Ir para conteúdo

Posts Recomendados

  • Membros

olá,

Eu fui umas 2x lá. Reserve uns 15 dias para a região. Come por lençóis. Faça a caverna das torrinhas, a lapinha e a cachoeira do sossego. um dia para cada. curta a cidade à tarde e a noite, vale a pena. Depois, Fuja das agências e faça a travessia lençóis-andaraí (7 dias). É puxada, mas é sensacional!!! Fiz 2x. A partir de Andaraí, visite o poço encantado, o azul. Depois, vá para igatu. A cidade é muito legal e vc pode explorar um pouco mais do sul da região.

 

Aonde saber mais: http://www1.folha.uol.com.br/folha/turismo/americadosul/brasil-chapada_diamantina.shtml

 

- Melhor posusada: alcino

- Melhor café da manhã: alcino e dona joaninha (coma um dia em cada)

- Melhor guia: joão ribeiro (www.guiajoao.hpg.com.br )

 

 

Outra coisa: tem muitos guias por lá. é fácil entrar numa roubada. Por isso eu recomendo o joão . ele é boa companhia e muito profissional. de longe é o melhor da região. Além disso, ele vem 2x por ano para SP e guia a galera pela serra dos órgãos e serra fina.

 

Um aviso: depois que vc for a chapada, vai ficar mais exigente. Putz! vc começa a escolher melhor os passeios. Eu tive que ir para a Patagônia para poder ficar satisfeito.

 

Divirta-se

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

olá,

Eu fiz com o gui que eu citei acima. as 2x. digo para vc que o trecho lençóis-fumaça-capão é bem complicado. fácil de se perder. o trecho capão-pati-andaraí é mais fácil. dá até para ir só. considere que não há mapas ou placas.

 

eu tinha um pouco de preconceito com guias. achava desnecessário. mas qdo conheci o joão muita coisa mudou. o cara é profissa. vc aprende muita manha de caminhada com ele. além disso, ele conhece cada cm2 do lugar. sem ele nós teríamos deixado de ver muita coisa interessante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Fiz Vale do Pati com Joao tb(pensei que fosse Batista sobrenome dele) para Vale do Pati. Recomendo. Pontual. Disposicao total. E recomendou lugares bom e barato para ficar e comer.

 

Não deixe de conhecer Marimbus no Andarai. Nascente e piscina transparente como uma cidade aquatica para mergulho, praia, pesca artesanal. Tem até uma carverna subaquatica. Joao conhece o Guia Local, acho que nome dele é Nio, Um pescador artesanal de tucunare.

 

Ah Joao tá vindo em 02 novembro para ca e vai ficar ate 03 de dezembro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Membros

Olá Vareja.Pretendemos contratar os passeios e as pousadas através da agência local chamada Pede Trilha. Já entrei em contato com eles. Descobri que através da agência a pousada sai até mais barata (ou pelo menos saía para os dias de ano novo). Pretendemos ficar na pousada Bons Lençóis. Olhando na internet parece um bom custo-beneficio. É isso.

Vou tentar resumir o que eles me passaram por fax. São seis (6) dias de passeio por R$445,00 (quatrocentos e quarenta e cinco reais) por pessoa, o que inclui guia, translado compartilhado para os passeios, lanche de trilha ou refeição (cfr. descritivo) e translado rodoviária/hotel/rodoviária.

1º dia - Caminhada até o Serrano, salão de areias coloridas, cachoeirinha e cachoeira da primavera. Volta por dentro do Vale do Rio Lençõis (4km). Ribeirão do Meio e Ribeirão de Baixo com caminhada (4 km). Dia inteiro.Com direito a jantar no Neco's Bar.

2º dia - Cachoeira da Fumaça. Dia inteiro. Lanche de trilha. Na volta passa no Riachinho para banho.

3º dia - Roteiro das Grutas. Lapa Doce, Gruta Azul, Gruta da Lapinha. Almoço. Na volta, Morro do Pai Inácio. Passeio para o dia inteiro.

4º dia - Marimbus (mini Pantanal) até o Rio Roncador. Lanche de trilha.

5º dia - Cachoeira do Sossego. 7km por caminho difícil. Lanche de trilha.

6º dia - Poço Encantado e Igatu (ruínas e galeria de arte). Com almoço.

Os passeios sempre voltariam para Lençóis no fim do dia.

A pousada Bom Lençóis iria ficar por R$70,00/dia. Direto com a pousada ficaria R$80,00/dia. Isso em se tratando dos dias de Ano Novo. Quanto à data em que efetivamente irei ficaria em R$60,00 direto com a pousada. Ainda não vi com a agência. Vou viajar e volto só segunda, quando mandarei um faz pedindo novo orçamento já para fechar os passeios e pousada.

É isso. Vou estar de volta só segunda (07/12). Até lá.

Se quiser saber algo mais não hesite em perguntar. Um abraço e obrigado novamente.

Jorge (Coragem57)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Estou com uma dúvida, pretendo ir pra Lençóis, partindo do Rio de Janeiro e indo até Vitória da Conquista, gostaria de saber se existe Baldeação pra Lençóis, partindo de lá ou eu tenho que ir até SAlvador pra pegar um ônibus?? E existindo, qual o nome da viação , frequencia e horarios para lá.Caso tenha que ir até Salvador, quais são as empresas e os horarios???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Do Rio de Janeiro para a Chapada, pra mim, a melhor opção é ir via Salvador mesmo. As estradas são melhores e você terá mais opções de horários de ônibus.

Não sei se vale a pena ir por Vitória da Conquista pois de lá não tem ônibus para Lençóis, você terá de ir até Feira de Santana e pegar o busão que vem de Salvador. Por Brasília também não é o ideal. Você não tem ônibus direto de Brasília para Lançóis, terá de parar em Seabra.

