Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

7 dias no Chile em Julho com fotos e dicas! (Santiago/Cajon del Maipo/El Colorado)

Postado
  • Membros

Bom galera,

Depois de tantas lidas aqui no Mochileiros, resolvi dar a minha colaboração!

Fiquei em Santiago do dia 13 de Julho até o dia 20 de 2015. Foi uma viagem programada, uma vez que comprei as passagens em Janeiro por uma promoção da Gol por apenas 450 reais com taxas! Depois de achar a passagem por esse preço comecei a pesquisar as dicas e elaborar os meus roteiros

Inicialmente comecei a procurar hotéis em Santiago para minha hospedagem. Basicamente utilizei dois sites (booking e tripadvisor). Como eu possuo um primo em Santiago eu consegui ficar na casa dele de sábado até segunda. Nos dias anteriores eu fiquei no "Hotel Oporto Boutique" e fiz a reserva pela bancorbras! A bancorbras possui convênio com eles e a suplementação foi de apenas 3 dólares. A dica para quem tem bancorbras é de que as diárias abrem a partir de 6 meses até a data de sua reserva, então tem que correr para ficar com um bom hotel. Em relação ao Oporto Hotel, o hotel oferece o básico, nada de luxo e também nada precário. A bancorbras oferece alguns hoteis mais luxuosos, porém a suplementação é mais alta.

Voltando ao hotel, o mesmo fica no bairro Providencia. Esse bairro é muito tranquilo, andava por ele a pé tarde da noite e não tinha problemas nenhum. Muito seguro e com boa movimentação de pessoas. Vários blogs e sites recomendam ficar nele. A estação mais próxima de metro eram as estações "Tobalaba" e "Los Leones" pertencentes a linha vermelha (a principal linha de metro de Santiago). Até chegar nelas havia uma caminhada de uns 13 minutos, então quem gosta de andar não é problema nenhum!

Elaboração do roteiro

Após a escolha do hotel, comecei a elaborar o roteiro com a ajuda do tripadvisor, onde é possível ver as atrações classificadas em ordem de preferência pelo público do site. Também utilizei alguns blogs de pessoas que moram no Chile e também utilizei as dicas postadas aqui no Mochileiros. Minha principal dica é: deixe todas as atrações que exijam longos deslocamentos para o início da viagem porque nesse momento seu pique é maior. No final do roteiro explicarei o porque disso e como me prejudiquei em não pensar assim. E é claro, deixe uma carta debaixo da manga, se no dia X sua atração estiver fechada, já tenha a segunda opção para não perder um dia da viagem.

Meu roteiro foi elaborado da seguinte maneira:

- Segunda-feira: Cerro Santa Lucía - Costanera Center (cheguei em SCL às 15:30 h)

- Terça-feira: Plaza de la Ciudadanía - Palacio de la Moneda - Plaza de la Constitucíon - Calle Agustinas (trocar dinheiro) - Paseo Ahumada - Almoço - Plaza de Armas - Catedral Metropolitana - Museu de Arte Pre Colombina - Parque Forestal - Cerro San Cristóbal - Jantar

- Quarta-feira: Vinâ Undurraga - Museu Direitos Humanos - Jantar

- Quinta-feira: Cavalgada pelo Cordilheira no Cajon del Maipo

- Sexta-feira: Esqui em El Colorado

- Sábado: Feira artesanato Los Dominicos - Churrasco Chileno

- Domingo: Vinâ del Mar - Valparaíso

- Segunda-feira: Volta para Brasília (Meu voo saiu às 07:45 h)

Câmbio

A troca de dinheiro não foi nada favorável para nós Brasileiros em Santiago. Comecei a acompanhar a taxa de câmbio faltando uns 3 meses para a viagem e a média foi de 1 Real - 185 CLP. Observava essa taxa em três sites chilenos...

http://www.cambiosantiago.cl/

http://www.brollano.cl/

https://www.afex.cl/prontus/

Diante disso, troquei 500 reais na Confidence Cambio no Brasil, pelo próprio site. Você entra, coloca quanto quer comprar, eles geram o valor com o IOF + taxa e quando você aceita eles emitem um boleto para o pagamento. Feito o pagamento você se apresenta na loja da confidence que você selecionou na hora de fazer a cotação e busca o dinheiro. Dividindo o valor de pesos que veio para mim pelo valor em reais gastos na compra eu consegui a seguinte cotação: 1 Real - 181 Pesos. Essa compra foi útil para chegar no Chile com dinheiro e já pagar os primeiros gastos, pois se você for trocar no aeroporto a cotação será horrível!

