Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Ilha de Páscoa

Postado
  • Membros

O objetivo deste tópico é trocar informações e reunir depoimentos e dicas sobre a Ilha de Páscoa. Se você está com alguma dúvida em relação à ilha, coloque-a aqui que sempre um mochileiro de plantão irá ajudar. Se já conhece a Ilha de Páscoa, conte para nós como foi sua experiência, seja ela negativa ou positiva, deixando dicas e demais informações para mochileiros perdidos. Para isso basta clicar no Botão Responder!

INFORMAÇÕES SOBRE A ILHA DE PÁSCOA

Os Gigantes da Ilha de Páscoa

DSC_0974.jpg.2f44e51eb337821a051803fc99f644db.jpg

Foto: Voluti

No ano de 1722, domingo de páscoa, às 18 horas. A bordo do navio de Afrikaanske Galei, os marinheiros trabalham normalmente. Há quatro meses e meio tinham levado ferros da Holanda em viagem de exploração e comércio e afora o rápido combate com um grande galeão espanhol, que tinha deixado para trás graças a sua superior velocidade, tudo havia corrido ao gosto do comandante comodoro Jacob Roggeveen. Súbito o vigia , anuncia " terra à vista" . Aproximam-se de uma ilha não assinalada no mapa. Com a pouca luz do entardecer chegam em tempo de avistar no litoral, sobre longas muralhas de pedra, enormes gigantes que parecem dispostos a evitar desembarque. Roggeveen manda ancorar longe da costa e decide esperar pelo amanhecer para tomar uma decisão. Quando o dia clareia os europeus têm sua segunda surpresa. Os gigantes permaneciam parados e com óculos de alcance foi possível avistar gente de tamanho normal que se movia entre eles. Tinha-se assustado com estátuas. Resolvem então desembarcar, após batizar a ilha em honra a data de sua descoberta. (Texto retirado do livro "Grandes Enigmas da Humanidade" Luís Carlos Lisboa e Roberto Pereira de Andrade )

Estátuas colossais, de mais ou menos 5 metros reinam em toda ilha do Pacifico desafiando a ciência. Como explicar o transporte das colossais estátuas, chamadas Moais, ninguém até hoje soube dizer. As estátuas olham para o norte e nordeste, sul, sudoeste e sudeste. A ilha toda tem 170 km2 de extensão, 3500 km da costa oeste da América do sul. Existem hieróglifos por toda parte da ilha e se fossem decifradas iriam revelar muito sobre a cultura daquela época. Fica a seguinte pergunta no ar: Quem e que ferramentas foram usadas na construção daquelas estátuas? Simplesmente esta pergunta está entre nós desde o descobrimento da Grande Pirâmide do Egito. Mas se pensarmos bem o Mundo está repleto de enigmas do qual só temos uma resposta, ou fomos auxiliados por seres inteligentes de outras galáxias, ou tivemos uma grande catástrofe da qual esquecemos tudo e recomeçamos da estaca zero... A ilhota é de formação vulcânica, tendo um relevo moderado, superfície de 118 km quadrados, com altitudes que variam de 200 à 500m. Faz parte da província de Val Paraíso no Chile, e constitui a Oceania Chilena. Sempre os mesmos traços de impossibilidade, nos canteiros do vulcão, sem terminar ficaram mais de 200 Moais, que não foram terminados nem distribuídos. Batizada como "Te pita, te henua" (umbigo do mundo ).

*Existem três tipos de estátuas gigantes:

-As primeiras estátuas estão situadas nas praias à borda do mar. Seu número é de mais ou menos 200 à 260 e algumas estão à uma distância de mais de 20 km do canteiro do vulcão onde foram modeladas. Estas estavam instalados em vários números, sobre monumentos funerários chamados "ahus"e davam as costas para o mar. Originariamente estiveram tocados por um tipo de chapéu cilíndrico chamado "Punkao", feito com uma rocha avermelhada, tirada do vulcão "Puna Pao".

