Ir para conteúdo

Lanternas (de cabeça / de mão / LED's / halógenas)


Posts Recomendados

  • Membros de Honra
Olá Amanda

Você não prefere lanterna de cabeça, pois deixaria vc de mãos livres?

 

Abraço

Marcelo

 

Não sei bem, Marcelo. Como nunca usei uma lanterna de cabeça, a minha preferencia pelas as lanternas de mão é por achar que aquilo na cabeça incomoda. Bom, não sei bem.

 

Até cheguei a olhar algumas no site da arco e flecha, mas os preços variam de 250 a 600 reais.. Achei bem puxado, porque não tenho costume de fazer trilhas a noite.

 

Entretanto, o que me sugere em lanternas de cabeça para essa expedição noturna no Pico da Bandeira?

 

Abraços,

Amanda

 

 

Olá Amanda!

 

 

As lanternas de cabeça, conquanto sejam pequenas e leves (maioria atualmente) não incomodam nem um pouco, posso te garantir. Pelo contrário, por te deixar de mãos livres são muito mais práticas pois pode se segurar, por exemplo, se estiver subindo numa pedra ou segurando numa corda, montando uma barraca, preparando sua janta, etc.

 

Existem modelos mais "genéricos" que para um uso esporádico vão te servir, especialmente se cuidar bem delas. Como falei antes, nestas lojas de presentes e importados e em algumas lojas menores de artigos para pesca e camping (as de esportes de aventura geralmente vendem marcas mais "famosas" e mais cara$ - que obviamente no geral apresentam melhor qualidade) você encontrará modelos baratos, entre R$ 40,00 e R$ 60,00. As com foco regulável são melhores pois há situações em que você irá precisar de luz mais concentrada para enxergar mais longe e em outras você precisará de luz mais difusa (espalhada), principalmente para caminhar. Em BH creio que pesquisando neste tipo de loja que cite você encontrará várias opções. Não esquente a cabeça com potência - acima de 100 lumens em grupo até atrapalha pois ofuscará demais os colegas de caminhada. E outra coisa, nestas "xing ling" a potência divulgada nas embalagens raramente chega a ser realidade.

 

Veja as imagens abaixo para ter uma ideia dos modelos...

 

LC_Led3.jpeg.089d856a3a356fb47e0f4e3b3052d245.jpeg

LC_led4.jpg.f06d87391431a3f0368b8a43390c89e9.jpg

 

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Oi Amanda! Bom, eu pratico camping selvagem e Bushcraft (técnicas de sobrevivência na selva). Pois bem. As lanternas que uso são: de cabeça, com zoom, para que eu possa ter as mãos livres durante a caminhada nas trilhas. Na selva as diferenças de níveis obriga a usar as mãos para se segurar, buscar apoio e ajudar na própria locomoção entre as arvores; a lanterna de mão uso quando já estou confortado no acampamento. *levo baterias extras para as lanternas. È bom ter no mínimo duas lanternas, pois se uma falhar, terá outra de reserva. Pois ficar sem lanterna nestes lugares selvagens, longe de tudo: a uma distância de muitas horas ou dias é sofrível. Imagine... niltonmartz.nm@gmail.com Tenho facebook.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

A potência da lanterna é IMPORTANTÍSSIMO, pois faz muita diferença: a luz da lanterna no ambiente urbano é diferente no ambiente selvagem. No ambiente urbano a luz da lanterna se reflete mais intensa em paredes, em objeto de metal (carro, utensílios domésticos, em pisos, etc.). A luz da lanterna reflete menos nas folhagens, no solo, nas rochas, quando em ambiente selvagem. Quanto mais potente for a lanterna, melhor. Lanterna com zoom se faz necessário em regiões selvagens, porque se precisar ver longe a uma grande distância , com uma lanterna sem zoom não é possível, pois é de curto alcance. Às vezes se ouve um barulho distante à noite, sendo necessário usar o zoom para enxergar e ver com a maior nitidez possível qual a fonte do barulho. Para ambiente selvagem recomendo lanterna com zoom acima de 500 lúmens. No próximo acampamento levarei uma lanterna de 2000 lúmens, porque preciso avistar longe nas regiões selvagem e ver o que pode estar acontecendo no caso de eu ouvir sons estranhos e ameaçadores. Digo por experiência própria. A lanterna TEM que ser de longo alcance. Não seria necessário num camping privado com toda infra-estrutura para turista. Vai por mim: experiência própria de muitos anos de selva, campo aberto e praia deserta: quase 20.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Olá Nilton!

