Use o menu Tags para buscar informações sobre destinos! - Clique aqui e confira outras mudanças!

Ir para conteúdo
Alan

Caminho da Fé - Tambaú ao Santuário de Aparecida

Posts Recomendados

CAMINHO DA FÉ

caminhodafe.jpg

Mapa do Caminho

Fonte: www.estiva.mg.gov.br

Moçada,

Estou estreando aqui. Tenho interesse em fazer o Caminho da Fé em março/2004, depois do Carnaval.

Alguém conhece, pode dar dicas, tem interesse em ir junto??

Silvio.

--------------------------------------------------------------------------------------

Postado pelo usuário Renato Batista Pereira

em 25/07/2005 : 15:56:07

Mensagem:

São aproximadamente 400km. atravessando a Serra da Mantiqueira por estradas vicinais de terra, trilhas, bosques, pastagens e asfalto

Objetivo

Proporcionar às pessoas:

- momentos de reflexão e fé.

- saúde física e psicológica através do exercício da caminhada.

- integração do homem com a natureza.

História

O Caminho da Fé (Brasil), inspirado no milenar Caminho de Santiago de Compostela (Espanha), foi criado para dar estrutura às pessoas que sempre fizeram peregrinação ao Santuário Nacional de Aparecida, oferecendo-lhes os necessários pontos de apoio.

Em seu caminhar, seguindo sempre as setas amarelas, o peregrino vai reforçando sua fé observando a natureza privilegiada, superando as dificuldades do Caminho que é a síntese da própria vida. Aprende que o pouco que necessita cabe na mochila e vai despojando-se do supérfluo.

Exercitando a capacidade de ser humilde, compreenderá a simplicidade das pousadas e das refeições. Em cada parada, estará contribuindo para o desenvolvimento econômico e social das pequenas cidades e propiciando a integração cultural de seus habitantes com a dos peregrinos de diferentes partes do mundo.

Com a adesão das prefeituras e paróquias, o Caminho da Fé foi inaugurado em 11.02.2003 na cidade de Águas da Prata/SP.

Teve a seu primeiro prolongamento até a cidade de Tambaú/SP, em 16.06.2003. Dando continuidade, seu traçado será sempre alterado, visando agregar outras cidades.

INFORMAÇÕES

O trajeto todo é sinalizado com setas amarelas em postes, mourões e cercas, pedras, muros, pistas, placas.

- menor de 18 anos somente acompanhado pelos pais ou com autorização do Juizado de Menores;

- a credencial é emitida a pessoas a partir de 14 anos de idade;

- não formamos grupos e as saídas são diárias. O peregrino é livre para escolher a forma de caminhar - sozinho ou em grupo de pessoas com o mesmo propósito e/ou pensamento filosófico;

- o Caminho foi concebido para peregrinação A PÉ, porém emitimos credencial a ciclistas;

- não estão previstas áreas de camping;

- duração da jornada, de 14 e 16 dias, caminhando entre 25 e 30km/dia.

- gastos em torno de R$30,00 (refeição e pernoite) pagando-se no local onde utilizar os serviços;

- custo da credencial R$ 5,00 (cinco reais)

RECOMENDAÇÕES- Resistência física para enfrentar aclives e declives.

- Seguir as setas amarelas ao longo de todo trajeto.

- Recomenda-se não caminhar sozinho, pois todos estamos sujeitos a imprevistos.

- Não jogar lixo ao longo do Caminho. Porte sempre uma "sacolinha" plástica.

O QUE LEVAR

Mochila com presilhas no peito e quadris, com menos de 6kg, incluso o peso da mochila, é possível levar tudo o que o peregrino necessita. Exemplo

- 2 mudas de roupas além da que está no corpo (leve e de fácil secagem);

- capa de chuva que cubra também a mochila;

- chinelo;

- material de higiene pessoal (sabonete; creme, escova e fio dental; papel higiênico, etc.);

- primeiros socorros (esparadrapo, pomada contra assadura, anti-séptico, etc);

- canivete;

- toalha (de preferência tipo fralda de pano)

- agulha e linha (para drenar bolhas que possam se formar nos pés)

Cajado:serve de apoio e defesa contra animais hostis. Poderá ser adquirido nos locais de credenciamento.

Calçado: já adaptado aos pés, resistente e macio.

Chapéu: de pano com abas, tipo pescador.

Água: levar apenas o que for consumir em cada trecho.

Protetor solar e repelente contra insetos.

Paz para os homens de boa vontade.

