Ir para conteúdo

Posts Recomendados

  • Membros de Honra

Eu tenho uma Selene dessas. Não é ruim não, mas tem muito algodão na composição. A galera que faz trekking hard sabe que isso pode ser um problema.

 

Quanto a liner (coolmax)... Nunca deixo de usar, mas como o Xaliba falou... Um saco o pé ficar sambando no meio de tanta meia ::otemo::

 

Abraço,

Leo

Link para o comentário
  • Membros de Honra

::lol4::::lol4::::lol4::

 

O algodão acumula muito líquido e demora muito pra liberar o vapor, fazendo com que os pés fiquem molhados dentro da bota ou até tênis. Isso fatalmente irá resultar em bolhas (não precisa ser um trekking muito pesado pra acontecer), infecções e micoses (uso mais constante do material - como em um trekking de vários dias).

 

Cada pessoa reage de uma forma. Eu tenho pés de viadinho. Qualquer meia de algodão me causa bolhas, mas nunca tive problemas de micose ou infecções, mas já presenciei muito esse problema em viagens, mesmo com pessoas que só utilizavam botas como um tênis de viagem.

 

As melhores meias para se usar são as de lã merino, lã ou fibra Primaloft.

 

Lã merino - Não acumula suor, não deixa cheiro, não prolifera bactérias facilmente e consegue boa isolação térmica mesmo estando molhada.

 

Lã - Boas propriedades como a de cima, mas bem mais desconfortável e não possui tão bom amortecimento como a lã merino

 

Primaloft - A fibra mais avançada que existe e tenta ter a mesma qualidade da Lã Merino e pluma de ganso (no caso de aislantes).

 

Eu particularmente uso Lã Merino, mas o problema é que são bem ásperas e no meu caso, se torna indispensável o uso de liner.

 

 

A liner só serve para suavizar o contato com esses tipos de meia e acelerar a dissipação dos vapores de suor (no caso das Coolmax).

 

 

De nada adianta usar uma bota que tenha membrana impermeável / respirável (como o caso da Gore-Tex) e usar em conjunto com uma meia que tenha algodão (cotton em inglês).

 

Vale lembrar que a lã regula a temperatura do corpo e não esquenta como algumas pessoas acham. Não é a toa, que alguns povos a utilizavam e utilizam no sol escaldante em regiões desérticas. Eu mesmo uso as meias de lã aqui no calor do verão carioca e meus pé não ficam superaquecidos como quando uso meias de algodão.

 

Vale lembrar aos amigos que, o que é bom pra mim, pode ser ruim para os outros, mas a questão aqui não é gosto e sim a propriedade dos materiais que temos disponíveis e a finalidade que daremos a eles.

 

Grande abraço Xaliba ::cool:::'> ::cool:::'> ::cool:::'>

Leo

Link para o comentário
  • Membros

Quero deixar meu depoimento (e agradecimento pela ótima dica) em favor da dobradinha liner de coolmax + meia de lã de merino, ambos da marca Fox River. Satisfação total. Vc as tira do pé ao final de 20 km num dia quente e os pés estão totalmente SECOS.

 

No meu pé elas não sambam não! O negócio é que o super-modelo de merino "Trailhead" é beeeem grossa e recheia bastante a bota ao ponto de poder apertar os dedos, mas já pedi para me trazerem dos EUA uma de merino mais fina. Aqui cobram os olhos da cara. Sim, mas compensa.

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Christian

Eu sugiro que você consiga umas meias de Merino emprestadas e teste a reação dos seu pés a elas. Eu nasci e cresci até os sete anos em uma região lá no Extremo Sul do RS onde se criavam os Merino para produzir lã. No meu berço e depois na minha cama tinha uma pele de Merino (pelego) sobre a qual eu deitava e as minhas meias, blusões e touca no inverno eram de lã de Merino. Nunca tive problema com o contato direto da lã dos pelegos ou das malhas por alergia ou por aspereza, pode ser que você também não tenha. É como o Leo falou: o que é bom para uns, pode ser ruim para outros. O melhor é experimentar para poder decidir. No limite da sensibilidade sempre da para recorrer às meias feitas de lã de Merino e seda natural ou a um liner de seda natural pura e uma meia de lã Merino por sobre.

Abs.

Link para o comentário
  • Membros

Só pra complementar: durabilidade. Venho usando as Fox River há 7 meses e o estado delas é muito bom. As liners ficaram um pouco encardidas, pq eu andei usando sozinhas sem meia grossa por cima (por que eles não as fabricam na cor preta??), mas a impressão que me dão as de merino é que eu vou aproveitar essas meias por alguns bons anos.

Link para o comentário
  • Membros de Honra
Gostei dos adjetivos que o Xaliba falou para o Leo... kkkkkkkkkkkkk....

 

Leio, leio, leio e só aparece mais assombração. Então segue a dúvida logo:

 

Se eu arrumar uma meia de lã merino, e não me incomodar com o atrito, o liner é dispensável? Mesmo sem o coolmax a meia não irá enxarcar?

 

Só isso por enquanto...

 

Abraços

 

por trauco » Qua Ago 25, 2010 5:53 pm

Christian

Eu sugiro que você consiga umas meias de Merino emprestadas e teste a reação dos seu pés a elas. Eu nasci e cresci até os sete anos em uma região lá no Extremo Sul do RS onde se criavam os Merino para produzir lã. No meu berço e depois na minha cama tinha uma pele de Merino (pelego) sobre a qual eu deitava e as minhas meias, blusões e touca no inverno eram de lã de Merino. Nunca tive problema com o contato direto da lã dos pelegos ou das malhas por alergia ou por aspereza, pode ser que você também não tenha. É como o Leo falou: o que é bom para uns, pode ser ruim para outros. O melhor é experimentar para poder decidir. No limite da sensibilidade sempre da para recorrer às meias feitas de lã de Merino e seda natural ou a um liner de seda natural pura e uma meia de lã Merino por sobre.

Abs.

 

Concordo 100% ::cool:::'> ::cool:::'> ::cool:::'>

 

 

por Nome » Qua Ago 25, 2010 5:46 pm

Quero deixar meu depoimento (e agradecimento pela ótima dica) em favor da dobradinha liner de coolmax + meia de lã de merino, ambos da marca Fox River. Satisfação total. Vc as tira do pé ao final de 20 km num dia quente e os pés estão totalmente SECOS.

 

No meu pé elas não sambam não! O negócio é que o super-modelo de merino "Trailhead" é beeeem grossa e recheia bastante a bota ao ponto de poder apertar os dedos, mas já pedi para me trazerem dos EUA uma de merino mais fina. Aqui cobram os olhos da cara. Sim, mas compensa.

 

Uso a Trailhead também, acho a melhor meia da Fox River. Acabei comprando 5 Trailhead + 5 Liner, que poderiam fabricar em cor preta ::lol4::::lol4::::lol4::

Link para o comentário
  • Membros

E as danadas não dão cheiro! As liners eu lavo após cada uso, mas as de merino eu só lavo de 3 em 3 usos e elas não fedem, chulé "0". Longa vida à Fox River!

 

 

Estou experimentando a Lorpen TCPR com Primaloft e ando desconfiando que pode ser ela tá me causando bolhas, outro dia, ao descalçá-la, ela tava estranhamente encharcada... Esquisitona: ela não tem desenho anatômico (não tem bem o formato do pé), tem um certo cheiro nova e mais forte ainda dp de usada e, com uma simples lavada a mão, já se descompôs bastante, seu estado se deteriora a cada dia. Ando gostando naum...

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...