Ir para conteúdo

Como viajar 9 dias em Salvador Itaparica e Morro de São Paulo com menos de $900


Posts Recomendados

  • Membros

Chegamos em Salvador na noite de 15 de abril. Em plena assembleia da policia militar, onde eles decretaram greve uma hora depois de nossa chegada.

 

Parece má sorte falar que a viagem começou assim né?

 

Então conto de outro jeito...

 

Navegando pelas ondas digitais das promoções das empresas aéreas no mês de novembro de 2013, consegui comprar a passagem de ida e volta para Salvador, no inicio e fim de feriado prolongado, pelo irrisório valor de 220 reais ( com taxas inclusas). Por isso adoro fuçar site de gol tam e cia nas madrugadas de sexta e sábado. Pelo menos essas caçadas me rendem umas 4 viagens por ano.

Minha mãe sabendo do valor, logo pediu pra comprar um par de passagens pra ela e meu pai. Fiquei feliz, meu pai nunca viaja e dessa vez aceitou o convite sem reclamar. E acredito que não se arrependeu.

 

Com passagens e datas de viagem em mãos, comecei a saga a procura de pouso no meu roteiro: Salvador Itaparica e Morro de São Paulo. Sempre sapeio no Booking, Trip Advisor, Mochileiros, Alugue Temporada e outros sites que não me recordo, mas que vivem favoritados no pc.

 

Dia 15 de abril de 2014

Como chegamos a noite e o clima de histeria das pessoas sobre a greve dos militares era grande, optamos por irmos dormir cedo e curtir o dia andando na cidade sem carregar nada... afinal, turista pobre sem bolsa não tem o que ser roubado.

Fiquei surpresa com o que vi. As lojas fechadas, sim, mas nenhum tumulto como o que as pessoas espalhavam nas redes sociais e whats fofocas por ai.

Dormimos na casa de uma prima, mas eu tinha reservado uma pousada chamada Barroco na Bahia , no centro do Pelourinho, pelo valor de $130 diaria com café e mimos http://www.barroconabahia.com.br/ Super indico a pousada, porque mesmo em cima da hora eu não comparecendo, devolveram minha reserva sem problemas e foram muito atenciosos.

Preço do estacionamento do aeroporto era de $ 9 a primeira hora e demais $3 por hora. Compramos algo para fazermos lanchinho antes de dormir $25

 

No dia 16 de abril de 2014

Andamos pela cidade. Deu tempo de visitarmos o Farol Itapuã, seguirmos a beira Mar pela av, Oceânica e Otavio Mangabeira, demos uma volta no Farol da Barra (pena que o Museu estava fechado... estive lá em 2009 e queria rever). Andamos no Mercado Modelo, almoçamos no centro comercial ( o quilo bem no valor de SP mesmo, 38 reais) andamos no Dique do Itororó, passeamos pelo Bonfim.

 

Tomamos Sorvete na careira sorveteria Ribeira (http://www.sorveteriadaribeira.com.br/o-sorvete/cardapio/) e batemos umas fotos em Ponta do Humaitá. Por mim eu ficaria e esperaria o sol se ir... mas os adultos estavam com medo de abusar no fim do dia.

No meu roteiro estava programado pegarmos o Ferry e irmos pra Itaparica, pousarmos por lá e curtirmos a praia pela manhã e meus pais conhecerem a ilha. Foi o que fizemos.

 

O ferry para pedestres sai o valor de 3,95 por pessoa.

 

Como já estava anoitecendo quando descemos da embarcação em Itaparica, aproveitei a barganha e pegamos um taxi que andou com a gente pela cidade histórica de Itaparica enquanto eu procurava uma pousada. O cara teve paciência, e acho que saiu barato. A corrida saiu $30 ( dividido para 4 pessoas ficou $7,50 para cada).

 

Encontrei a pousada Muito Mais (http://www.pousadamuitomais.com.br/ ) uma pousada simples, mas com pessoas mega acolhedoras, me senti em casa! Eles fabricam chocolate caseiro, plantado no quintal. O dono, um rapaz simpático e falador fechou nossa noitada por 75 reais e sua mulher ainda me deu chocolate fresco na saída!

 

Balanço do dia: $10 almoço ( 28 o kg), $2 água, $6 cerveja ( não bebo, mas meu pai bebe então... foi pra conta), $10 sorvete de 2 bolas ( é bem servido, mas achei caro), Ferry $3,95. = total gasto por dia por pessoa: $ 31,95

 

Dia 17 de abril de 2014

Preço bom da pousada a 75 a diária e da padaria em frente, q tem com café delicioso e barato! Comemos MUITO BEM. lista dos gordos no café incluiu 2 cafés com leite, 2 sucos, 4 pães com manteiga, 2 pães com ovos, uma rosca doce, uma empada de bacalhau. Fomos em 4 pessoas e não gastamos nem 15 reais de café da manhã somando tudo! ( isso mesmo... 15 reais para dividir entre 4 pessoas)

Passeamos pelo centro histórico de Itaparica, andamos pelo píer com lanchas lindas, fomos até a praia da ponta e almoçamos em frente ao mar no restaurante da Margarida. Simples, mas com um tempero incrível. Sou vegetariana, então acreditem, não passei fome. Os pratos variam de preço, o mais barato $10 e mais caro $35, todos servem 2 pessoas.

