Ir para conteúdo

Turquia - Rotas e Meios de Transporte


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

Oi Lucas, eu ainda não fui para a Turquia, assim como você estou na fase de planejamento, mas acho que posso te ajudar com algumas coisas que já li.

Acho que não vai ser preciso ficar 3 dias em Pamukkale, porque você consegue ônibus noturno para Selçuk, que é a cidade mais próxima de Éfeso. Então poderia conhecer Pamukkale em um dia e na mesma noite partir. E aí estando em Selçuk você faz o passeio de um dia pra Éfeso, e depois vai pra Izmir, que é uma hora de distância, e lá tem aeroporto e vôo pra Istanbul todos os dias. Mas acho que não tem necessidade de pegar tantos vôos, pelo que tenho lido os ônibus turcos são excelentes. É isso, espero que tenha ajudado em alguma coisa até que apareça alguém que já foi pra poder responder melhor.

Link para o comentário
  • Respostas 241
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Colaboradores

Lucas,

 

estou meio de passagem, pegando coragem para escrever meus próximos relatos, mas vi seu post e dei uma paradinha.....

 

Realmente Pamukkale, como disse a Samantha, não precisa de tanto tempo. Basta um dia para os dois (mais Hierápolis). A não ser que você seja super detalhista e queira olhar cada detalhe com calma. Também não faz muito sentido sair de Pamukkale e depois retornar, siga em frente sempre. A piscina é interessante, mas sempre será uma piscina. Eu nem paguei para entrar.......

 

Quanto a ir de avião para a Capadócia é o melhor, para ganhar tempo. Fica a uns 40 minutos de Goreme, mas os hotéis dão translado. Não sei se você leu o meu relato, mas lá tem um monte de dicas.

 

Outra coisa, as distâncias em Goreme (e região) ão grandes e os lugares não são tão fáceis de achar. Quadriciclo pode ser uma perda de tempo e andar a pé também. Na boa, odeio excursões, mas lá foi o único lugar em que pegar uma van é uma boa idéia. Você anda uma hora por um vale e no final não precisa voltar, a van está lá te esperando. Fiz um pacotão pelo hotel e foi maravilhoso. Repetindo, ninguém foge mais de excursões do que eu (só viajo de carro) mas lá foi uma boa.

 

Outra coisa, mais um dia em Istambul, no final, não tem muito sentido. Eu até fiz isto, mas me arrependi. Fica um gosto de que já acabou e você já terá conhecido a cidade. Se puder coloque junto com o início da viagem.

 

Dê uma olhada:

turquia-marmaris-bodrum-pamukkale-efeso-kusadasi-bergama-canakkale-e-bursa-t44515.html

istambul-em-cinco-dias-t44593.html

capadocia-t44736.html

 

Abraços,

Link para o comentário
  • Colaboradores

Samantha,

Vou pegar avião porque o amigo que vai comigo tem 1,90 e todos que eu conheço que fizeram essas viagens de ônibus reclamaram do ônibus ser apertado, então ele nem vai caber... huaheuahea... mas eu devo fazer de Goreme pra Pammukale de ônibus e dps pra Selçuk também. Só Istambul - Capadócia e dps Izmir - Istambul que eu devo fazer de avião mesmo. Obrigado pela ajuda. =]

 

Davlav,

Eu vou diminuir mesmo o meu tempo em Pammukale, percebi que eu tava exagerando. E eu tinha lido seu relato sim, foi muito útil. O problema é que eu leio TANTA COISA que dps eu nem sei mais onde eu vi. Eu vou fazer excursão por lá mesmo, mas essa parada de andar de quadriciclo é só pra passear mesmo, uma amiga andou lá e falou que é muito divertido e tal, por isso vou fazer. Só uma coisa: Você acha melhor eu fechar pacote de turismo de todo o percurso em Istambul? Porque tem a opção de ir pra Goreme, por exemplo, e fechar tudo por lá mesmo, todos os passeios, talvez fique mais em conta.

Eu também vou seguir sua sugestão de fazer todos os dias em Istambul de uma vez, só vou ter que reorganizar tudo que eu tava pensando porque achei que eu tava com o tempo apertado por lá e agora acho que to com tempo de sobra... hehehe

 

Sandman,

Vou fechar excursão mesmo. Valeu pela ajuda.

