Postado Julho 17, 2009 16 anos Membros E ai pessoal? Espero que possa ajudar com o meu ralato de viagem: 27 dias de São Paulo, Lima, Cusco, Puno, Copacabana, La Paz, Huayna Potosi, Uyuni, San Pedro de Atacama, Arequipa, Paracas, Lima. Segue abaixo o roteiro do mochilasso (14/06/09 a 10/07/09) e anexa está a planilha com o timetable da viagem, custos e empresas prestadoras de serviço utilizadas (hospedagem, transporte e turismo). Poucas informações estão incompletas (não guardei tudo) e outras vieram do Google ou Wikipédia. Seguindo o exemplo da Milena, qualquer duvida perguntem aqui mesmo no post, não por MPs, e-mail ou afins. Tentarei fazer o possível pra ajudar. Informações /orientações iniciais: • Cambio: 1 Dólar (US$) = 2 Reais (R$) = 3 Soles (S$) = 7 Bolivianos (B$) = 530 Pesos Chilenos (P$) • Faça uma conta no facebook antes de viajar, vc vai conhecer muita gente e ninguém usa o Orkut fora do Brasil. • Se for estudante, leve a carteirinha, tudo é mais barato pra estudantes fora do Brasil. • Pechinche! Quase tudo é negociável. Cusco (3.300mts) + Vale Sagrado (Vale do rio Urubamba) – 3D+2N: • Taxi do aeroporto até a Plaza de Armas: 10S$ (a dividir em ate 4). • Boleto Turístico para várias regiões: Ao invés de comprar todos separados, paga-se menos por um “combo”. Vale a pena se vc vai visitar diversos locais: 130S$. • Tour Vale Sagrado (dia inteiro): Taray, Ollantaytambo, Pisac, Chichero: 20S$ • Tour Vale Sagrado (um período): Tambomachay, Pukapukara, Q’enqo e Saqsayhuaman: 15S$ • Caminhada pelos museus, Qoricancha (10S$), feiras de artesanatos...A cidade tava o caos em preparação para a festa do Inti Raymi (celebração do solstício de inverno) • Hospedaje Familiar Casa Grande: 15US$ Águas Calientes (2.100mts) + Matchupicchu (2.400mts) + Waynapicchu (2.700mts) + Putucusi (2. 600mts) – 2D+2N: • Resolvemos ir de Van (Das 7:00 às 17:00) de Cusco para Águas Calientes, passando por Santa Maria, Santa Teresa e a Hidroelétrica próxima a Machupicchu: Ficamos o dia inteiro apertados numa van apenas vendo paisagens que depois de 2 dias vc já estará careca de ver. É bem mais barato, mas não vale à pena! • Entrada nas Thermas de Águas Calientes: 20S$ • Como fui a pé para Machupicchu, saí as 4 da manha e demorei 1h15min pra chegar à entrada. O desespero em chegar consiste na preocupação de subir a Waynapicchu: Somente 400 pessoas podem ir à montanha diariamente (200 pessoas às 7:00 e 200 às 10:00). Fui a sexta pessoa da fila pra entrar em Machupicchu, sexto em Waynapicchu e o quarto a chegar ao cume de Wayna, o que me rendeu fotos sensacionais! Não deixe de subir a Wayna, o perrengue é grande, mas vale à pena. • Escalada a Putucusi: Mais punk que Wayna e com umas escadas verticais! E entrada da trilha e logo abaixo do desembarque do trem de Ollantaytambo. Se for fazer tudo no mesmo dia, esteja preparado pois e bem cansativo. • Pela hospedagem (2d em Águas Calientes), entrada em Macchu, transporte, 5 refeições (1C,2A,2J), volta de trem pagamos: 170US$ (o que foi um roubo, mas ainda não sabíamos...). Todas as fotos de cima de Waynapicchu!!! Puno (3.820mts) + Titikaka + Copacabana – 3D+3N: • Como estavam ocorrendo protestos, os ônibus para Puno não estavam saindo. Alguns levaram 40h pra chegar (390Km). O nosso (San Luiz – péssimo) foi por estradas de terra para furar o bloqueio e demorou somente 20h ...rs... Ao menos, chegamos e não perdemos mais tempo em Cusco. • Ilhas de Uros (Ilhas Flutuantes de Junco / Totoras) e Amantani (hospedagem em casa de família e festa típica): Contratamos um passeio (2D+1N) pela Colonial Travel, com tudo incluso + passagens pra Copacabana e La Paz: 120US$. • Copacabana : Como estávamos Ok de ver o Titikaka e navegar, apenas paramos pra conhecer a cidade sem visitar As Ilhas do Sol e da Lua. As pessoas comentam que são mais bonitas que as Ilhas do lado Peruano do Titikaka. • Fato curioso: O oficial de fronteira boliviano me deu um “susto”. Começou a me perguntar um monte de coisa “non-sense”, pediu o passaporte antigo, carteira