Ir para conteúdo

Quito - A Chegada ao Equador


Posts Recomendados

  • Membros

[creditos]Esse relato faz parte do site "Uzi Por Aí". Tentei fazer uma compilação das partes mais importantes, ou seja, as principais informações[/creditos]

 

Vacina da Febre Amarela

 

Como tudo que é ruim pode piorar, para entrar no Equador é obrigado estar vacinado contra a febre amarela. Eu havia me vacinado em 2008 e como a validade é de 10 anos, não havia necessidade de tomar outra, acontece que eu não tinha o comprovante e sem isto, não dá para tirar o documento que comprova a imunidade, o qual pode ser exigido ao desembarcar no país.

 

O médico me fez uma prescrição e eu fui ao Hospital Emílio Ribas em São Paulo. A burocracia lá foi tanta que eles não aceitaram me aplicar a vacina. Fui então ao Hospital das Clínicas e lá pude tomar a injeção rapidamente. Na mesma hora me deram o Certificado Internacional de Vacina contra a Febre Amarela expedido pela Anvisa.

 

Um dia depois tive como efeito colateral uma febre muito forte, mas que fazendo uso do Buscopan passou em dois dias.

 

Do Aeroporto ao Centro

 

Viajando pela Tame, companhia aérea que tem voos diretos entre Brasil e Equador, cheguei ao novo e único Aeroporto de Quito que fica muito longe do centro, cerca de 80 minutos.

 

Logo no desembarque, avistei o estande, onde se pode comprar a passagem do Aero Servicios, bus executivo que leva o turista até o antigo aeroporto (que agora funciona como se fosse uma rodoviária), localizado no meio da cidade. O ticket custa 6 dólares.

 

aeroporto-de-quito-para-o-centro.jpg

 

como-ir-do-aeroporto-de-quito-para-o-centro-da-cidade.jpg

 

aeroporto de quito para o centro

 

Estande para comprar a passagem do Aero Servicios.

 

como ir do aeroporto de quito para o centro da cidade

Ônibus do Aero Servicios, com ar condicionado e wifi.

 

 

Há uma opção mais econômica para se chegar ao centro. Um pouco mais à frente da plataforma onde fica o Aero Servicios, há um ponto de ônibus coletivo que leva o turista até o Terminal de Rio Coca pela bagatela de 2 dólares.

 

%C3%B4nibus-quito-do-aeroporto-novo-ao-centro1.jpg

 

Os Táxis

 

Tanto o aeroporto antigo quanto o terminal possuem estações de Trolebus, transporte público que abarca toda a cidade, mas depois de uma viagem longa a um país de terceiro mundo desconhecido, o melhor mesmo é pegar um táxi, que é muito barato por lá. Dificilmente a corrida custará mais de 3 ou 4 dólares. Você só precisa insistir que o motorista ligue (prenda) o taxímetro, pois alguns querem dar valores mais altos quando percebe que o passageiro é turista.

 

Onde Ficar

 

Centro Histórico ou Mariscal? Estes são os dois bairros preferidos de quem vai passear em Quito. O Centro é lindo e cheio de história, tanto que foi o primeiro a ganhar da UNESCO o título de Patrimônio da Humanidade. Mas apesar de ser onde se concentram os museus, as lindas construções coloniais e as demais atrações culturais, o Centro Histórico fica meio deserto à noite, o que acaba lhe deixando perigoso.

 

centro-hist%C3%B3rico-quito.jpg

 

Já no Mariscal a noite é extremamente movimentada. Os restaurantes ficam aberto até mais tarde, as baladas varam a madruga e os karaokês enchem, isto porque os equatorianos são fãs de karaokê, por lá ainda é moda.

 

O ruim do Mariscal é que por ser reduto dos estrangeiros - tanto que é conhecido como "gringolândia" - não há muita interação com os nativos, na realidade até parece que você está em outro um país, um que não tem nada a ver com o Equador. Então dependendo do tipo de turista que você é, o Mariscal poder deixar a desejar, sem contar que os preços por lá são mais elevados e as baladas podem incomodar quem quer sossego.

 

Plaza-foch-mariscal-quito.jpg

 

Por sorte, eu não fiquei em nenhum desses bairros, mesmo sem planejar acabei hospedado em um bairro residencial que ficava próximo dos dois. Hospedei-me por meio do Airbnb, numa casa em que a proprietária, Yadi, cuida bastante dos seus hóspedes.

