Ir para conteúdo

Arquivo - Passes de Trem na Europa


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

Eu fiz duas viagens pela Europa de trem e para mim valeu a pena. É mais caro mesmo, mas não é necessário se deslocar para aeroportos na periferia nem chegar com uma hora de antecedência, de modo que aviões só valem a pena para trechos mais longos. E nada como a liberdade de decidir o horário da viagem, adiar ou antecipar um dia ou uma hora, coisa que ônibus e aviões não permitem (permitem, claro, se você for trocar a passagem e, no caso de avião, pagar uma taxa, geralmente)

Link para o comentário
  • Respostas 441
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros

Pessoal,

 

Estou com uma grande dúvida. Estou querendo viajar pela Europa usando o EuroRail, porém, eu moro na Irlanda/Dublin a 5 meses (Sou estudante),porém, eu não vou pegar o InterRail pois estou indo embora dia 09 de Maio, ou seja, não vou conseguiu "ser cidadão Europeu", pois não vou completar 6 meses de residencia em Dublin, OK ?

 

É possível comprar o EuroRail ?

 

Vale a pena eu comprar um Youth Pass de 15 dias ? Não quero viajar para muitos lugares, precisamente quero passar por 6 países, que são:

 

- Grécia

- França

- Alemanha

- Itália

- Polônia

- Espanha

 

A minha duvida é: Da tempo para fazer estes 6 países em 15 dias ? Pretendo fazer a viagem no meio de Abril, pelo que vi aqui no Forum, é baixa temporada, sera que preciso fazer reserva ? Outra coisa, pretendo sair de cada pais sempre a noite, ou seja, em trem noturno, vou ter custo extra para usar estes trens ?

 

Muito Obrigado !

 

Diego

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Quanto ao passe, acho que só vendem para quem não é residente na Europa. Por outro lado, a Espanha fica a alguns milhares de quilômetros da Grécia. 15 dias para os 6 países será puxado e somente será possível se for a uma ou duas cidades em cada um deles...

Os trens noturnos são mais caros se você adquirir couchettes, com mais privacidade. Em baixa temporada se exige reserva para alguns trens, como os TGV. Você terá custos extras, mas são mais velozes e você ganhará tempo, já que pretende ir a muitos locais....

Link para o comentário
  • Membros

Muito obrigado pela informação Paulo !

 

Mas creio que quando eu fazer a minha viagem ainda não vou ser um cidadão Europeu, mas todo caso, qual a principal diferença entre o InterRail e o EuroRail ? Tem alguma diferença de qualidade ? Ou é apenas o preço ?

 

Estou querendo viajar 5 ou 6 países no máximo, e quero conhecer somente as capitais mesmo, tenho pouco tempo aqui na Irlanda, vou voltar em Maio, já conheci alguns países de avião, mas agora gostaria de fazer uma viagem curta mesmo antes de ir embora. Gostaria de fazer do dia 15 de Abril ate o dia 30 de Abril, ou seja 15 dias.

 

Eu estava achando que era apenas comprar o passe e viajar, mas não esperava ter que fazer reservas, e pelo que entrei em contato com a EuroRail, so pode fazer pelo telefone, isso é muito ruim :(

 

No caso eu queria por exemplo, sempre viajar em trem noturno, gostaria de começar saindo de Dubin para Grécia, e quando sair da Grécia queria pegar um trem noturno para outro pais, mas o que realmente me incomoda é fazer a reserva. Sera que eu consigo por exemplo, quando chegar na Grécia, já reservar um passagem a noite (na própria estação) para ir para outro pais ? Por exemplo, para a Alemanha ? Eu fiquei sabendo que é mais barato se eu reservar na própria estação. Mas o meu PRINCIPAL medo é ficar preso no pais e perder os dias restantes do cartão, entendeu ?

 

Muito obrigado pelas respostas !!

