Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Mochilão Truta - Bolívia, Peru e Chile em 25 dias

Postado
  • Membros

[info]Pessoal, essa viagem foi feita em 2009, e muitos dos valores que eu coloquei aqui já estão defasados. Portanto usem o relato para pesquisa de roteiros e cidades, mas não usem os preços como base para o planejamento, para isso procurem relatos de 2011 em diante. Abs, Samantha[/info]

[align=center][t1]MOCHILÃO TRUTA[/t1]

[t3]BOLÍVIA – PERU – CHILE – BOLÍVIA

JULHO 2009[/t3]

::hahaha::::hahaha::::hahaha::[/align]

[align=justify]Depois de muito tempo guardando dinheiro e planejando o roteiro, fiz essa viagem de 25 dias sozinha em julho de 2009, partindo do Rio de Janeiro. O título é Mochilão Truta porque essa viagem foi uma overdose do peixe do Titicaca. Nesse relato estão valores atualizados, minhas impressões dos locais por onde passei e algumas histórias que considero que valem a pena ser contadas. Resolvi poupá-los das minhas crises de consumismo e incluir apenas os gastos relevantes para quem planeja uma viagem. Os gastos com artesanato também não inclui, apesar de achar relevantes já que todo mundo compra, porque não estão bem anotados. Os restaurantes só anotei os nomes e localização dos locais que foram bons e baratos.

[t3]# Um ano e meio antes... – O planejamento[/t3]

Roteiro planejado, com número de dias em cada cidade:

Rio de Janeiro

Santa Cruz de La Sierra (1)

La Paz (4)

Copacabana / Isla del Sol (2)

Puno (somente passagem)

Cusco (4, sendo 1 em Machu Picchu)

Nazca (1)

Ica / Huacachina (1)

Arequipa (1)

Arica (1)

San Pedro do Atacama (3)

Salar de Uyuni (3)

Potosí (1)

Sucre (1)

Santa Cruz de la Sierra (1)

Rio de Janeiro

O roteiro realizado foi um pouco diferente. Foram cortadas Ica e Arequipa para dar mais um dia para Cusco e San Pedro do Atacama cada uma. De resto foi igual. Ica foi cortada pela praticidade, já que era uma pontinha que estava meio que para fora do roteiro circular, e não era uma coisa que eu queria tanto fazer. E Arequipa foi cortada porque eu já tinha a intenção de retornar, pois dessa vez não teria tempo de fazer o Canion del Colca, iria somente conhecer a cidade.

Custo total planejado:

R$ 3.300

Custo total real (descontando as extravagâncias com roupas e artesanatos...):

R$ 3.590

Conversão

$ 1 = R$ 2

$ 1 = Bs. 7

$ 1 = s./3

$ 1 = PC$ 500 (na verdade um pouquinho mais do que isso, arredondei para baixo para facilitar as contas)

Os gastos antes da saída

Passagem aérea Gol Rio – Santa Cruz – Rio: R$1070

Passagem aérea Aerosur Sucre – Santa Cruz: $57

Carteira de estudante internacional ISIC: R$40

Seguro Viagem GTA: $48

Trem Ollantaytambo – Águas Calientes – Ollantaytambo: $62

Tirando esses gastos, não fiz reserva de mais nada com antecedência.

Em dinheiro levei 450 dólares, e o restante saquei lá.[/align]

Editado por Visitante

• Respostas 150
  • Visualizações 49.4k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Featured Replies

Postado
  • Membros

Oi Samantha!

Li seu relato, e achei muito legal! Parabéns! anopassado fui a San Pedro do Atacama e Salar do Uyuni, e agora, em abril, pretendo ir para La Paz - Copacabana - Cusco - Arequipa - La Paz.

Estou com uma dúvida:

- Pretendo chegar em Cusco com o ônibus vindo de Puno, de madrugada, passar o dia para conhecer a cidade, comprar passagens de trem e fechar passeios. No dia seguinte estou pensando em fazer as ruínas incas e no outro dia o tour do Valle Sagrado, descendo em Ollanta para seguir para Aguas Calientes. Então acordo cedo e vou para Machu Picchu. Neste mesmo dia, posso voltar de Machu Picchu e já seguir para Ollanta e depois para Cusco (a noite), ou tenho que dormir em águas Calientes de novo?