Em Santiago você precisa ir na Calle Agustinas, logo atrás da plaza de la constituicíon . A taxa maior foi de 1 Real - 184 CLP, na AFEX. Troquei lá por ser um cambio onde você entra por uma porta e não fica exposto às pessoas na rua e é claro por estar apresentando a melhor cotação no dia. Depois precisei trocar mais e fui na AFEX no Costanera Center e estava 1 Real - 170 CLP e então tive que comprar no cartão de crédito até achar uma casa de câmbio com boa cotação. Posteriormente fui na Cambios Santiago ao lado do Starbucks na Avenida Pedro de Valdivia e troquei uns 200 reais ( 1 Real - 180 CLP)

Bom, depois disso, vamos ao que interessa...

Dia 1

Eu e minha namorada saímos de BSB às 07:10 com direção a Santiago fazendo uma conexão de 1:50 em Garulhos. No momento da entrega da bagagem em Brasília foi solicitado meu documento e eu entreguei minha carteira de habilitação, porém, a funcionária da GOL não aceitou e disse que em voos internacionais para os países do Mercosul eu deveria apresentar o RG ou o passaporte. A minha sorte foi que eu estava com o passaporte na mochila! Portanto, não leve somente sua carteira de habilitação e se for levar o RG o mesmo deve ser recente (não pode ter mais de 10 anos). De Garulhos até Santiago foram 4 horas de voo, sendo que faltando uns 15 minutos para chegar em Santiago você é contemplado pela Cordilheira dos Andes. Eu sentei do lado esquerdo do avião. Dos dois lados você consegue ver bem a Cordilheira.

19898124741_c959d33b6f_k.jpgCordilheira dos Andes by Rodrigo da Silveira, no Flickr

Antes de chegar em Santiago eu já tinha reservado um transfer particular pela TransVip http://www.transvip.cl/ por 20.000 CLP. Esse transfer é particular, mas eles oferecem uma van que é compartilhada com outros usuários. O benefício do transfer particular é que você chega mais rápido no seu hotel e não tem que esperar um horário para a van encher. O pagamento é feito logo na entrada da esteira de bagagens. Lá existe um guichê deles, você paga e recebe um comprovante o qual você entrega para um motorista da transvip que fica bem na saída da porta do aeroporto. Eu tinha marcado o horário para as 16:30, mas cheguei lá umas 16:00 horas e não tive que esperar nada, tinha uns 10 carros da transvip parados lá

Chegando no hotel, fizemos o check-in, deixamos a mala no quarto e já saímos em direção à estação de metro Los Leones. Estava um frio do caramba em Santiago (10 °C) e andar no frio até você se proteger bem é complicado. Por isso, um bom casaco e um cachecol vai bem. Ao chegar na estação fomos comprar o bilhete que tem o preço diferente ao longo do dia (horário de pico = mais caro). Compramos os bilhetes e nos dirigimos para o lado da linha que iria até San Pablo. O metro de santiago é muito rápido e eficiente, passa toda hora e você não espera quase nada nas estações. Descemos na estação Santa Lucía, saímos de lá, atravessamos uma avenida grande e fomos até o Cerro Santa Lucía

19705413808_2c1370c2bc_k.jpgCerro Santa Lucía by Rodrigo da Silveira, no Flickr

A entada no Cerro é gratuita e você só tem que escrever em um livro de onde você é e qual é seu nome. Vale lembrar que o cerro é fechado nas primeiras segunda-feiras do mês e que nas demais só abre a partir das 13:00 horas

Lá em cima do Cerro a passagem é rápida, tiramos algumas fotos e ficamos por lá somente uma meia hora (o suficiente). Lá você encontra o famoso Mote con huesillos, porém deixamos para experimentar no outro dia.

