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Felipe Rogério

Onde e qual ônibus pegar de Punta Arenas para Puerto Natales?

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Pessoal, boa tarde.

Chego dia 14 de março por volta das 6:00am no Aeroporto de Punta Arenas (PUQ).

Gostaria de saber como ir de ônibus do aeroporto de Punta Arenas para Puerto Natales e aonde poderia pegar esse ônibus?

É possível comprar a passagem na hora?

Pesquisei bastante antes pra ver se alguém já tinha postado essa dúvida por aqui, mas não encontrei nada. Desculpem-me se já tiverem feito antes.... :oops:

Espero que possam me ajudar, desde já meu muito obrigado. :)

 

Abraços, Felipe Rogério ;)

 

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Olá Felipe, :D

 

Também estava com esta mesma duvida, antes de embarcar, porém chegando lá descobri como proceder (acabei de voltar do circuito "Torres Del Paine").

 

Na chegada ao aeroporto de Punta Arenas há algumas vãs que levam rotineiramente os mochileiros para o centro da cidade, custa cerca de 3 mil pesos Chilenos.

É seguro, não encontrei problema algum, entregam recibo e tudo o mais, pareciam ser carros oficializados. Converse com o motorista que ele lhe deixará bem próximo do hostel e/ou da empresa de ônibus que lhe levará a Puerto Natales. ::otemo::

 

É tudo muito tranquilo e esquematizado, não vi problema neste percurso terrestre. ::cool:::'>

 

Todas as passagens de ônibus (tanto ida quanto volta) comprei com cerca de 2h de antecedência, nos próprios guichês das companhias de ônibus (sem mistério): Tem vaga eles vendem e você embarca, não teve vaga, aguarda-se o próximo ônibus. Ou você pode ir a uma companhia concorrente, todas ficam na mesma rua em Punta Arenas e saem praticamente em horários próximos.

 

Na chegada a Puerto Natales você descerá na rodoviária principal, chegando lá há inúmeros guichês de companhias de ônibus com uma gama de horários para Torres Del Paine bem como para o próprio retorno a Punta Arenas. Os ônibus saem de lá mesmo e os hostels ficam a maioria bem próximos do local (fiz tudo a pé sem dificuldade)

 

Obs: Atenção quanto ao retorno, pois vi muitos mochileiros desesperados para comprar uma passagem adequada ao horário do seu vôo em Punta Arenas, portanto planeje-se e se possível retorne a Punta Arenas 01 dia antes, para não perder o vôo de volta. ::ahhhh::

 

Se precisares de mais alguma dica, estamos a disposição!!!

 

Willy

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Boa noite, Willy.

Muito obrigado pela ajuda.

Entrei em contato com uma empresa que faz o trajeto Punta Arenas x Puerto Natales e é possível comprar a passagem ainda aqui no Brasil, mas depois que vi o valor de uma transferência internacional, desisti completamente da ideia.

Esse será meu primeiro mochilão e estou indo sozinho, toda ajuda é válida.

Abraços :)

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Boa noite Felipe,

 

Também fiz esta mesma tentativa e vi que, não valia a pena a compra a distância.

 

Fique tranquilo que você fará os trechos terrestres sem maiores complicações, há muitos mochileiros fazendo o mesmo, basta se comunicar que tudo dará certo.

 

Uma ótima mochilada para você!!!

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Sem problemas, ha 3 empresas, bus sur, bus Fernandes e bus Pacheco com muitos horarios disponiveis, , só que em terminais diferentes, ao contrário de natales, aonde param todos em um lugar.

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Mesma dúvida...... Esclarecida!

Obrigado Felipe Rogério pela iniciativa rsrsrs e "willythorpe" e "D FABIANO" pelas respostas!

Abraços!

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Oi Gente !

me conta willythorpe , vc fez o W de Torres del Paine? acampando ou ficando nos refugios?

eu quero fazer o W ficando nos refugios, mas pelo que vi está absurdo, média de U$ 500 sem refeições...

se eu não for fazer o W, quantos dias em Puerto Natales vc recomenda?

Muito grata a willythorpe e a todos que puderem colaborar, sem o W, não sei quantos dias reservo para Puerto Natales...

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Puerto Natales,como cidade,não tem nada,só um pequeno museu e dois parques nacionais perto,Paine e Bernardo O Higgins não falado aqui,mas uma maravilha.

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Oi D fabiano, grata pela resposta.

