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Realizamos no periodo de 05 a 17 de Julho de 2015 a Volta completa da ilha de florianopolis a pé. Foram 12 dias e 251 quilometros. Somente a trilha entre ponta de canas e lagoinha que estava fechada,

@rperes Como somos idosos, levamos uma farmacia mais completa, nunca de sabe. Mas tem uns que nao podem faltar: dorflex, dores de cabeca....mas a ilha eh bem servida de farmacias. Nao esqueca do prote

10º dia - 14/07/2015 - Terça-feira   Depois de encerrarmos a Volta a ilha de florianópolis no dia de ontem, resolvemos fazer mais algumas trilhas dentro da ilha. 1ª TRILHA - HOSTEL CHE

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9º dia - dia 13/07/2015 - Segunda-feira

 

Saída do Caldo de cana(caieira do sul) e chegada a base aérea de Florianópolis

+- 17 kms em aproximadamente 03:50 horas.

 

Dormimos na barra da lagoa, tivemos que pegar um busão até o terminal da Lagoa e de lá pegar outro até o terminal Rio tavares, e novamente outro até onde comecaríamos o último trecho da volta a ilha.

O caldo de cana estava fechado, pois era uma baita segundona. Por termos pegamos 3 busões, começamos bem tarde e o sol a pino, fortíssimo.

Esse trecho é somente em estrada, mas entramos em algumas praias no caminho.

Lindo percurso, com linda vista do continente e suas montanhas......

Vimos várias criações de frutos do mar(mexilhões, ostras.....).

Chegamos até a base aérea de Florianopolis, o guarda nos disse que estava proibido passar por ali a pé(tem que pedir autorização anteriormente), somente de busão.

então, de frente a base, tem ponto de ônibus. Pegamos um novamente para o terminal do Rio tavares e depois outro para o terminal da lagoa.

Fomos a pé até o hostel Che lagarto no caminho para a praia da joaquina, pois no outro dia, iriámos fazer a trilha da costa da lagoa.

Obs.: Se forem fazer a trilha da lagoa, prefiram ficar nos hosteis perto da ponte da lagoa(próximo ao terminal de ônibus.

 

Hospedagem: Che lagarto hostel, quarto privado com banheiro ótimo(longe da agitação), cama casal ótima e limpa, ar condicionado, wifi, excelente sala de convivência, bar, ótima estrutura. Preço: R$95,00 o casal com bom café da manhã. RECOMENDO

 

Algumas fotos:

Início do trecho em caieiras do sul

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Estrada bem próximo ao mar, lindo visual de montanha no continente...LINDO...

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Alguns pedaços fizemos pela areia

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Lindo aquilo lá....

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Lindas casas no caminho...

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Base aerea...... aqui passa a pé somente com autorização ou de busão.

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10º dia - 14/07/2015 - Terça-feira

 

Depois de encerrarmos a Volta a ilha de florianópolis no dia de ontem, resolvemos fazer mais algumas trilhas dentro da ilha.

1ª TRILHA - HOSTEL CHE LAGARTO X COSTA DA LAGOA

1º Trecho: Hostel Che lagarto x Pontinha lagoa x Início da trilha da costa: +- 01 hora

Acordamos cedo e começamos pela orla da lagoa até a pontinha, viramos a direita e seguimos até vilarejo, onde inicia a trilha.

Início pela lagoa

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2º Trecho: Araça x Costa da Lagoa: aprox. 01:50 hora

Seguimos por um gramado com linda vista para o outro lado da lagoa.... entramos numa pequena faixa de areia até começar trechos mescados de pedras grandes x terra x piso de concreto, com lindo visual até chegar em outro vilarejo(costa da lagoa).... paramos e conversamos com alguns moradores. Lugar ótimo para hospedar, apesar do preço salgado, como nossa intenção era subir por outra trilha até ratones, somente comemos alguns petistos e seguimos.....

Alguns trechos em concreto...

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Pedras enormes escorregadias e muitas subidas/descidas, mas com muita sombra

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Casarão antigo

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Chegada a costa da lagoa

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Caminho dentro do vilarejo, logo a seguir trecho até Ratones..

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2ª TRILHA: COSTA DA LAGOA X RATONES em aproximadamente 40 minutos

Trilha bem curta mas com subida/descida fortíssima.

Saimos do vilarejo e pegamos uma subida fortíssima numa rua de pedras... mais a frente uma placa indicava para virar a esquerda para Ratones... outra subida fortíssima numa caminho de terra com algumas partes em pedra...... lindo visual no topo. Após, pegamos uma descida fortíssima até ratones.... pegamos um busão até estrada, e outro até o terminal de canasvieira.

Como o tempo estava encoberto, resolvemos ir até Ponta de Canas tentar fazer a trilha até Lagoinha.

Primeira subida forte..

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Subindoooooo

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Descendo.... lindo aquilo lá.

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Chegando ao ponto de ônibus

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3ª TRILHA: Ponta de Canas x Lagoinha.....

