Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Europa medieval e de belezas naturais - 28 noites

Postado
  • Membros

Para muitos, o que interessa é o relato em si, então as partes introdutórias serão ocultadas por "spoiler". Para vê-las, basta clicar em "mostrar".

[t3]Planejamento:[/t3]

[mostrar-esconder]Mais uma vez a Europa. A oportunidade surgiu de uma super promoção da Iberia e eu não podia deixar de aproveitar.

Montei o roteiro seguindo algumas premissas:

- destinos medievais ou muito bonitos, com foco em regiões e não países

- sem deslocamentos aéreos, tudo de ônibus, trem ou carro

- deslocamentos curtos, preferencialmente limitados a 2h30 por trecho

- mínimo de 2 noites em cada lugar, meta de pelo menos 3

- máxima economia em tudo, mas sempre mantendo um padrão de qualidade

- possível flexibilidade para mudar durante a viagem, de acordo com as circunstâncias

- foco em atividades "outdoor" (ao ar livre), como caminhadas, contemplação da natureza, arquitetura e exploração. Pouca coisa indoor, paga.

Por inúmeros motivos não consegui seguir à risca todas elas e a ordem do roteiro poderia ter sido melhor, mas foi o que deu para fazer. No geral, ficou muito bom, com poucas exceções a essas diretrizes. O que realmente ficou ruim foram uns 3 dias de deslocamentos longos e um aéreo, mas novamente por questões alheias à minha vontade teve que ser assim.

Então os aspectos macro do roteiro ficaram bem satisfatórios, a divisão de tempo, as escolhas e a harmonia do roteiro, os deslocamentos entre cidades, as reservas, etc. Mas pequei no micro planejamento, parte que acho mais chata e ora fiquei sem tempo para fazer, ora com pura preguiça. Ficou legal na maior parte do tempo, mas em alguns lugares eu simplesmente dei uma lida por alto e deixei para descobrir como fazer na hora. Pagamos o preço por isso, pois daria para ter economizado ainda mais os três principais recursos de uma viagem – dinheiro, tempo e energia, como vocês vão ver ao longo do relato.[/mostrar-esconder]

[t3]Cronograma inicial:[/t3]

[mostrar-esconder](80-90% cumprido). Cidades entre parênteses significam o objetivo do dia. A última cidade listada, fora dos parênteses, é onde dormimos no dia.

Dom 27/4 Veneza-Verona

Seg 28/4 Verona-Munique

Ter 29/4 Munique (Mittenwald e Garmisch-Partenkirchen)

Qua 30/4 Munique (Füssen)

Qui 1/5 Mittenwald (Salzburg)

Sex 2/5 Munique (cidade)-Nuremberg

Sab 3/5 Nuremberg (Bamberg)

Dom 4/5 Nuremberg (Rothenburg ob der Tauber)

Seg 5/5 Nuremberg (ver cidade)-Praga

Ter 6/5 Praga (cidade velha)

Qua 7/5 Praga (distrito do castelo)

Qui 8/5 Praga-Cesky Krumlov (passeio pelo rio)

Sex 9/5 Cesky Krumlov (ver cidade)

Sab 10/5 Cesky Krumlov-Linz-Koblenz-Cochem

Dom 11/5 Cochem (cidades do Reno e passeio de barco)

Seg 12/5 Cochem (Burg Eltz e Cochem)

Ter 13/5 Cochem (Trier e Luxemburgo)

Qua 14/5 Cochem-Amsterdam

Qui 15/5 Amsterdam (Keukenhof e Delft)

Sex 16/5 Amsterdam (Volendam e Marken)

Sab 17/5 Amsterdam (ver cidade)

Dom 18/5 Amsterdam-(Antuérpia)-Bruges

Seg 19/5 Bruges

Ter 20/5 Bruges (Ghent)

Qua 21/5 Bruges-(Bruxelas)-Trieste-Bled

Qui 22/5 Bled (excursão Karst– castelo Predjama, cavernas Skocjan e Piran)

Sex 23/5 Bled (Lagos e Garganta Vintgar)

Sab 24/5 Bled (Ljubljana), trem pelo Rio Soca, Veneza

Dom 25/5 Veneza (aeroporto às 16h30)[/mostrar-esconder]

[t3]Dia 0 – conexão em Madri, chegada em Veneza, trem para Verona[/t3]

Um longo dia, mas até que não foi tão cansativo quanto esperávamos. Como nosso voo foi de noite, foi uma ótima oportunidade de começarmos a nos adaptar ao novo fuso e não chegamos tão detonados assim.