 

 

A potência da lanterna é IMPORTANTÍSSIMO, pois faz muita diferença: a luz da lanterna no ambiente urbano é diferente no ambiente selvagem. [...]

 

Sem dúvida os ambientes urbano e selvagem são diferentes e isso não está em questão. Conquanto respeite suas experiências pessoais de quase duas décadas e o seu ponto de vista, continuo discordando sobre a questão da potência luminosa. Primeiramente, em atividades ao ar livre e em grupo, como já alertei e insisto, excesso de potência só gera ofuscamento nos companheiros de trilha, que pode ser mais perigoso do que útil. Acho péssimo estar caminhando à noite e alguém no grupo te ofuscar com excesso de luz, totalmente desnecessária.

 

Depois vêm os fatores foco e refletor da lanterna, talvez mais importantes que a própria potência luminosa emitida. É comum ver em algumas lanternas (especialmente nas "xing ling" mais genéricas) um LED super potente e um refletor horrível, que ou concentra ou dispersa muito o foco de luz, mesmo quando tem regulagem de foco (o famoso "zoom"). Outro ponto é a qualidade do LED. Muitas genéricas não posuem LEDs regulados, ou seja, a emissão luminosa vai se esmaecendo conforme cai a energia restante nas pilhas/baterias. Prefiro ter uma boa lanterna de LED (regulada), com refletor de boa qualidade e mais econômica, ainda que "menos potente", do que um canhão de luz de altíssima potência. Melhor ainda se esta lanterna tiver pelo menos dois ou três níveis de potência intermediários selecionáveis, pois poderá economizar energia das pilhas prolongando seu uso, o que numa situação adversa é mais importante. Outra coisa: essas lanternas acima de 200-300 lumens raramente são econômicas para que se tenha mais do que 3-4h de luz, geralmente "fritando" um jogo de pilhas em pouco tempo, isso quando não exigem baterias especiais de lítio (cara$ e de disponibilidade difícil em algumas regiões) para funcionar.

 

[...] No próximo acampamento levarei uma lanterna de 2000 lúmens, porque preciso avistar longe nas regiões selvagem e ver o que pode estar acontecendo no caso de eu ouvir sons estranhos e ameaçadores. [...]

 

Acho um pouco de exagero uma emissão luminosa de 2000 lumens... Com um canhão de luz destes não irá sequer precisar de 'arma' pois vais deixar qualquer bicho cego ::lol4:::cry:

 

Minha experiência em acampamentos selvagens e em selva (não sou "turista" e não costumo ficar em campings estruturados) nunca me fez sentir necessidade de algo superior a 100 lumens (potência do equipamento que uso hoje) e olha que até isso dificilmente eu uso, geralmente mantendo o nível luminoso no baixo ou intermediário da lanterna mesmo nos deslocamentos por matas fechadas... Com a BD Storm (máx. 100 lm) costumo enxergar com nitidez até 60-70 m em campo aberto e total ausência de luminosidade residual (lua, etc), o que considero suficiente. Ademais, na selva (onde poderia se dizer com mais frequência que há sons 'estranhos e ameaçadores'), mesmo com alta potência do feixe luminoso dificilmente se avistará mais do que 30-40 m desobstruídos à frente, anulando relativamente a potência do equipamento. Já em ambientes abertos (campo, encostas rochosas de montanhas...) obviamente a situação é diferente e aí sim, concordo que um maior nível de potência poderia ser desejável em algumas circunstâncias. Este também é o caso de equipes de resgate que pela natureza das suas tarefas precisarão enxergar muito longe e por isso necessitarão de equipamentos mais potentes.

 

Ademais a Amanda vai subir o Pico da Bandeira, praticamente uma avenida, desnecessário portanto um equipamento para uso no PARA-SAR...

 

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Concordo com o amigo gvogetta

 

Eu tenho 2 lanternas, uma Petzl MYO XP e uma lanterna de 900 lumens xing ling

 

A petzl que é a lanterna de cabeça, eu uso em trekking e acampamento, acontece as vezes de só eu ter lanterna, ai acabo levando a de 900 lumens pra ajudar um pouco ou pra ver alguma coisa ou outra mais longe..... mas basicamente a de cabeça ja é suficiente, ainda mais se todo mundo no grupo tiver uma....