Visitem o site:

http://www.caminhodafe.com.br[/b]

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

SPcaminhofe55.jpg

Credencial do Peregrino

Fonte: www.caminhodafe.com.br

O Caminho da Fé, que a principio começava em Águas da Prata, hoje tem inicio em Tambaú, e passa por mais de 350km de trilhas e estradas até a Basílica de Aparecida.

O Caminho foi concebido para ser o equivalente brasileiro ao de Santiago de Compostela, e muitos peregrinos o percorrem atualmente, a custas de muito esforço e algumas bolhas no pé. Fique atento ao calçado que vai usar. Muitos também o fazem de bike, mas tem que ter muuuuita disposição. :-)

Eu fiz o Caminho o ano passado, mas fui de jipe. Relato e fotos em:

http://www.gaiaexpedicoes.com/imagensdocaminho/

O site oficial do Caminho é:

http://www.caminhodafe.com.br/

Boa peregrinação!!!

[]´s

Samuel

P.Caldas/MG

Compartilhar este post

Link para o post

SPCaminhoFe3.jpg

Altitude de cada municipio

Fonte: www.caminhodafe.com.br

A galera diz que a média de tempo para fazer o Caminho é de uns 12 a 15 dias (à pé), e de 03 a 05 dias (de bike).

Muita gente faz o percurso por etapas, tem alguns que aproveitam o fim de semana prolongado, feriados, etc., e percorrem um trecho maior, depois qdo tem outro feriado continuam de onde pararam, e assim sucessivamente. Eu acho que o mais interessante deve ser fazer tudo de uma vez só, mas aí tem q ter um bom preparo físico e espírito preparado, pq não é fácil não!

[]´s

Samuel

P.Caldas/MG

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal, obrigado pelas dicas!

Entei no site e vi muita informação interessante!

Eu vou fazer apenas parte do caminho. Vou andar uns 5 dias, e deve dar para fazer de Tambaú até Ouro Fino.

As outras etapas irei fazendo por partes, nos fins de semana e feriados.

Irei para Tambaú dia 1º de março e caminharei com um amigo; quem quiser nos acompanhar será bem vindo!

Silvio.

Compartilhar este post

Link para o post

Caras, eu não sabia desse caminho. Entrei no site e achei muito legal. Temos que incentivar essa peregrinação aqui no Brasil. Acho muito legal fazer o Caminho de Santiago, e eu mesmo tenho vontade de fazê-lo, mas o Caminho da Fé até Aparecida deve ser mais divulgado.

Compartilhar este post

Link para o post

Postado pelo usuário arnaldofoto

Mensagem:

Olá Pessoal!

Sugiro este tópico para aqueles que curtem longas trilhas.

O "Caminho da Fé" é uma trilha de peregrinação, com aproximadamente

400km de extensão, inaugurada em 11/02/2003, que vai de Tambaú, no interior de São Paulo, até Aparecida do Norte no Vale do Paraíba/SP, atravessando a Serra da Mantiqueira, pelo sul de Minas Gerais.

Este Caminho passa por 21 povoados e municípios, através de estradas vicinais de terra, trilhas, bosques, pastagens e asfalto.

O "Caminho da Fé" (Brasil), inspirado no milenar "Caminho de Santiago

de Compostela" (Espanha), foi criado para dar estrutura às pessoas

que sempre fizeram peregrinação ao Santuário Nacional de Aparecida, oferecendo-lhes os necessários pontos de apoio.

São necessários aproximadamente 16 dias, fazendo uma média de

25km por dia, para percorrer todo o Caminho.

Durante todo o trajeto, o peregrino se hospeda em pousadas credenciadas pela "Associação de Amigos do Caminho da Fé", que

tem sua sede em Águas da Prata/SP.

Para informações mais detalhadas, visite o site www.caminhodafe.com.br

Abraços, Arnaldo

--------------------------------------------------------------------------------------

Postado pelo usuário rameno

Mensagem:

Boa dica.

Temos que prestigiar o produto nacional. Pode até ser que não tenha o mesmo charme q o caminho espanhol, mas deve valer a pena.

Mas este caminho na verdade é algo mais voltado pros catolicos?

Postado pelo usuário arnaldofoto

Mensagem:

O Caminho da Fé está aberto a todos aqueles que queiram fazer trekkings de longas distâncias, sem distinção de credo.

A motivação para percorrer este Caminho pode ser espiritual, curtir a natureza, fazer aventura, ou qualquer outra.