 

Ao sairmos da pousada encontramos um taxista que fez a corrida de Itaparica até o Atracadouro ( onde se paga uma lancha rápida para Morro de SP). O taxi economizou pelo menos 2 horas de estrada em nosso dia, o que foi um luxo pra gente.

Eu estava contando em pegar uma van para voltar ao Ferry ( $3), depois pegar um ônibus de 2 horas para Valença ( $19) e depois pegar lancha para Morro de SP ($25).

 

O taxi saiu $120, ou seja, $30 por pessoa e não tivemos que esperar nada nem ninguém! Onde descemos, a lancha tem valor mais baixo $ 13. O que compensou a diferença no valor pago no taxi.

 

Chegamos em Morro de SP ainda de dia, com sol no rosto. Mesmo depois de passear muito em Itaparica.

 

Balanço do dia: Pousada $75 por casal, Café da manhã $ 4, almoço $10, Garrafa de água 1 litro 2,50, Taxi de Itaparica até Atracadouro $120, lancha rápida de Atracadouro até Morro de SP $ 13, Taxa de entrada na ilha $ 15 por pessoa, = total gasto por dia por pessoa: $ 112

Dia 18 de abril de 2014

Fechei negocio com aluguel de uma casa em Morro de SP em dezembro. Utilizei o site “www.aluguetemporada.com.br” , tem muita coisa boa por lá! É só ter paciência de procurar e negociar preços. Consegui fechar o aluguel de uma casa linda no topo do Morro por $400 por 6 dias em pleno feriado de pascoa ( de 17 a 22 de abril de 2014). A casa que aluguei em Morro de SP cabe confortavelmente 7 pessoas, alias poderia dividir o aluguel com mais 3 pessoas se quisesse.. Viajamos em 4. Lógico que consegui esse preço fazendo uma reserva com 5 meses de antecedência. A casa que fiquei, chama-se casa dos Teyus (http://www.booking.com/hotel/br/casa-dos-teyus.pt-br.html). Caso procurem, as fotos são lindas mesmo. O lugar é longe, mas tranquilo, nativos moram nas proximidades do imóvel e com isso tem mercadinho e padaria ao lado com preço mais acessível.

 

Casa muito é bem mobiliada, decoração linda. Parece que foi montada para ser moradia fixa pela qualidade dos móveis e enfeites. Vista muito linda para mata. O valor pago foi muito bom, levando claro em consideração o fato de Morro de SP ser um morro ^^ . O caseiro, Roque, é um anjo prestativo e atencioso. A mata está em volta da casa e o clima é totalmente privativo. Não se vê vizinhos de lado nenhum. A louça era totalmente nova. Toalhas muito boas. Limpeza muito boa tb. Faltou panelas pequenas para preparar pequenas refeições. Só tinha uma leiteira. Só tinha um espelho na casa toda (mas isso ja deve ter sido resolvido pelo caseiro).

 

Preço da entrada na Ilha de Morro de SP aumentou consideravelmente, achei abusivo... pagamos taxa de porto, taxa de entrada e tudo mais. Porem esses valores não são repassados para a comunidade local. Não tem saneamento suficiente para numero de casas que existem no Morro e apenas “ enfeitam” onde turista passa. Isso me deixa chateada.

 

Passamos o dia na Primeira e Segunda praia com meus pais. Choveu e abriu sol o dia todo. Eles gostam de praias “ urbanizadas”. Então deixei a surpresa para um dia mais quente...

 

Fizemos compras para 4 refeições e 2 cafés da manha saíram por 85 reais, Almoço na praia (por 48 o kg) saiu mais ou menos $23 para cada, $ 3 latinha de chá gelado, $ 7 garrafa de cerveja = total gasto por dia por pessoa: $ 54

 

19 de abril de 2014

Fomos ao mirante e ao farol curtir a paisagem.

Descemos no forte e passamos o dia nas piscinas naturais da praia ao lado do forte. O acesso não é muito fácil, então ela se torna bem privativa, limpa e sem muvuca.

Os jantares sempre curtíamos em casa mesmo, o por do sol da casa alugada era um espetáculo a parte.

Almoço saiu $48 para os 4, cerveja $ 7, água $3. total gasto por dia por pessoa: $22

 

20 de abril de 2014

Caminhamos pela terceira e quarta praia. Este foi o dia de maré mais baixa possível. Meus pais pareciam crianças nas piscinas naturais brincando com os peixinhos coloridos.