Qtos dias deveria, então, reservar para Puerto Natales?

Vou fazer El Calafate e El Chanten também, mais alguma indicação de cidades a visitar?

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    • Por carlos.alberto1
      Olá a todos, vou relatndando aqui alguns detalhes dessa trip durante a viagem mas quando chegar vou colocar um relato mais detalhado.
       
      Se alguém tiver alguma dúvida sobre esses trechos que passei, dúvidas sobre essas estradas para montar algum roteiro ou quiser trocar uma ideia pode entrar em contato no e-mail [email protected]
       
      1° dia: saímos de Goiânia as 8 horas da manhã e chegamos em Rondonopolis no MT as 17 horas. Em geral as estradas muito boas, depois de Minérios apenas pista simples além de muitos caminhões pesados. Na cidade tivemos dificuldade para achar um hotel na rodovia mas no centro havia muitas opções. Apesar de um dia cansativo, no final da tarde tivemos uma boa surpresa com o mirante da chapada.

    • Por henriquefarage
      Entre julho e novembro de 2017 parti pra uma viagem sem muitos planos, com pouquíssimo dinheiro, sem experiência e com passagem apenas de ida pra Bolívia. Foram quatro meses de viagem com muito aprendizado e muitos perrengues pra contar. Não sou muito adepto ao estilo "mochileiros" de relatar viagens. Nunca pensei em fazer este relato, mas acho que de alguma forma posso contribuir com alguma informação útil para os futuros mochileiros que passarem por onde passei. Sendo assim, não esperem fotos, preços (até porque nunca anotei essas coisas), tantos detalhes minuciosos do que comi, que horas fui no banheiro, qual papel usei. Enfim. Vou tentar ser bem objetivo na medida do possível.
      Destino: eu só queria viajar por algum lugar legal aqui na América do Sul pela proximidade e custos também (era minha primeira viagem assim, e sozinho). Então "joguei a roleta" e vi qual seria a passagem mais barata. Resultado: Santa Cruz de la Sierra, Bolíva. Com o destino definido, pensei no que fazer quando chegasse lá. Me cadastrei no Workaway e procurei um hostel pra trabalhar em qualquer cidade por lá. A primeira que me respondesse eu iria. Deu Cochabamba.

      Preparativos: saí de Vitória/ES com uma Mochila de 50L e uma pequena que usava na faculdade com notebook (jamais levem um notebook em um mochilão) e algumas roupas. Como aqui não faz frio, e nunca usei botas na vida, acabei comprando uma jaqueta impermeável com fleece dentro, um par de botas, uma capa de chuva pra mochila e um cobertor de viagem (tudo na Decathlon). Levei alguns remédios (um monte, porque não sabia quanto tempo ficaria viajando), RG, carteira de vacinação e foi isso.
       
      Bolívia: ainda não tinha muita noção de se locomover de um lugar pro outro, de distâncias e tal, pouco antes da viagem consegui um Couchsurfing em Santa Cruz. Então cheguei, passei uma noite lá, e no dia seguinte peguei o ônibus pra Cochabamba. Em Cocha trabalhei duas semanas no Jaguar House Hostel. Adorei a cidade, o clima, a organização. Aproveitei esse tempo pra pensar no próximo destino. Conheci bastante gente e todos iam pra La Paz. Mantive contato com um pessoal e me falaram que lá tinham party hostels que sempre precisava de voluntários. Escrevi pro LOKI e Wild Rover. O Wild Rover pareceu mais organizado, então acabando meu voluntário em Cochabamba fui direto pra La Paz atrás desse hostel. Cheguei de madrugada, paguei uma diária, e no dia seguinte já fazia parte da equipe. Passei quase 3 semanas trabalhando no Wild Rover La Paz. Experiência incrível, e que ainda me deu direito a fazer a Death Road de graça pela agência que fica na entrada do hostel (Altitude Biking). Pensei em fazer a tour do Uyuni mas eu não estava preparado pra tanto frio então deixei pra quando (se) voltasse. Nesse tempo meu próximo destino já tava definido: Cusco. Fui no terminal comprar passagem e já não tinha mais. Tentei Arequipa, também não tinha. Comprei pra Copacabana onde passaria uma noite e pegaria o ônibus no dia seguinte pra Cusco. Só que em Copacabana conheci um chileno muito gente boa e aí acabei indo com ele pra Isla del Sol acampar lá em cima, onde tem o bosque de eucaliptos e tal. Depois dessa aventura voltei pra Copa e mais tarde peguei o ônibus pra Cusco.
       