O importante é caminhar!

Abraços , Arnaldo

------------------------------------------------------------------------------------

Postado pelo usuário mafetur

Mensagem:

Aproveitando o tópico,

Estou no último ano de Turismo na USP e o meu Trabalho de Conclusão de Curso é sobre este Caminho da Fé. Se alguém fez este caminho, entre em contato comigo no meu e-mail, pois estou fazendo uma pesquisa sobre ele:

[email protected]

Que Deus e Nossa Senhora os abençõem.

-------------------------------------------------------------------------------------

Postado pelo usuário ivaozim

Mensagem:

Este caminho ja esta na minha lista de proximas viagens...

conserteza, nesse ano ou em ate 2006 irei percorrelo....sera melhor no inverno ou no verao?

Pelos meus raciocinios no verao deve-se tomar mais chuvas ne?!

no inverno um friozinho sera mais bem vindo!

inte...

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal, estou pensando em fazer o Caminho da Fé em janeiro de 2006. Alguem afim de me fazer companhia.

Diogo - Piracicaba (SP)

Compartilhar este post

Link para o post

Estarei fazendo o Caminho da Fé em janeiro de 2006. Iremos em dois caminhantes, e estamos pensando em não ficar nas pousadas e sim acampar, nos lugares que for possível fazer isso, claro. Possívelmente estaremos postando informações em um site sobre viagens e trekking. Posto maiores informações antes de ir, se assim formos proceder.

PAZ E BEM!

Compartilhar este post

Link para o post

Oi pessoal!

Eu fiz uma parte deste caminho em abril deste ano. Saí de Andradas e fui até Ouro Fino só...demorei 2 ou 3 dias, não me lembro. Em Ouro Fino resolvemos parar e ir conhecer uma cachoeira. Achei bem interessante e super organizado. Durante todo o trajeto tem setas indicativas pro peregrino não se perder. Esta parte do caminho é um pouco cansativa porque tem vários morros...mas a vista compensa! O negócio é subir devagar...curtindo a paisagem. Em geral, as pousadas estão localizadas em pontos estratégicos e tem pontos de apoio por todo o trajeto (pra dar uma descansadinha, tomar uma água...) . As q eu fiquei são simples e com preços em torno de 20,00 a 30,00. Todas as pessoas q nos atenderam foram muito simpáticas e prestativas...típico de mineiro! Hehe!

Ah, eu nem sou católica e fiz o caminho numa boa...

Boa caminhada!

Inté!

Compartilhar este post

Link para o post

Fala Galera

eu fiz o caminho da fé em julho deste ano, só que fiz de bike

O negócios é bruto mesmo, subidas intermináveis e descidas de tirar o fôlego

O visual é a coisa mais linda do mundo, da pra ficar 1 dia inteiro olhando pros mares de morro e ficar!

Quem quiser mais informacoes ou fotos [email protected]

Recomendo a todos fazerem esse caminho, a pé da uns 10 dias de bike uns 4 (se for num ritmo bom)

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Como já havia postado ( antes de fazer o caminho ), em janeiro fiz o caminho junto com um amigo. Mas na segunda cidade nossa "equipe" aumentou em um integrante, pois conhecemos nosso, hj amigo, de Minas Gerais. Ele somou muito em nossa caminhada, espiritualmente e presencialmente.

O caminho não é fácil, mas vale muito a pena, atravessar a Mantiqueira de cabo a rabo é uma vitória de se orgulhar. Sem falar na satisfação que as paisagens oferecem a cada morro... a cada dia.

Quem quizer verificar como foi nossa viagem pode conferir em www.caminhantes.com.br

Boas caminhadas!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Atualmente, o Caminho da Fé aumentou bastante as cidades que agora fazem parte. Inclusive o trajeto original que passava por Sapucai-Mirim, São Bento do Sapucai e Santo Antonio do Pinhal, não existe mais. Agora ele passa por Luminosa e Campos do Jordão.

Lembrando sempre que o site oficial do Caminho da Fé é www.caminhodafe.com.br

Estou querendo agora em abril, fazer o Caminho de bike. Vai ser uma loucura, já que não ando de bike a muito tempo.

Fazer a pé, já fiz por sete vezes.

Compartilhar este post

Link para o post

boa tarde amigos(as)

estou querendo fazer a caminhada agora em fevereiro..

sou de pirassununga, 27 anos

se alguem interessar

facebook: paulo cardozo

cel 19-991514587

abs

proteção divina a todos

::otemo::::otemo::

Compartilhar este post

Link para o post

Estou querendo fazer o trajeto Águas da Prata x Aparecida em maio/2015. Sou do RJ. Alguém para companhia nessa empreitada?

