Olá viajante!
Bora viajar?
De Istambul a Atenas by myself – 35 dias com fotos e valores! Ago/2013
- Respostas 28
- Visualizações 12.9k
- Criado
- Última resposta
Usuários Mais Ativos no Tópico
-
Caru Bastides 14 posts
-
Isabel D 2 posts
-
renatohimself 1 post
-
Helen Pusch 1 post
Roteiro
25/jul SP-Istambul
26/jul Istambul
27/jul Istambul
28/jul Istambul
29/jul Istambul
30/jul Goreme
31/jul Goreme
01/ago Goreme
02/ago Pamukkale
03/ago Éphesus - Selçuk
04/ago Selçuk
05/ago Selçuk-Fethiye
06/ago Fethiye
07/ago Fethiye
08/ago Kabak
09/ago Kabak
10/ago Oludeniz
11/ago Rodes
12/ago Rodes-Santorini
13/ago Santorini
14/ago Santorini
15/ago Santorini-Mikonos
16/ago Mikonos
17/ago Mikonos
18/ago Mikonos
19/ago Mikonos
20/ago Atenas
21/ago Atenas
22/ago Atenas
23/ago Atenas-Zakynthos
24/ago Zakynthos
25/ago Zakynthos
26/ago Zakynthos
27/ago Atenas-Istambul-SP
TURQUIA aí vou eu!
Após 13 longas horas de vôo direto (tive sorte da poltrona ao lado estar vazia e dormi quase o todo tempo), finalmente cheguei em Istambul. Troquei alguns euros por lira turca. Do aeroporto Ataturk foi fácil chegar em Sultanahmet, bairro em que fiquei hospedada nos primeiros dias. Da estação Havalimanı (que fica no térreo do aeroporto), é só pegar o metrô sentido Aksaray e, depois de 6 estações, desça em Zeytinburnu para fazer conexão com o tram.
Cheguei à noite e já achei a cidade incrível, com as mesquitas iluminadas, muita gente na rua até bem de noitão. Já na primeira noite descobri que era época do Ramadã.
ISTAMBUL
Com uma população de 13 milhões de habitantes, é a única cidade do mundo que ocupa 2 continentes. Apesar da parte da cidade que fica no lado europeu concentrar boa parte das atrações turísticas, vale a pena pegar um barco pelo Estreito de Bósforo e conhecer os bairros da parte asiática.
Não sei dizer porque, mas Istambul me cativou de uma maneira muito forte. Apesar de ser uma cidade bem grande e populosa e eu em geral procurar lugares mais tranqüilos quando viajo, fiquei apaixonada pelo clima de Istambul. Metrópole rica cultural e historicamente, com pessoas extremamente simpáticas, calorosas e prestativas, mesquitas e palácios incríveis, e tudo isso na melhor época possível: o Ramadã. Período de jejum e renovação da fé, o ramadã é um dos pilares da religião islâmica, junto com as orações praticadas 5 vezes ao longo do dia. E nesta época a cidade fica cheia de turcos que vão visitar as mesquitas. É bem bonito de se ver, ao final da tarde, inúmeras famílias reunidas na praça em frente à Mesquita Azul, sentadas na grama preparando o que seria a primeira refeição do dia, isso porque o jejum deve iniciar ao nascer do sol e somente terminar com o pôr do sol. Achei bonito de ver tudo isso, apesar de não ser nada religiosa, atéia mesmo pra ser mais precisa.
Outro aspecto importante: apesar de à princípio bater aquele medinho de viajar sozinha em um país muçulmano, foi muito tranquilo fazer tudo by my self. É claro que se trata de uma cultura bem machista e tals, que as mulheres sozinhas são bem mais abordadas que outros lugares, mas em nenhum momento me senti em perigo por estar sozinha. Ao contrário, me senti acolhida como em nenhum outro lugar que viajei. As pessoas, tanto homens quanto mulheres, te oferecem ajuda na rua se percebem que está perdido. As pessoas parecem ter uma empatia incomum, por exemplo, quando eu estava partindo de Istambul em direção ao próximo destino, sentei ao lado de uma moça no ônibus que super simpatizou comigo e, mesmo não sabendo falar inglês, encontrou meios de conversar e me deu até um par de brincos de presente.
