Ir para conteúdo

1 SEMANA EM GALÁPAGOS 25/10 a 01/11/2014 – RELATO COMPLETO


Posts Recomendados

  • Membros

Olá Mochileiros!! Vou registrar aqui minha visita ao Arquipélago de Galápagos. Sem sombra de dúvidas foi a viagem que MAIS aproveitei o tempo, eu acordava quando o sol nascia e só voltava quando o sol ia embora. Foi a primeira viagem que fiz sozinho, uma experiência INCRÍVEL em um lugar INCRÍVEL!!! Tudo na base do improviso: comprei somente as passagens de ida e retorno, não fiz nenhuma reserva. Fui apenas tendo ideia de algumas coisas que queria fazer, com o capítulo do Lonely Planet sobre Galápagos e tendo lido o relato do allanavila ( galapagos-por-conta-propria-dicas-fotos-t88575.html ). No começo fiquei um pouco desesperado porque achei que não ia dar tempo de fazer metade das coisas que eu queria, mas calhou que coube tudo com tranquilidade :D

 

Pessoal, é muito fácil, tranquilo e, acredite se quiserem, BARATO conhecer Galápagos (Exceto pela passagem (cara), que paguei R$2100 incluindo impostos e taxas, gastei 800USD durante a viagem inteira, isso porque gastei 120USD com uma SUPER extravagância que vou contar adiante, daria para viver sem ela).. É um lugar bastante seguro, tudo é de fácil acesso, o povo é simpático e estão sempre dispostos a ajudar.

Vou colocar o máximo possível o preço das coisas.

 

Do arquipélago, são 3 as principais ilhas: Santa Cruz, San Cristobal e Isabela. A moeda usada lá é o Dolar Americano e o idioma é o Espanhol.

 

Uma dica para quem vai do Brasil: mantenha seu corpo para o fuso horário do Brasil, assim você acorda lá às 6 da manhã como se estivesse acordando às 10!!!! Da mesma forma você acaba indo dormir cedo, já que não tem muita coisa para fazer de noite. :wink:

 

Vamos lá:

 

25/10 – Mochileiros, este foi o dia que peguei meu voo para Galápagos saindo de São Paulo com conexão em Lima e Guayaquil.

Em Guayaquil, antes de embarcar para Galápagos, é necessário passar em um guichê especial, onde você deve pagar uma taxa de 10USD, vão te dar algumas fichas para preencher e vão examinar sua bagagem (entrar com produtos orgânicos é PROIBIDÍSSIMO). Certinho, fiz tudo isso e embarquei para Galápagos! Foram umas 2 horas de voo até começarmos a chegar perto da Isla Baltra, que vista INCRÍVEL!!! Para quem jogou pokemon Red/Blue, parece a Seafoam Island rsrsrsrs.

 

O aeroporto foi construído pelos americanos na época da guerra, por isso ele tem um arzão bem militar. Novamente temos que passar por um guichê, pagar mais uma taxa (LEVEM DINHEIRO EM CASH) (50USD para países do mercosul... Para quem é estrangeiro sai 100USD e para os equatorianos sai 5USD), eles carimbam o passaporte com o logo do Parque Nacional de Galápagos e dai você pode entrar para pegar sua bagagem (mas antes são examinadas por um cão farejador hehe)

 

15854455596_d4a8095ebe_o.jpgIMG_6541 by fmatsusaki, on Flickr

 

Do aeroporto saem ônibus das próprias companhias aéreas que nos levaram de graça até um ponto onde pegamos a balsa (1USD) da Isla Baltra para Isla Santa Cruz (menos de10 minutos). Nestes trechos já me dava o sentimento de que eu estava num lugar extraterrestre, COMPLETAMENTE diferente de tudo!!!!

 

15692958870_0ce6ce8878_o.jpgIMG_6546 by fmatsusaki, on Flickr

 

Nesta época que eu fui, de calor, os palos santos (árvore muito abundante na ilha) perdem as folhas, então o que você vê é uma floresta branca, sem folhas, parecendo um espinhal, por todos os lados!! Outra característica marcante são os cactos com tronco, lá é o único lugar do mundo onde os cactos nascem como árvores (sério, dá muita vontade de levar para casa!!).

 

15880173985_4a5671acb8_o.jpgIMG_7166 by fmatsusaki, on Flickr

 

Saindo da balsa e pisando na Isla Santa Cruz, é necessário cruzar a Ilha inteira para chegar em Puerto Ayora (de longe a maior cidade do arquipélago). Haviam várias opções: vans, taxis etc. Peguei um ônibus por 1USD e depois de 1 hora cheguei na cidade (por volta de 17h).

Eu estava com o guia do lonely planet, que foi bastante útil, dei uma olhada nele para encontrar um hostal por perto e acabei ficando no Hotel Lírio del Mar por 17USD a diária (sem café da manhã. Aliás, nenhum dos hostals que fiquei serviam café da manhã). O atendimento e o quarto eram bons, mas a água do chuveiro era fria... por isso, recomendo que procurem outros hostals, existem MUITAS opções com o mesmo preço que oferecem um pouco mais.

Neste dia só me restou ir dar uma olhada na cidade, jantar e dormir.

 

26/10 – Acordei às 6:00 com um tempo muito bom!!! Comi alguma coisinha no restaurante da frente e #partiu vida!!!

 

15692956050_d6b78dbd9a_o.jpgIMG_6562 by fmatsusaki, on Flickr

 

A primeira coisa que fui fazer foi conhecer o Charles Darwin Research Station. É muito fácil chegar, basta seguir a avenida principal até o fim. No caminho vi uma entradinha no meio de um monte de árvores para um pequeno cais e entrei para ver. Havia um pelicano ENOOOOOORME no chão e foi o meu primeiro susto!!!! Eu não sabia se ele atacava ou não, mas por via das dúvidas não quis chegar muito perto, estava voltando de fininho quando vi DEZENAS de pelicanos gigantes pousados nas árvores que eu tinha ACABADO de passar!! KKKKKKKKK

 

15694239289_e252f5c206_o.jpgIMG_6574 by fmatsusaki, on Flickr

 

Pessoal, uma coisa MUITO interessánte de lá é que os animais simplesmente não se importam com os humanos!! Eles não atacam e não ligam se você chega perto (exceto pelas Galápagos, que se enfiam no casco). O mesmo valia para os pelicanos, eu tinha tomado o susto inicial mas eles nem ligam para o que você faz ou deixa de fazer (AAAAH se a humanidade também fosse assim rsrsrs).