Compartilhar este post

Link para o post

Boa tarde galera

Paulo e cgarcez também estou querendo fazer o caminho a partir de Águas de Prata, só que estou pensando em fazer no final de abril, a partir do dia 18 ou 19 para fazer em 10 dias mais ou menos

Vi que o Cgarcez fará em maio, mas se animarem de fazer em abril é só falar

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

• Conteúdo Similar

• Por Augusto
      Oi pessoal.

Este é um relato dessa caminhada saindo de Tambaú (SP) até a Basílica de Aparecida com algumas dicas, informações e depoimentos em vídeo que fui fazendo ao longo do percurso.
      Iniciei sozinho a caminhada no dia 27 de Maio e fui terminar no dia 10 de Junho. Passei no meio de plantações de café, cana de açúcar, trilhas na mata, trilhos de uma linha férrea e no asfalto.
      Atualmente o Caminho sai de 3 lugares diferentes e sempre estão acrescentando mais cidades. Seguindo sempre as setas amarelas, o Caminho passa por mais de 20 cidades e vilas. Até a cidade de Paraisópolis fui caminhando sozinho e a partir dali continuei a caminhada com a minha esposa Márcia. Ao longo do Caminho encontrei outros peregrinos, alguns de bike e outros caminhando.

Tem um trecho de uma música do Gilberto Gil que diz: “Andá com fé eu vou que a fé não costuma faiá”. Acho que reflete bem sobre o que eu passei em toda essa caminhada, que me fez reunir forças para caminhar 429 Km.
      Os primeiros dias foram os mais difíceis (muitas dores musculares). Começou a melhorar lá pelo 4º dia, quando caminhei 50 Km em 15 horas direto.
      Na maioria dos trechos eu saia por volta das 08:00 hrs e chegava na outra cidade no final de tarde. Alguns trechos cheguei já escurecendo.
      Para quem usa GPS, no wikiloc eu plotei toda essa caminhada:
      http://pt.wikiloc.com/wikiloc/view.do?id=945495

As fotos eu dividi em vários álbuns, sendo que para cada dia eu fiz um.

No final de cada trecho eu também fazia uma filmagem em vídeo relatando sobre os problemas que passei, como foi o percurso e uma descrição de como é a pousada. O tempo médio de cada vídeo ficou entre 5 a 9 minutos.
      Aqui estão todos os vídeos:
      http://www.youtube.com/view_play_list?p=BEB6909BA9522A51

Abaixo um pequeno resumo dessa caminhada

1º dia: Tambaú/SP até Casa Branca/SP - 35 Km

Trecho dos mais tranquilos, por ser plano e com poucas subidas e descidas. Ideal levar uns 2 litros de água (apesar de haver indicações e lugares onde pegar água pouco antes da divisa). Ao longo do trecho, o caminho passará por plantações de café, cana de açúcar, batata, feijão, laranjas e tangerinas.
      Ao passar pelo cemitério de Tambaú, logo à frente o Caminho sai da Rodovia à direita e segue por estradas de terra até chegar em Casa Branca.
      A divisa de municípios você chega depois de 11 Km, umas 3 horas depois. Cheguei em Casa Branca depois de pouco menos de 9 horas de caminhada.
      A Pousada na cidade fica em uma área da Igreja Nossa Senhora do Desterro e com café da manhã simples.
      Fornece jantar, mas é necessário reservar antecipadamente.
      Os quartos são coletivos e enormes (sem TV), mas um local bastante tranquilo.

Fotos desse dia:
      Vídeo:

2º dia: Casa Branca/SP até Vargem Grande do Sul/SP - 31 Km

Trecho bem desgastante e cansativo, sempre com o Sol incidindo. Leve água da pousada ou compre em algum bar da cidade, pois ao longo do trecho eu não achei. Só nos Kms finais. Logo que estiver saindo da cidade e passar embaixo da Rodovia, fique atento que o Caminho pega uma bifurcação à direita e segue cruzando outras Rodovias até chegar no acostamento de uma delas e aí seguir por 6 Km até um desvio à esquerda (fique atento a isso) que agora segue por inúmeros sítios e fazendas. Com varias paradas para descanso fui chegar em Vargem Grande do Sul depois de 10 horas de caminhada. Existe somente um Hotel na cidade para receber os caminhantes: Príncipe Hotel que fornece café da manhã.
      Melhor lugar para jantar na cidade é no Varanda´s Restaurante (próximo da Igreja Matriz).
      Existe outra Pousada a cerca de 10 Km da cidade, que o Caminho passa ao lado: é a Pousada Da. Cidinha.
      Fotos desse dia:
      Vídeo

