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Sei que aqui não é tópico pra isso mas estou assim. Não quero cortar Cusco por indicação de amigos e o trecho no Titicaca já esta muito apertado. Infelizmente não da pra aumentar a viagem por causa do trabalho

1 dia - Chegada a noite e aclimatação

2 dia - La Paz - Downhill Coroico

3 dia - La Paz - Chacaltaya + Mercado de brujas ou sair direto para Copacabana a noite

4 dia - Copacabana - Viagem a copacabana (turisbus), almoço de truta, isla del sol

5 dia - Puno - Saída de manhã para Puno e conhecer as ilhas flutuantes (Viagem a noite para Cusco)

6 dia - Cusco - Conhecer a cidade

7 dia - Cusco - Vale Sagrado e aguas calientes

8 dia - Machu Picchu

9 dia - Cusco -Conhecer a cidade

10 dia - Retorno a La Paz e mais city tour

11 dia - Retorno ao Brasil

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Olha, eu acho que de todos o menos pior mesmo é fazer o downhill, porque voce vai descer, logo se estiver com problemas de altitude vai fazer o que é recomendado que é baixar de altitude. Tenta, pode ser que voce nao sinta nenhum efeito e de tudo certo, assim como voce pode se sentir muto mal e nao conseguir fazer nada no 1º dia. Mas isso só quando chegar lá pra saber.

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  • Membros

Concordo com a deiafranzoi,

No downhill você perde altitude rápido e mesmo que na pior das hipóteses você passe mal ou algo assim você pode descer no carro de apoio. Isso tudo dependendo de como você se sentir quando chegar lá.

 

 

PS: cuidado com esse trajeto do dia 10 do seu roteiro. Ir de Cusco até La Paz não é pouco chão não. Esse pequeno deslocamento vai dar umas boas 13, 14 horas de ônibus. Todavia, isso é assunto para outro tópico.

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  • 4 semanas depois...
  • Membros

Fomos para La Paz em um grupo de amigos e fizemos o Downhill também, recomendo muito!!!!! Estávamos em um grupo de 7 pessoas, sendo 4 homens e 3 meninas, e a minha opinião final sobre o nível de perigo do passeio (estava com muito medo pelo grupo todo, a final a idéia foi minha, rs) é o seguinte, se você tem fortes tendências irresponsáveis e consequentemente suicidas você não voltará de lá com certeza, rsrs, mas se for uma pessoa responsável vai curtir o passeio numa boa! De nós todos só uma menina tinha um pouco dessa tendência e machucou o braço, rsrs, brincadeira, foi uma queda normal de bicicleta que poderia ter acontecido em qualquer lugar.

 

Bom espero estar contribuindo com dicas que para mim eram muito valiosas na fase de organização da nosso viagem, qualquer dúvida só perguntar, grande abraço galera!

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  • Membros
Galera muito obrigado. Sempre bom contar com a ajuda dos experientes. Vou fazer isso. No final das contas se me sentir mal desço no carro de apoio. Depois volto pra contar como foi! Abraço

 

Haha eu recomendo descer de bike, na Van o medo é muuuuuito maior, rs, como o guia nos disse, Estrada da Morte é só para os carros, de bike é estrada da vida, rs

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Oi Galera! Estamos indo pra um mochilão em Julho/2015.

Após ler esse tópico vi varias opiniões sobre a descida e minha esposa está muito amedrontada. Eu estou confiante.

 

Pq acontece que ela uma vez estava andando no calçadão da praia de bike, apareceu um rapaz andando em zigue-zague na frente dela, ela freiou com tudo e virou uma linda cambalhota com a bicicleta. Desde então bicicleta é um pesadelo pra ela.

 

Gostaria que as meninas de plantão dessem uma palavrinha de confiança pra ela....

Os marmanjos tbm podem se manifestar ::otemo::

 

Vlw ae Galera.

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  • 2 semanas depois...
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Diogo,inclua o donwhill na sua trip! Vale muito a pena!

Abaixo meu relato de quando fiz esse rolé, apesar de ter quebrado a clavicula, foi foda e faria de novo hahaha

 

(Leia esse relato na íntegra em http://instintoviajante.com/desca-comigo-a-estrada-mais-perigosa-do-mundo/)

 

Aventura e emoção no downhill pela estrada mais perigosa do mundo, em La Paz, Bolívia.

 

O Chris, guia da agência que escolhi, me contou que em toda sua história a estrada já fez mais de 90 mil vítimas (época que era utilizada por carros e ônibus), sendo aproximadamente 20 mortes na prática do downhill. Currículo invejável para qualquer via que sonha em ser a mais perigosa do mundo.