Beleza, continuei meu caminho e cheguei no CDRS (para entrar é de graça), existe lá uma trilha que você faz de onde pode ver as tartarugas gigantes (mas só à distância, tipo zoológico) e umas iguanas amarelas. O bom é que só tinha eu, e foi todo aquele OOOHH, OOOHH!!

 

15692712210_a1f87106b7_o.jpgIMG_6610 by fmatsusaki, on Flickr

 

Depois de lá fui conhecer a Tortuga Bay. Também é muito fácil de chegar: basta seguir a avenida até a outra extremidade da cidade, virar aqui, virar ali e tem a entrada da trilha para a praia. Mochileiros, que trilha IMPRESSIONANTE!! Era uma floresta de palo santos, ou seja, você passa por uma floresta branca e espinhenta, onde também há várias árvores de cactos. Leva mais ou menos uns 30 minutos caminhando.

 

15694491417_c4a999c1dd_o.jpgIMG_6666 by fmatsusaki, on Flickr

 

Cheguei então na Tortuga Bay: uma praia branca com mar prateado, vasta e vazia, parecia cenário de filme!

 

15692945350_626bf2ea41_o.jpgIMG_6672 by fmatsusaki, on Flickr

 

Esta praiona não é boa para banho porque as correntezas são muito fortes. Indo para a direita até o fim da praia existe uma outra praia que sim é própria para banho. Fui caminhando até lá e tive o meu segundo OOOHHH!!! Chegando quase no fim da praiona me deparei com MUITAS iguanas ENOOOORMES a paisana na praia!!!! Mochileiros, e acho que essa é a melhor parte de conhecer Galápagos, você se sente fazendo parte do lugar!!! Não é aquela coisa de “ah, estou vendo os animais à distância”, eles simplesmente estão ali, NA SUA FRENTE, eles cruzando nossos caminhos e nós cruzando o deles!!!

 

15693998569_8d7124783d_o.jpgIMG_6777 by fmatsusaki, on Flickr

 

De uma praia para outra toma-se um caminho aberto onde haviam MUITAS muitas mais iguanas preguiçosas, sóó tomando sol rsrsrs

 

Chegando na outra praia, onde eu ouvira dizer que haviam tubarões, raias, tartarugas etc, tive uma bad news: a maré estava baixa, e por isso não teria, neste momento, nenhum daqueles animais ali T,T. De qualquer forma fiquei lá na praia por um tempo, que tinha uma paisagem muito bonita!!

 

15879601822_62b176e830_o.jpgIMG_6691 by fmatsusaki, on Flickr

 

Ali perto tinha um lugar com água cristalina onde os peixinhos te atacam quando você se aproxima rsrs .

 

15879598632_e35db33b15_o.jpgIMG_6713 by fmatsusaki, on Flickr

 

Abri um pacote de bolacha para comer e veio uma horda daquele passarinho, o Darwin Finch, filar boia!! Os mais ousados subiam no meu pé e ficavam batendo as asas na minha perna para chamar a atenção heheh.

 

15879593192_9ec7ff88d3_o.jpgIMG_6737 by fmatsusaki, on Flickr

 

Depois de curtir a praia voltei para a cidade, era por volta de umas 14h e fui conhecer Las Grietas e a Playa de los Alemanes. Novamente para chegar é muito fácil: vá até o porto e tome um taxi aquático por 50 ou 60 centavos de dólar. Você toma 2 ou 3 minutos de barco até chegar no início de uma trilha. No caminho você passa pela playa de los alemanes (deixei para passar na volta), vai seguindo as plaquinhas e ATENÇÃO, tem uma hora que você pode virar para a direita e para a esquerda, e não tem placa. Isso porque você não deve ir nem para um lado nem para o outro, mas seguir adiante por uma porta de madeira que fica semiaberta e atrás dela sim tem uma placa indicando que é por ali o caminho rsrsrsrsrs. Beleza, dai você segue por uma trilha

 

15692931150_a4a27cff31_o.jpgIMG_6786 by fmatsusaki, on Flickr

 

 

até chegar em Las Grietas. Galera, é IMPRESSIONANTE o azul daquela água!!!! É um Azul escuro bem transparente, lugar LINDO!!! Não deixem de levar um snorkel para mergulhar nas profundezas das grietas (tem uns 30 metros de profundiade, é lindo ver os paredões debaixo dágua). Por sorte estava vazio, só tinha eu mais uns 3 caras. Nadei bastante e começou a chegar mais uma tchurma. Troquei uma ideia com uma galapagueña que me disse a coisa mais marcante da viagem. Eu disse “quiero volver a Galapagos” e ela respondeu: “TODOS quieren volver a Galápagos”. Fala sério, essa mulher deveria ganhar um prêmio!!!!

 

15878247481_d8bbda362c_o.jpgIMG_6830 by fmatsusaki, on Flickr

 

15854204616_59763f2729_o.jpgIMG_6813 by fmatsusaki, on Flickr

 

Depois de curtir lá, tomei o caminho de volta e dei uma parada na Playa de los Alemanes.

 

Chegando na cidade no fim da tarde, tomei um banho, comprei uma passagem de barco para San Cristobal (30USD) no dia seguinte, fiquei no porto pintando mandalas, jantei e fiz uma coisa MUUUITO da hora!!! Tinha um carro centopéia parado na praça, paguei 1USD e o motorista levava a tchurma toda para dar uma volta de 15 minutos por Puerto Ayora HAHA comédia!!