 

a de 900 lumens eu uso na bike , ai sim eu vejo função nela......tem que tomar cuidado em usar essas lanternas de 900 lumens no modo maximo, pq ela esquenta e o LED queima, acontece com frequencia, o cara liga , dai 15 minutos o led ja era. Na bike nao tem problema pq em movimento "refrigera". Resumindo o modo máximo vc pode usar por pouco tempo. O corpo da lanterna literalmente frita e vc nao vai conseguir segurar.

 

Lanterna de cabeça procuro comprar só de marca confiavel (petzl , Black diamond e princeton tec), mas isso é uma opinião minha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Para esclarecer: uso lanternas de xenon, não de led. O led pode "queimar" após algumas horas de uso continuo. Já o xenon resistiu bem, e a sua luz não diminuiu durante mais de quatro horas de percurso (lanterna de cabeça), nem as baterias (3 pilhas palitos) se aqueceram. Fiquei acampado 6 dias sem a necessidade de trocar as baterias/pilhas. Tenho "falado" conforme a minha experiência. As marcas de lanternas mencionadas nos post, confesso, não conheço. Sempre comprei equipamentos que venham suprir as minhas necessidades, sem questionar ou considerar a "marca". Observo a qualidade do material e a sua capacidade funcional. "Marca" famosa e preço alto nem sempre é sinônimo de boa qualidade. As minhas lanternas as minhas necessidades, em trilhas de mata densa , alcançando mais de 100 metros com boa visibilidade. Fui seguido por um animal de grande porte, enquanto anoitecia, o qual não pude ver porque eu dispunha de velas (estava sem lanterna, porque na ocasião eu não tinha dinheiro para comprar pilhas). Entrei na trilha com destino ao Poço das Moças ( um lago fundo, no rio Quilombo, situado no Vale do Quilombo, entre Santos e Guarujá, São Paulo), num percurso de três horas. Eram mais de quatro horas da tarde quando iniciei a caminhada na trilha. Fui apressado com o intento de chegar ao destino antes do cair da noite, porque eu não tinha comigo a minha lanterna. Serás velas, para usar no acampamento. Escurecia rápido e eu ainda estava pico além de metade do percurso, quando, então, fui seguido por um tempo de, aproximadamente, dez minutos, não atrás de mim, mas me acomanhando lateralmente a cerca de + ou- 20 metros mato adentro. Eu estava a sós. Meus camaradas de family havia ido no dia anterior. Não tinha quem fosse comigo. Neste trecho onde fui seguido, ou, acompanhado, vivia ali uma família de suçuarana/onças pardas. *soube depois, relatando o fato aos caçadores que atuam naquela região da selva. Eles me disseram que a onça parda acompanha mesmo "lateralmente" a sua possível presa. Acelerei os passos, olhando para todos os lados, com medo, assustado, sem lanterna... Quando escureceu acendi uma vela, pondo a mão esquerda atrás da vela, para não ofuscar a minha vista, e segui até o final da trilha desse modo. Cheguei ao fim da trilha em torno das 20:00 horas (oito), no lago Poço das Moças, no rio Quilombo, onde o pessoal acampa. Lanterna potente e com zoom se faz necessária prá mim, neste tipo de lugar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra
Para esclarecer: uso lanternas de xenon, não de led. O led pode "queimar" após algumas horas de uso continuo. ..................

Daonde você tirou esta informação?!?

Minha lanterna de led não "queimou" após várias horas de uso continuo.

Inclusive ela é feita pra durar milhares de horas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Olá Nilton!

 

 

Veja que procuro sempre evidenciar características importantes de equipamentos independentemente de serem desta ou daquela "marca" e também me baseio nas minhas experiências pessoais ou de pessoas próximas quando "falo" sobre algo. Evidente que respeito suas experiências e posições e acho que todos temos muito a contribuir e enriquecer nosso Fórum com estes debates.

 

Porém, vamos às considerações sobre o que você disse...

 

 

Para esclarecer: uso lanternas de xenon, não de led. O led pode "queimar" após algumas horas de uso continuo. Já o xenon resistiu bem, e a sua luz não diminuiu durante mais de quatro horas de percurso (lanterna de cabeça), nem as baterias (3 pilhas palitos) se aqueceram. Fiquei acampado 6 dias sem a necessidade de trocar as baterias/pilhas. [...]