 

Um abraço

 

Diego

Link para o comentário
  • Membros

Eu estou planejando a minha viagem para a Europa em Junho e Julho e estou pesquisando muito sobre os meios de transporte. Ja escolhi hostels, meu roteiro ja ta pronto, lugares que vou visitar tambem, mas a respeito do transporte ainda nao esta certo, porem, provavelmente vou usar o onibus. Uma coisa que vejo muitas pessoas falarem eh que trem eh mais confortavel apesar de ser mais caro, mas conversei com muita gente que ja viajou pela Europa usando o EUROLINES PASS, que eh um passe que te da direito a viajar pela Europa nas 45 cidades mais famosas. O preco de um mes do passe para jovens em alta temporada eh de 359 euros, nao muda muito do preco do passe de trem, apesar de ser mais barato, mas a diferenca eh que usando o passe de trem voce tem que pagar um preco absurdo para fazer reservas. Exemplo: para ir pra Londres paga-se 60 euros soh pela reserva, na Italia paga-se 15, 20 euros, sendo que a passagem nao custa nem o dobro disso. Alem disso, o onibus tem a vantagem de fazer todo o leste europeu, ja o passe de trem nao. Os pontos negativos do passe de onibus eh que voce tem que se programar nos horarios que a Eurolines oferece, que em algumas cidades menores sao apenas 3 ou 4 horarios de viagem por semana, mas em cidades maiores como Paris, Amsterdam, Londres, tem diversas opcoes de horarios todos os dias. Os horarios de saida dos onibus tambem sao otimos, muitos deles saem de uma cidade a noite e chegam na outra ao amanhecer, o que ajuda a economizar hostel.

Link para o comentário
  • Membros de Honra

A minha experiência pessoal é favorável ao trem. Conforto, rapidez e partida e chegada em pontos centrais das cidades. Fiz duas viagens de ônibus, uma de Paris até a Espanha e dentro de Portugal de Viana do Castelo a Lisboa.

Voltei direto, a ida foi de trem parando em Porto, de Porto em diante foi engraçado pois era em trem regional com direito a uma baldeação "rápida e urgente" a diferença entre a chegada de um trem e partida do outro não chegou a 5 minutos. Mas gostei da troca de passageiros a cada estação, nas viagens regionais é um entra e sai de gente. Nas longas em cabines fechadas com mais 5 pessoas estranhas fiquei um tanto incomodado, fiz duas em cabines-leito, e com todo o tipo de gente. Mas o saldo foi positivo.

No Brasil não se viaja de trem, e ficamos sem poder comparar com os serviços oferecidos aqui. Com ônibus é diferente, temos uma malha rodoviária imensa. E quem detesta encarar uma viagem longa de ônibus no Brasil, nem pense neles por lá. Não digo do comum, mas os nossos executivo e leito são melhores que os da Eurolines.

E arrisco a dizer que nossas paradas têm mais qualidade que as de lá.

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Diego,

Pelo que entendi, um deles é para quem reside na Europa há mais de seis meses e o outro é vendido para quem vive fora da Europa. Este é o meu caso e eu adquiri o EurailPass, em duas ocasiões: França - Benelux - Suiça e Espanha - França - Itália.

Vejo que você não deve alcançar a Grécia saindo da Irlanda, em apenas uma noite. Talvez esse primeiro trecho compense ir de avião, quem sabe numa low-fare. Pode ficar mais barato e você economiza dezenas de horas.

Normalmente as reservas de primeira classe custam por volta de 13 Euros e de segunda uns 9 Euros. Há variações, claro e as couchettes para você dormir à noite são bem mais caras. Depende de você escolher arriscar e comprar na hora. Acho, posso estar enganado, que o preço é o mesmo se fizer com antecedência, ficando mais caro apenas se a agência que você utiliza cobrar a taxa de emissão do passe, etc. Eu prefiro não arriscar. Uma noite de hotel a mais pode ficar bem mais caro, se não der certo a estratégia.