 

15694464637_f41a80eb9b_o.jpgIMG_6876 by fmatsusaki, on Flickr

 

27/10 – Pessoal, neste dia acordei para pegar o barco para San Cristobal. Eu havia lido no relato do allanavila, aqui no forum mochileiros, que a viagem era barra pesada, mas não imaginei que fosse tanto =S São 2 horas e meia de pancadaria, o barco vai em alta velocidade e, como são muitas ondas altas, você fica literalmente voando e levando tranco, 2 horas e meia voando e caindo, voando e caindo... Que mal danado faz pra coluna!

 

Chegando lá, por volta das 9:30, eu não fazia a mínima ideia de onde ficaria, mas havia lá um senhor que me perguntou se eu estava buscando hospedagem. Ele me ofereceu uma por 15USD e, sinceramente, foi a MELHOR estadia da viagem inteira!!! Se chama “Posada Turística Terito” e SUPER recomendo: quarto impecávelmente limpo e arrumado, banheiro privado limpíssimo com um chuveiro delicioso!! O seu Homero e a esposa dele são pessoas MUITO amáveis, eles adoram conversar e se interessam muito pelas histórias dos estrangeiros!! A esposa do Homero tem uma coleção de regalitos que os visitantes dão para ela, chaveiros e outras pequenas coisas que as pessoas dão de seus respectivos países, e é uma felicidade ENOOOOOORME para ela mostrar as coisas, contar sobre as pessoas que deram aqueles presentes. Todos os dias que eu chegava eles queriam saber todos os detalhes de como havia sido o dia, queriam ver fotos e torciam pelo sucesso da viagem. =D

 

Pois bem, passada a propaganda, eles me recomendaram ir conhecer Las Tijeretas, uma trilha nos morros logo depois do Centro de Interpretação (para entrar é de graça) (achei o mais bonito e completo de todos, conta toda a história de Galápagos).

 

15886025851_55670b8e1c_o.jpgIMG_6899 by fmatsusaki, on Flickr

 

Não deixem de levar o snorkeling, por ali tem um ponto muito bom com água bem transparente!

 

15268244923_0cb88152fe_o.jpgIMG_6908 by fmatsusaki, on Flickr

 

Em seguida, a trilha leva a vários mirantes lindos e depois até a Playa Punta Carola, INFESTAAAADA de lobos marinhos!!!

Eles ficam dormindo e, quando você se aproxima, eles levantam a cabeça, olham para a sua cara e voltam a dormir rsrsrsrs. Tinha um filhote que tentava a todo custo atazanar uma iguana.

 

15880215135_7a295275e0_o.jpgIMG_6991 by fmatsusaki, on Flickr

 

Voltando para a cidade eu queria ainda conhecer a loberia neste dia. Parei um taxi que me cobrou não sei se 3 ou 6USD para me levar até lá. No caminho ele foi puxando assunto, perguntou o que eu ia fazer naquele dia e se ofereceu para me levar para me levar para conhecer a parte alta da ilha por 60USD... Chorei e consegui por 50USD. Combinei que ele me deixaria na loberia e que dentro de uma hora ele estaria de volta para me buscar. Para chegar na loberia é uma trilha super curta na areia. Novamente MUITOS lobos marinhos na praia causando demais!!Me haviam dito que ali haviam tartarugas marinhas. Gente, não tem tartarugas marinhas, lá CHOVE tartarugas marinhas!!! Tantas que quando você está no mar você tropeça nelas, e elas são ENOOOOOORMES! Leve seu snorkel para ver esses animais fantásticos!!!

 

15854202286_0aed14eed4_o.jpgIMG_7041 by fmatsusaki, on Flickr

 

15260558073_20b4e65e78_o.jpgIMG_7051 by fmatsusaki, on Flickr

 

Passada uma hora me encontrei com o taxista no local marcado. O primeiro ponto de parada é a Laguna el Junco, a única fonte de água potável de todo o arquipélago!! É a boca de um vulcão onde se acumulou água e formou um lago, você sobe as escadas e chegando lá em cima você ve aquele espelho d'água perfeitamente redondo, os pássaros pescando e aquele vento delicioso!!! Existe uma trilha pela qual você faz toda a circunferência do lago, vale muito a pena, pois de alguns pontos você tem a visão tá ilha inteira, belíssimo!!

 

15854398586_7d8deff672_o.jpgIMG_7094 by fmatsusaki, on Flickr

 

15879555732_2c52410d1f_o.jpgIMG_7104 by fmatsusaki, on Flickr

 

O próximo ponto é a Galapaguera de Cerro Colorado, onde eles criam as tartarugas gigantes para repovoarem a ilha. É bem legal, você entra e tem uma trilha pela qual você vai passando e vendo as tartarugas gigantes, no final da trilha é o centro de criação das tartarugas recém-nascidas, uma belezinha =)

 

15692896240_1587147952_o.jpgIMG_7115 by fmatsusaki, on Flickr

 

O último ponto de parada é o Puerto Chino, uma praia pela qual você faz uma trilha de 15 minutos para chegar. É uma praia bem pequena e bonita, também com muitos lobos marinhos descansando.

 

15854373606_044e3e04a6_o.jpgIMG_7131 by fmatsusaki, on Flickr

 

15692687488_384ae97be0_o.jpgIMG_7119 by fmatsusaki, on Flickr

 

Desta praia tem uma trilha BEEM escondida na qual você sobe e tem alguns piqueros de patas azules no topo das pedras!! É impressionante o azul da pata deles.

 

15260527373_833b907ea4_o.jpgIMG_7136 by fmatsusaki, on Flickr

 

Voltando para a cidade, fiquei pensando o que fazer no dia seguinte. O Seu Homero e a esposa dele me falaram de uma alemã que havia se hospedado ali que tinha feito snorkeling no León Dormido (uma pedra gigante no meio do oceano) e que havia visto uma horda de tubarões martelos!! Fiquei doido para fazer, eles me recomendaram onde e fui lá fechar negócio. Era 80USD mas negociei e ficou por 70USD.