 

Sobre o Xenon citado por você, na verdade é uma tecnologia que utiliza-se de lâmpadas, sendo o Xenon o gás que faz a descarga luminosa no interior do corpo da lâmpada. É uma tecnologia confiável, assim como o LED (que não utiliza gás) mas menos resistente em relação a este, principalmente a impactos, pois lâmpadas são feitas com vidro e o vidro você sabe, está sujeito a quebras.

 

O LED queima também, é fato, mas sua durabilidade (em se tratando obviamente de produtos de 1a. qualidade) é sempre superior, e muito, à tecnologia de lâmpadas. Para você ter uma idéia, a vida útil média das lâmpadas de Xenon (de 1a. linha) gira em torno de 3.000 horas, enquanto há no mercado LEDs com durabilidade de até 100.000 horas, ou seja, cerca de 33x mais.

 

 

[...] Sempre comprei equipamentos que venham suprir as minhas necessidades, sem questionar ou considerar a "marca". Observo a qualidade do material e a sua capacidade funcional. "Marca" famosa e preço alto nem sempre é sinônimo de boa qualidade. As minhas lanternas as minhas necessidades, em trilhas de mata densa , alcançando mais de 100 metros com boa visibilidade. [...]

 

Quando me refiro a certas "marcas" o faço como referência a padrões de qualidade comprovados, testados, à sua "procedência", não pela "grife" ou para me "gabar" de ter este ou aquele produto "famoso". Ademais mesmo os fabricantes "famosos" hoje trazem seus produtos na China, fabricados sob o regime de parcerias ou terceirização. Lá existem sempre 3 padrões de qualidade: 1) há fábricas de ponta, fabricando produtos de primeiríssima qualidade, sob supervisão direta e controle de qualidade rigoroso exercido por empresas de renome, justamente para atender suas demandas, com preços obviamente mais altos; 2) há fábricas produzindo itens de qualidade intermediária, geralmente 'similares' externamente aos comercializados por "marcas famosas" (cópias), distribuídos com identificação de empresas menos conhecidas ou até mesmo com marcas chinesas e 3) há ainda fábricas voltadas apenas à produção de itens de baixa qualidade e a preços baixíssimos, destinados a promoção e/ou clientes/mercados pouco exigentes. No Brasil, infelizmente, há uma inundação destes produtos chineses de baixa qualidade e literalmente fica difícil identificar o que é de boa qualidade e o que é de qualidade baixa apenas visualmente. O preço (alto ou baixo) e a marca (inexistente) neste caso não são parâmetros para uma escolha segura. Por isso prefiro comprar equipamentos de certa "procedência", mesmo sabendo que no fundo são todos fabricados na China.

 

Em se tratando de lanternas de cabeça, por exemplo, elegi as Black Diamond pois são as que há anos vêm me atendendo de forma plenamente satisfatória, sempre confiáveis, resistentes, econômicas e com boa capacidade de iluminação. Tenho duas, a primeira comprada há cerca de 5 anos e usada intensivamente, na chuva, na praia, em trilhas de jipe, a pé, no mato, na montanha, no frio, no calor. Minha experiência. É uma marca, sim, e o objetivo de uma marca é justamente o de servir de referência para compra, não para "ostentação". De que forma faria para indicar alguma outra "xing-ling" tão boa quanto? Acredito que existam lanternas "sem marca" de boa qualidade (dentro daquela linha de que falei sobre os produtos chineses). Outra coisa: a Black Diamond não é uma marca cara fora do Brasil (aqui, como tantas outras, é absurdamente cara) - paguei na minha Storm, última aquisição, USD 42,00 (dez/2011). Acho isso muito barato especialmente se considerarmos que compro um produto destes uma única vez em vários anos, mesmo com certos abusos, pois aguenta o tranco. Já comprei muita lanterna "sem marca" (generalizo pela alcunha de "xing-ling" já que vêm tudo da China mesmo) com promessas mirabolantes e dificilmente passaram de 1 ano com uso mais intenso, algumas me deixaram na mão em momentos delicados e só não passei aperto por ter outra reserva. Ou "queimaram" (lâmpada - já tive Xenon também..., ou o LED) ou oxidaram os contatos internos (geralmente o que ocorre com maior frequência), tornando-as imprestáveis pois ficam falhando e perde-se a confiabilidade no equipamento. Uma ou duas destas "sem marca" que comprei no passado ainda resistem bem e sem problemas (de vez em quando ainda compro alguma para algum propósito específico) mas sinceramente, não recomendaria a ninguém pois sem referências de "marca" é certamente um "tiro no escuro" achar exatamente "aquela" de boa qualidade no meio de tanto lixo que existe à venda. E um exemplo de que marca nem sempre é sinônimo de qualidade pode ser visto nas lanternas de cabeça Princeton Tec, modelo Fuel, cuja tampa do compartimento de pilhas se quebra "do nada", deixando de vedar ou mesmo deixando cair as pilhas de dentro da lanterna. Uma verdadeira porcaria (já tive uma dessas também).

