Ir para conteúdo

Lanternas (de cabeça / de mão / LED's / halógenas)


Posts Recomendados

  • Membros

Amanda, estamos à sua disposição para toda ajuda: esclarecimentos e sugestões. mochileiros.com é isto: troca de informações entre os seus participantes. Temos o prazer de contribuir. É com satisfação que recebi sua mais recente postagem. É gratificante poder ajudar. Boa viagem e divertimento, Amanda. Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • Membros

Olá, Getúlio, galera...

Minha barraca, aquela Morrisson 2 que vc indicou, tá pra chegar em janeiro... Demora um pouco!

 

Vou pedir junto duas headlamps, uma pra mim e outra pra esposa. Aproveito a discussão de headlamps pra perguntar:

 

Entre a Petzl Tikka 2 Plus e a BD Spot, existe alguma compatibilidade, ou a Petzl realmente perde a briga?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Colaboradores

Bhzorrox, eu conheço as duas, olha, sinceramente acho que a BD Spot leva essa briga no bico. Em geral percebi que comparando uma Petzl e uma BD pela capacidade luminosa nominal, as BD normalmente ganham, ou seja entre uma BD e uma Petzl de 70 lumens, a BD sempre aparenta ter os 70 lumens, enquanto a petzl aparenta ter uns 50 lumens. Não sei o motivo, mas em geral, as petzl mais em conta até uns $100, comparando com as BD da mesma categoria, perdem em luminosidade. Minha opinião, mas tbm sou suspeito, pois sou fã dos equipos da BD.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra
Olá, Getúlio, galera...

Minha barraca, aquela Morrisson 2 que vc indicou, tá pra chegar em janeiro... Demora um pouco!

 

Vou pedir junto duas headlamps, uma pra mim e outra pra esposa. Aproveito a discussão de headlamps pra perguntar:

 

Entre a Petzl Tikka 2 Plus e a BD Spot, existe alguma compatibilidade, ou a Petzl realmente perde a briga?

 

 

Olá Bhzorrox!

 

Meu caro, infelizmente não vi sua msg antes... Perdoe-me. Vi hoje porque o Amend movimentou o tópico...

 

Também sou suspeito pois sou fã incondicional da Black Diamond no que diz respeito a lanternas... E essa simpatia é pelo fato de ser uma lanterna que uso há bastante tempo e até hoje nunca me deixou na mão, ao contrário de outras, inclusive da Petzl.

 

Concordo com o que disse o Amend. As Petzl mais "básicas" geralmente são de qualidade "iluminativa" inferior às da BD equivalentes. Ademais a SPOT (nova - a partir de 2011) conta com 90 lúmens, contra 70 da Tikka Plus 2 (nova, a antiga era de 50 lúmens, se não me engano até 2010). O foco de ambas também é sensivelmente diferente, sendo que no modo luz principal (Led forte) a Tikka concentra muito mais a luz em um ponto reduzido, enquanto na Spot essa luz é concentrada mas mantém iluminado também um campo secundário inferior, coisa que eu particularmente gosto (mais útil para caminhadas, por exemplo). O único "senão" da Spot, apesar dela ser IPX4 (resistente à umidade, chuva) é que achei sua vedação interna inferior às Petzl (também de padrão IPX4). Porém até hoje a minha Spot 2009 (mod. antigo), mesmo tendo pego chuva várias vezes continua firme e forte.

 

Como a diferença de preços é pequena, sugeriria partir logo para a BD Storm, coisa de 5-7 dólares mais cara nos EUA, que já é IPX7 e conta com 100 lúmens...

 

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Prezados, tenho que discodar quanto a falta de qualidade da Petzl, tenho uma (Myo XP) e acho ela excelente.

Quanto as BD só conheço a fama... de pesada e consumidora de pilhas... :mrgreen::mrgreen: ... ok, ok, reconheço que a maioria prefere as BD.

Acho que com qualquer uma das duas estarás bem servido. ::cool:::'>

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Olá Otávio!

 

 

Grande mestre e companheiro, não quero polemizar contigo, mas creio que esta fama das BD que você lembra deve ser antiga... Elas num passado (não muito distante) realmente tinham certa fama negativa por conta do consumo de pilhas e do peso, mas isso era na época da tecnologia das lâmpadas halogenas ainda, só que a fama pegou... Hoje, na era do LED elas estão bem superiores, sem falar no preço, bem competitivo se comparar com as concorrentes diretas, principalmente as Petzl.