 

Pessoal, neste momento eu tinha uma preocupação: para chegar em Isabela eu teria que tomar 2 barcos (não existe barco direto de S. Cristobal para Isabela), seriam mais 2 viagens para arrebentar minha coluna e perderia um dia INTEIRO viajando... Contei este meu drama para o Homero e para a esposa. Eles me falaram que era possível tomar um aeroplano direto. Fui até o aeroporto que não era longe, mas já estava fechado. Jantei por 6USD num restaurante (vi uma barata passando =S), mas com muita fartura de comida e depois fui dormir.

 

28/10 – Acordei cedo e tive uma corrida ENOOOOOORME contra o tempo!!!! Eu precisava comprar a passagem do aeroplano antes de embarcar p o snorkeling, que saia às 9:00. Cheguei correndo na companhia aéra, mas ela só abria às 8:30. Fiquei fazendo plantão na porta e, quando abriu, expliquei p a moça a minha situação urgente, e que eu precisava de uma passagem p o dia seguinte p Isabela. Comprei a ÚLTIMA passagem (a avioneta só tem 6 vagas), aproveitei também para comprar de Isabela para Santa Cruz, paguei 120USD em cada passagem (esta é a parte que eu disse no começo do relato que era extravagância). Jajá vou contar mais sobre isso. Enfim, eles só aceitam cash, fui VOANDO em um caixa eletrônico para tirar dinheiro, voltei VOANDO para pagar e fui VOANDO² para o porto pegar o barco!!! UFA, deu tempo até de passar na padoca pegar um sanduba de queijo e presunto!!!

 

O tempo estava perfeito para navegar!! Havia eu mais umas 7 pessoas. O guia e o capitão eram gente finíssimas =)) Paramos primeiro em uma praia LINDA de azul!!!

 

15694158589_f225d828af_o.jpgIMG_7192 by fmatsusaki, on Flickr

 

Demos uma volta por ali, o guia foi explicando várias coisas e depois fizemos snorkeling na praia (não vi muita coisa, mas tem gente lá que jurou que viu de tudo rsrs). Retomamos o barco e retomamos nosso caminho para León Dormido. Mochileiros, de longe o León Dormido parece uma pedrinha de nada no meio do oceano, mas chegando perto é quase que uma montanha!!!!

 

15257907054_0ba907f5e4_o.jpgIMG_7197 by fmatsusaki, on Flickr

 

15854358276_f98e9c23de_o.jpgIMG_7209 by fmatsusaki, on Flickr

 

Pulamos no oceano, eu N-U-N-C-A havia tido uma visibilidade tão boa no mar!!!! Você via a dezenas de metros de distância, e os raios de sol na água faziam parecer que você estava dentro de um cristal, foi uma das coisas mais lindas que estes olhos, que um dia a terra há de comer, já viram!!! Fizemos snorkeling ao redor do León dormido. Vimos 1 tubartão tintonera, 2 tubarões martelos, vários cardumes de peixes, tartarugas, raia.... Foi lindo demais, demais, demais, demais.

 

15694279739_ff8dfc128b_o.jpgGOPR3423 by fmatsusaki, on Flickr

 

15692797728_98635d35ba_o.jpgGOPR3419 by fmatsusaki, on Flickr

 

15693032160_e4a400b8a6_o.jpgGOPR3411 by fmatsusaki, on Flickr

 

15258090624_307f98d7e7_o.jpgGOPR3398 by fmatsusaki, on Flickr

 

Voltamos por volta das 15h. Fui dar uma volta e vi uma placa por aí falando da Casa del Ceibo, uma casa construida em cima do maior ceibo do mundo. Fiquei curioso e tomei um taxi para ir lá ver (fica no vilarejo El Progreso) (acho que paguei uns 6usd... coisa assim). Para entrar na casa tem que pagar 1,50USD para entrar nela. Cara, poucas vezes estive em um lugar tão encantado. Parecia uma casa de conto de fadas!!! Você sobe nela por uma ponte, depois escadas. Dela você fica ouvindo o farfalhar das folhas, o ranger dos galhos, e ela é a decoração é de uma sutileza quase que mágica.

 

15854347036_6243a5cb47_o.jpgIMG_7270 by fmatsusaki, on Flickr

 

Só tinha eu por lá. Fiquei sentado um tempo só sentindo, tirei algumas fotos e desci. A menina que cuida da casa me mostrou o que mais ela tinha. Por entre o tronco da árvore tem uma escada que você desce para uma sala subterrânea, que fica entre as raízes!!!!! PIREI PIREI PIREI!!!

 

15257899604_16eb3c4310_o.jpgIMG_7262 by fmatsusaki, on Flickr

 

15692652718_0175372380_o.jpgIMG_7264 by fmatsusaki, on Flickr

 

Ela me mostrou também os brinquedos: uma corda em que você se pendura e se joga de uma pedra para fazer a #Tarzan e um pneu onde você senta, ela te gira gira gira e depois solta a corda, você gira que nem um louco!!

Olha, foi uma experiência linda esta casa... A energia daquele lugar me marcou muito!

 

Depois disso dei umas voltinhas pelo vilarejo e tomei um taxi de volta.

 

29/10- Mochileiro, não sei se vocês perceberam, mas até agora tudo o que eu estava fazendo foi se encaixando perfeitamente bem, tudo estava saindo conforme meus planos, até que chegou o dia de hoje hehehehehe.

De manhã me despedi do Homero e da Esposa dele, fui caminhando até o aeroporto e tomei o voo.

 

15692641648_345b91c9c2_o.jpgIMG_7289 by fmatsusaki, on Flickr

 

QUE EXPERIÊNCIA INCRÍVEL!!! Voa que é um beleza!!! A vista lá de cima é linda!

Mais impressionante do que ver San Cristobal de cima

 

15694245447_66c19be00f_o.jpgIMG_7300 by fmatsusaki, on Flickr

 

foi ver Isabela de cima: Várias bocas de vulcão no meio do oceano e a ilha em si era TODINHA preta, pura cinza vulcânica!!!