 

ESCOLHENDO A AGÊNCIA

 

Fomos procurar agências para fechar o passeio e não rodamos muito para encontrar uma que consideramos um preço justo frente aos equipamentos. A agência foi a Vertigo Biking e quando estávamos assinando um termo que dizia que éramos responsáveis caso morrêssemos começamos a ver que era sério.

 

O downhill começa ainda em La Paz e desce até Coroico, onde a agência oferece um almoço em uma pousada com piscina e tudo incluso, menos bebidas. Eles nos pegam às 8hs e o retorno é por volta das 17hs. O valor foi 400 BOL (abril de 2014), o site hoje (fim de 2014) indica 500 BOL.

 

Posso dizer que a Vertigo cumpriu bem o serviço e me senti satisfeito com o auxílio e a qualidade dos guias e equipamentos.

 

As únicas dicas que dou quando for fechar a agência é escolher alguma com “cara” de profissional e bicicletas com suspenções hidráulicas. Caso contrário, pode fazer falta na descida. Normalmente as agências dão o translado de ida e volta para o passeio, equipamentos, lanches, almoço, uma camisa e um cd com as fotos e vídeos do passeio.

 

Não deixe de levar óculos escuros para proteger os olhos no caminho; tênis e chinelo para trocar no fim, pois o tênis irá molhar; e se tiver uma action cam leve-a, os vídeos ficam irados.

 

Outras agências que fazem o passeio: Prodownhill; Gravity Bolivia; Madness Bolivia; e The Radical Rides. Não as conheço, mas também são famosas.

 

O DOWNHILL

 

No asfalto

 

No dia seguinte, por volta das 8hs, a van da agência nos buscou no hostel e partimos para La Cumbre, a 4.640 metros de altitude. Pelo caminho uma bela paisagem e a ansiedade só aumentando. O céu estava limpo e fazia calor (as vantagens de ir em abril).

 

ATENÇÃO: Não leve folha de coca, no caminho existe controle de imigração e não será possível passar. Lá paga-se uma taxa de 25 BOL para manutenção da estrada. No nosso caso estava inclusa no pacote.

 

São 3.345 metros de altitude, distribuídos em 60 KM de percurso, onde descemos 3,5 KM no total. O início se dá em uma estrada bem asfaltada que faz a bicicleta ganhar mais velocidade. Nesta parte da descida a emoção não é menor, a adrenalina sobe nas dezenas de curvas que aparecem e é preciso estar atento aos carros que vêm na faixa contrária. A vista é sensacional. As montanhas são fantásticas e com as boas condições da estrada eu abaixava a cabeça para ganhar ainda mais velocidade.

 

Durante este trajeto passamos por um acidente com uma pessoa de outra agência, e também tivemos o acidente de um amigo do nosso grupo, mas ambos foram só sustos, servindo apenas para nos lembrar de ter atenção.

 

Na verdadeira Estrada da Morte

 

Chegamos a um túnel onde fizemos uma parada e os guias passaram as instruções que dali para frente deveríamos ter atenção redobrada. Contornamos o túnel por uma estradinha de terra com pedras e começamos a sentir o que nos esperava, pedalando por uma estrada acidentada de chão batido com britas e pedras.

 

Este trecho é responsável pelos km finais do downhill, na verdadeira Estrada da Morte, em uma trilha estreita de terra e pedras. Ali nos reunimos estilo filme para conversarmos que todos deviam ter cautela, pois queríamos voltar pra casa com todos vivos.

 

A estrada contorna um desfiladeiro profundo e alguns pontos possuem uns 3 metros de largura apenas. A descida é acompanhada por um guia na frente, um no meio e outro no fim do grupo. A van também nos segue carregando nossas coisas, equipamentos reservas e uma maca de imobilização para acidentes.

 

No início estávamos todos muito devagar, pela cautela, falta de conhecimento da pista e o medo da morte. Os guias faziam o caminho e íamos copiando suas manobras. A paisagem é simplesmente sensacional, o desfiladeiro tem uma mata verde sem traços de degradação humana e as montanhas mostram imponência à nossa volta. Na estrada passamos por lindas quedas d’água refrescantes e que dão emoção ao passar com a bike. Eu quase sofri um acidente enquanto admirava o entorno e uma curva apareceu de repente. Meu primo também passou pelo mesmo, quase caindo enquanto se deleitava no visual. Não vá de cabeça baixa todo tempo, mas cuidado com o deslumbre.