 

Comemos em um restaurante simples com um tempero e preço maravilhosos, que fica na rua das pousadas Safira do Morro e Perola do Morro. ( link do mapa http://www.pousadaperoladomorro.com.br/localizacao-da-pousada/mapa-turistico.php)

 

Preços de pratos quer servem 2 pessoas: $16, frutas e pães para café $21; total gasto por dia por pessoa: $21

 

21 de abril de 2014

Optamos por fazer os passeios em alto mar nesse dia. Estava sol, com previsão firme, porem com maré um pouco alta.

 

Conseguimos o passeio de lancha por$ 80 por pessoa. Conhecemos as piscinas naturais de Guarapuá, onde ficamos 40 minutos em alto mar nadando em águas cristalinas, depois fomos para .as piscinas de Moreré, fizemos um passeio pela ilha de Boipeba onde foi o almoço com a famosa lagosta do Guido ao abacaxi por $100 ( deu para 3 pessoas comerem bem), 2 porções de mandioca a $30,fizemos a trilha em Tinharé e visitamos o rio do Inferno nas fazendas de ostras e suas pitorescas comunidades sem luz, sem estrutura, mas em paz. E caminhamos correndo na Velha Boipeba. O passeio vale o valor pago.

 

O balanço do dia foi salgado... $ 80 passeio, ostra 2 dúzias por $40, lagosta com aperitivos e acompanhamentos: $140, Café da manhã $29 : total gasto por dia por pessoa: 150

 

Voltar pra casa com os olhinhos do meu pai brilhando pelo passeio, não teve preço. Isso sim. Este foi o primeiro passeio dele em pelo menos 13 anos sem férias.

 

22 de abril de 2014

Eu já tinha comprado as passagens de lancha rápida para retornarmos de morro para Salvador com antecedência, vale muito a pena. Preço foi 75 por pessoa, mais a taxa de 81 centavos pelo uso do porto de Morro. Compramos as passagens pela Ilha Bela, única que possui lanchas. Fui clara q eu não queria viajar de catamarã. E fiz bem. A lancha demora cerca de 2 horas de travessia, mas temos ventilação e tranquilidade.

 

Nos despedimos do Morro e partimos para Salvador olhando o farol ficar bem pequeno em nossa vista.

 

 

Onibus do porto até aeroporto não existe, tem que subir pelo elevador Lacerda e pegar o ônibus que vai até o aeroporto que sai da praça da Sé, bem no centro histórico. Custo $4,30

 

Ainda quero voltar lá umas 10 vezes.... é minha terceira vez na ilha e ainda volto com saudade do Morro! ::love::

Editado por Visitante
  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Ola. Gostei muito das suas dicas. Fiquei interessado em Morro de São Paulo. Já vi lugar para ficar na 2ª praia. Sei que agitado, mas vale a pena se hospedar lá? outra coisa: me passa o contato de onde você comprou o passeio de lancha, por gentileza. obrigado. Luca

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...
  • Membros
Ola. Gostei muito das suas dicas. Fiquei interessado em Morro de São Paulo. Já vi lugar para ficar na 2ª praia. Sei que agitado, mas vale a pena se hospedar lá? outra coisa: me passa o contato de onde você comprou o passeio de lancha, por gentileza. obrigado. Luca

 

Ola nobruce, Vale a pena se hospedar na segunda praia sim, a primeira vez que fui a Morro em 2011 eu fiquei por lá. Em uma pousada enfiada em uma das pequenas ruas... chamada Encanto do Morro. VAle a pena pesquisar os preços... ::otemo:: Sou fã de lugares tranquilos, vc saindo das hospedagens " frente mar" sossego é garantido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Onde você conseguiu o passeio de lancha em Morro a R$ 80? Eu estive lá, e mesmo fora de feriado só encontrei a R$ 100. Foi numa agência? Ou com quem? Onde?

 

 

Fiquei sentada no final da terceira praia, em frente a um imenso cajueiro das 7 da manhã ate umas quase 9 horas. Todos que ofereciam cobraram 110 o passeio. No dia a maré estava alta e tinha pouco turista. Eles estavam catando gente a laço. Sou mala, choro mesmo, nao tenho dinheiro, e consegui fazer o valor de 80 por pessoa direto com o dono da pequena lancha. Infelizmente comi com farinha o cartão dele.... nao acho aqui em lugar nenhum. Desculpe a demora em responder, o mochileiros não me manda email quando alguem posta algo. ::putz::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 8 meses depois...
  • Membros
Olá Nisa!Adorei o seu relato... Programando bem é possível fazer um passeio bacana e econômico.

 

 

Nunca viajo sem programar, adoro o tempo que gasto pensando, cotando preços, anotando passeios. Acho que minhas viagens começam meses antes de ocorrerem e quando ocorrem, ja estou viajando ha tempos ^^ Curto muito. ::love::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...