 

15879356942_af91f9acb1_o.jpgIMG_7312 by fmatsusaki, on Flickr

 

Chegamos no aeroporto, que fica afastado da cidade (Puerto Villamil). Combinei com duas australianas de dividir o taxi. Pessoal, em galápagos TODOS os taxis são pick ups. Coloquei meu mochilão atrás e fomos. As australianas ficaram em um hostal e eu fui para outro, o Coral Blanco porque vi que o allanavila tinha recomendado. A diária dele era 20USD, mas era tão gostoso que, mesmo sendo 5USD mais caro que o usual resolvi ficar (além de tudo ele tem ar condicionado heheh). Fui lá na recepção acertar e quando fui pegar o $$ pra pagar... cade a mala?

Mochileiros, EU ESQUECI MEU MOCHILÃO NO TAXI! Repito: EU ESQUECI MEU MOCHILÃO NO TAXI!

Pessoal, sério, eu não tinha nada de importante na minha mochila... TUDO o que eu queria era o dinheiro para pagar o hostal e uma bermuda (eu estava de calça jeans e estava pegando fogo). Fiquei desesperado. Acho que a moça da recepção percebeu e por isso começou a ligar para todas as radio taxis divulgarem o perdido, mas tudo o que eu lembrava era que o carro era branco (90% dos taxis lá são brancos), que o cara tinha cabelo espetado (...ok) e que usava óculos escuro (AH! Agora sim hein!), E MAIS NADA. Sai correndo pela cidade olhando na caçamba de cada taxi (HAHAHAH vendo hoje foi hilário). Nada. Já estava me conformando com as perdas, isso já tinham se passado uma ou duas horas, até que <3 o taxi apareceu com a minha mochila <3 (e com um animal morto na caçamba, o que foi muito estranho). Botei a bermuda, conversei com a recepcionista p saber o que tinha p fazer na ilha e toquei o pau. Aluguei uma bike (se não me engaaano paguei era 2 usd a hora e 10 usd o full day), fui numa agência comprar 2 passeios (um deles era para as 15h (Las Tintoneras 30usd) deste mesmo dia e o outro para o dia seguinte (Los Tuneles 85usd)). Chorei o preço mas a mulher não me deu desconto, a única coisa que consegui chorando foi a roupa de mergulho emprestada para o snorkeling no dia seguinte. Ta bom né?

 

Beleza, fui de bike na direção do Muro de Las Lagrimas. No meio caminho até lá existem váárias mini trilhas que você vai parando com a bike para fazer, vá com tempo p fazer tudo tranquilo. Parei em alguns lagos,

 

15879499432_439e028f98_o.jpgIMG_7327 by fmatsusaki, on Flickr

 

em uma praia onde haviam hordas de iguanas e piqueros de patas azules,

 

15257876604_63d74a2243_o.jpgIMG_7362 by fmatsusaki, on Flickr

 

15879489562_d8ff2ac45f_o.jpgIMG_7385 by fmatsusaki, on Flickr

 

no tunel del estero (uma caverna que você entra enquanto a mare esta baixa, ela parece não ter fim. Assustadora)

 

15694358647_e4371caa8b_o.jpgIMG_7400 by fmatsusaki, on Flickr

 

e no mirante (visão MARAVILHOSA)

 

15260475343_72af481df8_o.jpgIMG_7393 by fmatsusaki, on Flickr

 

. Não cheguei até o muro de las lagrimas porque eu tinha que voltar para estar às 15h nas tintoneras, mas tudo o que vi no caminho já fez valer a pena.

 

Bueno, de volta para Puero Villamil devolvi a bike e fui até a loja. De lá um taxi veio buscar eu e mais algumas pessoas. Fomos até o porto e de lá tomamos um barco até as tintoneras. No caminho passamos por algumas pedras onde vivem os pinguins de Galápagos (eles vivem em um número reduzidíssimo... parece que só existem uns mais uns 700 no mundo)

 

15694355457_8cc46c8f1f_o.jpgIMG_7414 by fmatsusaki, on Flickr

 

Galera, super vale a pena pela paisagem, formada por rocha AA (DIIZZEEEMM QUEEEE ela leva este nome porque ela é pontiaguda e se você pisa descalço você grita AH! AH!), parece o inferno!!

 

15879469652_e63efe67b6_o.jpgIMG_7417 by fmatsusaki, on Flickr

 

15694094739_e5b3c951ea_o.jpgIMG_7419 by fmatsusaki, on Flickr

 

E lá é INFESTADO de iguanas, elas ficam todas amontoadas fungando pelo nariz com aquelas caras de bravas, muito engraçadas!!

 

15692803100_1979763171_o.jpgIMG_7427 by fmatsusaki, on Flickr

 

Continuando o rolê, passamos por uma fenda na rocha onde vivem as tintoneras (tubarão de ponta branca). Tem MUUUITOS!! Eles vão até ali para descansar porque a água é mais tranquila.

 

15260345033_938d24594b_o.jpgIMG_7450 by fmatsusaki, on Flickr

 

Depois disso voltamos para o barco e fomos fazer um snorkeling. Haviam tartarugas, estrelas do mar, lobos marinhos... Depois disso voltei, comi, tomei um milkshake num lugar ali que estava cheio de gente (e por isso deduzi que deveria ser bom, e era) e fui dormir. (hehehe alguém ainda lembrava que neste mesmo dia eu perdi a mala? Parece que já faz tanto tempo né)

 

30/10 – Mochileiros, neste dia acordei, abri o e-mail e meu voo para o dia seguinte para Santa Cruz havia sido cancelado por problemas técnicos no avião. No fim foi até bom, mais adiante vocês vão saber o porquê. O taxi passou para me pegar no próprio coral Blanco de manhã, me levou até uma loja de mergulho, onde peguei a roupa e os equipamentos, e levou eu e mais umas 6 pessoas para o porto.

Primeiro fomos até a Roca Union, apenas para observar,

 

15260445433_6ca3050923_o.jpgIMG_7453 by fmatsusaki, on Flickr

 

e depois fomos até um ponto de snorkeling onde era possível ver váááarias tintoneras.