Palácio Topkapi, Arasta Bazar, Mesquita Azul, Basílica de Santa Sofia e Cisterna da Basílica
Concentrados no bairro Sultanahmet, são pontos turísticos imperdíveis. Aqui vale dizer que fiquei hospedada 3 noites em Sultanahmet, no Sultan Hostel, que é bom, barato e bem localizado, então dava várias coisas por ali a pé.
Gostei muito do Palácio Topkapi, construído pelo Império Otomano após a conquista de Constantinopla e residência do sultão por séculos, tem vários daqueles azulejos decorados, armários de madeira entalhados com marfim e incrustado com pedras preciosas, objetos de ouro, além de relíquias do profeta Maomé. Tem belos jardins e uma vista pro Estreito de Bósforo. Achei que valeu muito a pena alugar o áudio guide, que fornecia explicações para cada um dos pontos marcados no palácio. O palácio é um dos maiores do mundo, então reserve pelo menos meio dia para visitá-lo. Já a parte do harém, onde moravam o sultão, suas esposas, crianças, concubinas e a poderosa mãe do sultão, não achei tão interessante quanto o restante do palácio.
Após visitar o palácio, fui almoçar no Arasta Bazar, local bem interessante e mais calmo que os outros bazares, com muitas lojas e grande variedade de produtos. Os comerciantes são simpáticos e amigáveis, aliás ô povo que sabe vender esses turcos, rs. Encontrei um tão amável que me deu um desses azulejos decorados de presente. Lá também experimentei o famoso chá turco.
A Mesquita Azul foi outro lugar que gostei bastante, arquitetura clássica otomana do século XVII, azulejos e vitrais azuis, é uma mesquita bastante imponente. Para entrar, deve-se tirar os sapatos, nada de roupas curtas e decotes, as mulheres devem cobrir a cabeça. Garota viajante, leve sempre um lenço na bolsa, mas caso esquecer, na entrada da mesquita eles fornecem.
Entre a Mesquita Azul e a Basílica de Santa Sofia há um praça grande cheia de belos jardins, certamente um dos lugares mais agradáveis de Istambul.
A Basílica de Santa Sofia é uma das mais importantes construções do Império Bizantino – século VI, parte importante do patrimônio cultural que testemunhou várias fases da história e tornou-se um museu aberto à visitação.
Na época em que visitei, parte da basílica estava em reforma, mas ainda assim foi interessante, principalmente por conta dos mosaicos de santos no seu interior.
A Cisterna da Basílica, construída no mesmo período da basílica como reservatório subterrâneo de água, é um ponto de visitação interessante tb. No interior, a iluminação no espelho d´água reflete as colunas criando uma visual bem interessante. Em duas colunas há cabeças da Medusa, que na antiguidade eram colocadas nas edificações mais importantes para espantar o mau-olhado.