Depois das duas trilhas que fizemos no dia, chegamos no terminal de canasvieira e decidimos ir até ponta de canas verificar a possibilidade de fazer a trilha até lagoinha, visto que muitos moradores informaram que a trilha estava bloqueada no meio. Como das outras vezes os moradores estavam equivocados, resolvemos fazer, apesar da forte chuva que estava querendo cair....

Entramos no final da praia de ponta de canas, caminho no início estava bem demarcado, apesar do barro que escorregava muito, fomos até o meio dela, e constatamos que, desta vez, os moradores estavam com a razão.....

Retornamos até a praia e fomos pelo asfalto até lagoinha, nossa idéia era ir, pela trilha, no sentido contrário, até onde a trilha fechava......

Início da trilha Ponta de canas x Lagoinha

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Lindo visual..

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Até aqui foi fácil, a partir deste ponto mata fechada....

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Chegando na praia de Lagoinha vimos uma tremenda tempestade vindo no horizonte, conversamos com o olheiro dos pescadores de tainha que estava numa pedra, o mesmo afirmou que a trilha estava fechada a uns 100 metros do ponto que ele estava, portanto, devido a chuva e a essa informação, abortamos a operação...Sorte nossa, depois de uns 15 minutos caiu um dilúvio.......

Chegando ao início da trilha Lagoinha x ponta de canas

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Subindo as pedras escorregadias com nosso acompanhante

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Caiu um dilúvio na cidade.....sorte que abortamos a operação...

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Corremos até um ponto de ônibus próximo a praia, e conseguimos entrar num busão apesar da fortíssima chuva que caia..... fomos até o terminal de canasvieiras novamente e outro até o início de canasvieiras.....

Ufa, que dia......

Em cima do supermercado próximo ao hotel tem um restaurante self-service a R$34,90 o quilo....pelo preço comida fraca...

 

Hospedagem: Hotel das Nações em Canasvieiras, o mesmo do início da viagem.....preço: R$100,00 o casal com café da manhã(da outra vez foi esse preço mas sem café da manhã).

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11º dia - 15/07/2015 - Quarta-feira

 

Acordamos tomamos um rápido café da manhã, próximo ao hotel tem um ponto de ônibus, entramos no primeiro até o terminal de canasvieira(tican), após outro até Praia Brava.

 

No dia anterior ficamos sabendo que havia outra trilha entre a Praia Brava até Praia dos Ingleses(essa outra trilha saí antes do mirante na entrada da praia brava). Portanto, no Mirante descemos do busão e caminhamos até uma pousada(a primeira do lado esquerdo, na descida), essa trilha começa abaixo dela.....

No início subida forte como choveu muito à noite, grandes valas e muito escorregadia, no topo, (com lindos visuais das praias Brava e canasvieira e parte do continente(lindo aquilo lá) o trecho, apesar de escorregadio estava bem aberto. Seguimos nessa toada, subidas e descidas leves e pequenas retas, até chegar num rio, onde, devido as chuvas, estava quase impossível a travessia, com tanto barro..... por sorte o pessoal colocou um tronco de árvore, onde passamos bem devagar.... continuamos dentro duma mata fechada, ..... no final chegamos numa estrada asfaltada que liga praia dos ingleses a canasvieira..... seguimos nela até o entrocamente com outra rodovia que vem do centro da cidade(passando por canasvieira), estava sendo duplicada, com muito barro..... após um pequeno percurso de estrada, entramos em Ingleses.... caminhamos até o centrinho e de lá pegamos um busão até a Barra da Lagoa.

Na Barra da lagoa fomos numa peixaria e compramos camarão/peixe e fizemos uma deliciosa moqueca.....

 

Hospedagem: Mariazinha Pousada, barra da lagoa.....detalhes nos posts anteriores, preço: R$100,00 casal sem café da manhã.

 

Algumas fotos:

Início da trilha antes do mirante da praia brava...

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Subindo...

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Descendo... vista panorâmica da praia de canasvieiras..

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Praia brava e o morro que subimos(rampa asa delta, na trilha entre lagoinha x brava)...

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Travessia complicada desse pequeno riacho....

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Antes da estrada de asfalto.....final da trilha...

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12º dia - dia 16/07/2015 - Quinta-feira.

 

Neste dia resovemos ir à pé até o mirante da cruz no centro da cidade.... o tempo estava muito ruim, encoberto e frio, chegando lá resolvemos abortar a subida.....

Num terminal de ônibus próximo a praça da matriz tem várias peixarias, compramos camarão/peixe/ostras e voltamos a barra da lagoa para preparar.

Comemos um excepcional moqueca.

 

Hospedagem: Mariazinha Pousada, barra da lagoa.... ver detalhes posts anteriores...preço: R$80,00 o casal sem café da manhã.

 

Algumas fotos:

Tempo frio e encoberto na lagoa...

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Lindas casas na lagoa..