3º dia: Vargem Grande do Sul/SP até São Roque da Fartura/SP - 27 Km

Trecho inicialmente no plano com subidas leves e depois de passados uns 12 Km se iniciará a árdua e íngreme subida da Serra da Fartura (existe a Pousada da Da. Cidinha no início dessa subida). Já do outro lado da serra, o Caminho segue por um pequeno trecho de asfalto, de onde já se consegue ver São Roque da Fartura ao fundo e depois volta a subir a Serra da Fartura, como se fosse um desvio. É um trecho bem desgastante, pois é só subida (o visual lá da crista vale a pena). Levei 8 horas de Vargem Grande do Sul até São Roque da Fartura.
      A Pousada Cachoeira (que pertence Da. Cida) fica depois da Vila, cruzando a Rodovia e se localiza numa subida bem íngreme e oferece jantar. Se quiser fornece café da manhã também.
      Fotos desse dia:https://www.flickr.com/photos/augusto08/albums/72157658134415908
      Vídeo

4º dia: São Roque da Fartura/SP até Andradas/MG - 50 Km

O trecho mais longo de todos - caminhei durante 15 horas direto até Andradas. Até o início da descida da serra em direção a Águas da Prata é quase todo no plano, passando por inúmeras nascentes e no meio de plantações de café. Saí de São Roque da Fartura pouco antes das 05:00 hrs e cheguei em Águas da Prata pouco depois das 09:00 hrs. Como encontrei a Pousada do Peregrino fechada, passei direto pela cidade. De Águas da Prata até Andradas o trecho segue por um imenso vale inicialmente no plano para depois só subida. Andradas se localiza em um grande vale entre 2 serras, por isso o trecho final é de descida íngreme e longa.
      Fiquei no Hotel Pastre, mas na cidade existe outro Hotel que é melhor: o Hotel Palace.
      Os dois fornecem café da manhã.
      Melhor lugar para comer é no Restaurante União.
      Fotos desse dia:
      Vídeo

5º dia: Andradas/MG até Crisólia/MG - 36 Km

Esse trecho é dividido em vários outros: de Andradas a Serra dos Limas e depois até Barra e depois até Crisólia.
      O trecho de Andradas até a Serra dos Lima lembra um pouco a subida da Serra da Fartura por ser muito íngreme.
      De Serra dos Lima até distrito da Barra é plano e depois descida íngreme até o fundo do vale. Já de Barra até Crisólia é uma subida íngreme muito forte, uma parte plana e pequenas descidas. Na parte final é um longo trecho plano que parece nunca terminar. Não se vê Crisólia do Caminho. Ela aparece de repente, escondida entre os morros. Saí de Andradas por volta das 07h30min, chegando na Barra pouco depois das 12:00 hrs e por volta das 18:00 hrs em Crisólia.
      Na Serra dos Lima, a cerca de 10 km de Andradas fica a Pousada da Da. Natalina.
      No distrito da Barra, a cerca de 20 km de Andradas se localiza a Pousada do Tio João.
      Em Crisólia fiquei na Pousada da Da. Adelaide e que fornecia café da manhã.
      Atualmente em Crisólia só funciona a Pousada do Peregrino, que pertence a Da. Maria.
      Melhor lugar para comer em Crisólia é no Bar da Zéti.
      Fotos desse dia:
      Vídeo

6º dia: Crisólia/MG até Borda da Mata/MG - 38 Km

Crisólia está próxima de Ouro Fino (7 Km). Esse trecho passa por dentro dessa cidade (passe no Supermercado Peg Pag e visite a Gruta de Nossa Sa. Aparecida) e depois chega a Inconfidentes (pare no Bar do Maurão – fica na entrada da cidade). Depois o Caminho segue por uns 2 Km pela Rodovia e logo sai para a esquerda, junto a um ponto de ônibus. Passa ao lado da Pousada Águas Livres e segue ora no plano, ora subidas leves. Nesse trecho, talvez você encontre o Seu Joaquim, ao lado da bica que ele fez (tem uma enorme placa em frente). O lugar é perfeito para descanso. O trecho final, de onde se enxerga a cidade de Borda da Mata é de descida e algumas partes planas, mas bem tranquilo. Saí de Crisólia as 07h30min e cheguei as 19:00 hrs em Borda da Mata.
      Se puder visite a Igreja Matriz de Borda da Mata, pois os vitrais internos são lindos.
      Fiquei no Hotel Village com café da manhã.
      Melhor lugar para comer em Borda da Mata: Restaurante San Diego onde também funciona um Hotel.
      Fotos desse dia:
      Vídeo
      http://www.youtube.com/watch?v=TyTeRQK1N5A