A vista lá de cima é bacana, porém não conseguimos ver a cordilheira e você tem uma vista legal de Santiago, mas não conseguirá ver tudo como no Cerro San Cristóbal

19867393026_ca66cdec7d_k.jpgCerro San Cristóbal by Rodrigo da Silveira, no Flickr

Após sairmos de lá, fomos até a estação Santa Lucía e descemos na Tobalaba para irmos até o Costanera Center. Nesse shopping há 6 andares e cada um é dividido em um tipo. Um é para esportes, outro para homens, outro para mulheres, alimentação e etc... Fomos comer na praça de alimentação onde se encontra muitos restaurantes. Eu comi no Taco Bell por 3.350 CLP (dois tacos médios e uma coca-cola de 500 mL). Minha namorada comeu no KFC e gastou o equivalente a isso. Após a refeição fomos andar pelo shopping e procurar algo para comprar. Eu comprei um gorro na Rip Curl por 6.990 CLP pois o frio estava pesado e minhas orelhas estavam geladas na rua. Após essa compra fomos até o supermercado Jumbo que fica no primeiro andar para comprar água e alguns biscoitos para comer nos outros dias, porém a luz do shopping acabou e todos tiveram que sair para fora. Feito isso, caminhamos pela avenida Providência até o Starbucks localizado na avenida Pedro de Valdivia. Tomei um capuccino (2.000 CLP) e voltamos para o hotel a pé. Isso já era umas 22:00 horas e as ruas estavam muito movimentadas e tranquilas e é claro muito FRIAS

Editado por Visitante

• Respostas 26
  • Visualizações 24.9k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Featured Replies

Postado
  • Autor
  • Membros
Xará, você trouxe algum vinho para o Brasil? E sobre notebook e câmera, foi tranquilo ir e voltar?

Rodrigo,

Eu trouxe 4 garrafas! Queria trazer mais, só que como a mala já saiu do Brasil pesada eu nem acabei trazendo muito. Trouxe duas na minha e duas na mala da minha namorada. Enrolamos bem e deixamos no centro da mala. Quando a gente chegou em Garulhos a mala dela tava ensopada de vinho, ai já achamos que foi um dos nossos. Abrimos a mala e eles estavam inteiros. Alguém deu azar de sua garrafa quebrar

Foi tranquilo sim, levei os dois em uma mochila. Na ida levei o notebook e a câmera na mochila, mas nem dei para eles pesarem. É só 5 kg a bagagem de mão e certamente ia passar. Na volta eu trouxe as taças que ganhamos na vinícola. Ai eu tive que levar a máquina fora da mochila, mas ela estava na case então foi tranquilo!

Postado
  • Autor
  • Membros

Dia 6

No sábado nós acordarmos bem tarde em decorrência do ski do dia anterior! Levantamos, tomamos café e fomos arrumar as malas porque nesse dia eu iria para a casa do meu primo. Mas nós estávamos com poucos pesos e então fui procurar uma casa de câmbio para trocar dinheiro. De início eu pensei em ir na Calle Agustinas, mas teria que pegar metro e seria muita correria. Eu já tinha visto a "Cambio Santiago" que fica em Providência, eles ficam ao lado do Starbucks na Av. Pedro de Valdivia. Entrei no site deles e cotação estava 1 BRL - 180 CLP. Então fui lá, foi uma caminhada de uns 10 minutos, troquei o dinheiro e aproveitei o wi-fi do Starbucks para combinar com meu primo como iríamos nos encontrar. Ficou combinado que ele nos pegaria na estação Los Dominicos (última estação da linha vermelha). Cheguei no hotel, fizemos o check-out e eu pedi um Uber, meu pé tava foda para andar e andar uns 15 minutos até a estação Tobalaba com as malas não ia ser fácil. Pegamos o UBER e fomos até a estação Los Dominicos. Meu primo chegou lá e nós combinamos que ele iria no mercado comprar as coisas para o churrasco enquanto eu e minha namorada iríamos conhecer a feira de artesanato ali presente.

20230662205_73442b39fc_k.jpgCentro Artesanal Los Dominicos by Rodrigo da Silveira, no Flickr

O centro artesanal de Los Dominicos é bem interessante, há vários tipos de artesanatos, desde tecidos do povo Mapuche, até joias. A passagem por lá é rápida, em uma hora você vê todas as lojinas! Lá é um bom lugar para comprar os souvernir para os parentes e amigos! Algumas lojas aceitam cartão, porém já li antes que o preço lá não é dos mais baratos! Eu comprei 3 moais pequenos por 1.000 CLP cada um e um moai de madeira médio por 5.000 CLP.