 

Ao longo da via, os guias realizam paradas para conferir as bicicletas, esperar todos e/ou fazer um lanche – são várias paradas. A essa altura nosso pelotão estava mais espaçado – os que estavam mais a vontade com a bike e a estrada seguiam mais próximos do guia da frente, enquanto os outros iam mais devagar. Nosso amigo que caiu no asfalto ia mais devagar ainda, pois aprendeu com o ralado.

 

Nas paradas é sempre bom checar se sua bike está OK. O caminho possui muitas pedras pontiagudas que podem danificar os pneus ou esvaziá-los e até mesmo soltar as rodas. Conheço bem de bicicleta e percebi que ambos ocorreram comigo. Em três paradas precisei ajeitar minha bicicleta com a ajuda do guia Chris. Na primeira a bike estava com o pneu extremamente vazio e dificultava minhas curvas; na segunda minha roda estava solta, mais um pouco e poderia ter tomado um tombo; e na terceira tivemos que trocar um pneu furado. No último reparo brinquei com o Chris que não chegaria inteiro lá em baixo. Seria uma presságio?

 

O excesso de confiança

 

Eu segui mais próximo do pelotão da frente e já andava bem mais rápido. O trecho final da estrada é composto por uma via mais larga, diminuindo o risco e me incentivando a aproveitar o passeio com mais adrenalina. Em vários trechos me abaixei para pegar mais velocidade e sentir o vento no rosto naquele dia ensolarado.

 

[intervalo para um parêntese]

Sempre digo que se me perguntarem o que sei fazer bem nessa vida direi, dentre pouquíssimas coisas, que sei andar de bicicleta. Andei por toda vida, minha mãe relata que aprendi a andar com 3 ou 4 anos; andei de rodinha uma única vez e na segunda meu pai tirou as duas de uma vez e tomei meu primeiro tombo; desci morros enormes na minha infância e corri de cães; fui o primeiro da minha rua a aprender andar sem as mãos, vencer corridas e passar em quebra-molas assim; e, óbvio, cai diversas vezes, ralando joelhos, braços, rosto e perdendo unhas, aprendendo a evitar as quedas.

 

E o que isso tem a ver com a história? Tem a ver que quando fazemos algo bem e nos sentimos seguros acabamos ultrapassando o limite do medo, caindo no excesso de confiança. E isso não deve acontecer, ter medo é sabedoria.

 

[De volta ao downhill]

 

A bendita curva da Estrada da Morte

 

Eu descia o trecho final em alta velocidade, chuto uns bons 30 km/h. As curvas se desenhavam rapidamente na minha frente, vindas pela direita ou esquerda, e a emoção subia. No meu consciente eu queria mesmo era acabar logo a descida e me jogar na piscina refrescante da pousada, almoçar e ficar deitado. Descia com emoção e sonhava com o descanso.

 

Em meio àquele misto de sensações veio o erro. Entrei mal e muito rápido em uma das curvas, estava muito aberto e ia em direção ao desfiladeiro à esquerda – cair lá seria realmente grave. Uma puxada brusca para o lado de dentro da curva com certeza significaria um tombo, então fui virando aos poucos, enquanto dava leves toques nos freios para o pneu não virar nas pedras (os freios são a disco e freadas repentinas te derrubam), enquanto reduzia a velocidade. A bicicleta quicava nas pedras, dificultando o controle, mas eu conseguia trazê-la. No canto interno da pista havia uma vala e como ainda estava muito rápido resolvi ir em direção à ela para usá-la a meu favor, reduzindo minha velocidade e me mantendo em pé ou com um tombo mais leve e principalmente vivo. Como imaginei, entrei na vala e minha velocidade seguia reduzindo, mas não o suficiente. Tudo acontecia em uma fração de segundos.

 

Foi então que a bicicleta travou. Na hora não entendi o que houve, mas suponho que alguma pedra maior na vala impediu minha passagem. A bike ficou presa e com o impacto fui arremessado por cima me chocando contra o chão com violência. Levantei com o braço dolorido, mas apesar da queda forte, o sangue quente não me deixou sentir muitas dores.

 

Caminhei para pegar a bike e seguir em frente. Ela estava na vala, presa de ponta-cabeça, e quando tentei levantá-la vi que era mais grave. Não sentia meu braço e não tinha forças e só então percebi minhas costas toda ralada e sangrando. Sentei no chão e esperei pelo guia e meus amigos. O Chris passou e logo correu para me socorrer, os amigos e alguns turistas chegaram e todos aguardaram enquanto ele imobilizava meu braço.