 

A diária custava 17 dólares para um quarto com cama de casal e com vista para os Jardins de Circaciana, que fica em frente à estação de Trolebus El Cólon.

 

Após se cadastrar, dê uma olhada na casa de Yadi, de verdade acho uma excelente opção, pois Yadi e sua família são muito receptivos, além do que, por ter sido ela professora de espanhol por muitos anos, ela fala de forma bastante clara, um espanhol totalmente compreensível.

 

circaciana-quito.jpg

 

Atrações

 

Como não poderia ser diferente, usei o primeiro dia para andar pelo Centro Histórico, onde a maioria dos pontos turísticos se encontram.

 

Plaza-Gran-de-quito.jpg

 

Quase ao lado do prédio Presidencia de la República está o Centro Cultural Metropolitano, no qual sempre há exposições de arte e atividades culturais. Como era o mês dos finados, as artes expostas diziam respeito aos mortos. Uma curiosidade sobre o Equador é que eles realmente levam a sério o dia de finados, estendendo a data pelo mês inteiro.

 

dia-dos-mortos.jpg

 

Alguns metros depois do Centro Cultural cheguei à famosa igreja Companhia de Jesus. Ao vê-la por fora não achei muita graça, porém, assim que paguei os 2 dólares do ingresso e entrei, tive uma grata surpresa. De longe foi um dos templos mais bonitos que já vi. Toda a madeira do seu interior é banhada a ouro, o que faz os olhos de qualquer um brilharem.

 

companhia-de-jesus.jpg

 

Como igreja é uma coisa que não falta em Quito, olhei no mapa e fui atrás da Basílica do Voto Nacional, a qual também é parada obrigatória.

 

Bas%C3%ADlica-do-voto-nacional-quito.jpg

 

De repente o tempo mudou e a minha saúde se abalou. Entrei no primeiro KFC que vi pela frente. É curioso como a rede KFC é popular por lá, enquanto que o MC Donald's pouco se vê. O Equador é um dos únicos países que assim como Brasil comem feijão todo o dia, a diferença é que o feijão equatoriano é imenso.

 

Lá fora a tempestade caia forte. Raios, trovões e relâmpagos. Assim que a chuva deu uma diminuída, voltei a andar pelo Centro Histórico com uma nova fotografia. Com o tempo fechado, parece que o branco das construções ganhavam mais vida.

 

A impressão que tive foi que a chuva havia limpado a cidade. O que ocorre é que em Quito há vendedores ambulantes de tudo que se possa imaginar. Desde gelatina a pen drive, de meias a papel higiênico, o qual custava 1 dólar. Tanta gente vendendo deixa a cidade visualmente poluída.

 

quito-iglesia-de-san-francisco.jpg

 

equador-o-que-ver-e-fazer-em-quito-parte-1.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Leandro, acho que não, hein.

 

Não sei se você sabe, mas a moeda do Equador é o dólar, igualzinho como nos Estados Unidos. A parte boa é que tudo gira em torno de 1 a 3 dólares. Uma corrida de táxi dificilmente passará de 5 dólares.

 

Pena que o real esteja desvalorizado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Deu soudades e vontade de voltar, continua o relato, olha amigo eu fui ano passado e não me pediram o comprovante da vacina. Quanto ao amigo que falou do Real é bom esquecer e levar Dólar pq lá é Dólar mesmo ::otemo:: è um país barato o problema é que a crise demorou mas chegou ao Brasil. ::mmm:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Vá juntando dinheiro que o Dólar não vai ficar tão alto quanto esta, vá pesquisando passagem que a Copa sempre coloca alguma boa promoção quando eu comecei a pesquisar só encontrava passagem por mais de dois mil, quando comprei paguei menos de 1.500 ::otemo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...
  • Membros

Nossa amigos pelo visto o dólar aumentou sim :( o que esta prejudicando minha viagem ao Equador. Vi em um relato alguem que pagou $25 do aeroporto até o centro de taxi. Fiquei assustada... Quem foi recentemente poderia dizer em média quando é gasto por dia? Eu queria muito ir pra Quito e tambem fazer a viagem de trêm ::love::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...