Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Atravessando o Brasil de Carona

Postado
  • Membros

Olá, pessoal!

Recentemente fiz uma viagem pelo Brasil. Moro em Fortaleza, mas sou gaúcho. Como muitos sabem, a BR 116 começa em Fortaleza mesmo, Ceará, e termina em Jaguarão, Rio Grande do Sul, já na divisa com Uruguai. A idéia inicial era percorrer todos os quase 4500 quilômetros da BR pegando carona na estrada.

Pois bem. Estudante de jornalismo quase formado, aproveitei a oportunidade da viagem para escrever um livro sobre o percurso, suas belezas e dificuldades. Ele ainda está sendo escrito em detalhes. Foram 18 dias na estrada, pegando carona, conversando com pessoas, conhecendo algumas cidades. Passei por Minas maravilhado com tantas belezas naturais. O mesmo aconteceu em Teresópolis, RJ.

Foram tantas as histórias! Só para citar uma, peguei carona com uma ambulância, lá em Feira de Santana. O carinha era da região da Chapada da Diamantina e havia parado no posto na vinda de Salvador, onde deixou uma criança no hospital. Conversamos e acertamos uma carona até outro posto mais seguro e mais perto. Foram 80 quilômetros de intensa emoção. ::ahhhh:: A ambulância com a sirene ligada e tudo e o carinha rodando a mais de 140 por hora, ultrapassando os caminhões de dois em três de uma vez só. As carretas pareciam estar paradas no acostamento (risos).

A crise financeira afetou todos os setores, sobretudo os transportes (caminhoneiros). Cheguei em SP e a confusão tava formada. Aproximadamente 2 mil caminhões esperavam por carga lá e, sendo assim, eu também não conseguia mais continuar a viagem. Ainda fiquei 3 dias e nada de ajuda. A partir de SP, continuei a aventura de ônibus mesmo, mas não sem antes passar sufoco em Curitiba. Fiquei três dias e duas noites lá, tentando continuar a viagem de carona e nada, num frio medonho.

Chegar no final da viagem foi emocionante!

Espero que tenham gostado.

Alguém já fez uma aventura similar?

Abraço!

Don

• Respostas 37
  • Visualizações 18.3k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Most Popular Posts

• Muito bom viajar de carona! Fiquei até meio saudoso... O seu relato me fez lembrar de várias viagens de carona e à pé que fiz por esse Brasilzão no fim dos anos 90... incluindo uma que durou 3 meses

Featured Replies

Postado
  • Membros

estou em fortaleza. cheguei até aqui de carona, saindo de muriaé, minas.

registrei tudo num blog (que nao tá lá tao completo... mas vale) por imposição da minha mãe, para ela ir acompanhando por onde ia. a ideia era nao preocupá-la, mas acho que só piorei a situação. ela desesperava ao ler algumas coisas... hehe

faz parte.

te mandei um e-mail agora márcio, perguntando se você sabe algum ponto legal para sair de fortaleza pela BR 116. Algum posto estratégico, ou aquele sonhado quebra-molas mágico.

queria ir pra jericoacoara, mas nao sei se teria tempo depois para chegar até dia 15, data da minha volta as aulas...

grande abraco a todos aventureiros, caroneiros, viajantes e simpatizantes! :)

Postado
  • Autor
  • Membros

Fala, grande Bahiaronan!

Cara, você ainda tá em Fortaleza? Já fui pra Jeri. Numa das vezes de carona. Punk! Dá demais pra fazer a trip sim.

Tá pode onde? Já voltou?

O ponto estratégico para sair de Fortaleza é na barreira da Sefaz. Todos os caminhões precisam parar para apresentar notas fiscais e tal. COnquista a confiança dos policiais de lá que fazem plantão, fala da viagem e tal e depois vai abordando os caminhoneiros.

Abraço!!