de vacinação (fui o único que conheço a mostrar a carteira na fronteira), bla bla bla... Queria dinheiro certamente... Enrolou-me por uns 10 minutos e saí ileso graças ao portunhol apurado e a alguma calma... • Hotel Tumi (em Puno): 30S$. Titikaka, Amantani e a Ruta del Muerte (La Paz) La Paz (3.660mts) + Huayna Potosi (6.088mts) – 3D+3N: • Ruta del Muerte: De La Cumbre (4.700mts) a Coroico (1.750mts) em 67km: Fizemos direto com a El Solário, que é quem opera o passeio pras agencias de turismo com direito a CD e camiseta: 250B$. • Huayna Potosi: Pode ser feito em 2 ou 3 dias. 2 é suficiente se vc tiver algum condicionamento físico. Saída Campo Base 1 (4.800mts) pela manha e umas 3h de subida ate o Campo Base 2 (5.130mts). Esse primeiro trajeto foi bem tranqüilo, porém ao chegar no CB 2, tive uma diarréia terrível. Saímos do CB2 para o cume a 1:30 da manha (ainda com diarréia) e chegamos ao topo às 6:45: Não sei como consegui, foi obra divina... 750B$ • Hotel Condeza: 75B$ Huayna Potosi... Jesus de bicicleta me carregou... Salar de Uyuni (3.650mts) – 3D+2N: • Passagem de La Paz a Uyuni (pela empresa de transportes Todo Turismo): 230B$ em qq agencia de turismo. Na rodoviária, tem passagens por 80B$, porem os horários (19:30 no Maximo) não nos atendiam. • Tour de 3 dias pelo Salar: Cemitério de locomotivas, Isla Pescado, Noite no Hotel de Sal (Pousada Nusta – Hotel Aquaquiza). San Juan, Chiguana, diversas lagoas, Árvore de Pedra, Laguna Colorada e a noite mais fria do século: -20°C. Geyseres, Vulcão Lincancabur, Laguna verde e conexão pra São Pedro de Atacama:. Todo o transporte + hospedagem e alimentação inclusa: 550B$. • Entradas aos parques e lagoas: 20B$ + 35B$ + 25B$ (Visto de entrada no Chile) • Fato curioso: Contratamos no pacote, transporte até San Pedro. Na fronteira, não havíamos recebido vouchers das vans e o nosso Motorista disse que não nos levaria até San Pedro. Tive que fazer um B.O. na guarita de fronteira (se é que aquilo pode ser considerada uma guarita) delatando nossa prestadora de serviços turísticos. Pelo menos eram apenas 40B$ de custo. Detalhe: Não é a primeira vez que esse problema ocorria com a empresa: Expediciones Lipez. Vou criar um tópico só sobre esse assunto para que ninguém mais caia na cilada! Ta criado: uyuni-nao-utilizem-esta-empresa-expediciones-lipez-t35774.html Salar, Laguna Colorada e o Lincancabur (se não estiver enganado) San Pedro de Atacama (2.400mts) – 4D+3N: • Alugamos Bikes todos os dias (na H2O, que fica na Rua Caracoles, 295) e fizemos: Vale da Lua, Vale da Morte, Pukara Quitor, Cueva Del Diablo, Quebrada Del Diablo. Foram uns 200km no total. A Bike custa 3.000P$ por dia. Se negociada pra alguns dias, tem desconto. Só alguns lugares como o Vale da Lua cobram entrada: 3.000P$ pelo mais caro. • Abandonamos alguns passeios como: Geisers Del Tatio , Salar, Toconao, Lagunas Altiplanicas pq era tudo muito parecido com o que já havíamos visto em Uyuni e no Chile tudo é muuuuito mais caro que na Bolívia. • Space - Celestial Exploration: Fantástico mas caro: 15.000B$. Não deixe de tomar o chocolate quente. • Hostel Casa Del Sol Nasciente, o mais barato que encontramos: 4.000P$ a diária. Bacana pq muitos estrangeiros que estavam la ficavam no camping e trabalhavam na cidade por algum tempo. Toda noite tinha violão e fogo na lareira. • Fato curioso: Esse cachorro preto que ta ai na foto, correu conosco 75km no primeiro dia. Ele vinha que nem um doido atrás das bikes, depois pedia um afago e ia pra alguma sombra. Dividi na metade minha comida e água com ele. Chegando em San Pedro, comprei um mega bife pro figura!!! No dia seguinte, saiu com um pessoal a cavalo e no terceiro dia novamente de bike conosco. Ganhou meio quilo de mortadela dessa vez...kkk... Nesse mesmo dia o encontrei a noite em frente ao Hostel e me levou até a rodoviária... Foi um dos melhores amigos que fiz na viagem... San Pedro de Atacama: Vale da Lua e Vale da Morte Arequipa (2.300mts) + Colca Canion – 3D+3N: • Trajeto: San Pedro – Arica – Tacna – Arequipa. Onibus para Arica: 15.000P$. Chegando na rodoviária em Arica, quiseram nos vender um Ônibus direto pra Arequipa. Isso não existe! Eles subcontratam um taxi e depois , já no Peru, te colocam num ônibus. E muito mais barato vc mesmo fazer a negociação com o Taxi e depois comprar a passagem de ônibus de Tacna a Arequipa. Taxi para Tacna (Peru) 3.000P$. Onibus pra Arequipa: 25S$ • Rafting no Rio Chili – Nada demais, algumas corredeiras nível 3 e muito frio: 68S$ • Colca Canion (2D+1N): Van até Chivay + van até Tapay. Caminhada de 4 horas, pra descer ao fundo do vale do Colca, almoço e mais 3 horas de até o Oásis. Chegamos às 17:30 e pulei direto na piscina pra não morrer de frio depois. Tinha somente uma ducha fria pra todo mundo. Condores e paisagens a dar com o pau. 1C,1A,1J + transporte + hospedagem inclusas: 120S$. O problema era tomar uma água / coca: 10S$!!! O almoço do 2º dia era opcional (20S$). • Boleto Turístico para o Canion + Cruz do Condor + Rafting + Diversas atrações: 35S$ • Hotel Arequipa Center: 35S$ Plaza de Armas de Arequipa e Colca Canion Nasca (2.300mts) – 1D: • Bus para Nasca (Cruz Del Sur com alimentação e bebidas): 86S$. Taxi até o aeroporto: 3S$. • Sobrevoar Nasca tem custado nestes tempos de crise: 50US$. O segredo pra conseguir um desconto é simples: Os aviões são na maioria pra 6 pessoas. As agencias de turismo vão vendendo os passeios e as empresas aéreas tentando encaixar as pessoas pra que os aviões saiam cheios. Quando tem 5 passageiros e encontram um Zé Mané (que vos fala) perdido no aeroporto querendo pagar 35US$, elas (Aeroparacas) aceitam pra não ir com um lugar vazio e mandar logo de uma vez o avião pro passeio: US$ 35. • Tarifa de embarque: 20S$ Paracas (0mts) + Ilhas Balestas – 2D+2N: • Bus para Paracas - Cruz del Sur novamente, pois era o único que entrava na cidade. Caso contrario teria que pegar um taxi da Rodovia Panamericana ate Paracas:35S$. • Tour pela Reserva de Paracas (Paracas Explorer, mas poderia ser qq uma): 35S$ + 5S$ de entrada. • Fato curioso: O ticket de entrada custa 5S$, mas os guardas não pedem. Os motoristas pegam o dinheiro dos turistas e descem do carro pra comprar os tickets. Na verdade, andam com tickets antigos nos bolsos e só entregam aos guardas se necessário, embolsando os 5S$ dos turistas. Quando pedi o meu ticket pro motorista, ele ficou uma fera! • Ilhas Balestas – Pingüins, mergulhões, pelicanos, leões marinhos, o candelabro e aquele cheiro de guano: 30S$ + 1S$ de taxa. • Hostal Los Frayles: 20S$ A Caminho das Ilhas Balestas, Leão Marinho e Lima Lima (0mts) – 1D+2N: • Taxi pra Lima: 85S$. Isso mesmo, como os protestos estavam bombando, não quisemos correr o risco de atrasar e fomos de taxi mesmo, dividindo em 4 pessoas. • El Dragon: Balada da saideira regada a muita birita e musica eletrônica: na faixa ate 11 da noite, mas prepare o bolso, pois a bebida e cara. • Loki Hostel: Conhecido lugar de mochileiros, com um bar fantástico e muita agitação: 45S$ Mochilao.xls Editado Outubro 19, 2009 16 anos por Visitante
Postado Julho 17, 2009 16 anos Membros Canalha, Muito bom o relato e as fotos e a tabela. Anotei tudo, pois estou nos preparativos para a próxima mochilada. Maria Emilia
Postado Julho 17, 2009 16 anos Autor Membros Canalha,Muito bom o relato e as fotos e a tabela. Anotei tudo, pois estou nos preparativos para a próxima mochilada. Maria Emilia Que bom que gostou, espero ajudar. Se tiver alguma duvida na planilha ou ponto especifico avise. ABS
Postado Julho 20, 2009 16 anos Membros Muito legal seu relato, a planilha e as fotos... Parabéns! Cara, eu tô programamando minha viagem para dez-09, estarei em Uyuni e vou fazer os rolês por lá (o de 3d) e depois quero ir para San Pedro, sei que se contratar um tour em Uyuni posso optar por ir até San Pedro como vc fez, só que a minha dúvida é: eu consigo algum busão direto de San Pedro para Uyuni (na volta)? Pois meu voô sairá de La Paz e quero conhecer San Pedro e terei que retornar para Bolívia... valeu!