7º dia: Borda da Mata/MG até Tocos do Mogi/MG - 16 Km

Um dos trechos mais tranquilos dessa caminhada. Saí de Borda da Mata por volta das 10:00 hrs e cheguei em Tocos do Moji por volta das 15h30min.
      Alguns aclives e declives bem fáceis e muita plantação de morango ao longo do Caminho (isso se estiver na época).
      Não deixe de ir à Pastelaria Zé Bastião, que vende pastel de fubá. Pouco antes de chegar na cidade encontrei o Ronald (colega de uma lista de trekking da qual eu participo) e que me acompanhou até Estiva (de lá ele retornou para São Paulo).
      Fiquei na Pousada do Peregrino (Da. Terezinha) que não oferece café da manhã e nem refeição.
      Fotos desse dia: https://www.flickr.com/photos/augusto08/albums/72157656209632074
      Vídeo
      http://www.youtube.com/watch?v=zrHN79M3ntY

8º dia: Tocos do Mogi/MG até Estiva/MG - 22 Km

Li em alguns relatos de que esse trecho seria um dos mais difíceis, mas não chegou a ser. Depois de uma subida inicial, o Caminho passa pelo distrito de Fazenda Velha e depois uma longa descida e subida pelo Vale dos Teodoros. É um dos trechos mais bonitos de todo o Caminho. Muita plantação de morango também. Saí de Tocos do Moji as 08h30min e cheguei em Estiva pouco antes das 15:00 hrs.
      Fiquei na Pousada do Póka que se localiza sobre Padaria Santa Edwiges e ao lado da Igreja Matriz.
      Melhor lugar para comer: Nélios Restaurante
      Fotos desse dia: https://www.flickr.com/photos/augusto08/albums/72157656220156963
      Vídeo
      http://www.youtube.com/watch?v=9RLl3q9kO00

9º dia: Estiva/MG até Consolação/MG - 20 Km

Trecho também bem tranquilo. Saí de Estiva as 09:00 hrs e cheguei em Consolação por volta das 15h30min. Depois de cruzar a Rodovia Fernão Dias, o Caminho segue no plano a sua maior parte. Cerca de 2 horas depois da cidade se inicia uma longa subida da Serra do Caçador por quase 1 hora. Chegando ao topo o trecho é todo no plano com descidas até chegar em Consolação.
      Fiquei na Pousada da Da. Elza, que oferece jantar e café da manhã.
      A cidade é bem pequena e não oferece muita coisa.
      Fotos desse dia: https://www.flickr.com/photos/augusto08/albums/72157658131337630
      Vídeo
      http://www.youtube.com/watch?v=zPyrn6FpCcc

10º dia: Consolação/MG até Paraisópolis/MG - 22 Km

Trecho também bastante tranquilo. Saí as 08h30min de Consolação e cheguei em Paraisópolis as 15h30min. O inicio dele é com leves descidas e todo no plano com uma ou outra subida leve. A longa subida não tão íngreme já tá quase no final, depois que o Caminho segue por uma estrada secundária. Chegando no topo é só descida até Paraisópolis, onde já se avista a Pedra do Baú de ângulo bem diferente.
      Fiquei no Hotel Central que oferece café da manhã.
      Melhor lugar para comer: Restaurante Choupana (simples, mas de qualidade)
      Fotos desse dia:https://www.flickr.com/photos/augusto08/albums/72157656209731114
      Vídeo
      http://www.youtube.com/watch?v=26TQDEioe6U