      Peru: Em Cusco eu sabia que precisava ganhar dinheiro se quisesse seguir viajando porque já tava ficando sem nada. Como não tinha nada planejado (óbvio), fui direto pro WIld Rover Cusco, falei que tinha trabalhado no de La Paz e pedi uma diária grátis. Usei essa diária apenas pra conversar com os managers e pedir pra trabalhar lá também. Eles pegaram minha referência de La Paz e no dia seguinte já comecei a trabalhar lá também. Enquanto trabalhava no Wild Rover saí pra buscar emprego na cidade, com classificados na mão e tudo. Em uma semana consegui emprego na agência de turismo Wilka Travel, onde fiquei por 40 dias. Neste tempo consegui vivenciar mais a rotina do cidadão cusqueño e me integrar a cultura daquela cidade. Com o salário consegui sair de hostel e alugar um quartinho modesto em San Blas e ainda aproveitar pra fazer alguns tours (pela agência conseguia descontos e gratuidades).
      Ainda em Cusco comecei a pensar nos próximos destinos e decidi que iria subindo ao norte até chegar na Colômbia. Infelizmente isso nunca aconteceu porque descobri que teria de voltar pro Brasil em algum momento antes do ano acabar, então tive que comprar uma passagem de volta com certa urgência. Comprei com saída de Buenos Aires. Eu teria uns 2 meses pra me virar pra chegar em Buenos Aires. Foi uma decisão difícil porque Chile e Argentina a essa altura da viagem já estavam bem distantes dos meus planos por serem países bem caros pra mochileiros. Mas fazer o que?
      Antes de sair do Peru dei uma passada rápida em Arequipa porque havia combinado com uma amiga de assistir um jogo do Peru x Colômbia lá no Wild Rover Arequipa. Passei três dias na cidade e não fiz tour nenhum simplesmente porque machuquei meu dedão na primeira noite (bêbado). De lá decidi que voltaria a La Paz pra trabalhar mais uns dias no Wild Rover, economizar uma grana, e e depois seguir pra Uyuni. Peguei um ônibus de Arequipa até Desaguadero, cruzei a fronteira caminhando, e peguei um trufi até La Paz.
       
      Chile: Mais uns 10 dias em La Paz (já era final de outubro) e eu ainda tinha que cruzar mais algumas fronteiras até chegar em Buenos Aires. Segui pra Uyuni, fiz o tour até a fronteira com o Chile e fui pra San Pedro de Atacama. Foi uma mudança brutal de preços pra quem estava por Peru e Bolívia, e eu certamente não tava preparado pra isso. Passei (acho que) três noites em um hostel lá apenas tentando Couchsurfing. Consegui em Viña del Mar. Assim que confirmei pensei "como chegar em Viña del Mar?". Carona, claro! Já tinha escutado que caronas são relativamente tranquilas no Chile. Então fui de San Pedro de Atacama até La Serena pegando carona atrás de carona. Como não tinha barraca pra dormir na estrada, acabei tendo que pegar um ônibus por 4 horas de um ponto ao outro pra ter onde passar a noite (pagos no cartão de crédito porque já não tinha mais dinheiro em espécie). Passei uns dias em Viña, aproveitei pra conhecer Valparaíso, até que conseguium Couch em Santiago. Consegui fácil. Acabei pegando um ônibus pra lá porque a distância é curta e a passagem barata. Passei mais uns dias em Santiago pensando como faria pra cruzar a fronteira e consegui carona com um Couchsurfer que viajava de carro. Consegui ainda um Couch em Córdoba e precisava dar um jeito de chegar lá.
       
      Argentina: chegando em Mendoza, achamos um hostel barato (já que não consegui Couch) e na manhã seguinte minha carona seguia pro norte enquanto eu ia pra beira da estrada pegar carona. Acho que foi a carona mais difícil de conseguir de toda minha viagem. Era madrugada quando o caminhoneiro me alertou que, apesar de ir pra Córdoba, iria me deixar 100km antes porque era um horário perigoso demais pra chegar no ponto que ele iria parar. Como disse, não tinha barraca e praticamente sem dinheiro em espécie, passei a noite numa loja de conveniência do posto de gasolina que tinha nesse lugar que ele me deixou. Na manhã seguinte, consegui rápido uma carona pra Córdoba. Passei uns dias lá, consegui um Couch em Rosário, então saindo de Córdoba foi pé na estrada mais uma vez até conseguir carona pra Rosário. Em Rosário minha Couch me tratou como um rei, me deu várias dicas e tal. Ali já faltava perto de uma semana pro meu vôo e só precisava de uma última carona pra chegar até Buenos Aires. Conseguindo um Couch, me mandei pra estrada e, outra vez, foi uma carona bem chata de se conseguir. Desci muito longe da cidade, tive que pegar um trem gratuito, achar meu Couch à noite etc. Mas no final deu tudo certo. De lá foi só aproveitar os dias na cidade e voltar pro Brasil.
       