Praça Taksim e Torre de Gálata
Semanas após as manifestações e os confrontos de 2013 na praça Taksim, o clima estava mais tranquilo, mas ainda dava pra ver os policiais fazendo rondas ostensivas na região. No parque ao lado da praça, cartazes clamando por justiça das 7 pessoas mortas pela polícia nos confrontos, e os turcos que conversei nas ruas estavam bastante indignados com as aitutdes do governo
O bairro Taksim tem uma boa vida noturna, repleto de bares com música ao vivo e gente animada. A música turca é boa e animada, um tanto parecida com a música árabe. Decidi passar 1 das minha 4 noites em Taksim, pra curtir melhor a noite, e recomendo! Foi legal ficar perto das mequistas mais importantes e ver as famílias muçulmanas reunidas preparando a comida no gramado da Praça em frente à Mesquita Azul, mas foi tão bom quanto me hospedar em Taksim e ver a vida noturna de Istambul, a galera mais jovem, restaurantes lotados, música ao vivo. Gostei de ter ficado um pouco em cada parte da cidade e ter como a vida cotidiana se desenrola. Mas independente do pedaço desta grande cidade, me chamou a atenção os turcos serem por um lado tão parecidos com os brasileiros, no sentido de simpáticos e calorosos (ouvi essa compação várias vezes na viagem), mas também serem bem mais tranqüilos e menos estressados que os paulistanos, hehehe. Apesar de ter milhões de pessoas passando por cada ponto todos os dias, ainda sobra tempo pra interação humana.
Voltando a Taksim e descendo em direção ao Bósforo, a Avenida Istiklal é um calçadão que liga a Praça Taksim e a Torre de Gálata, e tem um comércio bem variado. As lojas funcionam durante o dia, e os bares e restaurantes fazem a vida noturna do bairro. Região tem uma cara mais moderna se comparado à região de Sultanahmet.
Descendo toda a Istiklal Caddesi, chega-se a Torre de Gálata, com 9 andares e 70 metros de altura, e definitivamente a vista mais bonita da cidade. No alto da torre há um deck que circula a cúpula e permite uma visão panorâmica de 360º. De lá se avistam entre várias construções o Estreito de Bósforo, a Mesquita Yeni, o Palácio Topkapi. Bom , as fotos falam por si mesmas.
Passeio de barco pelo Estreito de Bósforo, Mesquita Nova/Yeni, Bazar Egípcio e Mesquita Süleymaniye
Outro passeio que super recomendo é o de barco pelo Estreito de Bósforo. Mas aí vai uma dica: ao invés de pegar o barco turístico, que custa TL10 e só te leva pelo estrito mesmo, compre um bilhete comum de barco na estação Eminönü e desça em Kadikoy, é um bairro bem interessante da parte asiática, daí além de ver o Bósforo em si, dá pra conhecer um pouco a cidade pra além de sua cara turística.
Em frente à ponte de Gálata, que separa lado europeu e asiático, vc encontra de um lado a Mesquita Yeni e do outro o Bazar Egípcio. Essa mesquita é bem interessante tb, tem muito mais gente que passa por ela por ser uma região de muito movimento, há um pátio interno enorme onde passei boa hora e meia observando os costumes religiosos e culturais dos muçulmanos. Ao lado da mesquita, um dos famosos bazares, o de especiarias e o Bazar Egípcio. Menor que o Grand Bazar e com preços um pouco mais em conta, tem várias lojas que vendem desde doces, frutas secas, temperos, até lenços, luminárias, cerâmicas, tapetes e todos aqueles badulaques lindos que os turcos sabem vender muito bem. Impossível passar por lá e não levar presentinhos pros amigos e família.
Outra mesquita que gostei muito de conhecer foi a Süleymaniye, fica no alto de uma colina subindo pelo Bazar Egípcio, e tem uma vista linda da cidade. Além disso, tem um jardim grande cheios de árvores e restaurantes em frente. Lugar bem agradável pra se descansar depois da caminhada na subida, rs.
Valores em TL (Lira turca) e EUR (euro)
Sultan Hostel = EUR 11 por dia
Chillout Cengo (Taksim) = TL 27 (ruim, não recomendo)
Alimentação = média de TL 50 por dia
Transporte = média de TL 7 por dia
Palácio Topkapi (25) + Harem (15) + áudio guide (25) = TL 65
Basílica Santa Sofia = TL 25
Cisterna da Basílica = TL 10
Torre de Gálata = TL 13
Passeio de Barco Estreito de Bósforo = TL 10
Metrô/Tram/Barco: TL 3
Editado por Visitante