-O segundo grupo é o das erigidas ao pé do "Rano Raraku". São estátuas terminadas, porém diferentes das outras, pois seus corpos estão cobertos por símbolos. As órbitas dos olhos não estão desenhadas e precisam de um chapéu ou "punkao". No entanto estas são mais enigmáticas que as anteriores.

-O terceiro grupo há anos a mais conhecida de todas elas "tukuturi", que possui a particularidade de ter pernas, foi comparada as estátuas da arte pré-incaica criando sérias dúvidas sobre a tese comum da origem dessas populações. A ilha porém foi abandonada por alguma razão... Os obreiros abandonaram suas ferramentas e oficinas. Como se suas causas desta paralisação tivessem sido provocadas por uma catástrofe de caráter natural, como maremoto, por alguma invasão ou epidemia.

Pára-Raios?

Porém alguns cientistas, no ano de 1989, caracterizaram os Moais como "PARA RAIOS", devido a constantes descargas elétricas naquela ilha. Mesmo assim à quem se atribui a inteligência de produzir "para raios" naquela época? Assim do meu ponto de vista, até acho que os moais tenham sido destruídos por raios naquela época, e seus criadores tenham feito os chapéus Punkao, para que as grandes estátuas não fossem danificadas pelo impacto dos raios... já que os chapéus não tem um formato muito criativo, sem ornamentos, digo, bem simples em vista que os monumentos têm muitos detalhes, são ricos de finos traços.

Eis abaixo o texto retirado do Jornal O Globo - Mundo/Ciencia e vida - Ribamar Fonseca:

"São Luís - As estátuas monolíticas de até dez metros de altura da ilha de Páscoa, no Oceano Pacífico, foram construídas pelos antigos nativos para funcionar como para-raios e, desse modo protegê-los das descargas elétricas freqüentes naquela região. Essa teoria, já comprovada científicamente através de pesquisas nos laboratórios da Universidade Federal do Maranhão, foi levantada pelo professor Francisco Soares, que passou seis meses na ilha estudando a função dos misteriosos Moai - nome dado às estátuas pelos nativos.

Soares, de 31 anos, que é engenheiro eletrônico especializado em computação, descobriu que os antigos habitantes da ilha de Páscoa já conheciam na prática a Lei de Gauss, que aplicavam empiricamente, através das gigantescas estátuas para proteger-se das descargas elétricas. A Lei de Gauss determina o comportamento da distribuição de cargas elétricas espaciais sobre uma superfície dielétrica. O chapéu na cabeça das estátuas, de material vulcânico poroso, absorvia os raios e impedia que elas fossem destruídas. Até então imaginava-se que os moai tinham apenas funções religiosas ou estéticas.

Dedicando-se, desde 1979, à pesquisa sobre equipamentos primitivos de computação, como o ábaco, uma tábua de cálculos criada pelos chineses, Francisco Soares chegou a civilização Inca, que possuía a mesma técnica com o quipu, feito de fios. E no rastro do quipu, Soares chegou a Rapa-nui, nome nativo da Ilha de Páscoa, descoberta em 1722, num domingo de páscoa, pelo holandês Jacob Roageveen. Ele conduziu suas pesquisas a partir de de quatro perguntas; Por que os moai foram construídos? Por que eram altos e tinham a forma alongada? Por que o chapéu? Por que só ocupavam a faixa costeira da ilha?

Até então as gigantescas estátuas haviam sido estudadas apenas por antropólogos e etnólogos, que viam nelas um sentido místico; teriam poderes mágicos ( os nativos diziam que quem tocasse na sua cabeça morria ) e ao mesmo tempo, seriam uma homenagem aos seus ancestrais. Francisco Soares, no entanto concluiu que as estátuas, dispostas somente no redor da ilha, tinham a função de para-raios, atraindo as descargas elétricas. Ficava assim protegido o centro dessa ilha, de 179 km² e a cerca de quatro mil quilômetros da costa do Chile. Ali estavam as habitações e lavouras de subsistência.