Don

• 1 ano depois...
Postado
  • Membros

Caramba Don q bom ler seu relato faz td parecer mais concreto e realizavél estou pensando seriamente em trancar a facul no final do ano e passar seis meses viajando pelo brasil de carona. Claro q depois de ler os relatos vou ser mais cautelosa e procurar uma companhia, alias já ta postado quer estiver disposto.. :D

bjs

Postado
  • Membros

Tô pensando no mesmo, fazer uma viagem mais longa com ou sem roteiro. Agora, não faço ideia de quanto dinheiro seja necessario, nem que seja como precaução. E o medo da violencia urbana me freia um pouco. Mas sinto que preciso fazer uma trip dessas, sou jovem e penso que esse é o melhor momento, posso não conseguir mais fazer isso daqui a uns anos e penso que me arrependeria profundamente.

A quem já viajou, gostaria de saber quanto em dinheiro levaram, quais os principais gastos, riscos, situações perigosas.

A todos que respoderem, ficarei grato!

Grande abraço!

• 1 ano depois...
Postado
  • Membros

Parabens...uma viagem fantastica... vida de mochileiro é assim...cheia de emoções e historias pra contar...historias de vidas, sonhos...ilusões... ja rodei, de carona, um bom pedaço desse Brasil e das americas...eram outros tempos...canoa quebrada era apenas uma vilinha de pescador quando conheci. Depois vieram outros sonhos...outras viagens. Hoje são 76 paises percorridos em bicicleta, carrinho de crianças, barco a pedal...minha ultima viagem: Brasil Joanesburg em um carrinho de criança que voces podem acompanhar no blog: zedopedal.skyrock.com

Agora estou preparando uma nova caminhada e estou procurando caroneiro...vai ser um ano de viagem pelos extremos do Brasil... preciso de alguem que queira a carona...requisito: carteira de motorista. SÓ. lugar pra dormir sera na maioria das vezes no carro, de repente pode rolar um hotel 5 estrelas...comida...bom, as vezes será pão com sardinha, mas se vier uma langosta será bem degustada. Gostou da idéia???? me mande um email: zedopedal@gmail.com

Postado
  • Membros

Galera...

Adorei as viagens acima.

Estou preparando uma viagem de 1 ano viajando do extremo norte ao extremo sul do Brasil...

Procuro pessoas que queiram viajar de carona em meu carro

requisito: carteira de motorista

interesados enviar email: zedopedal@gmail.com

Ze do Pedal

• 3 meses depois...
Postado
  • Membros

Olá caroneiros de plantão!! confesso que não li todas as respostas, mas gostaria de deixar a disposição meu face e meus albusn de viagens... eu viajo de carona a mais de 8 anos... ja rodei um bocado... e agora estoude partida para fazer tdo litoral nordeste... serão 6 meses por ai... trabalhando parando, e vivendo oq cada lugar tem de melhor!!!

estou com um pouco de pressa aqui hj mas fico a disposição para qualquer coisa

https://www.facebook.com/pamella.marangoni?ref=tn_tnmn ::Ksimno::

Postado
  • Membros

Poxa, esse é um tipo de aventura que eu ainda pretendo fazer.

gosto muito de viajar de carona inclusive ja dei uma voltinha de ambulancia assim também, e fui atras junto com a maca. rsrs muita emoção ...

mas por enquanto minha maior distância foi de 380 km, sou um iniciante ainda mas ja tenho planos de sair do país assim.

o problema é que sou estudante e não consigo arrumar um tempo, como você se programou pra isso? tipo, você buscou informações de onde ia parar ou sobre o caminho ou só saiu com um mapa e parava pra dormir onde desse? e como tomou essa atitude? eu tenho muita vontade de fazer isso porém sempre penso que só será possível depois que eu me formar.

mas é isso ai, no mais, obrigado pelo relato e parabéns pela viagem. a experiência vivida e as histórias pra contar valem mais que qualquer viajem de avião por ai.

abraço!

• 3 semanas depois...
  • 3 meses depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.