19609788083_f526753703_k.jpgCentro Artesanal Los Dominicos by Rodrigo da Silveira, no Flickr

20044252389_e685446400_k.jpgCentro Artesanal Los Dominicos by Rodrigo da Silveira, no Flickr

20042910810_4dac5ca598_k.jpgCentro Artesanal Los Dominicos by Rodrigo da Silveira, no Flickr

19608233334_c3c1ee5adb_k.jpgMapuches by Rodrigo da Silveira, no Flickr

Terminamos de dar uma volta, e fomos esperar meu primo chegar do mercado. Lá existem vários bares e cafés, paramos em um para experimentar as empadas chilenas! Nada demais, parece um salgado simples daqueles que você come no Brasil. Deu uns minutos e ele chegou, tomamos uma cerveja e combinamos de conhecer Viña del Mar e Valparaíso no domingo! Paguei a conta e fomos até a residência dele em Las Condes. Chegamos lá e fomos comer um pollo com papas, pois o churrasco ia sair só no final da tarde. Após comermos, ele foi buscar uma família de primos dele para vir pro churrasco.

O pessoal chegou e meu primo sugeriu de nós subirmos a pré-cordilheira que fica ao fundo do condomínio dele. Para subirmos essa pré-cordilheira temos que entrar dentro da Universidad Católica (eu acho que era essa) em Las Condes, entramos e fomos subindo o morro! Foi uma hora até subir no pico. De lá de cima podemos ver toda Santiago coberta pelo smog! Ficamos uns 10 minutos lá, o frio e a fome já estavam batendo! Descemos o morro acompanhando de um por do sol foda!!!!

20043185408_f62aa91de9_k.jpgLos Andes by Rodrigo da Silveira, no Flickr

20043253808_a9bfa9685f_k.jpgSantiago by Rodrigo da Silveira, no Flickr

20204975166_3a45615288_k.jpgSunset in los Andes by Rodrigo da Silveira, no Flickr

Nessa pré-cordilheira existem alguns pumas! Meu primo falou que se você estiver sozinho e topar com um a chance de ser atacado é grande, agora se você estiver caminhando com muita gente dificilmente um irá atacar alguém. Mas essa trilha eu não sei se qualquer um pode fazer, porque precisa passar pela guarita da Universidade. Não sei, se os moradores dali tem acesso livre.

Depois de umas horas, enfim chegamos na casa dele, colocamos fogo na churrasqueira e demos início ao churrasco chileno regado a muito vinho!

20222963732_6b6cb2766c_k.jpgLas Condes by Rodrigo da Silveira, no Flickr

Dia 7

O nosso domingo em Santiago tinha ficado combinado de irmos conhecer o pacífico. Na noite anterior confirmei com meu primo se iríamos mesmo e ele confirmou. No dia seguinte acordamos tarde, umas 11 horas, e Santiago tinha amanhecido com muita chuva! Meu primo chegou e deu o recado que seria melhor nós ficarmos pela cidade porque já estava tarde e que haveria muito transito para chegar e voltar. Ele deu a opção de nos deixar no metro para nós pegarmos um ônibus no terminal San Borja! O problema que no fim da viagem nós já estávamos muito cansados e fazer essa correria não me animou, ainda mais por causa daquela chuva e do frio!

Aqui é a dica que eu deu no início do relato, deixe para fazer os deslocamentos maiores no início da viagem, o seu pique é maior e qualquer contra-tempo você terá mais ânimo para fazer as coisas. Eu tinha até visto um tour com uma empresa. Por 22.000 CLP iríamos conhecer as duas cidades e a van nos buscaria e deixaria em qualquer ponto em Santiago. Como no sábado meu primo confirmou que iríamos e eu acabei dispensando esse tour privado.

Depois disso, meu primo nos chamou para ir no Mall Sports, que é um shopping só de artigos esportivos! Chegamos lá fomos conhecer as lojas. Eu comprei um óculos de natação na speedo por 8.990 CLP e uma toca de natação por 3.000 CLP. A loja da Nike e da Adidas não têm preços ótimos. Basicamente funciona assim: se você está precisando de algo para usar no Brasil e achar lá certamente irá compensar porque você vai pagar um POUCO mais barato! Agora se você quer olhar no pensamento "vamos olhar, se eu achar algo interessante eu levo" você terá algumas dificuldades, porque os preços estavam mais baratos do que no Brasil, mas nada demais no padrão Miami. Nesse dia a chuva apertou e o frio veio com força, havia a possibilidade de nevar em Santiago ::Cold:: , coisa rara de acontecer por lá. Voltamos para a casa do meu primo, almoçamos, assistimos um filme a tarde e a noite fomos comer uma pizza. Eu não lembro o nome da pizzaria, só sei que ela fica em Las Condes! A pizza estava boa, comemos ela e voltamos para a casa do meu primo! Terminamos de arrumar nossa mala e fomos dormir, nosso voo iria sair às 7:45 e nos programamos para acordar ás 5:00 horas.