Com o auxílio do professor Antônio Oliveira, mestre em física e matéria condensada do Departamento de Física da Universidade Federal do Maranhão, Soares recriou em laboratório as condições necessárias para a simulação de descargas elétricas. Usou uma fonte de alta tensão, uma campânula para fazer vácuo, e miniaturas das estátuas, confeccionadas com o mesmo material dos Moai, dispostas numa maquete da ilha. Comprovou-se, desse modo, que as estátuas com chapéu atraiam todas as descargas elétricas, que eram absorvidas e distribuídas pelo corpo, sem danificá-las. E mais: no escuro, os chapéus, carregados de energia, ficavam iluminados, o que, segundo ele, explica os poderes mágicos atribuídos aos moai.

Soares concluiu, diante disso, que os antigos nativos da ilha dominavam o conhecimento prático da Lei de Gauss, pois a função de pára-raios só se tornou possível por causa da forma dos chapéus das estátuas e do material vulcânico poroso com que foram confeccionadas, diferentes do material do corpo. Se fosse outro material utilizado, elas seriam destruídas pela primeira descarga elétrica. O jovem cientista maranhense, que deu ao seu trabalho o título de aplicação empírica da Lei de Gauss e difusão elétrica nos moai de Rapa-Nui, volta a ilha em julho para novas pesquisas."

Maior estátua construída na ilha tem 10 metros e 90 toneladas. E ainda existe uma outra inacabada com 20 metros de altura.

• Respostas 317
  • Visualizações 123.6k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Most Popular Posts

• Alisson&Ione
    Alisson&Ione

Tavares, vou dar meus pitacos tb tá heheheh 1- Qdo fomos tb foi essas mega promo da TAM que nunca mais teve então creio que não fique tanto mais barato do que vc relatou; 2 e 3- Fizemos a ilha to

• @Aullyanna02 Sempre que vou ao Brasil compro por pontos nas promoções,com dinheiro não sei responder, porém Isla de Pascua é o único lugar de Chile que nunca fui,só ouço dizerem que o bom lá é feverei

Posted Images

Featured Replies

Postado
  • Membros

Olá Paulo

Que barbada esse preço de passagem, eu estou gastando de POA a Santiago R$773,43 e de Santiago até a ilha mais R$1.844,69 ... R$2618,12 no total :shock: !!!!

Chego lá dia 02 de Abril, na volta retorno aqui para te passar algumas informações ok!

[]'s

Postado
  • Membros

Paulo, como em todo canto, existem lugares baratos e caros para comer. Um lugar que recomendo é o restaurante Te Moana, onde se come um ótimo e bem servido ceviche por CHP 25000, mas também comi em restaurantes mais baratos por CHP 7000 o jantar. Com relaçao a mercadinhos, não notei grande diferença dos preços praticados nos principais supermercados aqui do Brasil. Levar comida de santiago na mala também é uma boa opçao.

Aproveite bem a viagem pois ela é única!

Abraços

Filipe Tenório

Postado
  • Membros

Olá, boa noite! desde já peço desculpas se farei alguma pergunta repetida. Já é madrugada e só li alguns tópicos. Enfim...estou planejando de ir à Ilha no mês de outubro desse ano, a passagem já está de 583 dólares, achei cara pra caramba por estar bem antecipado. Pretendo passar apenas 3 dias na Ilha, pois ainda farei tour pelo Chile e Argentina. A Ilha é o meu maior objetivo, então penso em garantir logo a passagem. Me aconselham comprar diretamente no site da Lan (será q há chance de uma promoção ainda ou a tendência é aumentar ainda mais o preço?) sou mineira, vale à pena comprar no site da lan trecho vindo do Brasil ou garanto Santiago-Ilha de Páscoa? vale mais à pena comprar através de agência de turismo? ainda n olhei o preço em agência. Outra coisa, pretendo viajar com mais 2 amigas, porém como vi que as coisas são bem caras não sei se elas me acompanharão nessa parte da viagem, então a dúvida é a seguinte: há algum perigo em ir sozinha? pretendo ficar em camping, alugar bike (tenho preparo físico e n sou nada fresca), porém n sei se o local é seguro pra se caminhar sozinha. Em questão de dinheiro, objetos, há lugares pra se guardar ou se devo levar tudo comigo...alguém mais indo em outubro? n queria ir sozinha, n tenho certeza se amigas vão e n posso esperar, mas a Ilha é o meu objetivo pra esse ano...desde já agradeço.

