Ir para conteúdo

Bolívia - Rotas e Meios de Transporte


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

Fui no começo do ano e é mais ou menos isto mesmo:

 

Santa Cruz-Sucre, saí às 16h00 e cheguei às 8h00. Saí às 9h00 e cheguei em Potosi à 13h00

 

Fiquei 1 dia ali e no outro saí umas 10h00, chegando em UIyuni às 17h00, com saída para o Salar no outro dia

 

Agora: De Santa Cruz até Sucre tinha um vôo diário, por 50 dólares.. de repente, se conseguir o horário, pode valer a pena. O problema é que é só 1 por dia, e costuma ser pela manhã....

 

As viagens são tranquilas, apesar dos ônibus entre Sucre e Potosi e entre Potosi e Uyuni serem daqueles pequenos ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Respostas 768
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

  • Membros

Caro Leo, estive lendo suas dicas, estao boas, mas tenho alguns reparos. Cochabamba é uma cidade muito interessante e secular. É asíntese da Bolivia, vale muita a pena percorrer aquele centro historico. Enfim ficar uns dois dias por la. Puno é uma cidade famosa pelo titikaka e as ilhas flutuantes, acho que também vale a pena um dia por la. Santa Cruz de la Sierra parece ser uma cidade suja. mas tem um centro historico bonito e uma igreja muito bem transada. Como viajantes que somos nao podemos perder nosso foco´que é conhecer as culturas dos outros povos.

Aos outros amigos mochileiros: Na Bolivia como um todo os onibus sao muito ruins e os motoristas nao obedecem um horario determinado. Tenha cuidado quando comprar as passagens e certifique que vão embarcar no onibus da foto. Pois costumam vender um e fazer vc embarcar em outro. Os bus cama ainda sao as pedidas. E são baratos, comparando com o Brasil. 20 dolares é o maximo que vai pagar em qualquer onibus da melhor qualidade por la. Coisa aqui no Brasil que nao paga nem para ir de Sao Paulo para Santos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

iorran

 

Cochabamba eu concordo com você.

 

Mas o ruim de ir pra lá, são os ônibus.

 

Quando vc vai direto pra La Paz, pode pegar um bus cama com banheiro.

 

Já de Santa Cruz pra Cochabamba, só tem bus lixeirão.

 

Santa Cruz, eu andei muito por lá.

 

Mas ao comparar com as outras cidades, eu nunca perderia meu tempo por lá.

 

Puno eu odiei !!! O lago Titicaca é lindo no lado Boliviano, pois é sagrado pra eles.

 

No Peruano é sujo, pois eles despejam muito esgoto no lago.

 

Puno só gostei do passeio nas Islas de Uros, mais nada.

 

Cochabamba é legal conhecer, mas pra quem tem tempo pra gastar e disposição de pegar um bus cata-corno, com gente em pé, criança chorando, e se der mole, até uma llama te cuspindo. hahaha

:twisted:

Desculpe a Brincadeira...

 

Abraço e Bom Ano Novo aos Amigos

 

Leo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Cochabamba eu não achei nada... subi o Cristo de la Concordia, que tinha uma vista muito bonita, mas fora isto... nada demais mesmo! Gostei mais de Sucre 8)

 

Santa Cruz é para ficar umas horinhas entre chegar pelo Trem e seguir para o próximo destino, passear um pouco no centro e boa. Outra cidade para se tiver tempo sobrando apenas.

 

E transporte na Bolivia é ruim de qualquer jeito.. os que vão na região de Potosi e Uyuni então, dão medo hehehehe Pelo menos, as paisagens são sempre impressionantes

 

Ahhhh Puno só vale por Uros mesmo. Pegamos um passeio de dia inteiro até Taquile e foi das poucas coisas que não faria de novo. Mas não pode se perder as Ilhas de Urus, que são muito interessantes.

 

Em compensação, não existe nada como passar uma noite na Ilha do Sol, em Copacabana!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • Membros

Bom, vou responder minha própria pergunta

 

Ha 2 anos estive em machu pichu e por causa da briga brasil x bolivia devido ä EBX a fronteira terrestre estava fechada, dai peguei um voo camo grande - santa cruz. Cheguei em Santa cruz de madrugada e descobri que estava tendo um Paro, uma greve de onibus, e a rodoviaria estava fechada.

 

Como desta vez nao havia paro, achei que conseguiria pegar um busu, mas nao teve jeito. A rodoviaria fecha as 00:00 e os primeiros buses para cochabamba saem as 5:30.

 

att

Nilo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Colaboradores

Leo,

 

os horarios de Onibus mais utilizados são os da 17:00, 19:00 e 21:00, esses horarios são os conhecidos BUS CAMA, algo parecido com o Onibus Leito aqui do Brasil,

a viagem de STAC - LP é num total de aprox. 16 hrs. o onibus que sai as 17:00 chega em LP aprox as 9:00 am do dia seguinte. no começo a estrada tem algumas curvas, chegando em cochabamba (de madrugada) e depois é bom durmir pq a subida é forte, e pode dar dores de cabeça e enjoo!, porem uma vez q entrar no altiplano, é so alegria.