Dia 8

Acordamos às 5:00 horas e fomos tomar café bem rápido. Pegamos a mala e fomos colocar no carro. Nessa hora estava menos um grau, que frio da porra! De Las Condes até chegar no aeroporto foram uns 40 minutos, chegando no aeroporto havia trânsito. Descemos do carro, despedi do meu primo e fomos fazer o check-in na gol. A mulher pesou nossas malas e perguntou se havia vinhos. Eu falei que sim, ela perguntou se estavam bem protegidos e tal. Pegamos nossos bilhetes. Eu ainda estava com uns 8.000 CLP e não queria na casa de câmbio trocar por real porque a fila da AFEX estava monstra! Comprei um chaveiro no aeroporto por 5.990 CLP e fomos para a imigração, a fila estava bem grande. Porém, existem vários guichês da polícia. Aliás, existem vários guichês com funcionários em todos eles! Diferente do nosso amado país kkkkkk. Entregamos o papel que a PDI nos entrega na chegada ao país e nos mandamos para nosso portão de embarque! Comprei um capuccino com o troco do chaveiro e voltei só com uns 600 pesos em várias moedas.

Chegamos no avião, o embarque foi bem rápido. De Santiago até Garulhos foram 3 horas de voo (uma a menos do que na ida). Pegamos o sol nascendo e vimos a cordilheira pela última vez! Nessa foto estávamos sobrevoando San José del Maipo

20043258728_51f2ce15bd_k.jpgSan José del Maipo by Rodrigo da Silveira, no Flickr

Chegamos em Garulhos e uma de nossas malas estava molhada de vinho! Que merda! Fui no balcão da Gol e o cara falou que bebida não é bagagem e eles não se responsabilizam? Como assim? Se não é bagagem porque eles permitem você colocá-la na sua mala? Abrimos a mala para ver o estrago, porém, nossas garrafas estavam intactas! Alguém deu azar! O segredo é enrolar a garrafa bem e deixá-la mais próxima do meio da mala. Pegamos a mala, passamos pela receita federal e fomos até o balcão da gol despachar as malas e esperar nosso voo até Brasília!

Postado
  • Membros

Show de bola... acho que vou alugar um carro para ir a Viña del Mare e Valparaíso. Alugar só uma diária mesmo. Compensa mais que ir de agência e fico meio inseguro de ir de ônibus como você fez.

Postado
  • Autor
  • Membros
Show de bola... acho que vou alugar um carro para ir a Viña del Mare e Valparaíso. Alugar só uma diária mesmo. Compensa mais que ir de agência e fico meio inseguro de ir de ônibus como você fez.

É uma boa opção Rodrigo

Esse passeio em um dia você mata. A estrada até lá é boa e bastante sinalizada (meu primo me falou). Talvez nem precise de GPS. Chegando lá na cidade você pode contratar um tour lá mesmo. Mas eu acho que se você pesquisar bem nem precisará disso.

Eu fui de ônibus para o Cajon del Maipo. Viña e Valpo, infelizmente, não conheci!

Postado
  • Membros

Cara, seus relatos me ajudarem demais! Vou estar em Santiago com minha esposa entre 02/09 e 09/09, pretendemos um roteiro semelhante ao seu!!!

Postado
  • Autor
  • Membros
Cara, seus relatos me ajudarem demais! Vou estar em Santiago com minha esposa entre 02/09 e 09/09, pretendemos um roteiro semelhante ao seu!!!

Beleza! Qualquer dúvida só perguntar!

Postado
  • Autor
  • Membros
Rodrigo como tu fez pra subir até el colorado? Transfer co a Ski total?

Fui de transfer com eles

15.000 CLP ida e volta saindo do ponto deles em Las Condes. Para chegar lá você desce na Estação "Escuela Militar" da linha vermelho do metro e anda uns 5 minutos. No google maps você consegue ver o caminho, eu não lembro agora por qual saída do metro eu sai

• 2 semanas depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Conteúdo Similar

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.