 

Cai bem próximo do final, essa foi a frustração. Confesso que rolou um excesso de confiança e velocidade, mas foi um acidente, acontece. Dali até o fim estava meio zonzo e desci na van de apoio.

 

Hoje ostento uma placa de titânio junto ao osso, e uma camisa e cicatriz que servirão para contar aos meus filhos e netos sobre minha história de como sobrevivi à estrada mais perigosa do mundo.

 

Leia o texto na íntegra em http://instintoviajante.com/desca-comigo-a-estrada-mais-perigosa-do-mundo/

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  • Silnei changed the title to Downhill em Coroico

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    • Por Cláudia Toscano
      Bolívia não é um destino muito procurado.  Países onde há bastante pobreza infelizmente assusta e perdemos o que há de melhor nesses lugares, gente humilde e simpática e natureza ainda belíssima! 
      Fomos para Bolívia para pedalar no Salar do Uyuni e fazer um down hill na Estrada da Morte.  Juntamos um grupo de 9 pessoas, traçamos os custos, fizemos contato com empresas locais para dar estrutura ao pedal (sem isso não dá pra fazer) e seguimos viagem.  Escolher passagem aérea mais barata, nem preciso dizer, mas a que faz o melhor roteiro e o menor custo e tempo é a estatal Boliviana.  Saímos de Recife-São Paulo- Santa Cruz de La Sierra-La Paz.  Ficamos 3 dias em La Paz para conhecer, turistar e também se adaptar à altitude; são 3600 metros a 4200 metros de altitude.  O tempo todo temos que tomar chá de coca para aliviar o cansaço. E funciona mesmo!
      Depois de conhecer a cidade, o Vale da Lua (belíssimo), andar de teleférico é o ponto alto de La Paz.  Para mim, foi o melhor sistema de transporte em centros urbanos caóticos e de montanha como La Paz.  Não poderiam ter melhor ideia!. Além de ser um belo passeio.
      As comidas em La Paz não são muito confiáveis.  Refiro-me à higiene. Por isso é bom escolher bons restaurantes.  Nada de lanchonetes ou comida chinesa! Pão... todo ele é feito pelos indígenas.  É lei! Padaria não vende pão de fabricação própria. Apenas vendem o que os indígenas fabricam. Embora no país, a maioria da população seja mestiça, o Governo incentiva bastante as 36 nações indígenas existentes no país, para terem algum tipo de atividade econômica rentável! Mas, apesar de não ser muito higiênico o fabrico, eu comi e gostei. Uma delícia! rsrsrsrsrs.
      Seguimos numa van de aluguel para Santa Cruz de La Sierra e de lá para o Uyuni.  É um vilarejo que vive principalmente do turismo e artesanatos.  Contratamos no Uyuni a empresa www.nomadaexperience.com, cujos serviços são excelentes! Foram dois carros 4x4 , abastecidos de suprimentos, bicicletas de trilha alugadas por eles, com equipamentos.  Chegando no ponto de partida no deserto de sal, seguimos de bike até uma ilha no meio do Salar, também deserta e cheia de cactus.  No meio do caminho fizemos uma parada para almoçar.  A empresa Nomada Experience, preparou todo nosso almoço, armou uma tenda no deserto e ali matamos a fome e o cansaço.  Na volta, com o vento contra, ficou quase impossível pedalar.  O deserto de Sal, não é plano, parece que você está pedalando sobre pedras, mas de sal!  Foi uma experiência incrível!
      Voltamos para o Hotel de Sal no Uyuni, muito confortável, mas com as camas de sal... tudo de sal.  Muito legal!  À noite, jantamos numa pizzaria e no dia seguinte, seguimos para o cemitério de trens e seguimos para a mina de prata (hoje desativada). Subir a montanha pedalando na altitude é pesado mas conseguimos bem.  Melhor a volta pra cidade, 4200 metros de só descida! Bom demais! 
      No quarto dia voltamos para La Paz e de lá contratamos outra empresa para fazer a Estrada da Morte.  Eles nos pegaram no hotel num micro ônibus, junto com outros aventureiros.  Ao chegar no ponto de partida no pico da montanha a 4700 metros de altitude, confesso que me perguntei, porque escolher morrer agora? A adrenalina vai a mil!  A empresa nos deu todo equipamento, capacete, luvas, macacão e a bike de down hill. Começa a descida, inicialmente no asfalto, no acostamento da rodovia. São 20 km de asfalto até chegar à estrada de terra e muiiiiiiiiitas pedras.  A Estrada da Morte mata, mas é linda, maravilhosa! A paisagem de montanha e floresta é belíssima.  Tem algumas paradas para fotos fantásticas, mas na descida, nem pensar em olhar alguma borboleta no caminho.  Concentre-se na estrada.  Não dá pra frear o tempo todo.  Tem que reduzir nas curvas e seguir na descida.  Valeu muito! Amei a Bolívia e seus perigos! Não dá pra voltar, porque o mundo é grande e a natureza me espera!
       