A imigração foi basicamente “bom dia” e carimbo no passaporte. Foi tudo rápido e deu tempo de dar uma volta no centro de Madri, algo que não estava planejado. Não sabia nem que metrô pegar, nem onde era bom saltar para ver os pontos turísticos. Por sorte, uma família espanhola nos ajudou indicando qual estação saltar e avisando que havia uma taxa turística para retornar ao aeroporto.

Madri é até bonitinha, mas na visão superficialíssima que tivemos não nos impressionou. Almoçamos num restaurante “all you can eat” por 10 euros cada, basicamente você coloca o que puder no prato e tem bebida inclusa, à sua escolha. Razoável, embora o preparo da comida fosse bem meia boca.

IMG_1345.jpg.2f99b2068f8ec961b0ea68d41aefee2d.jpg

IMG_1340.jpg.bab1f1bbc93f494b7f64b25c2fa0631b.jpg

O retorno ao aeroporto foi sem problemas, pegamos o vôo para Veneza, o ônibus do aeroporto para Mestre e compramos na hora o trem para Verona, onde chegamos bem tarde, já com tudo fechando. Acabamos nos virando com o que tinha no frigobar, pois tudo nos arredores da estação fecha às 22h.

Editado por Visitante

• Respostas 102
  • Visualizações 27.9k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Most Popular Posts

• MarcosPereira
    MarcosPereira

[t3]Dia 14 - Trier e Cochem[/t3]   Nesse dia o tempo já estava mais feio. O passeio de barco no Reno ficaria prejudicado e decidimos por Trier. Esta é considerada a cidade alemã mais antiga e sua hi

• MarcosPereira
    MarcosPereira

[t3]Dia 1 - Verona[/t3]   O dia começou cinza e frio, com uma chuva fina que ia e vinha toda hora. Começamos pela Arena, que descobrimos estar fechada naquele horário e só abriria de tarde, quando j

• MarcosPereira
    MarcosPereira

[t3]Dia 2 – Munique (Neuschwanstein)[/t3]   A chegada, de noite, foi meio tensa. Nosso hotel ficava nos arredores de Munique, um pouco afastado da estação do s-bahn, trem de superfície alemão. Penam

Posted Images

Featured Replies

Postado
  • Membros

Valeu pelas dicas, Marcos e Davi.

Vou para Gent mesmo, não apenas por conta das opiniões, mas pela logística e preços, já que acaba saindo mais em conta ir para lá. Como venho de Amsterdan e sigo para Bruxelas, ambos os trechos saem mais baratos se eu escolher Gent ao invés de Bruges. No mais, estou tranquilo quanto a isso, vendo as fotos sei que vou gostar de qualquer uma das duas.

Postado
  • Autor
  • Membros

João,

Você pode ir de Amsterdam direto para Ghent via Eurolines, sai entre 10 e 14 euros o trecho se comprar antecipado (acho que dois ou três meses antes, fiz a simulação para setembro). Aí você faz Amsterdam-Ghent-Bruxelas.

Abs.

Postado
  • Membros

pensando na logística saindo de colônia e tendo uns 3 dias livres antes de ir pra Paris, o que será que é melhor a ser feito?

pela eurolines não tem direto Colônia pra Bruges, e não achei de Bruges pra Paris também (tem de Ghent)

tinha pensado em:

dia 1 - manhã - Colônia - Bruxelas (eurolines) (tem um ônibus que sai 06:15 da manhã de Colônia pra Bruxelas que custa 9 euros... mto cedo, mas mto barato)

dia 1 - noite - Bruxelas - Bruges (usar Bruxelas só como pit-stop mesmo, já que não é de interesse) (vale a pena ir de trem ou ônibus??)

dia 2 - Bruges

(de Bruges pra Ghent qual melhor forma de transporte? )

dia 3 - Ghent

dia 4 - pela manhã - saída de Ghent pra Paris pela Eurolines

(se a hospedagem em Ghent for muito mais barata que em Bruges, no dia 2 a noite já iria pra Ghent, tirando um "pouso" de Bruges)

tem alguma logística que valha mais a pena?

Postado
  • Membros

Muito bom o relato, parabens!

Eu fiz a visita interna nos dois castelos de Füssen e você acertou em não entrar. Não pode tirar foto, a visita dura 15min e com horário marcado.. serve mais para saber a historia dele pois toda a beleza esta do lado fora mesmo.

Para descer do Neuschwanstein tem a opção de ir por um caminho que não é asfaltado e com menos turistas, usado para quem desce de bike mas que da pra fazer tranquilamente a pé, força um pouco os joelhos.