Se houver ônibus noturno para Arequipa, gostaria de voltar de MP, seguir para Ollanta, Cusco e tomar o busão para Arequipa.... assim economizo um dia de viagem....

outra coisa:

- Como vou na baixa temporada (apesar de sempre ter gente em Cusco), sera que teria problema comprar as passagens para o trem Ollanta-águas Calientes com 2 dias de antecedencia apenas??

Obrigada pelas dicas, que me ajudara muito!!!

beijos

Postado
  • Autor
  • Membros

Gabriella

Você pode voltar pra Ollanta e Cusco no mesmo dia depois de MP, a única diferença é que o trem sai um pouco mais caro do que se voltasse no dia seguinte de manhã. Mas tem que ver os horários do trem e do ônibus porque de Águas Calientes até Cusco demora um pouquinho, pra não arriscar perder o ônibus.

não sei não... aquilo lá é cheio o ano todo hehehehehe Eu não arriscaria, mas tem gente que diz que dá para comprar

Se você já souber as datas certas compra pela internet que é mais garantido, e mesmo que você se atrase no caminho o máximo que vai acontecer é ter que ir a MP antes de conhecer Cusco.

Postado
  • Membros

Samanta, para comprar a passagem de Sucre para Santa Cruz, você precisou do passaporte? É que lá no site tem um campo para preencher com o documento do passageiro e ele so me da a opçãp de por passaporte, no momento eu não tenho passaporte, consigo comprar a passagem?

Postado
  • Autor
  • Membros

Pipeirao

Eu comprei com passaporte sim, mas acho que eles devem aceitar a identidade brasileira. Melhor confirmar isso no fórum da Bolívia, alguém deve saber te responder lá.

Postado
  • Membros

Obrigada Samantha!

Acho que vou comprar pelo site mesmo que vc indicou.... E como funciona? Eles emitem um comprovante? Vc imprime a passagem?? É garantido de não venderem mais assentos do que realmente existem?

Só estou com um pouquinho de medo de atrasar, pq só agora que vi que programei fazer a viagem de Copacabana a Cusco na sexta-feira santa.... e o valle sagrado do domingo de Páscoa!!!! Então não sei se haverá problema.... espero que não, pq estou com os dias contadinhos.... ai ai ai

Mais uma vez obrigada!

Postado
  • Autor
  • Membros

Gabriella

Pelo site da Peru Rail você já imprime a própria passagem com lugar marcado e tudo, é só mostrar na hora do embarque.

Eles não vendem a mais não, são todas as passagens com data e lugar marcado, então não tem erro

Quanto aos feriados é melhor estar preparada para imprevistos, embora eu ache que não vai ter nenhum problema.

Postado
  • Membros

Amiga, me ajuda...

Adorei seus relatos....

Tenho 15 dias para ir a Bolivia.

Viagem:

São Paulo - Santa Cruz - Sucre (voo até Sta Cruz, e durmo no aeroporto porque tenho um vôo até Sucre no mesmo dia)

Sucre (2/3 dias)

Potosi (2 dias)

Uyuni (2 dias)

Oruro (1 dia)

La Paz (2 dias)

Cochabamba (2 dias)

Santa Cruz para voltar!

Você sabe quanto tempo eu demoraria para fazer todo esse trajeto de busão?

Estou considerando uns 3 dias perdido em viagens!

Mas provavelmente, no meio do caminho vou saber quanto tempo tenho, e quais lugares devo pular..

Talvez eu pule Oruro!

Postado
  • Autor
  • Membros

De Sucre pra Potosí é bem rápido, umas 2 horas.

De potosí para Uyuni demora um pouco mais, umas 6 horas.

De Uyuni para Oruro eu não sei

De Oruro para La Paz umas 6 horas

De a Paz pra Cochabamba é uma noite, e de Cochabamba pra Santa Cruz também.

Em Sucre, 1 dia só dá para conhecer a cidade, mas contando com o seu deslocamento deixe 2 dias. 3 acho que é exagero.

Tenta botar 4 dias em Uyuni pra você poder fazer o passeio completo do Salar, que vai até o Chile.

• 3 semanas depois...
Postado
  • Membros

Oi galera, estive este ano passado por lá e foi fantástico...Uma trip que vale a pena fazer novamente !!

Para quem tiver um tempinho para ver as fotos, estaarei disponibilizando meu link abaixo.

Hasta Luego a todos!!

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.