Postado Julho 20, 2009 16 anos Membros Henrique, tudo bem? eu sei que dá pra vc voltar pra Uyuni de trem. É só ir até Calama (1h30 +- de San Pedro). Dá pra ir de avião até La Paz tbm, mas fica mais caro. O Trem de Calama - Uyuni só passa 1x por semana, mas não sei quando, dá uma pesquisada aqui no site). Uma opção é vc subir pra Arica e ir pra La Paz... abs
Postado Julho 20, 2009 16 anos Membros O trecho Lima - Cusco você fez de avião ou de ônibus? Poderia informar qual foi a empresa e se possível os horários?
Postado Julho 20, 2009 16 anos Membros O trecho Lima - Cusco você fez de avião ou de ônibus? Poderia informar qual foi a empresa e se possível os horários? Paulera, Eu ou o Canalha? Caso seja eu, meu trecho fiz de avião. -Lan Peru e-ticket + taxas - US$ 189 os horários tem na minha planilha, no meu relato aqui na assinatura do meu avatar. abs
Postado Julho 20, 2009 16 anos Autor Membros O trecho Lima - Cusco você fez de avião ou de ônibus?Poderia informar qual foi a empresa e se possível os horários? Paulera, Comprei a passagem: SP - LIma - Cuzco. Foi uma coisa só: 600US$ ida e volta. Como mudamos o roteiro logo no inicio da viagem tentei receber o trecho de volta de Cuzco a Lima, pesquisei e cai de costas: Tava mais de 200US$, fiquei até animado ...rs... Mas não consegui receber nem passar pra outras pessoa. Usei a Lan (www.lan.com), que foi muito pontual e teve um ótimo serviço de bordo (semelhante ao da Tam e muuuuto melhor que da Gol).
Postado Julho 20, 2009 16 anos Autor Membros Muito legal seu relato, a planilha e as fotos... Parabéns! Cara, eu tô programamando minha viagem para dez-09, estarei em Uyuni e vou fazer os rolês por lá (o de 3d) e depois quero ir para San Pedro, sei que se contratar um tour em Uyuni posso optar por ir até San Pedro como vc fez, só que a minha dúvida é: eu consigo algum busão direto de San Pedro para Uyuni (na volta)? Pois meu voô sairá de La Paz e quero conhecer San Pedro e terei que retornar para Bolívia... valeu! Obrigado pelos elogios Henrique, Honestamente, não sei com precisão a resposta. Em San Pedro vc consegue até contratar passeios pelo Uyuni, o problema é que o preço é sempre mais caro, mas pegar um onibus pra Uyuni (cidade) não tenho certeza. De qualquer maneira, anote ai as empresas de onibus que tem em San Pedro e pergunte diretamente pra eles: Empresa: (contato eletronico / web) Rua, numero - Fone ##-##-###### Pullman Bus: (info@chileturismoaventura.cl) Tocopila 432 - Fone: 56-55-851906 Tur Bus: (www.turbus.com) Lincancabur 294 - Fone: 56-55-851549 Buses Frontera (Calama) - Afta 2041 - Fone: 56-55-378543 Atacama 2000 (Calama) - Abaroa 2106 - Fone: 56-55-364295 ABS
Postado Julho 20, 2009 16 anos Membros Olá Milena e Canalha, Dei uma verificada na web e vi uns relatos de jan/09 que esse trem Calama - Uyuni não rola mais. Vi também uns relatos sobre o trajeto do ônibus que faz o roteiro e que a viagem não é das mais agradáveis, que vai um pessoal em pé, pega estrada de terra, janelas fechadas para não entrar poeira, e um termo usado foi "un olor adentro putrefacto", todavia esse bus sai de segunda, quarta e quinta e custa CH$9.000,00 e não vi a duração do trajeto. Na verdade ainda não comprei as passagens, estava querendo fazer: SP - Lima- Cuzco/MP - Copacabana - La Paz - Uyuni - Atacama - Uyiuni - La Paz - SP. Porém, agora vou estudar com mais acrinho outras possibilidades como subir por Arica via bus ou pegar outro curso em Calama (aéreo), derrepente para Santiago como a Milena fez, voltar para Lima ou ir para La Paz o que for mais viável economicamente. Pois fiz Santiago o ano passado, aliás passei a virada do ano lá... Na verdade fiz BS-Montevideo-Mendoza-Santiago-Viña/Valparaiso-Pucon-Bariloche-BS-SP em 24 dias... aliás, tenho que confessar que tenho uma dívida enorme com o site e com @s demais viajantes... Mas agora vou começar a pagar minhas dívidas...
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.