Ir para conteúdo

Emissão de passaporte com o nome de solteira estando casada


Posts Recomendados

  • Membros

Olá!!!

Comprei passagens (eu, marido e filho) para Itália, com o erro de colocar nossos nomes de solteiros. Casamos em 2012, e tanto eu qto meu marido alteramos o nome, porém, não alteramos nenhum docto.

Já paguei a GRU (no cadastro coloquei solteira) e agendei para amanhã! Mas....qdo estava separando os doctos, vi que meu Imposto de Renda está com meu nome de casada.... Puxei meu CPF em diversos lugares para ver se estava regular e está constando o nome de solteira... O que faço agora? Estou desesperada!!!! Isso caracteriza falsidade ideológica?

Muito Obrigada!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 33
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros de Honra

Olá, Talita.

 

Pode ficar despreocupada quanto à caracterização de falsidade ideológica, já que você inseriu um nome que era seu antes do casamento. Claro que o correto seria você fazer constar o nome de casada, bem porque você não é mais solteira, mas quanto a isso você não terá problemas, porque o passaporte ainda será emitido diante a comprovação da documentação que você enviar.

.

Quanto ao Imposto de Renda, nunca vi a DPF pedir este documento, que é só solicitado em caso de pedido de emissão de Vistos. O passaporte é direito de todos os cidadãos, independente de sua renda, sendo assim, não é pedido nenhuma confirmação de renda na hora da emissão do documento de viagem.

.

Quando você solicita o passaporte na Delegacia de Polícia Federal, são necessários o preenchimento do formulário eletrônico de solicitação e agendamento no site da Polícia Federal na internet e, posteriormente, apresentar-se no posto de atendimento escolhido, na data e horário agendados, portando os seguintes documentos ORIGINAIS: Documento de Identidade, Título de Eleitor e comprovantes de votação da última eleição (Na falta dos comprovantes, levar a certidão de quitação eleitoral - obtida no site do TSE - ou justificativa eleitoral). Documento que comprove quitação com o serviço militar obrigatório (para seu marido); Comprovante bancário de pagamento da Guia de Recolhimento da União - GRU referente à taxa devida para a emissão do documento de viagem requerido (com o CPF do requerente impresso); Passaporte anterior (válido ou não), caso tenha. CPF do requerente (maiores de 18 anos).

.

O requerente que teve alteração no nome (de solteiro para casado, por exemplo, como é seu caso), deverá apresentar a CERTIDÃO DE CASAMENTO atualizada com as devidas averbações/anotações, para a comprovação do nome anterior.

.

Reforçando: não existe a necessidade de apresentar Imposto de Renda para a emissão de Passaporte. Qualquer dúvida, veja as informações sobre a emissão no site da DPF:

.

http://www.dpf.gov.br/simba/passaporte/documentacao-necessaria/documentacao-para-passaporte-comum/documentacao-para-passaporte-comum

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros

Preciso de uma ajuda referente a documentação pós casamento.

Estou com lua de mel marcada para 26 de outubro em cancun. Hoje saiu a data de casamento no civil 09/10/15 e com isso nao dara tempo para minha noiva trocar o rg e cpf para nome de casada. Ainda nao tinha tirado o passaporte devido a espera da data do casamento. A passagem ja esta comprada com nome de solteira. Diante desse problema sera que vamos conseguir viajar com a minha esposa estando casada porém todos os documentos estando como solteira e inclusive a passagem? ::essa::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...
  • Membros

Pessoal, boa tarde!

 

Eu alterei meu sobrenome e estado cívil, pois inclui o nome do meu marido. Em decorrência disso, alterei RG, CPF.

 

No entanto, meu passaporte continua com o nome antigo e estado civil solteira. Ao comprar uma passagem pela emirates coloquei o nome, conforme consta no passaporte ( solteira).

 

Minha dúvida é a seguinte: na hora de embarcar, será que a PF pode verificar alguma divergência nos dados do passaporte e os que constam no meu CPF?

 

 

Obrigado!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • 3 meses depois...
  • 3 meses depois...
  • Membros
Em 11/08/2015 em 14:45, Luka Izzo disse:

Olá, Talita.

 

Pode ficar despreocupada quanto à caracterização de falsidade ideológica, já que você inseriu um nome que era seu antes do casamento. Claro que o correto seria você fazer constar o nome de casada, bem porque você não é mais solteira, mas quanto a isso você não terá problemas, porque o passaporte ainda será emitido diante a comprovação da documentação que você enviar.

.

Quanto ao Imposto de Renda, nunca vi a DPF pedir este documento, que é só solicitado em caso de pedido de emissão de Vistos. O passaporte é direito de todos os cidadãos, independente de sua renda, sendo assim, não é pedido nenhuma confirmação de renda na hora da emissão do documento de viagem.

.

Quando você solicita o passaporte na Delegacia de Polícia Federal, são necessários o preenchimento do formulário eletrônico de solicitação e agendamento no site da Polícia Federal na internet e, posteriormente, apresentar-se no posto de atendimento escolhido, na data e horário agendados, portando os seguintes documentos ORIGINAIS: Documento de Identidade, Título de Eleitor e comprovantes de votação da última eleição (Na falta dos comprovantes, levar a certidão de quitação eleitoral - obtida no site do TSE - ou justificativa eleitoral). Documento que comprove quitação com o serviço militar obrigatório (para seu marido); Comprovante bancário de pagamento da Guia de Recolhimento da União - GRU referente à taxa devida para a emissão do documento de viagem requerido (com o CPF do requerente impresso); Passaporte anterior (válido ou não), caso tenha. CPF do requerente (maiores de 18 anos).

.

O requerente que teve alteração no nome (de solteiro para casado, por exemplo, como é seu caso), deverá apresentar a CERTIDÃO DE CASAMENTO atualizada com as devidas averbações/anotações, para a comprovação do nome anterior.

.

Reforçando: não existe a necessidade de apresentar Imposto de Renda para a emissão de Passaporte. Qualquer dúvida, veja as informações sobre a emissão no site da DPF:

.

http://www.dpf.gov.br/simba/passaporte/documentacao-necessaria/documentacao-para-passaporte-comum/documentacao-para-passaporte-comum

No meu caso, minha certidão de casamento sumiu e meu marido precisa tirar o passaporte. Ele consegue tirar com a certidão de nascimento?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...