    • Por Dérik Martins
      O downhill na estrada da morte na Bolívia não pode faltar para aqueles mochileiros que amam uma aventura, como eu! Para quem ainda não conhece, é a descida de bike em uma das mais perigosas estradas do mundo, com precipícios que beiram os 900 metros de altura e trechos com apenas 3 metros de largura.
      Nós pagamos cerca de 150 bolivianos (R$70,00) mas o valor pode variar de acordo com o tipo de bike e tração. É bom reservar um tempinho para andar na rua Sagàrnaga e pechinchar entre as agências para conseguir o melhor preço.
      Este passeio dura o dia todo, mas em nosso caso, tivemos uma situação um tanto conturbada que dobrou o tempo de duração, portanto irei dividi-lo em três partes: Início, meio e experiência de quase morte. hahahhaaha. Calma que eu vou explicar.
      Início: O tour inicia-se às 7h00 e inclui transporte até o topo da estrada, na cidade de El Alto, vestimenta (jaqueta fina, calça e luvas), equipamentos de segurança, fotos, almoço e guias para conduzir o grupo.
      Quando desembarcamos lá em cima, fazia muito frio, portanto recomendo levar mais uma blusa apenas para o início da descida, pois da metade para o final faz muito calor. Dessa forma, é importante ter uma camiseta por baixo de tudo. Também é fundamental levar óculos de sol para evitar que a poeira entre nos olhos.
      A descida começa ainda em estrada asfaltada, a uma altura de mais ou menos 4.000 mil metros. A sensação de liberdade é indescritível e é ainda mais incrível olhar para os lados e perceber que está pedalando na altura dos picos das montanhas!
      Após em média 50 minutos pedalando na estrada asfaltada, começa o temido caminho na estrada de cascalhos, terra e muita poeira. O guia fez algumas recomendações importantes e demos início a largada!
      Não vou negar que no começo fiquei com bastante medo, mas depois de 10 minutinhos, peguei o jeito e me acostumei. Ahhh! Fique tranquilo, caso não tenha experiência com bikes,  é só descer com calma e não há motivos para algo dar errado. O trajeto completo dura em média 4 horas e vai dos 4.000 aos 1.110 metros em 65km de estrada.
      Meio: O percurso passa por pequenas cachoeiras e recomendo que OLHEM PARA OS LADOS, mesmo pedalando, pois a vista é inacreditável! Eu até vi um gavião voando na mesma altura que estava! É incrível! Há paradas para descanso, fotos, lanche e histórias macabras.
      Depois de completarmos a descida, há um almoço delicioso com comida bem típica e depois, começamos a volta à La Paz, já dentro da van.
      Experiência de quase morte:  Depois do almoço, retornamos à van e notei logo de cara que o guia estava bêbado e não conseguia formar uma frase, provavelmente, tinha bebido enquanto almoçava.
      Mesmo com essa situação, ninguém se manifestou de início e seguimos viagem pela estrada, que não é da morte, mas ainda sim, haviam precipícios e neblina. Um pouco antes da metade do caminho, nossa pista estava interditada em um pequeno trecho, sendo necessário desviar por um minuto na contramão, era uma manobra fácil e foi o que nosso motorista fez, o único problema era o caminhão vindo em nossa direção e o motorista da van continuou indo, mas parou bem em cima!
      Depois desse susto, todos ficaram preocupados e alguns até mais exaltados. Assim, exigimos que eles parassem a van, o que eles se recusaram de início, mas cederam quando viram um comércio na beira da estrada. Nós descemos da van e paramos uma outra van de transporte público que estava indo para La Paz e nos levou junto.
      Nós falamos com a agência e a responsável nos reembolsou o dinheiro extra gasto com a van pediu mil desculpas. Acredito que o guia e motorista eram novos e foram advertidos ou até dispensados depois das reclamações que receberam.
      Tenho certeza de que essa situação foi uma exceção e quero que entendam o relato como uma lição para prestarem mais atenção nos guias, pois não depende somente das agências. Por favor, não deixem de fazer esse tour incrível, lindo e sensacional!!!!! As fotos dizem por si só!
       




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