      Dicas aleatórias básicas: Sou totalmente contra o "dá pra se virar bem com português". Dá pra sobreviver, vivenciar experiências não. Então aprenda o máximo de espanhol que puder antes de fazer uma viagem assim. Meu inglês é bom (pra trabalhar em hostel é fundamental) e meu vocabulário de espanhol era muito bom também, entendia tudo mas faltava segurança pra tentar falar. Ao longo da viagem fui me soltando e aí tudo ficou ainda melhor. Conheci muitos brasileiros que não sabiam falar outro idioma e todos se diziam muito arrependidos porque acabaram perdendo muita coisa na viagem (proximidade com locais, negociações, interação com outros viajantes); Respeite a altitude (La Paz, Cusco, etc): você nunca saberá como vai reagir a isso até chegar lá e sentir. Tem gente que não dá nada, outros ficam morrendo dois dias no quarto do hostel com médico atendendo. Na dúvida, melhor não programar nada que requer esforço físico nos primeiros dias; Respeite a cultura local, tente aprender o mínimo de costumes e tradições de onde você estiver visitando; quando for pegar carona saia o mais cedo possível, por volta das 5h, pra estrada; tenha dinheiro trocado se tiver pegando carona pela Argentina porque pra pegar ônibus municipal é necessário ter um cartão (que obviamente você não vai ter), e sem ele o que dá pra fazer é pedir pra alguém passar o cartão pra você e você pagar em dinheiro; pedir desconto é normal no Peru e Bolívia, mas antes de começar a chorar, avalie se o valor do pedido não é justo, e principalmente, se aqueles trocados de desconto vão te fazer falta (quase sempre o vendedor precisa muito mais dessas moedas do que você, viajante); viajar tem seus riscos, mas não se esqueça de onde você vem - o Brasil é um país extremamente perigoso, então acho que há um exagero quando se fala em riscos, assaltos, etc entre viajantes brasileiros. Nunca usei doleira pra nada, minhas coisas ficavam guardadas no locker do hostel, sempre caminhei em todos os horários do dia e noite no Peru e Bolívia e nunca passei por nenhuma situação de perigo; Se puder faça seguro viagem, eu não fiz e não precisei, mas não é raro ver gente com braço quebrado em La Paz por conta da Death Road, ou que passou muito mal com altitude. Em Buenos Aires uma amiga caiu da cama do hostel, precisou ser hospitalizada e essa brincadeira custou em perto de 2 mil reais. Nunca se sabe o que pode acontecer, né? Enfim, se lembrar mais coisas importantes vou complementando.
       
      Bom, minha viagem foi basicamente isso aí. Quem tiver perguntas/dúvidas sobre os lugares/pontos de carona/qualquer coisa assim fique à vontade pra mandar mensagem inbox ou aqui no tópico mesmo que tentarei responder da melhor forma possível.
      Em 15 dias volto pra Cusco pra trabalhar na mesma agência de turismo, então quem tiver planejando ir pra lá nas próximas semanas pode entrar em contato também
    • Por Cibeli v Massier
      Olá pessoal,
      Vou passar um breve resumo da viagem à San Pedro de Atacama que eu e minha irmã fizemos em agosto/2017.
      Compramos voo da Avianca saindo de São Paulo para Santiago e de Santiago à Calama compramos com a Sky Airline, quando compramos as passagens compensou comprar trechos separados, mas deixamos um tempo de mais ou menos 4 horas entres os voos, para não correr o risco de perder a conexão, já que compramos separados.
      Importante: compramos voos separados e deixamos um intervalo de 4h entre a conexão, foi a sorte, porque além do atraso da Avianca ficamos um bom tempo na fila para fazer a migração, então se for comprar trechos separados, deixe um intervalo de 4h a 5h ou compre a passagem daqui do Brasil até Calama, a Latam faz esse trecho e não precisa se preocupar se perder a conexão.
       