Postado
  • Membros

Olá Sam,

Quando viajei para lá comprei a passagem direto do site da lan chile, e foi aprox. esse mesmo valor, não dá pra saber se vai rolar alguma promoção ou não, então se vc não quiser arriscar é bom comprar logo. Lembrando que no meio de setembro há um ferido nacional grande e as passagens encarecem um pouco. Achei a ilha bem segura, mas evite os excessos, como sair andando á noite por fora da cidade. Nos passeios que fui vi mts turista sozinhos q se conheciam no camping ou hostel e alugavam o mesmo guia ou carro, acho isso melhor do do que sair sozinho. Porém eu mesmo tirei um dia todo para andar só pela ilha e não tive problema algum, exceto por uns vira-latas que me seguiram o caminho todo esperando por um pouco de comida. De qualquer forma, sozinha ou acompanhada, recomendo mt esta viagem e sei q vc não se arrependerá

Abraços,

Filipe Tenório

Postado
  • Membros

Olá pessoal!!

Como nossos colegas Paulo e Lucilane, comprei as passagens dessa promoção da LAN na promoção, muito barato mesmo.

Já que a ilha é um dos objetivos principais da minha vida de mochileiro, resolvi pegar 7 dias lá =). Sairei no dia 16 de junho de São Paulo e Retorno no dia 24 de junho.

Se alguém tiver interesse em dividir dispesas e passeios nessas datas estamos ae!

Fico no aguardo das informaçoes do pessoal que está indo por agora e desejo-lhes uma ótima viagem!

Abraços!

Postado
  • Membros
Olá, boa noite! desde já peço desculpas se farei alguma pergunta repetida. Já é madrugada e só li alguns tópicos. Enfim...estou planejando de ir à Ilha no mês de outubro desse ano, a passagem já está de 583 dólares, achei cara pra caramba por estar bem antecipado. Pretendo passar apenas 3 dias na Ilha, pois ainda farei tour pelo Chile e Argentina. A Ilha é o meu maior objetivo, então penso em garantir logo a passagem. Me aconselham comprar diretamente no site da Lan (será q há chance de uma promoção ainda ou a tendência é aumentar ainda mais o preço?) sou mineira, vale à pena comprar no site da lan trecho vindo do Brasil ou garanto Santiago-Ilha de Páscoa? vale mais à pena comprar através de agência de turismo? ainda n olhei o preço em agência. Outra coisa, pretendo viajar com mais 2 amigas, porém como vi que as coisas são bem caras não sei se elas me acompanharão nessa parte da viagem, então a dúvida é a seguinte: há algum perigo em ir sozinha? pretendo ficar em camping, alugar bike (tenho preparo físico e n sou nada fresca), porém n sei se o local é seguro pra se caminhar sozinha. Em questão de dinheiro, objetos, há lugares pra se guardar ou se devo levar tudo comigo...alguém mais indo em outubro? n queria ir sozinha, n tenho certeza se amigas vão e n posso esperar, mas a Ilha é o meu objetivo pra esse ano...desde já agradeço.

Olá Sam, !

Curto muito o site, gosto de ler os relatos, mas nao sou muito de escrever. como vc tem as mesmas duvidas que eu tive, vamos lá: :D

Estive na ilha em agosto do ano passado. eu e minha esposa compramos pela Lan pois estavamos em ferias em Santiago. nao me recordo o valor, nas nao está muito fora disso nao viu! mas é bom acompanhar no site da lan chile, pois perto de feriados chilenos possuem algumas promoçoes. semanas antes, ( ja haviamos comprado a passagem ) a lan fez uma promoçao de compre uma passagem e voe 2 pessoas par a ilha.!!!!entao fique atenta. ah, comprei santiago-isla pois do brasil, o preço é fora da realidade de caro... ( na época era ) !!!