 

15692786188_3f2f844590_o.jpgGOPR4296 by fmatsusaki, on Flickr

 

Vimos também as raias douradas, o guia tirou uma foto minha que foi a minha favorita da viagem!!

 

15694266549_1a4a9034d7_o.jpgGOPR4353 by fmatsusaki, on Flickr

 

Depois disso voltamos para o barco e fomos até Los Tuneles... No caminho avistamos uma raia manta, saltamos todos do barco... Foi tudo muito rápido, ela tinha uns 4m!!!! Infelizmente não tenho foto, mas foi LINDO LINDO LINDO...

 

Galera, chegando nos tineles QUE ESPETÁCULO!!! São túneis de rochas vulcânicas que se formaram no mar

 

15854288586_1735a3daa9_o.jpgIMG_7478 copy by fmatsusaki, on Flickr

 

, fizemos snorkeling ali e vimos cardumes de peixes cirurgiões, cavalos marinhos, tartarugas etc =)))

 

15854468096_cc23b66aa4_o.jpgGOPR4647 by fmatsusaki, on Flickr

 

15879626482_e253c60f2e_o.jpgGOPR4672 by fmatsusaki, on Flickr

 

15693076870_0e04765720_o.jpgG0024419 by fmatsusaki, on Flickr

 

Depois fomos dar uma caminhada por alí. Os piqueros de patas azules estavam com filhotes, uma graça!!!!

 

15257831054_e0b41e88ba_o.jpgIMG_7496 by fmatsusaki, on Flickr

 

15694073249_070cfea4b1_o.jpgIMG_7503 by fmatsusaki, on Flickr

 

15694321197_90eb0b2078_o.jpgIMG_7541 by fmatsusaki, on Flickr

 

SUPER valeu a pena.

 

Depois de voltar fui até a empresa aérea e peguei os 120USD de volta. Depois fui ao centro de crianza de tortugas e até o lago dos flamingos. A trilha é bem gostosa e tranquila. As tartarugas que eles criam ali no meu ver são as mais diferentes, elas parecem ter a pele mais seca e os cascos são menos brilhantes que às das outras ilhas. É uma graça, porque têm MUUUITAS MUITAS MUITAS!!!!

 

15692769510_a983babff5_o.jpgIMG_7542 by fmatsusaki, on Flickr

 

O centro de interpretação que tem ali é MUITO fraco, está mal conservado e tem poucas informações.

Seguindo pela estrada, chega-se ao lago dos flamingos. =)

 

15257805504_77aa9cc7d7_o.jpgIMG_7554 by fmatsusaki, on Flickr

 

Voltei, tomei banho e fui dar um rolezinho no porto. Ali tinham raias, pinguins e lobos marinhos nadando no raso (é possível fazer snorkeling)

 

15257799774_4b209b0bea_o.jpgIMG_7566 by fmatsusaki, on Flickr

 

Depois disso voltei para a cidade, tomei banho e sai para jantar. Estava tendo uma apresentação de escola, os alunos passavam vestidos com roupas de vários países da América do Sul. No carro do Brasil estava tocando em último volume “ Beeeijo na boca é coisa do passado...” HA.

 

15692754560_3c8ca81329_o.jpgIMG_7581 by fmatsusaki, on Flickr

 

31/10 – Às 6:00 tomei o barco para Isla Santa Cruz (30USD). A viagem foi mega tranquila, não teve voos e tombos rsrsrsrs. Cheguei às 8:30, busquei um hostal para ficar (fiquei em um que se chamava Hostal de Vilma, paguei 17USD e tinha água quente). Mochileiros, para este dia eu estava planejando conhecer a parte alta da ilha (los gemelos, rancho primícias, etc) e para isso bolei uma estratégia genial: alugar uma bike, tomar um taxi até los gemelos, que fica no topo da ilha, e ir só descendo de bike até a playa Garrapatera.

Bom, como saco vazio não para em pé, entrei em um restaurante para mandar um Xburguer e Batata Frita... Isso, café da manhã bem saudáve. Foi o destino que mandou que eu fizesse isso. Na mesa do lado vi uma menina com um lonely planet aberto, puxei assunto com ela, que estava procurando alguma coisa pra fazer naquele dia. Ela perguntou o que eu ia fazer, gostou da ideia e se juntou a mim ^^ Era uma alemã.

 

Pois bem, terminei o hambúrguer (com bastaante ketchup) e fomos alugar as bikes (pagamos 20USD para alugar o dia todo, eles emprestam o capacete e a corrente). Tomamos um taxi que deu 15 usd e nos levou até los Gemelos. Chegando lá, acorrentamos as bikes e fomos dar uma volta, MUUUITO legal!!!! São 2 crateras vulcânicas onde cresceu uma floresta dentro delas, é um poço gigante!! Muito bonito.

 

15878074111_fa38ceb7ae_o.jpgIMG_7615 by fmatsusaki, on Flickr

 

Em seguida montamos na bike e foi sóóó alegria!!!

 

15694234647_046fa3c36d_o.jpgIMG_7626 by fmatsusaki, on Flickr

 

Uma descida melhor que a outra (hahaha calma que tudo o que é bom dura pouco) até chegarmos nos tubos de Lava, que fica na mesma fazenda das Primícias. Os tubos de lava são IMPRESSIONANTES!!! Parece que foi construido por mãos humanas!!!! O melhor é que só estavamos nós dois, então não ficou aquela barulheira, tititi dentro do tubo. Tem uma parte que você tem que se arrastar no chão para passar!! KKKK

 

15862230676_8512c63825_o.jpgIMG_7642 by fmatsusaki, on Flickr

 

Fomos até o fim e depois voltamos, pois nossas bikes estava na entrada. De lá fomos até o rancho das primícias (6usd a entrada). Mochileiros, é GENIAL! MUITAs tartarugas gigantes que ficam o dia inteiro comendo grama, como se fossem cavalos!!! E sério, elas comem comem comem, dão UM passo e continuam comendo mais grama!! Gostei bastante porque as tartarugas ficam soltas e você pode chegar mais perto delas. São lindas!