 

Já foi dito numa outra mensagem ... a Empresa Real Expresso faz o trecho Salvador-Lençóis em 6 horas comp artidas pela manhã (7hs) e à noite (23); durante o verão também tem saídas no meio do dia. http://www.realexpresso.com.br/

 

Fazer a trilha Lençóis-Fumaça sem guia é possível sim se você tem esses conhecimentos todos (GPS,topografia,outros) mas não é a melhor idéia pois o caminho é cheio de bifurcações em muitas partes; não há nenhuma indicação no caminho, além do chão pisado. Algumas atrações da trilha saem um pouco da trilha mais batida, você pode perdê-las se não souber que ali tem uma cachoeira escondida por exemplo. Também existem alguns lugares próprios para pernoitar, alguns melhores que outros, só um guia que conhece a região vai te mostrar isso. Vale a pena fazer a trilha com um guia. Os caras em geral são bem prestativos e atenciosos com os turistas e você acaba fazendo amizade com gente da terra.

 

Eu nunca fiz trilha com o guia João mas conheço ele de Lençóis e pelo que vi de alguns sites e daqui mesmo o cara me pareceu mesmo fera. Eu geralmente faço as trilhas com o Zé Alves com quem tenho amizade a algum tempo. O Zé é um cara bem simples e conhece muito bem a região. Ele não gosta de fazer trilhas com muita gente, sempre fecha com grupos reduzidos, de 2, 3 pessoas ... até 5 no máximo. Isso pra mim é o ideal; grupos grandes atrasam o passo; além de que também acaba tendo alguns "malas" na turma. Alguns caras de Lençóis chegam a fechar com grupos de 10, 12 pessoas, pra mim é roubada.

 

Um breve relato da trilha:

http://www.geocities.com/eversilva/bahia/chapada/trilha_lencois_fumaca.html

 

Algumas fotos da Chapada Diamantina:

http://eversilva.multiply.com/photos/album/27

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Pessoal,

 

vou para a Chapada em janeiro, e tenho umas dúvidas:

 

. para as caminhadas de mais de um dia (como a da Fumaça), é necessário levar saco de dormir? As agências (ou melhor ainda, os guias independentes) têm sacos para alugar?

. Alguém tem contato do pessoal da cidade que aluga jipes para ir aos passeios (sem ser pelas agências)?

. Alguém recomenda guias locais? (Já vi recomendarem o Zé Alves e o João.)

 

Agradeço antecipadamente quem puder ajudar.

 

Como já fui à Chapada uma vez (2001), vou aproveitar e deixar também as minhas parcas dicas. Fiquei na pousada Lavramor (http://www2.uol.com.br/mochilabrasil/lavramor.shtml), que na época estava reabrindo, e foi muito boa. Destaque para o café (com itens da região, como mandioca cozida e beiju) e a vista da cidade. Não é no centrinho (5 minutos a pé), o que pode ser bom ou ruim. Mais confortável que um albergue, mas sem luxo; bom custo-benefício.

 

A comida do bar Neco's era maravilhosa. Imperdível. E o atendimento foi excelente, fizeram até adaptações para os vegetarianos que estavam no grupo. Só atende com reserva.

 

Quanto aos passeios, é bom usar o primeiro dia para conhecer a cidade, visitar a associação de guias etc. Aí você percebe que alguns dos passeios oferecidos pelas agências são uma enganação, pois embora não sejam baratos, são colados na cidade, dá pra ir a pé numa boa -- no máximo dando uma graninha prum garoto que estiver por ali e se oferecer para te levar. O Serrano é um passeio desse tipo.

 

Para os passeios de um dia que podiam ser feitos a pé, contratamos um guia local, excelente -- mas infelizmente esqueci o seu nome. Talvez seja Josenildo. Acho que vale a pena contratar esses guias locais. O cara era descendente de escravos, tinha trabalhado na lavra de diamantes -- tinha história pra contar. E além do que, esses caras precisam mais da grana do que as agências. Recomendo a visita à gruta do Lapão, que dá para chegar a pé (numa caminhada puxada e bonita); leve lanterna, ou converse com o guia (o nosso guia tinha umas lanternas improvisadas com vela guardadas no meio do caminho, funcionaram uma beleza); lave as mãos ao sair da caverna, do contrário você pode pegar uma verminose transmitida pelo cocô dos morcegos.

 

Como acho que já foi mencionado aqui, em época de chuva, cuidado com as trombas d'água: converse com os guias e NEM PENSE em acampar junto aos rios.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Em Lençóis você pode alugar equipamentos para as trilhas de mais um dia ... barraca, colchonete, saco de dormir, etc. O lugar que aluga isso fica na Praça das Nagôs, o largo que fica em frente ao Mercado.

 

Aluguel de carro lá em Lençóis é muito caro, muito mais caro que fazer um pacote com uma agência.

 

Você pode escapar das agências e contratar um guia com carro como o Renato (Renatur Táxi & Tur

rua São Benedito - antiga rua dos Negros, em frente rio Lava-pés), s/n. Tel.: (75) 9963-1269). Ele pode fazer roteiros "personalizados", ou seja, segundo o que os clientes querem e não seguindo o roteiro pré-estabelecido e impossível de alterar como o das agências.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Sem contar que se você levar seu próprio material de camping, os preços podem ser negociados facilmente, pra ter uma idéia, o guia que levou meu grupo até a Fumaça por baixo, cobrava R$50 a diária por pessoa, conseguimos fazer por R$150 os 3 dias de trekking ,com 5 pessoas no grupo, ou seja, baixamos para R$10 a diária por pessoa, vale a pena negociar....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...