 

Espero que entendam a situação...

 

 

[...] Fui seguido por um animal de grande porte, enquanto anoitecia, o qual não pude ver porque eu dispunha de velas (estava sem lanterna, porque na ocasião eu não tinha dinheiro para comprar pilhas). Entrei na trilha com destino ao Poço das Moças ( um lago fundo, no rio Quilombo, situado no Vale do Quilombo, entre Santos e Guarujá, São Paulo), num percurso de três horas. Eram mais de quatro horas da tarde quando iniciei a caminhada na trilha. Fui apressado com o intento de chegar ao destino antes do cair da noite, porque eu não tinha comigo a minha lanterna. Serás velas, para usar no acampamento. Escurecia rápido e eu ainda estava pico além de metade do percurso, quando, então, fui seguido por um tempo de, aproximadamente, dez minutos, não atrás de mim, mas me acomanhando lateralmente a cerca de + ou- 20 metros mato adentro. Eu estava a sós. [...]

 

Sobre a onça, continuo com minha posição firme de que na mata fechada na distância em que ela o seguia dificilmente você a teria enxergado mesmo com o canhão de 2000 lumens e se estivesse a uma distância na selva que permitisse o contato visual, provavelmente seria a última coisa que teria visto. Obviamente que uma luz forte aumentaria sua sensação de segurança, mas vê-la mesmo, duvido muito devido às características da vegetação que limitam bastante o campo visual mesmo durante o dia, que dirá no escuro da noite.

 

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Concordo com você em tudo. Sei que em meio à vegetação densa, veredas, a visibilidade, quanto à distância, é muito limitada. Justifico o uso de lanterna com luz potente em selva porque permite melhor visibilidade principalmente entre os galhos e folhagens mais concentrados; se vê com mais nitidez. Considerando que a vegetação como o solo e as rochas absorvem muito da luz emitida pela lanterna, a visão fica prejudicada com uma lanterna de pouca potencia. Lanterna com muita potência (na minha opinião: quanto mais, melhor) compensa a perda de luminosidade, pela absorção, já referida.

E em trilhas ou estradas, na reta, o foco da luz, usando o modo zoom, tem longo alcance. Pode-se ver o que há lá adiante. Eu fato de ver distante com clareza e distinçao, seja dia ou noite. Sempre tenho comigo, também, lanterna de pouca potência, para usar na área do camping e dentro da barraca. Lanterna muito potente é exclusiva para a caminhada de percurso longo e trevoso. É muito particular. * Aprecei muito a sua esplanação a respeito do tema; expõe com inteligência e clareza. Demonstra conhecimento neste assunto. Gosto de debater com pessoas cultas um tema/assunto. Não continuarei este sobré lanternas porque considero esgotado. Um forte abraço, amigo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros

Boa noite, rapazes.

 

Primeiro quero agradecer demaiiiiiiiis a ajuda que tiveram comigo. Eu fiz a compra da lanterna de mão da J.W.S., como indicado pelo Nilton.. Foi pelo o que eu disse; em ter preferência por estas, pois não tenho o hábito de fazer trilhas à noite.

 

Entretanto, Gvogetta, vou dar uma olhada também nas que me você indicou. Até porque é como você falou; não é somente para caminhas à noite, mas para auxiliar em fazeres noturno, como: janta, armação da barraca e equipamentos, visualização interna da mesma e outros. Obrigada pela a ajuda.

 

Abraços.

 

Amanda

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...