Com relação a perder os dias no cartão: há tipos de passes diferentes. Dias corridos ou número x de dias dentro de determinados períodos. Eu, por exemplo, optei por 5 dias em dois meses e 7 dias em dois meses. Era mais barato que comprar duas semanas corridas. Desta forma, se você não o utilizar, não "queimará" um dos dias do passe.

Se for dessa forma, você ficará dois dias em Atenas, dois em Varsóvia (acho que Cracóvia vale mais a pena), três em Paris, três em Berlim, três em Roma e dois em Madri. O problema é que você perderá um dos dois em Atenas só em traslado, vindo de Dublin e perderá um dos três em Paris só em traslado, e assim por diante. Você já checou quanto tempo demora a viagem noturna de trem? Não é a 300km médios como no TGV. Eu fiz Nice -Roma em dez ou doze horas. Olha no mapa e veja a sequência das cidades para otimizar os roteiros....

Link para o comentário
  • Membros

Ola Paulo,

 

Muito Obrigado pela resposta !!

 

Então, como eu disse anteriormente, eu gostaria de conhecer somente alguns paises mesmo:

 

- Grécia

- França

- Alemanha

- Itália

- Polônia

- Espanha

 

A minha dúvida é: será que nestes 15 dias de passe, eu consiga viajar nestes 6 países (ou ate 5, caso não seja possivel) ?

 

Onde eu vejo o tempo que o trem noturno leva ?? Tem algum site ?

 

Você disse algo sobre translado, como assim ? Poderia me explicar melhor, por favor...

 

Mas eu tenho uma dúvida bem básica, pode parecer um pouco boba, mas é uma dúvida..rs

 

Por exemplo, vamos aos passos (processos):

 

1 - Comprei o passe EuroRail.

2 - Chegou na minha casa aqui em Dublin (Pois não sou cidadão Europeu, pois não estou a mais de 6 meses aqui)

3 - Dia 15 de Abril saio para minha viagem de 15 dias, ou seja, vou voltar dia 30 de Abril

4 - Vou para a estação de trem (que aqui em Dubln é a Connoly Station).

5 - quero pegar um trem para Paris, porém gostaria de ser um trem noturno. Ok. Primeira dúvida. Posso ir a qualquer hora para a estação ?? Ou preciso fazer uma reserva para pegar este trem ?? Se sim, em qual site que faço esta reserva ??

6 - Chego na França, por exemplo, dia 16 a tarde..no dia 17 quero pegar um trem noturno para Berlin. Agora fico na mesma dúvida de cima, ou seja, posso ir qualquer horário para a estação de Paris ? Preciso fazer reserva ?

7 - E assim sucessivamente...

 

São duvidas básicas, mas eu me sentiria bem melhor se eu conseguisse esclarece-las.

 

Obs: Tenho que montar um trajeto para otimizar o tempo gasto nas viagens. Ainda estou fazendo isso. Porém me recomendaram ir para o local mais longe, e ir voltando. Entendeu ? Não sei se isso é correto. Também agradeceria um possível exemplo de trajeto.

 

Mais uma vezes, muito obrigado pela ajuda ! :)

 

Abraços

 

Diego

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Diego, você consegue sim...

Lembro de ter consultado horários de viagem e duração pela internet, talvez no site da própria Eurail. Se você não encontrar me diga o trecho noturno que eu procuro num timetable (vale como referência, mas é do ano 2008 e não 2009, não sei se houve mudanças significativas). Lá indica quando a reserva e obrigatória...

Acho que pela internet você faz todas as reservas de uma vez. Pode deixar para em cima da hora apenas se quiser flexibilidade, pois se mudar o horário, perde os 9 a 13 euros habituais da reserva (depende da classe, etc)

Quando falei traslado quis dizer transporte. Perde-se muito temop em transporte...

Eu faria o trecho mais longo de avião, pois ganharia dezenas de horas e viria voltando de trem. Dublin-Atenas deve ser bem demorado. Acho que terá muitas conexões, certamente não há trem direto...

Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

×
×
  • Criar Novo...