Postado
  • Autor
  • Membros

Luiz,

Parece uma boa. Pelo que vi aqui, você chegaria às 9:45 em Bruxelas e daria pra ver muita coisa. É cedo, mas se você não tiver problemas para dormir no ônibus, fica tranquilo.

Tanto entre Bruges e Ghent quanto de Bruges a Bruxelas eu usei trem, nem sei se há ônibus. O trem é tranquilo e você compra na hora, não há descontos para compra antecipada.

Achei a logística muito boa. Quanto à hospedagem, aí você tem que ver caso a caso, depende do que você tá procurando.

Postado
  • Autor
  • Membros

Kaue, valeu! Pois é, eu pesquisei bastante sobre a visita ao Neuschwanstein e lá fora é bem comum as pessoas decidirem não entrar. Acho que até pode valer a pena se a pessoa não vai visitar outros castelos e não tiver problemas com orçamento, mas para nós definitivamente ver por fora foi a melhor opção.

Esse caminho alternativo que você falou eu acho que sei qual é. Nós olhamos a rota, pensamos bem se valeria a pena arriscar e acabamos desistindo, pois pior do que se perder é se perder quando você tá bem cansado. Minha esposa não me deixaria vivo para contar história, hehe.

Abs.

Postado
  • Membros

Eu quando fui a Neuschwanstein fui com um amigo meu que é de Munique, então nem precisei pesquisar sobre. Eu achei a subida bem tranquila, a descida também, eu voltei por esse caminho alternativo, no final dá pra beber a água da cachoeira, melhor água que já tomei :D. Eu acabei não entrando no Neuschwanstein (só tinha visita para 4h mais tarde), mas entrei no outro schloss, achei bacaninha, mas, acho que depois que visita o palácio de Versalhes, qualquer palácio fica meio sem graça.

Postado
  • Autor
  • Membros

[t3]Dia 24 - Skocjan caves, Piran, Predjama (excursão Karst and Coast Mystery)[/t3]

Havia basicamente duas coisas que eu queria muito ver na Eslovênia, que são Bled e as Skocjan Caves. São um dos principais conjuntos de cavernas subterrâneas do mundo, um patrimônio UNESCO. Dentro das cavernas corre um rio e o cenário é de filme em alguns pontos. A foto a seguir não é minha, pois os caras montam um verdadeiro esquema anti-terrorista para prevenir que você faça fotos, é estritamente proibido como nunca vi em nenhum outro lugar na vida.

Lá não é claro desse jeito, na verdade é bemmm escuro.

skocjan-cave_slovenia.jpg

Para chegar às cavernas o ideal é estar de carro, o que aliás é o ideal para se conhecer toda a Eslovênia. Para nós nessa viagem carro não era uma opção e o transporte público para chegar até elas é meio ruim se você for fora da alta temporada (verão), são poucos os horários dos ônibus e a distância entre a estação e a entrada das cavernas é de uns 4km. Há um shuttle que te leva da estação à entrada e teoricamente deveria estar sincronizado com a chegada do ônibus e o início do tour, mas dizem que nem sempre respeitam os horários.

A caminhada também seria bem complicada, pois você já anda bastante lá nas cavernas, entre 1,5 e 3km por passeio (são duas opções de tour, o clássico e um novo, que percorre o rio).

Diante dessa dificuldade, pesquisei e achei uma excursão, que me pareceu um bom benefício para quem não está de carro e viaja fora de temporada. É essa aqui. São apenas 6 pessoas por carro, então achei bem razoável e olha que normalmente eu odeio excursão.

Começamos bem cedo e a primeira parada foi nas Skocjan Caves. Infelizmente não há como ir por conta própria e você é obrigado a seguir a visita guiada, que dura aproximadamente uma hora e funciona quase que em fila indiana, já que os caminhos são bem estreitos.

As formações rochosas são legais para quem viu poucas cavernas, é o que os mais experientes dizem. Nós não vimos muitas na vida ainda, então gostamos do que vimos. Mas o tchan mesmo é quando chega a parte do rio, é ali que o smeagol mora.

Foda-se a proibição. Tentei uma foto ninja de recordação, mas ficou uma merda pela escuridão do lugar e pelo fato de que eu estava com uma compacta. O trecho iluminado corresponde ao caminho a ser seguido na visita.

IMG_2412.jpg.5f5ea71be2122a10896eee51098f1cf7.jpg

As Skocjan Caves foram a maior decepção de toda a viagem. Há um tempo sonhava conhecer o lugar, mas a administração de lá simplesmente destrói expectativas na ânsia de ganhar dinheiro. O tour é corrido demais e em algumas partes isso literalmente aconteceu!!! A guia acelerada lá na frente e um monte de coroas seguindo atrás, esbaforidos, depois de apressar o passo e subir degraus.

