Ir para conteúdo

Travessia Muçum-Guaporé pela Ferrovia do Trigo/RS


Posts Recomendados

  • Respostas 45
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros

E aí, beleza!?

Eu nasci em Muçum, de onde vocês partiram em jornada pela Ferrovia do Trigo, e hoje moro em Santa Maria.

Conheço a ferrovia pessalmente, mas só a percorri de trem, nunca à pé, apesar de ter crescido sobre seus trilhos, literalmente.

Meu pai trabalhou na RFFSA até se aposentar, em 97.

A ferrovia do trigo foi concluída no final dos anos 70 e liga o planalto (Passo Fundo) à Porto Alegre através do

entrocamento em Roca Sales com o Tronco Principal Sul (a ferrovia que vem de Vacaria, ferrovia na qual existe um túnel de quase 3 km de extensão, o 71, não muito longe da estação de Roca Sales na direção norte). São duas das mais bonitas ferrovias do Brasil, sem dúvida. Enquanto a ferrovia do trigo impressiona pelos gigantescos viadutos, a Vacaria-Roca Sales atrai pelo isolamento das regiões onde está encravada (saindo de Roca, acompanha os rios Taquari, das Antas e Turvo antes de chegar em Vacaria). A TPS é mais movimentada que a ferrovia do trigo, e triplas de C30 e SD40 não são incomuns. Existe até um túnel em "Y" nesta ferrovia. Fica na estação de Jaboticaba (para quem conhece a serra gaúcha, é bem próximo à ponte do rio das Antas entre Veranópolis e Bento Gonçalves e cuja imagem é o logo do DAER). A boca sul do túnel, em direção à estação de Jaboticaba, tem duas linhas que correm lado a lado: a antiga ferrovia Bento-Jaboticaba (outra maravilha ferroviária pouquíssimo conhecida) e a TPS. Dentro do túnel, a TPS segue à esquerda e atravessa o rio das Antas, entrando em outro túnel ao lado de uma represa; à direita, segue a antiga e desativada linha para Bento Gonçalves, com uma rampa bem mais forte que as ferrovias atuais. Este trecho foi usado turisticamente até alguns anos atrás, quando foi desativado... Uma pena, já que para vencer o grande desnível entre as localidades a ferrovia faz um verdadeiro caracol no moro onde fica a estação de Jaboticaba. São duas voltas completas no mesmo moro...

Quanto à ferrovia do trigo, existe um projeto em adamento para a implantação de um trem turístico. Espera-se que em 2010 ele esteja nos trilhos (fazendo o trecho Montenegro-Guaporé).

Bem, se alguém quiser fotos ou informações ou apenas trocar ideias, é só entrar em contato. Espero ter contribuído com algo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Opa, comi bola! ::xiu::

O ramal Bento-Jaboticaba segue pro lado contrário!

bentogonc12.jpg

Aliás, aqui dá pra ter uma noção melhor das linhas desta bela região.

Há uma ilustração que dé melhor noção do desnível:

ferrovia.gif

Veja que um tunel fica abaixo de uma estação! :shock:

Infos:http://bgonline.com.br/bentoonline.com.br/aasite/curiosidades.html

Vídeo mostrando o estado da ferrovia

Alguém é parceiro?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20091002155601.jpg 500 333.333333333 Túnel em Y em Jaboticaba. Foto de Fabiano Mazzotti, obtida no Panoramio.]Bueno, esta é uma imagem do interior do túnel em Y em Jaboticaba. A linha da direita é o ramal desativado Bento Gonçalves-Jaboticaba; a linha da esquerda faz parte do Tronco Principal Sul. À esquerda, assim que a ferrovia sai do túnel, atravessa uma ponte sobre o rio das Antas e troca a margem pela qual o acompanha até a confluência com o rio da Prata. Para se chegar até a estação de Jaboticaba (orientação para quem chega da região metropolitana ou do centro do estado): Já estando em Bento Gonçalves, siga para o norte, em direção a Veranópolis, pela RS-324. Desça a serra do rio das Antas - com cuidado que o negócio é violento(!) - até a cabeceira da ponte que atravessa o rio. Aí há uma saída à direita da pista, que leva a uma estrada de chão batido; siga por esta estrada, sempre em frente. Ela tem dois cruzamentos de nível com a ferrovia, é bom tomar cuidado... Para não ter erro, mantenha o rio sempre à sua esquerda. Após passar o segundo cruzamento de nível, já estará na estação de Jaboticaba; o túnel em Y fica alguns metros adiante. Não sei se é possível ver alguma coisa além da beleza da flora no local, mas o ramal Bento-Jaboticaba, depois que sai da boca norte do túnel, circunda o moro onde está a estação. São duas voltas (a linha passa uma vez em frente à estação, já numa cota bem mais elevada que o nível inicial. Sem dúvida, é um ótimo lugar para se conhecer. Só uma dica: o rio das Antas muda muito rapidamente de vazão em épocas de chuvas - é o mesmo que passa por Muçum, só que com nome de Taquari após a confluência com o Carrero - portanto, é mais recomendado seguir até lá em tempo de pouca chuva, apesar da água não atingir o nível da ferrovia. Já o ramal até Bento, por estar desativado já foi tomado pelo mato. Vi algumas fotos de um pessoal que andou por lá e é incrível imaginar que um dia ali circulou um trem. Neste ramal também tem outros túneis e viadutos. É uma jornada e tanto! Com certeza vale a investida, é uma vista única do Vale das Antas.[/picturethis]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20091002163820.jpg 500 382.421875 Legenda da Foto]Aqui uma imagem do Google Earth da região. Bento Gonçalves fica ao sul. Só lembrando que a ponte do rio das Antas marcada na imagem e à qual fiz referência no texto anterior é rodoviária.[/picturethis]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Pois então, Cacius, a linha do ramal Bento Jaboticaba não passa longe da estação rodoviária de Bento (dá uns 200m, em linha reta, à oeste da rodoviária). O problema é que iniciar a caminhada ainda dentro da cidade pode ser meio perigoso na medida em que a linha se dirige até a periferia. O ideal seria intercepetá-la depois de sair do perímetro urbano. Pelo que eu andei vendo, um lugar bom parece ser logo depois de um trevo na RS324 (que dá acesso à Linha Paulina e Faria Lemos - Vale dos Vinhedos. Há uma bifurcação à direita logo após este trevo e a estrada é asfaltada; a ferrovia está há poucos metros adiante.). A ferrovia acompanha a RS324 por alguns instantes, até que a rodovia passe sobre a linha em um pequeno viaduto, cada qual seguindo seu destino após este trecho. Até este viaduto, a ferrovia está à direita da RS324. Acho que qualquer motorista de ônibus que trabalha pela região saberia apontar o local que me referi.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...