11º dia: Paraisópolis/MG até Campista/MG - 41 Km

Sem dúvida nenhuma um dos trechos mais difíceis de todos. Aqui eu já estava com a Márcia que se juntou a mim até a Basílica de Aparecida. Por não saber como era o trecho e não encontrar relatos de outros peregrinos, já que ele foi inserido em substituição ao trecho de São Bento do Sapucaí, Sapucaí Mirim e Santo Antônio do Pinhal, caminhamos cerca de 14 horas direto. Ao chegarmos ao Distrito de Luminosa, que fica em um imenso vale, imaginávamos que a subida da serra não fosse tão extensa. Foi um desnível de 1000 metros, tendo de subir um trecho muito íngreme e extremamente cansativo no final.
      Não recomendo fazer esse trecho se você não está preparado para uma longa subida.
      Já quem for fazer esse trecho, deverá estar passando por Luminosa no máximo até 12:00 hrs, para chegar no asfalto antes do anoitecer, senão terá problemas - sugiro ficar na Pousada N. Sra das Candeias (Da. Ditinha) que fica ao lado da Igreja de Luminosa ou na Pousada da Da. Inez, uns 4 Km depois de Luminosa, já na subida da serra. No final da subida da serra, o Caminho segue por um trecho de mata e sem qualquer vestígio de vida humana (só com lanterna para fazer esse trecho no escuro).
      A Pousada Barão Montês fica na Estrada do Campista (que liga Campos do Jordão à São Bento do Sapucaí) e tá no meio do nada.
      Por não saber onde ficava a Pousada, cometemos vários erros nesse trecho.
      Nem imaginávamos que a Pousada ficava longe de tudo. E para piorar nem avisamos ao proprietário da Pousada que íamos chegar durante a noite.
      Por isso avise com antecedência que você vai pernoitar na Pousada para ele preparar o jantar.
      Fornece café da manhã.
      Fotos desse dia: https://www.flickr.com/photos/augusto08/albums/72157658134904928

Vídeo 1
      http://www.youtube.com/watch?v=lhWUQKTpd_8

Vídeo 2
      http://www.youtube.com/watch?v=yjXA9ErDFWg

Vídeo 3
      http://www.youtube.com/watch?v=OBkPI-AHOoM

12º dia: Campista/MG até Campos do Jordão/SP - 21 Km

Saímos de Campista as 09:00 hrs e chegamos em Campos do Jordão por volta das 15h30min. O trecho é tranquilo e segue descendo pelo asfalto durante uns 30 minutos e ao chegar na divisa São Bento do Sapucaí/Campos do Jordão, o Caminho segue por estradas de terra à direita, agora em aclive.
      Chegando na crista o visual compensa, mostrando alguns bairros de Campos do Jordão e passando próximo da Pedra do Baú, à direita. Existe um pequeno bar à esquerda, pouco depois de se avistar a Pedra do Baú. O ideal é parar aqui, pois ainda tem um longo trecho até a Pousada Refúgio do Peregrino, que oferece café da manhã.
      Campos do Jordão oferece inúmeras opções de alimentação, mas dependendo da época se tornam muito cara.
      Fotos desse dia: https://www.flickr.com/photos/augusto08/albums/72157658478799316
      Vídeo
      http://www.youtube.com/watch?v=gxLkCskaDCM

13º dia: Campos do Jordão/SP até Pindamonhangaba/SP - 42 Km

O trecho inicial ainda é pelo asfalto com algumas subidas e descidas, passando pelo ponto culminante ferroviário do país. O trecho mais chato é quando você caminha pela linha do trem (cuidado com o trenzinho, pois sempre tem algum descendo ou subindo). Chegando na Estação Eugênio Lefreve, em Santo Antônio do Pinhal, aqui é ponto final dos trenzinhos que saem de Campos do Jordão, por isso está sempre cheia - dizem que o bolinho de bacalhau do barzinho da estação é um dos melhores. No local tem um belo mirante de todo o vale e agora o Caminho sai da linha do trem e segue por uma trilha no meio da mata - tem a opção de continuar pela linha do trem, mas é bem mais cansativo. Terminando a descida chegamos no Bairro de Piracuama, onde existe uma estação de trem e 2 Pousadas, mas no dia nenhuma tinha vaga. Se quiser pernoitar por aqui em qualquer das pousadas é necessário reservar antecipadamente. Até o centro de Pindamonhangaba são uns 20 Km e lá existem mais 3 pousadas. Saímos de Campos do Jordão as 08h30min e chegamos no centro de Pindamonhangaba por volta das 20:00 hrs. Tivemos um pequeno problema nesse trecho. Veja no vídeo.
      Ficamos no Hotel Comendador, que oferece café da manhã.
      Fotos desse dia: https://www.flickr.com/photos/augusto08/albums/72157658134964888
      Vídeo
      http://www.youtube.com/watch?v=O_2Kc4BSmqc