 

15692686500_ab49dacf70_o.jpgIMG_7663 by fmatsusaki, on Flickr

 

15692536088_b95a777bc2_o.jpgIMG_7675 by fmatsusaki, on Flickr

 

Depois disso veio o castigo: lembra de toooooodas aquelas descidas deliciosas que falei agora há pouco? Pois é, agora elas eram subidas <3. Fomos lá eu e a Pia, ela bem mais rápida que eu AHAHAH Que vergonha, eu fui capengando para subir... Finalmente chegamos de volta na Vila Santa Rosa, dali até a Playa Garrapatera era mais tranquilo, tinham subidas mas também tinham descidas. No caminho paramos na vila Bellavista para comprar coisas para bebermos (tinha um chá gelado delicioso!!) e lá aproveitamos para combinar com um taxista de nos buscar na praia mais tarde. Continuamos nossa pedalada... QUE VISTA!!!!

 

15880032125_93a07d37da_o.jpgIMG_7679 by fmatsusaki, on Flickr

 

Depois de passar pelo Vilarejo é só descida, e você vai vendo a praia azul láááá embaixo!!! A estrada era muito bonita e fomo a toda velocidade. Chegamos na praia =))) Deixamos nossas coisas e fomos para o mar. Não dava para ver nada de snorkel, mas nem ligamos, a paisagem por si só já recompensava.

 

15702364557_1629c95fd0_o.jpgIMG_7707 by fmatsusaki, on Flickr

 

Demos uma volta na praia, fomos até o lago dos flamingos que tinha ali no fundo e, depois de 2 horas e meia por lá, subimos para nos encontrarmos com o taxista (já era 17:30). Voltamos e marcamos de jantar juntos. Alguma ruas paralelas acima da avenida principal rola uma rua só de restaurantes. As mesas ficam na rua e é aquela loucura de todo mundo oferecendo peixe, lagosta, etc =) Bem legal o clima.

 

15879382522_8d0883d0e5_o.jpgIMG_7719 by fmatsusaki, on Flickr

 

Depois disso me despedi da Pia, ela iria cedo no dia seguinte para a Isla Bartolomé e eu voltaria para casa =((

 

01/11 – Galera, eu estava 95% na bad porque era o último dia (só não estava 100% porque dois dias depois eu estaria indo para a Patagônia), mas resolvi levantar a cabeça e aproveitar com dignidade. Fui fazer o que não tinha feito, restavam poucas coisas... Decidi ir conhecer a laguna de las ninfas, que além de ser de graça era ali do lado. Chegando lá dei de cara com os portões fechados, apesar de na plana dizer que abria às 6:00 (já era 7:00). Dei uma volta e voltei lá às 7:30, e fechado... Nisso tinha uma moça por ali que estava tão encucada quanto eu, ela era do Madagaskar e veio me perguntar se eu sabia de alguma coisa. Fomos juntos numa padoca que tinha ali do lado, fomos informados que de fds só abre às 9:00 =P

 

Tudo bem. Fomos os dois dar uma volta pela cidade. Paramos em um mercado de peixe onde uma mulher limpava peixes e ficavam 2 lobos marinhos, 3 pelicanos e uma garça filando boia. E a briga entre eles era feia viu!!! KKK Era uma graça que os lobos marinhos ficavam que nem cachorro pidão, esfregando a cabeça na perna dela, fazendo manha.

 

15880022735_529426ac5e_o.jpgIMG_7731 by fmatsusaki, on Flickr

 

Depois fomos até a vila dos mosaicos (de graça para entrar).

 

15268431503_2de6ed2c40_o.jpgIMG_7763 by fmatsusaki, on Flickr

 

Deu 9:00 e fomos para a laguna (de graça para entrar). Lá existem todos os tipos de mangue (vermelho, preto, branco...) e, se você tiver sorte, acho que é possível ver raias e tubarões.

 

15877999691_4d31930208_o.jpgIMG_7769 by fmatsusaki, on Flickr

 

Demos uma volta por ali e nos despedimos. Fiquei lá na cidade matando o tempo, almocei e parti de volta. Me passaram a informação de que naquele horário não tinha mais ônibus até o aeroporto, então peguei um taxi por 18USD, de lá peguei a balsa (1usd) e de lá peguei um busão de graça.

 

Para provar que é verdade que aproveitei até o último segundo, ainda fui ver de perto os geradores eólicos de perto

 

15692673850_29a384a616_o.jpgIMG_7789 by fmatsusaki, on Flickr

 

E, por fim, o que eu deveria ter visto no início:

 

15854211386_370d81e6e5_o.jpgIMG_7784 by fmatsusaki, on Flickr

 

Mochileiros, desacreditei a quantidade de coisas que vivi nesses dias em Galápagos... Se fosse para mudar alguma coisa na viagem eu teria ficado um dia a mais para ir conhecer a Isla Bartolomé, onde tem o Pináculo de Darwin. Amei de paixão a viagem, espero voltar um dia para lá para ver os tubarões baleias e fazer mergulhos de cilindro. E para aqueles que nunca viajaram sozinho e têm medo, deixem de ser bobos e VÃO! Sério, é uma experiência MUITO BOA, você faz os seus horários, faz o que está com vontade, dorme onde quer, come quando quer, gasta quanto quer, conhece pessoas novas. Não tenha medo de viver!

 

Grande abraço a todos. Espero que tenham gostado do relato. ;) Até a próxima.

  • Gostei! 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Shooooooooowwwwww de relato!!!!

otimas dicas e informaçoes fresquinhas que vao me ajudar muito, to chegando lá em 3 semanas!!

Ansiosissima!!!

Viu, eu até perguntei no topico de Galapagos e ninguem respondeu, tu sabe os horarios dos barcos de

 

Santa Cruz - Sao Cristobal (suponho que seja as 07:00 pelo que tu escreveu no relato que chegou lá as 09:30 depois de 2,5 hs de viagem, mas queria confirmar!)