Quanto a ilha, nao há perigo nao, os rapa-mui sao todos muitos receptivos e educados! a " vila " é bem sinalizada e explicativa em varios idiomas. quanto a alugar uma bike, é válido, para passeios curtos... pois a ilha relativamente pequena, mas um passeio como Ranu kau, é praticamente impossivel ir de bike. primeiro, porque sao uns bons 10kms de subida, e outra que nao há nada nas estradas a nao ser goiabeiras!!!! ( nunca vi tanta na minha vida!!! ) sugiro, que voce alugue uma motinho ou divida com alguem um carro. pois haverao outros passeios que sao mais distantes ainda,( praias, cavernas, museus.. ) pois as atraçoes da ilha sao espalhadas.. tipo, se voce sai do vulcao de ranu kau e quiser ir para a praia de anakena, terás que atravassar a metade da ilha........ de bicicleta, perderá a metade de um dia, visto que voce tem intençao de ficar 3 dias, o tempo será curto.

Eu vi 2 campings, onde tinha gente de tudo que era lugar do mundo, entao, acredito nao ter problemas, pois eles estao muito bem organizados para receber o turista. nao cheguei a usar a estrutura, pois fomos entre 2 casais, e alugamos uma boa casa lá por um preço atraente ( pesquisamos antes e reservamos antes também ( coisa de 2 semanas antes )

Ja separe 50 dolares, para entrar no parque nacional rapa nui,onde fica a fabrica de moai, ( imperdivel esse passeio ) que é uma taxa de manutençao dos parques ( sao 3 , e esses 50 dolares sao validos para entrar nos outros. nao perca o ticket!!! )

Lembre tambem de aproveitar sua cota de 23kg dde bagagem, para levar comida nao perecivel, pois a comida na ilha é relativamente cara!!! cara mesmo!!!

Evite levar um hemp, ou guarde-o bem, pois a fiscalizaçao na chegada é um labrador-farejador da PDI ( policia chilena )

no mais é isso! qualquer duvida, fique a vontade!

abraços!

• 2 semanas depois...
Postado
  • Membros

Oi luctrev, preparado para se sentir numa sessão de interrogatório?! rs Brincadeirinha, pode ir respondendo aos poucos ;)

1. Onde vc se hospedou? Recomenda ou n? Qto foi a diária? Acha q tem chance de alguma negociação desse valor no caso de sermos 4?

2. Qual foi a pior furada?

3. Pra quem chama 25C de inverno congelante, vc acha q essa pessoa deve dedicar uma boa parte da mochila pra roupas de frio ou não?

4. Vc ficou qts dias lá?

5. E aquela diquinha ultra super mega especial q só vc descobriu? ::otemo::

E pra finalizar, a peguntinha que TODOS querem fazer, mas nem todos têm a cara de pau (e a coragem pra receber um fora, se for o caso) qto vc gastou?

Tomara que eu não tenha te assustado ::hãã2::

Briagadão!!!!!!!

Postado
  • Membros

Oi Lucilane

Pergunte a vontade ::cool:::'>

1. Onde vc se hospedou? Recomenda ou n? Qto foi a diária? Acha q tem chance de alguma negociação desse valor no caso de sermos 4?

Fiquei no Kona Tau, aqui no link tem todas as informações, inclusive deve fazer a reserva antes.

http://www.hihostels.com/dba/hostels-Easter-Island---Kona-Tau-012026.pt.htm

O desconto tu pode tentar por email!

Gostei de lá, só achei o café meio "fraco"

Furada é não cuidar o troco, não quero dizer que vão te roubar, mas por exemplo, a conta já com a comissão do garçom deu 4.000,00 pesos, se tu der uma nota de 5.000,00 alguns demoram para te trazer o troco, acho que na esperança que tu canse e deixe para lá.