14º dia: Pindamonhangaba/SP até a Pousada Jovimar (Aparecida)/SP - 27 Km

Saímos por volta das 08h30min e chegamos na Pousada Jovimar as 17:00 hrs.
      O percurso foi todo no asfalto, ao lado da Rodovia que segue para Aparecida. É bem entediante, monótono e barulhento e para piorar não existem trechos de sombra (foi Sol na cabeça o tempo todo). Como não pretendíamos chegar no final de tarde na Basílica ficamos em uma Pousada a 3 Km antes, de onde ainda não se consegue ver a Basílica. O legal é que durante todo percurso sempre vão passando bikers ou peregrinos de outras cidades e ao verem eu e a Márcia de mochilas passam incentivando.
      Fotos desse dia:https://www.flickr.com/photos/augusto08/albums/72157658478853556
      Vídeo
      http://www.youtube.com/watch?v=6o8_9wGcKpw

15º dia: Pousada Jovimar até Basílica - 3Km

Saímos da Pousada pouco antes das 09:00 hrs, já que pretendíamos participar da Missa das 10:00 hrs. Assim que nos aproximávamos da Basílica, percebíamos que estaria lotada, haja vista o número impressionante de ônibus de turismo.
      Fomos subir as escadas da Basílica as 09h40min e depois da Missa fomos pegar nossa Mariana (certificado de quem conclui o Caminho da Fé) e no final da tarde voltamos para São Paulo.

Fotos desse dia: https://www.flickr.com/photos/augusto08/albums/72157656220376453
      Vídeo
      http://www.youtube.com/watch?v=jZnqML264mg

Por hora é isso.

Abcs
    • Por Marquesini
      Prezados mochileiros, 
      Depois de muitos anos estou de volta ao fórum. Dessa vez para anunciar um planejamento de viagem para Agosto/2017.
      Pretendo fazer o caminho da fé com a minha esposa de bicicleta. Vamos sair de Águas da Prata até Aparecida do Norte. Já vi relatos de que o caminho é pesado e estamos iniciando os preparativos (físico e material).
      Alguém que já tenha feito esse caminho pode nos dar alguma dica? Qualquer dica é válida e bem vinda, pois estamos no início do planejamento.
      Muito obrigado pela atenção
    • Por Mochileiros.com
      O Caminho da Fé é um trajeto de peregrinação brasileiro inspirado no Caminho de Santiago de Compostela (Espanha).
      Inicialmente feito por alguns peregrinos em direção ao Santuário de Aparecida, em uma rota alternativa a outras, predominantemente, pavimentadas, a rota foi oficializada, em 2005. Atualmente há diversos caminhos até Aparecida, com saídas partindo dos municípios de Águas da Prata, Cravinhos, Paraisópolis, São Carlos, Descalvado, Mococa e Tambaú. O trajeto mais longo tem 541 km e o mais curto, partindo de Paraisópolis, tem 134 km.
      O Caminho da Fé é uma rota sinalizada por setas amarelas e composto por trechos de estradas de terra, asfalto, trilhas dentro de fazendas e trilhos de trem compondo um percurso de cerca de 600 km, incluindo municípios do estado de São Paulo e também do Estado de Minas Gerais.
      Confira os relatos e mais informações sobre a trilha acessando a tag: 
    • Por Rodrigo Ubiratan
      Amigos Peregrinos, boa tarde!

Estou lançando um livro que conta minha peregrinação atravessando montanhas, vales, trilhas na mata, trilhos de uma linha férrea e no asfalto. Despojando do supérfluo e exercendo a capacidade de ser humilde o peregrino vai superando as dificuldades com força, fé e oração. O Diário de um Guerreiro no Caminho da Fé leva o leitor a peregrinar dentro de si mesmo.
      O livro é simples, com uma linguagem muito popular, aqueles que se interessarem podem entrar em contato comigo. Através do e-mail: [email protected]
    • Por casal100
      Realizamos no período de 31.01 a 19.02.2016 o caminho da fé invertido (de Aparecida a São Carlos a pé ), foram aproximadamente 540 kms
      Breve relato completo!

No nosso relato focaremos em informações sobre pessoas, pousadas, dificuldades, histórias e estórias.

Para aquelas pessoas que querem informações mais detalhadas melhor ler o excepcional relato do Augusto abaixo.
      Disparado o melhor relato sobre o MELHOR caminho do Brasil :
      caminho-da-fe-429-km-em-15-dias-de-caminhada-relato-dic-t29158.html