San Crostobal - Santa Cruz (vi que tu foi de aviao direto pra Isabela mas nao vou ter $$$, tu chegou a ver o horario desse barco?)

Santa Cruz - Isabela

Isabela - Santa Cruz (confirmando, sai as 06:00 e chega 08:30?)]

 

Parabens pela viagem e pelo relato que ficou ótimo mesmo!

Déia

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Oi Déia!!!

Que coincidência, eu estava lendo um relato no mesmo dia que você escreveu as mensagens!!! Monte Roraima e Salto Angel estão na minha mira, seu relato deu para esclarecer bastante!!! Depois vou mandar umas perguntas lá rsrsrs

 

Quanto ao Hostal de Vilma, ele fica na Av. Charles Darwin (principal avenida de Puerto Ayora). Estando no porto, vá umas 2 ou 3 quadras na direção do Centro de Pesquisa Charles Dawin, é por ali. Mesmo que você não encontre, não tem problema, existem muitos por lá e são bem baratos!!

 

Em relação aos horários dos barcos,

 

Santa Cruz - San Cristobal: Sai um de manhã, às 7:00 e um de tarde às 15:30

San Cristobal - Santa Cruz: Não sei

Santa Cruz - Isabela: Não sei

Isabela Santa Cruz: 6:00 e outro no período da tarde, acho que 15:30.

 

NÃO EXISTE BARCO ENTRE SAN CRISTOBAL E ISABELA!!! CUIDADO!!! É necessário fazer duas viagens se quiser ir de uma ilha para outra, no caso, você precisaria pegar, por exemplo, um barco de manhã de Isabela para Santa Cruz e de tarde o de Santa Cruz para San Cristobal.

 

Espero ter ajudado =)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Relato genial, viajei contigo nele!!!!!

 

E me deixou mais empolgado para a viagem que farei logo mais para lá. Me diz uma coisa, você acredita que seja possível visitar as tintoneras pela manhã e tuneles na parte da tarde???

 

abssss

 

Edu, você deve fazer o contrário. Para los tuneles só existe saída pela manhã, enquanto para las tintoneras existem 6 horários de saída (eu peguei o das 15:00, que se não me engano era um dos últimos). É possível sim fazer os dois no mesmo dia, algumas pessoas fazem los tuneles e pegam o barco das 15h para a Isla Santa Cruz (o guia inclusive pergunta se há alguém que precisa estar às 15h de volta), então acho que você não vai ter grandes problemas. Além do mais, você já vai estar no porto, que é de onde saem os dois passeios, você pode combinar com a agência em que você vai comprar las tintoneras para encontrá-los por lá mesmo!

 

Grande abraço!!! Espero ter ajudado ^^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Nossa........Que Espetáculo de viagem, parabéns pela viagem e pelo belo relato!!!

 

Muito bom que você esclareceu muita coisa e mostrou que da pra fazer tudo com um custo bem razoável.

 

A gente não tem muita informações sobre Galápagos, eu sempre li e ouvi que é tudo caro la, que e a melhor forma de conhecer as ilhas é comprar um passeio tipo cruzeiro que voce ja fica no barco viajando e conhecendo as ilhas, mas seu relato mostrou que da pra fazer muita coisa de forma independente.

 

Voce levou camera aquática para tirar estas fotos maravilhosas debaixo d'água ou são dos guias?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Edu, você deve fazer o contrário. Para los tuneles só existe saída pela manhã, enquanto para las tintoneras existem 6 horários de saída (eu peguei o das 15:00, que se não me engano era um dos últimos). É possível sim fazer os dois no mesmo dia, algumas pessoas fazem los tuneles e pegam o barco das 15h para a Isla Santa Cruz (o guia inclusive pergunta se há alguém que precisa estar às 15h de volta), então acho que você não vai ter grandes problemas. Além do mais, você já vai estar no porto, que é de onde saem os dois passeios, você pode combinar com a agência em que você vai comprar las tintoneras para encontrá-los por lá mesmo!

 

Grande abraço!!! Espero ter ajudado ^^

 

Animal!!!

 

Bom, como irei no réveillon, creio que seja prudente tentar reservar antecipadamente com o dono do hotel. Ele me passou os seguintes valores:

 

Organizamos tours en grupo compartido al:

Volcán: 35 usd por persona.

Túneles; 75 usd por persona.

Tintoreras:45 usd por persona.

Debido a que esos días es de alta afluencia turística es necesario reservar el tour con anticipación.

 

Pelo visto, tirando os passeios, as outras coisas tem um custo bem acessível!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Nossa........Que Espetáculo de viagem, parabéns pela viagem e pelo belo relato!!!

 

Muito bom que você esclareceu muita coisa e mostrou que da pra fazer tudo com um custo bem razoável.

 

A gente não tem muita informações sobre Galápagos, eu sempre li e ouvi que é tudo caro la, que e a melhor forma de conhecer as ilhas é comprar um passeio tipo cruzeiro que voce ja fica no barco viajando e conhecendo as ilhas, mas seu relato mostrou que da pra fazer muita coisa de forma independente.

 

Voce levou camera aquática para tirar estas fotos maravilhosas debaixo d'água ou são dos guias?

 

João, levei uma carcaça para meu iphone, mas ela não é muito boa: depois de 5 minutos na água ela embaça, as fotos na Loberia eu mesmo tirei, nos snorkelings os guias tiram foto e depois vc pode pegá-las, não deixe de levar um pen drive!

 

O mais comédia é que em los Tuneles foram 2 americanas loiras super patys, enquanto todo mundo usava roupa de mergulho elas usaram só biquini.

Curiosamente 90% das fotos eram delas ::lol4::

 

A vantagem de ir de barco é que você para em muito mais ilhas além das principais (Por exemplo, é impossível ir para a Isla Fernandina se não for em cruzeiro), mas a impressão que tenho é que os cruzeiros são muito turísticos, vai todo mundo falar inglês, comer comida turistica, ficar pouco tempo em cada lugar... perde-se o feeling de ESTAR em Galápagos.

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...