Sem falar na proibição de fotos. Para se ter uma ideia, a guia fica lá na frente e para o tempo todo para ver se alguém está fotografando e ainda colocam um funcionário disfarçado no final do grupo, para terem absoluta certeza de que ninguém terá suas próprias recordações do lugar. Bom para manter o mistério, atrair mais turistas e fazer as pessoas comprarem mais fotos e livros nas lojas de souvenir. Você já paga bem caro para entrar, não tem tempo para contemplar, não pode explorar por conta própria e nem pode fazer suas próprias fotos. A seguir, a enorme saída das cavernas, daquele ponto até o exterior é permitido fazer fotografias novamente, um prêmio de consolação...

DSC_0214.jpg.42cb01224fcccaff873324d29c71952a.jpg

Depois das Skocjan Caves estava programada a visita a uma vinícola, com degustação de vinhos e de presuntos locais. Como sempre, essas paradas de excursão em estabelecimentos comerciais são armadilhas para turista. Era uma visita opcional e relativamente barata, 5 euros, então aceitamos experimentar junto com o grupo. Basicamente, o cara fala 5 minutos sobre a história da vinícola e depois te serve uma taça de vinho da uva local (Teran), junto com os presuntos e alguns queijos. Não foi de todo ruim, só achei dispensável mais pelo tempo perdido, que poderia ter sido aproveitado de outra forma (e antes da visita o guia até falou sobre isso, que o grupo poderia decidir não ir a alguns lugares).

Fizemos uma breve parada na Fazenda Lipica, onde os cavalos em maioria são brancos. Passados uns 5 minutos ouvindo curiosidades do lugar, seguimos para a costa eslovena.

DSC_0240.jpg.1ad774f85c58dc8c5b51dc8498d69ab7.jpg

Piran é uma cidade costeira famosa, a mais bonita da costa eslovena, região chamada Istria (que engloba também a Croácia, cuja principal cidade é Rovinj). É bem parecida com Veneza e não é por acaso, pois já fez parte do domínio do império veneziano.

DSC_0299.jpg.0bab81127f2e7ec2a00039dc59620707.jpg

Lá também tem praia, olha só

DSC_0278.jpg.854609c9b2c38b31fce3b30a93d2dcfe.jpg

O mais legal de lá é percorrer os pequenos becos, exatamente como você faria em Veneza.

DSC_0245.jpg.9093d71be0e66564e45d96bc92c352fe.jpg

DSC_0291.jpg.0e98dfb1d635f4a4a2f6b3acd9e8efc2.jpg

A cidade é muito pequena, você a percorre toda em umas 2 horas, exatamente o tempo que a gente tinha disponível. Mas é excursão, né? Nesse tempo a gente também tinha que almoçar. Rodamos, fugimos das opções mais turísticas e achamos uma vendinha, praticamente uma janela aberta em que um rapaz com cara de estudante cozinhava uns pratos. Nunca julgue um livro pela capa, o rapaz preparou um ótimo peixe com polenta.

DSC_0292.jpg.9207a7315a8e17b1ef2cac4cb073be3c.jpg

Seguimos para a última parada da viagem, o castelo Predjama, que é "esculpido" na pedra. Era só uma breve parada para fotos e não era possível entrar nele, mas para nós estava suficiente após um longo dia. Dizem também que o castelo por dentro não é nada de mais, então não nos fez falta após tantos castelos visitados.

DSC_0316.jpg.8f7b8e4ae2480050ca9e7f43f180a8ac.jpg

Chegamos a Bled só de noite e não deu tempo para mais nada além de um jantarzinho que preparamos no ap.

Postado
  • Autor
  • Membros

Davi,

Ali na Baviera há o Herrenchiemsee, uma réplica de Versalhes construída pelo Rei Ludwig, o mesmo que construiu o Neuschwanstein. Dizem que a réplica superou o original. Não chegamos a ver.

Postado
  • Membros

Valeu pela resposta Marcos...

uma pena isso sobre Skocjan, é um dos lugares que mais quero conhecer.

Estou poragamando uns 4/5 dias pra visitar a Eslovênia. um dia pro "sul" com Skocjan, Predjama, Postjona e o que mais der

1 dia pro "norte", com Bled, Bohinj, Vintgar Gorge e o que der tb

1 dia pra Tolmin e e Bovec pra conhecer o rio Soka

1 pra Liubliana

e qlq coisa mais 1 ai de sobra

você achou o país caro?

hospedagem, comida, transporte?

e qnt q eh a entrada nos lugares?

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.