3. Pra quem chama 25C de inverno congelante, vc acha q essa pessoa deve dedicar uma boa parte da mochila pra roupas de frio ou não?

Eu gosto de frio, 10C para mim é perfeito, mas para você que acha 25C frio, deve levar agasalho e capa de chuva, porque choveu todos os dias que estive lá. Chuvinha de 5min, mas que vem sem avisar...

4. Vc ficou qts dias lá?

Fiquei 4 dias

5. E aquela diquinha ultra super mega especial q só vc descobriu?

A dica é, que dependendo do tempo que vocês vão ficar na ilha, devem chegar lá e alugar um carro ou moto para conseguir fazer tudo.

Eu vi pouca coisa, porque sou do tipo que olha até embaixo das pedras, ficava 1h ou 2h em cada lugar que parava.

Para a praia de Anakena é bom ir cedinho que não tem ninguém...

O sol não queima como aqui (no RS pelo menos), mas um filtro solar é importante.

Os mapas são uma porcaria, acho que o da MakeMake (acho que é esse o nome, fica na avenida principal) que aluga bicicletas é um pouco melhor.

Levar, óculos de sol e chapéu porque venta de mais, e é cabelo e areia para todo lado.

E pra finalizar, a peguntinha que TODOS querem fazer, mas nem todos têm a cara de pau (e a coragem pra receber um fora, se for o caso) qto vc gastou?

Eu gastei fora as passagens, +/- R$4.000,00 entre Santiago e a Ilha de Pascoa... mas não fiquei poupando. Se te controlar tu gasta bem menos.

CHP 4.000,00 um sanduba (gigante) de carne ou atum no quiosque ao lado do campo de futebol

CHP 900,00 uma coca lata ou garrafinha dágua

CHP 1.200,00 uma cerveja lata

CHP 40.000,00 aluguel 24h do carro (devolução com tanque cheio, R$1,70 o litro) na Insular, tem a outra é mais barata do outro lado da rua

CHP 1.000,00 em média os empanados de uma forma geral

CHP 30.000,00 para entrar na fabrica de Moai, mas acho que se chegar lá depois das 18h não precisa pagar, e não pendem o ticket nos outros lugares que fui!

Continue perguntando que eu respondo...

Postado
  • Membros
Oi luctrev, preparado para se sentir numa sessão de interrogatório?! rs Brincadeirinha, pode ir respondendo aos poucos ;)

4. Vc ficou qts dias lá?

5. E aquela diquinha ultra super mega especial q só vc descobriu? ::otemo::

Tomara que eu não tenha te assustado ::hãã2::

Briagadão!!!!!!!

A ilha é algo mágico! Uma das melhores viagens que fiz. É cara, mas dá pra economizar bastante.

Cheguei sem reserva, e consegui um quarto numa casa de nativo por menos de R$40 por dia.

A minha dica é alugar um carro (ou uma moto, no meu caso), se tiver carteira e conhecer todos os pontos da ilha. Tudo é bem longe. E a furada será total se contratar as agências: caras e nada-exclusivo e com os lugares sempre cheios. Com veículo, poderá por exemplo, ver no nascer do sol em Ahu Tongariki, ir a Ranu Kau qdo quiser, curtir Rano Raraku sem ter nenhum turistão avacalhando suas magníficas fotos e conhecer Ovahe que é mais linda que Anakena (na minha opinião). Agora, se 25oC é inverno congelante, a água do mar será uma experiência no Pólo Sul em julho com biquíni. hehehe. Paguei no aluguel da moto R$130 para 3 dias. Mas espere um preço mais alto.

Gastei R$1392 com aéreo, a partir de Santiago, em 5dias.

Postado
  • Membros

Oi Jaumz,

quando você esteve na Ilha?

sobre essa opção de ficar na casa de nativo, você pode passar mais detalhes sobre as acomodações e o que estava incluído?

e sobre as agências, você chegou a fazer algum passeio com agência? Se sim, pode nos dizer qual a agência, o passeio e qto foi?

Brigadinha, Lu

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.