 

Da mesma forma, as headlamps Petzl sempre foram conceituadíssimas, coincidentemente também até alguns anos atrás... Sua Myo XP é de que ano? Pergunto pois as antigas (até 2009) geralmente apresentavam melhor qualidade e confiabilidade, pelo menos é o que costumo ler em fóruns gringos. De uns anos para cá, não sei se a fábrica que produz os microcomponentes mudou ou o quê, mas têm sido frequentes os comentários negativos sobre as lanternas da marca, em especial dos modelos mais baratos. Outra coisa é que a Myo XP (hoje fora de linha, substituído pela Myo RXP) foi um dos melhores modelos lançados pela Petzl até hoje, difícil achar algum comentário negativo dela.

 

Eu fui um que sofreu com a Petzl: comprei uma Pixa 2 em 2008, que é para ser um modelo profissional, justamente porque queria uma lanterna robusta e resistente à água (sua especificação é IPX7). Paguei na época um preço bem salgado nela (mesmo nos EUA) e a bichinha não durou 6 meses... Apesar de cuidar dela a dita cuja morreu, do nada, e pior, durante uma viagem. Depois, pesquisando, fiquei sabendo que alguns lotes dela saíram com problemas. Bacana, não? O Pior é que depois de um tempo mandei ela de volta pros EUA por um amigo meu que a devolveu na loja. Algum tempo depois lhe enviaram outra, idêntica, em substituição. O detalhe é que até o problema veio idêntico: funcionou 6 meses e parou de novo. Parecia coisa "feita"... Na mesma época ouvi de um lojista aqui de Curitiba que vários modelos de lanternas da Petzl estavam dando dor de cabeça, em especial a Pixa 2 e a Tikka.

 

O fato é que perdi a confiança na marca e migrei para a Princeton Tec, na época um outro desgosto logo de cara com uma tampa de compartimento estourada (plástico podre na verdade) que inutilizou a lanterna (uma Fuel 4, essa comprada no Brasil). Novamente me mandaram uma substituta mas que optei trocar por outro modelo, pagando a diferença por uma PT EOS (do modelo antigo, top da marca no Brasil na época) que logo pifou também (esquentava bastante até que não acendeu mais, em pouco mais de 2 meses... Nem consegui molhar ela). Cheguei a usar umas xing-ling genéricas um tempo (só para passar mais raiva mesmo) e acabei decidindo pela BD Spot ainda em 2009 e foi a melhor compra de lanterna de cabeça que fiz, só tendo sido superada depois que comprei outra BD (agora a Storm, IPX7) no final de 2011. Ambas já tomaram muita chuva, a Spot já deu um ou dois mergulhos e estão aí, perfeitas. Hoje estou com estas duas na "ativa" e tenho uma outra Petzl, uma E+Lite que ganhei e carrego nas pernadas mais longas como backup por ser extremamente leve e pequena e vir num conveniente estojinho plástico, mas é uma lanterninha que não apresenta muita robustez aparente. Usei esta na descida do Marumbi em agosto, lembra? Emprestei a Storm pro Helyton que estava sem lanterna de cabeça, até para que ele ajudasse a iluminar o chão para a Natália que ía à frente dele, enquanto eu ía na retaguarda, fechando a trilha com a pequenina E+Lite. Quebrou bem o galho.

 

Como não tenho visto relatos de problemas com as BD Spot e Storm e estou muito satisfeito com elas, são os modelos que tenho recomendado sempre. Em time que está ganhando não se mexe, não é mesmo? :mrgreen:

 

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra
[...] Minha Petzl foi comprada em 2010, será que levei sorte?

 

Olá companheiro!

 

 

Eu, azarado? Nunca... Só comprei umas porcarias de umas lanternas, mas resolvi este problema com as Black Diamond.

 

Como te disse, a Myo é tida como a melhor lanterna fabricada pela Petzl, e pelo ano, se a sua foi comprada no Brasil, provavelmente ainda é dos modelos mais antigos (os equipos deste nível aqui tendem a ficar tempo na loja).

 

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...