 

o mais importante assim que você chegar de trem em STAC, já compre seu bilhete de onibus, é no mesmo lugar no terminal Bimodal (trem e Onibus), recomendo as empresas Flota Copacabana e Copacabana MEM. Não esqueça compre na opção BUS CAMA.

 

Eu ja cheguei a pagar 120 Bs. em uma passagem, meu pai ja pagou 150 Bs. porém recomendo que este é o pior trecho pra q vc queira economizar.

 

FUJA da empresa Urub, ano passado ela teve 3 acidentes fatais. por deixar seus motoristas dirigindo por 2 dias sem parar. ela tem os melhores preços, porem é a pior cilada dessa viajem. (total de 70 vitimas fatais)

 

Vá ao banheiro antes de sair de STC, e sempre desça nas paradas para fazer as necessidades pois a Flota copacabanna tem os onibus 3 filas LUXO, mais os FDP tem o costume de não abrir o banheiro.

nada q se vc fizer um barraco naumm resolva hehehehehe...

 

mais Leo, nesse trecho não se esqueça! não queira economizar, e outra, não tente pechincar, pq se vc demora pracompra acaba, as empresas que fazem o trecho LP - STA pelo Bus Cama, são muito procuradas, e elas praticamente nunca saem com os Onibus vazios.

 

eu to indo pra lá em JUlho 2008! vo quase todo ano! qualquer dúvida do trecho Corumbá a LA Paz por terra, é só pergunta blza?!

 

abraços e boa viajem!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Membros de Honra

A todos:

 

Eu fiz exatamente este trajeto em Fevereiro/2007.

Ao chegarem em Santa Cruz, procurem saber se tem passagem direto até Potosi, já que também é uma cidade grande, mas eu não encontrei quando fui.

De qualquer jeito, na época fiz assim:

 

Cheguei em Santa Cruz às 10:00, e consegui passagem para Sucre às 16:30. Tem outros horários, porém achei melhor não perder o dia, viajando durante a noite... Custo do bus-cama (que nem é tão cama assim) Bs 80.00

 

Chegada em Sucre às 8:00, e como já conhecia a cidade de outras passagens, me mandei para Potosi às 9:00 De Sucre a Potosi tem ônibus direto, já que são próximas.. tanto que podia ter saído em seguida, mas preferi dar um tempo para tomar um desayuno (umas salteñas na rua). Bs 15.00 Chegando em Potosi às 13:00

 

Em Potosi fiquei um dia para conhecer, e no outro dia saí às 11:00 chegando em Uyuni às 17:00, dando tempo de marcar o Salar para o dia seguinte. Este ficou em Bs 40.00, mas fiz a 'antice' de comprar no hostel que tinha ficado hospedado. Se tivesse comprado direto sairia uns Bs 20,00

 

Sim, a estrada entre todas as etapas é assustadora, mas particularmente entre Sucre e Potosi e dali para Uyuni é lindíssima. Você viaja naquele monte de estrada de terra, com um paredão à direita e um penhasco à esquerda uma boa parte do tempo. às vezes o tempo está ótimo, de repente começa a esfriar absurdamente, e dali a pouco já está bom de novo, mas vale a pena :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Sim, sim. A estrada é horrível, porém vale muito a pena fazer noturno. Afinal, são 16 horas de viagem entre Santa Cruz e Sucre, e também Santa Cruz e La Paz (aí talvez umas 12 horas, mas não sei ao certo), portanto não vale a pena fazer durante o dia. Mesmo que seja para conhecer a nem um pouco interessante Santa Cruz de la Sierra, ainda acho que vale fazer a viagem de noite. Além do mais, os motoristas estão mais que acostumados a dirigir naquela região...

 

Só se preparem: banheiro é algo inexistente hehehe

Tive 2 paradas, ambas engraçadíssimas, no caminho Sta Cruz-Sucre

1) Paramos num lugar muito escuro.. fui um pouco para trás do ônibus, de onde estavam voltando umas européias. Fui fazer minha 'necessidade', ao lado de um cachorro, olhando prá minha cara latindo. Pelo menos, nesta hora mais do que nunca é bom ser homem para ficar em pé :lol:

 

2) Na 2ª parada, também desci (gosto de descer sempre, nem que seja só para esticar as pernas), e estamos no meio de uma cidade, com um paredão enorme (parecia com uma escola). Olho para trás e tem uns 6 ônibus, todos parados com o mesmo propósito. Impressionante... a cidade é o mictório dos ônibus!!!

 

Para alguns isto é horroroso. Eu acho engraçadíssimo, mas é bom ir preparados hehehehe

 

Ah sim. água até se encontra no meio do caminho para comprar, mas se quiser comer algo, vale mais a pena levar na mochila. Alguns lugares em que o ônibus passou, nem o pessoal da região se arriscava a parar para comer, então já viu....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...