Link para o comentário
  • Membros
Então pessoal, estou indo pra Turquia dia 14 agora (ou seja, to correndo contra o tempo) e estou com alguns problemas que eu não consegui encontrar as respostas aqui no site. É o seguinte, estando em Pammukale é possível fazer um passeio que saia de manhã cedo, vá para Éfeso e a casa da Virgem Maria e retorne no mesmo dia ou é muito distante? Isso seria o ideal pra mim, pois pretendia voltar para Istambul de avião de lá mesmo.

 

Vou colocar meu roteiro (q não conta com a possibilidade de ir a Éfeso e voltar a Pammukale no mesmo dia) e gostaria da opinião de vocês

 

 

dia 15 - Istambul (Chegada e conhecer as redondezas)

dia 16 - Istambul

dia 17 - Istambul

dia 18 - Istambul

Dia 19 - Istambul/Goreme (to querendo fazer esse trajeto de avião, é fácil chegar em Goreme?)

dia 20 - Goreme (Passeio de balão pela manhã e de quadricíclo de tarde)

dia 21 - Goreme (Fazer algum passeio pelo vale a pé mesmo)

dia 22 - Goreme/Pammukale (Qual a cidade com aeroporto mais próxima de Pammukale? é fácil chegar lá também?)

dia 23 - Pammukale e Hierápolis (Primeiro Hierápolis e depois as piscinas naturais para pegar a luz do dia e também o pôr-do-sol)

dia 24 - Pammukale (Um dia nas piscinas pagas. mais uma pergunta: é possível entrar na piscina no inverno?)

dia 25 - Pammukale/Éfeso

dia 26 - Éfeso (Visitar as ruínas de Éfeso e a casa da Virgem Maria.)

dia 27 - Éfeso/Istambul

dia 28 - Istambul

dia 29 - Istambul/Hamburgo

Lucas, quando eu fui pra Éfeso eu vi as ruínas e a casa da Virgem Maria tudo no mesmo dia, na verdade eu saí de Izmir logo de manhã e fui de carro pra Éfeso, aí depois já peguei estrada pra ir para Bodrum.

E concordo com o davlav e o sandman, cappadócia foi a região que a gente mais precisou de auxílio para explorar. E olha que eu fiz a Turquia quase que inteira de carro, então também aconselho da fechar a excursão.

Também acho que 5 dias em Istambul são mais do que suficientes pra conhecer tudo e mais um pouco da cidade.

Enquanto estiver em Goreme vá conhecer o Vale do Ihlara, é lindo!Só não tirei mais foto pq tinha acabado a bateria, que nem a viagem de balão!

Boa viagem

Link para o comentário
  • Colaboradores

Ci.Miki, vou acreditar em você e vou no Vale do Ihlara... hehehe

E seu blog foi muito útil pra mim, brigadão!

 

Então, o negócio é o seguinte:

 

 

dia 15 - Istambul

dia 16 - Istambul

dia 17 - Istambul

dia 18 - Istambul

dia 19 - Istambul/Goreme

Dia 20 - Goreme

dia 21 - Goreme

dia 22 - Goreme/Pamukkale

dia 23 - Pamukkale/Selçuk

dia 24 - Selçuk (passeio por Éfeso)

dia 25 -

dia 26 -

dia 27 -

dia 28 - Retorno para Istambul

dia 29 - Istambul/Hamburgo

 

To com tempo sobrando... hueahueaheauae... não achei que isso pudesse acontecer.

Queria opiniões de como preencher esses dias. Melhor eu distribuir pelas cidades que eu já vou ou incluir alguma coisa?

Tava pensando até em ir então a uma das ilhas gregas que tem perto da costa. O que vocês acham?

Link para o comentário
  • Colaboradores

Lucas,

 

Não sei como você encara viajar de carro em outros países, mas alugar um em Pamukkale (não sei se lá tem locadora) ou em Selçuk pode ser uma boa idéia. Você viu que já tem dois adeptos do carro. Mas, na boa, eu não recomendo para todos, depende do perfil de cada viajante.

 

Agora, a idéia de ir a uma ilha grega é boa. Com a ci.miki citou, passar em Bodrum (tem uma das boates mais famosas da Turquia) e depois ir para uma ilha é uma ótima idéia. Perto de onde você vai estar, conheço Rhodes, que é fantástica, com lindas praias e uma cidade medieval muito bem conservada. Neste caso talvez seja melhor ir por Marmaris.

