rey, mas na região de GUARATINGUETA-SP.

Essa ponte fica depois de Guaratingueta sentido Villa do Embau, após o marco 1266.

• 2 meses depois...
Postado
  • Autor
  • Membros

Pontes refeitas na estrada real:

Ponte entre Passa Quatro-MG x Villa Embaú-SP(foto de fev/2015) - caminho velho

304_zps0212338c.jpg

Ponte entre Villa Embaú-SP x Guaratinguetá-SP(foto de fev/2015) - caminho velho

DSC00235_zpstvcs8hnp.jpg

Ponte sobre rio da velhas entre Glaura-MG x Acuruí-MG - caminho Sabarabuçu

DSC00238_zpse8osbn5m.jpg

• 6 meses depois...
Postado
  • Membros

Obrigado amigo pela admiração por nossa gente de Minas.. e eu como um bom Mineiro ..aprovo tudo que vem dizendo...você em Minas sempre terá um Amigo Irmão...e em Maio de 2016 estarei fazendo o Caminho Velho de Bicicleta...gr abraço e estou curtindo demais a vossa historia..Deus o abençoe;;

Postado
  • Membros

Amei casal 100 sua historia esta sendo de muito valia para mim e meu amigo..que faremos a Estrada Real em 2016.. agora uma Lembrança vcs já fizeram o Caminho Novo passaram por Petrópolis e a Estrada passa perto de minha casa já teriam pousada tranquila do amigo cicloturista...mas não nos conhecíamos não e mesmo.. abraços ao casal..

Postado
  • Autor
  • Membros

Olá João,

Que bacana que vai fazer a estrada real de bike....aproveitará muito!

O povo mineiro e tremendamente hospitaleiro. Tivemos momentos incríveis por lá.

Estive fazendo o circuito vale europeu em Santa Catarina e alguns outros trechos no sul do Brasil. O tratamento foi o mesmo!

Nosso país é tudo de bom!

• 4 semanas depois...
Postado
  • Membros

Oi pessoal!! Bom natal!!

Sou irlandesa e adoro caminhar..ja fiz o caminho de santiago varias vezes....

Estou querendo fazer a estrada real a pe tbm.....pode ser a partir de 18 de janeiro desde Diamantina..... nao acho muito seguro andar sozinha..... alguem esta interessado/a em acompanhar-me? Tenho de 2 a 4 semanas para fazer-la..... Nao quero acampar.....

Obrigada por qq info!!!:wink:

Martina

• 3 semanas depois...
Postado
  • Membros

Olá, Martina

Eu e um amigo estamos planejando fazer a pé o caminho velho da Estrada Real em março ou abril. Temos 30 dias de férias. Se puder nessa data, quem sabe podemos combinar.

Abraço

Oi pessoal!! Bom natal!!

Sou irlandesa e adoro caminhar..ja fiz o caminho de santiago varias vezes....

Estou querendo fazer a estrada real a pe tbm.....pode ser a partir de 18 de janeiro desde Diamantina..... nao acho muito seguro andar sozinha..... alguem esta interessado/a em acompanhar-me? Tenho de 2 a 4 semanas para fazer-la..... Nao quero acampar.....

Obrigada por qq info!!!:wink:

Martina

• 2 meses depois...
Postado
  • Autor
  • Membros

Para aquelas pessoas que, porventura estejam planejando fazer a estrada real caminho velho, um aviso :

O Roberto que recebe caminhantes em sua chacara, entre Carrancas e Cruzilia, estava com um problema de saúde.

Então, confirme com ele se pode atender no período que forem fazer.

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Conteúdo Similar

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.