      Em Calama tem várias empresas que fazem o transfer para San Pedro do Atacama e todas têm praticamente o mesmo valor $12.000 ida ou $20.000 ida e volta, todos os transfer te deixa na frente do hostel e a viagem dura em média 1h20min.
       
      Chegamos em San Pedro de Atacama no dia 19/08 por volta das 22h e como estávamos com fome, fomos ao centro para comer e comprar água, pois como o deserto é muito seco seu corpo pede por água. No centro tem muitas opções de restaurantes, é até difícil de escolher. Nosso hostal ficava umas 8 quadras até a praça principal, mas como SPA é uma cidade tranquila, não tem perigo andar tarde da noite pelas ruas.
       
      No dia 20/08 pela manhã voltamos ao centro para pesquisar os passeios. Primeiro fomos na Grado 10 que já tínhamos pesquisado aqui pelo Brasil e gostamos, porque os passeios é feito
      em um caminhão adaptado (tipo safári) e algumas outras vantagens, porém a atendente nos avisou que o caminhão iria entrar em manutenção no outro dia, então acabou o encanto, mas também não escolhemos eles devido terem apenas 4 passeios e o preço não era atraente, por isso desistimos deles. Passamos em outras agências, algumas os preços eram mais baratos, mas a
      que mais chamou nossa atenção foi a Agência Flamingo, por vários motivos:
      1º Atendimento, quem nos atendeu foi a Sandy, ela foi muito atenciosa e fez um roteiro para nós conforme já havíamos planejado.
      2º Eles tem o motorista e o guias, geralmente as outras agência tem apenas o motorista. Nosso guia foi o Leonardo, super atencioso, explicava toda parte de geologia e curiosidade do deserto, ele fala espanhol, mas dá para entender perfeitamente.
      3º Café da manhã, escolhemos a agência pelo café da manhã rsrsrsrs, acreditem é muito importante ter um pão baguete e crossaint (amo de paixão o Chile e já fui outras vezes, mas o pãozinho deles é difícil...rsrsrsr).
      No dia 20/08 no período da tarde fizemos o Valle del Luna, não vou entrar a fundo sobre cada passeio, pois todos tem suas particularidades e beleza, cada um tem uma visão diferentes, eu em
      particular jamais imaginei que um dia veria tamanha beleza. Por isso é importante o guia, ele nos contava cada detalhe dos lugares. O Por do sol no final desse passeio é deslumbrante.
      Dia 21/08 fizemos Piedra Rojas, o passeio foi o dia todo, portanto tivemos café da manhã e almoço. No mesmo dia no período da noite fizemos o Tour Astronômico, esse passeio não tenho palavras para descrever o quão maravilhoso foi, nunca imaginei ver o céu como eu vi, era tão estrelado e tão magnifico você poder enxergar tudo aquilo.
      Dia 22/08 fizemos o famoso Geysers Del Tatio, é impressionante o poder da natureza, de como ela consegue te surpreender, o que impressiona também é o frio, nunca senti tanto frio e olha que estávamos com muita roupa, quando chegamos nos Geysers estava -12° sensação térmica de -30°, só posso dizer que era muitoooo frio, mas não demorou muito para o sol nascer e dai deu uma amenizada e não ficou tão ruim assim, mas sem dúvida a natureza viva e respirando a sua frente compensa todo o frio.
      No dia 22/08 a tarde fomos relaxar nas Termas de Puritana, esse é outro lugar perfeito, com aquela água quente, cachoeiras e uma vista perfeita.
      Dia 23/08 fizemos o Salar de Tara, esse é mais um dos lugares que você se sente tão pequeno, pois os lugares são tão grandiosos e tão perfeitos que a gente acaba achando que é uma miragem do deserto.
       