 

Abraços,

 

David.

Link para o comentário
  • 2 semanas depois...
  • Membros

Pessoal, voltei da Turquia em setembro/2011. Fiquei praticamente duas semanas lá com minha namorada.

 

Os conselhos e dicas do Davlav fizeram a diferença na programação do meu roteiro.

 

Fiquei 6 dias em Istambul, fui de avião em seguida para Capadocia. Fiquei 3 dias lá. Peguei um onibus noturno e fui para Antalya. Aluguei um carro e de lá fiz o litoral por 6 dias. Andei por cerca de 1.200 km e passei pelas cidades famosas como Pamukkale, Efeso e Marmaris, mas também pude desfrutar de lugares pouco conhecidos, mas incrivelmente lindos que foram surgindo ao longo da viagem (inclusive por dicas do pessoal local que conheciamos).

 

Acabei conhecendo os seguintes locais no trajeto:

 

Olympos

Kas

Oludeniz

Efeso

Pamukkale

Datça

Marmaris

 

Olympos é um vilarejo com uma praia em meio a ruínas preservadas e de acesso mais controlado. O local é mais "hoots" e as pensões de moradores locais geralmente oferecem no preço da diária café da manhã e jantar (que é servido pontualmente as 7 da noite). Valeu a pena ter dormido por lá, o lugar é inexplorado e muito interessante.

 

Kas é uma outra pequena cidade do litoral com praias que se chegam de barco. Cerca de 20 min do continente e vc passa o dia todo em cabanas de frente para o mar. Comemos a melhor porção de lula de nossas vidas! passamos o dia todo lá e fomos para Oludeniz.

 

Oludeniz é um balneário lindo. É mais reservado do que Fethye, mas há muitas coisas para se fazer por lá, como passeio de escuna pelo butterfly valley e voo de parapente. Fiz ambos e foi incrivel! Ficamos duas noites lá num hotel com agitação noturna bacana.

 

De lá fui para Éfeso (cerca de 300 km), conheci a cidade e suas magníficas ruínas e no final de tarde fui até a casa da virgem maria. Dormi em Selçuk em uma pousada familiar com um jantar estilo de mãe! Vimos o por do sol do terraço tomando vinhho oferecido pelos donos. Bem bacana

 

Na manhã seguinte partimos para as piscinas naturais de Pamukkale e as ruinas de Hierapolis (que ficam no mesmo lugar). As "travertines" como são chamadas as piscinas são de outro mundo!!! nunca vi nada igual e acredito que não há nada similar em outro lugar. As ruínas de Hierapolis são grandiosas também. Ficamos hospedados em uma pousada muito romantica com piscina na frente da entrada do parque! o dono ainda nos deu uma aula de tapetes persas e quando soube que eramos brasileiros reduziu ainda mais o preço da diária!

 

No dia seguinte fomos direto para Datça, uma praia 70 km ao sul de marmaris. Incrivelmente calma, foi uma surpresa agradavel na viagem, já que Marmaris é mais agitado e não tinha uma bela praia como é em Datça. Ficamos o dia todo num daqueles restaurantes com bangalos com os pés no mar. Fomos os primeiros brasileiros do restaurante do cara! Passamos uma agradavel noite em Marmaris.

 

De lá partimos no dia seguinte para a ilha grega de Rhodes.

 

A Turquia é realmente um país incrivel. As pessoas, o clima, a natureza, a comida, tudo fantastico. Os turcos adoram brasileiros, gostam de falar de futebol (principalmente do Alex que é praticamente um deus lá) e nos tratam muito bem. Recomendo muito!

 

Abs

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Mmp, aproveitando para tirar umas dúvidas...

 

Em olympos você conheceu só as ruínas da cidade ou foi até as chamas também? No caso de ter ido, sabe se precisa de guia ou dá pra fazer por conta própria à noite? Já li que a trilha é bem curtinha, mas minha preocupação é por fazer a subida de noite, já que provavelmente estarei sozinha.

 

Outra dúvida é sobre oludeniz, pretendo ficar hospedada em fethiye e pensei em ir a oludeniz só como bate e volta em um dia, você acha que dá para conhecer bem ou seria melhor passar uma noite lá?

 

Se puder responder agradeço muito!

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...