      Em SPA tem outros passeios, mas infelizmente não podíamos fazer mais nenhum devido ao tempo que planejamos. Tivemos o prazer de conhecer pessoas do bem e poder compartilhar dos mesmos sonhos e que ficamos amigos.
      Dicas importantes:
      Compre roupa segunda pele, ela será praticamente sua 1ª pele…rsrsrsrs Leve touca, luva, cachecol, lenço e uma boa jaqueta que corta o vento. A pele resseca muito, então não adianta manteiga de cacau, leve pomada mesmo, nós levamos Bepantol e outras pomadas, foi o que nos salvou. O nariz arde muito devido o tempo seco, então leve alguma coisa para hidratar. Não tenha frescura com pó, é o que mais tem lá. Beba muita água. Alguns passeios o banheiro é ao natural, então carregue papel para se limpar. Hospedagem - Hostal Sol y Viento - Quarto duplo com banheiro privado. De 19/08 a 23/08
      pagamos aproximadamente $130.000 (+ ou – R$ 660,00)
      Quarto sempre limpo e chuveiro a gás, muito bom.
      Transfer de Calama SPA Calama – Pampa
      Agência de Turismo – Flamingo. 
      San Pedro de Atacama foi algo surpreendente e inesperado, tínhamos um pouco de noção de como era, mas as característica dos lugares foi surreal. Vale muito a pena conhecer.
      Espero ter contribuído um pouquinho.
      Bjos
       
















    • Por Paulo Cesar.pcms
      Boa Tarde galera,

      Estou indo pra Santiago no Chile em Abril para passar 7 dias, 
      estou levando 1700 reais, para comprar pesos por la mesmo, alias.. eu estou levando essa quantia e minha namorada a mesma quantia.
      Obs: passagem e hospedagem ja estão pagos, esses 1700 são para gastar la.

      Gostaria de uma opinião de vocês.. se é suficiente ou é pouco.

      Agradeço desde já.
      Paulo César
    • Por LeoRJ
      [info]O objetivo deste tópico é trocar informações e reunir depoimentos e dicas sobre o Deserto do Atacama. Se você está com alguma dúvida em relação à região, coloque-a aqui que sempre um mochileiro de plantão irá ajudar. Se já conhece o Atacama, conte para nós como foi sua experiência, seja ela negativa ou positiva, deixando dicas e demais informações para mochileiros perdidos. Para isso basta clicar no Botão Responder![/info]
       
       
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      Relato sobre viagem de treze dias ao Chile, incluindo o Deserto do Atacama pelo mochileiro Leo Caetano
      Relato sobre viagem de vinte dias ao Chile, incluindo o Deserto do Atacama pela mochileira Milena Garcia
      Relato sobre viagem de dezenove dias ao Chile, incluindo o Deserto do Atacama pelo mochileiro Xunfos
      Relato sobre viagem de vinte e cinco dias ao Chile, incluindo o Deserto do Atacama pela mochileira Samanthavas
      Relato sobre viagem de vinte e um dias ao Chile, incluindo o Deserto do Atacama pelo mochileiro FHMartins
      Relato sobre viagem ao Chile, incluindo o Deserto do Atacama pelo mochileiro Michelschon
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      San Pedro de Atacama é um lugar muito lindo e também muito caro. Especialmente se vc está vindo do Peru ou Bolívia.
       
      Muita gente sai daqui com vários planos de passeios que pretende fazer em San Pedro, só que muitos desses, tem preços até proibitivos pra nós Brasileiros.
       
      No meu caso, como tinha vindo do Salar, não senti muita necessidade de fazer passeios em lagoas, geysers e tudo mais.
       
      Dei preferência ao grande passeio autônomo de bike. Bom, bonito e barato !!!
       
      As locadoras cobram 5000 pesos pelo horário de 08:00 ás 22:00hrs. Dá + ou - 10 dólares.
       
      As bikes são quase todas da marca Trek, originais e muito bem conservadas (depende da locadora é claro).
       

       
      No meu caso, procurei a H2o que achei ser a melhor, pois além de te darem um bom kit de manutenção que é muito importante, pois se furar um pneu e não tiver...
      Eles te dão um mapa e explicam muito bem todos os caminhos.
       

       
      Mapa em Alta Resolução: http://w17.easy-share.com/1702721268.html
       
      Em um só dia vc pode fazer:
       
      Pukara de Quitor - Ruínas bem legais que ficam a 3km da cidade. Bem legal de conhecer.
       

       
      Cueva el Diablo - Um tipo de caverna de pedra e barro esculpido pela passagem de vento.
       


       
      Quebrada del Diablo - Literalmente uma estrada natural (formada pelo vento) cravada no meio das pedras e barro. Com certeza o melhor e mais bonito local pra trekking e bike de lá.
       


       
      Catarpe - Que são algumas poucas ruínas, que ficam em cima de um pequeno morro. A vista é legal, mas o que vale é o passeio, pois não tem nada de mais por lá.
       



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