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  • Membros de Honra

12º dia - dia 17/07/2015 - Sexta-feira

 

Acordamos bem cedo, pegamos o primeiro ônibus até o terminal da Lagoa, outro até o terminal do Rio tavares, de lá outro até início da trilha(tem que pegar busão que vai pra o pântano do sul), desce depois do parque lagoa do Peri(quando ver o costão de campeche, peça o motorista para parar no inicio da trilha da lagoa do Peri)

 

A Trilha:

1ª parte:

Descemos do busão bem em frente a trilha, no início trecho bem tranquilo(praticamente uma estrada), mas a frente começa a estreitar, como choveu muito estava escorregadia, principalmente nas pedras. Mata fechada, área pantanosa, tem que desviar dos trechos encharcados, muita pedras, em alguns locais a dificuldade é maior, mas nada muito complicado, quase sempre margeando a Lagoa do Peri..... no final deste trecho andamos margeando um riacho.... passamos direto do local que tinha que atravessar esse riacho, chegamos até um casarão branco do nosso lado esquerdo, siguimos até uma cachoeira, como vimos que não tinha trilha por ali, retornamos até o casarão, onde um senhor nos explicou onde atravessar o riacho.....

 

Algumas fotos:

Algumas árvores caídas...

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Margeando lagoa do Peri

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Alguns trecho complicados....muito escorregadio...

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Cachoeira depois do casarão.... tem que atravessar uns 50 metros pelo rio antes desta cachoeira

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2ª parte

Após o riacho pegamos uma fortíssima subida, por sorte o tempo estava nublado, e com muitas árvores, lugar com lindo visual. Chegamos numa estrada de terra(liga pantano do sul a caieiras), pegamos outra subida fortíssima, no topo lindo visual do mar e do continente com suas montanhas imponentes. Pegamos uma descida fortíssima até a beira mar em Ribeirão.

Descansamos um pouco, e esperamos busão que nos levou até o terminal do centro da cidade.

 

Algumas fotos:

Primeira subida depois da travessia do riacho...

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No topo da primeira subida..

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Lindoooo visual de todo continente, mar.....

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Descendo...

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No próprio terminal, pegamos outro ônibus e formos conhecer o mirante da cruz, bem próximo do centro da cidade, mas com uma subida fortíssima e estava ficando tarde aliado ao cansaço do dia preferimos ir de busão. Voltamos com o mesmo ônibus(ele faz uma pausa de uns 15 minutos no mirante) tempo mais que suficiente para ter uma visão de 360º de boa parte da ilha..

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Hospedagem: Hotel Valerim centro.... ver descrição nos primeiros posts, preço: R$140,00 casal com ótimo café da manhã.

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  • 2 anos depois...
  • 1 ano depois...
  • Membros

Boa tarde viajantes. Adorei o roteiro e estou pensando em fazer algo bem semelhante. Ajudou bastante ter a experiência de vocês para me basear.

Agora uma dúvida. O que vocês levam na mochila nessas trilhas? Não tenho muita experiência e gostaria de ir me preparando.

Grato e boa viagem!
;D

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  • Membros de Honra

@rperesNossa mochila tem o basico para fazer trilhas sem acampar, pois ficamos em hostel, pousada, casa de familia...... acontece que depois das trilhas e das ferias, trabalhamos tambem, por isso temos que carregar algumas roupas socias tambem. Pra fazer essas trilhas nao precisa de mochila desse tamanho, a minha eh ainda maior(70L). Quando fizemos floripa, viajamos por cerca de 45 dias, alem dessas trilhas, fizemos outras.

Mas leve o basico: calca comprida(tem lugares com muitas pedras e capim alto), bermuda, roupa de banho, bone, capa de chuva, sandalia, remedios(em toda a ilha tem)....... e, vc sabe, velho carrega muita tranquera

espero ter ajudado!

 

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  • Membros
Em 14/11/2019 em 16:13, casal100 disse:

 

Muito obrigado pela resposta. Estou planejando fazer a mesma volta, mas o caminho reverso. começando pelo sul da ilha. 
Adorei o relato de vocês. Viraram meus mais novos ídolos. :D
Sobre os remédios, algo mais específico? Primeiros socorros, dor de cabeça...etc?
Sobre o a volta...alguma dica extra que vocês queiram ressaltar?
Estou com um pouquinho de receio em ir sozinho, pois nem sempre é fácil achar um parceiro pra esse tipo de aventura...
: /

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    • Por Paulonishi
      Em Florianópolis são muitos os lugares para se visitar, mas um deles é quase obrigatório, a Lagoa da Conceição. Marco da colonização inicial da cidade, tem muitas atrações culturais, históricas e gastronômicas. Deixarei abaixo um panorama do lugar, com dicas e impressões da última visita em dezembro de 2020. 

      A lagoa da conceição é onde a cidade começou.  Está ao leste de Florianópolis e é dividida em duas partes por uma ponte, a lagoa de dentro e a de fora, estando  ligada ao mar pela Barra da Lagoa
      Para se chegar até ela entrando na ilha, pega-se a beira mar Norte até o Itacorubi. Mas calma, não se preocupe porque tem muitas placas indicativas até o acesso à rodovia SC 404, que nos leva até o nosso destino.

      É uma via de pista simples e que fica bem complicada durante a temporada, devido ao movimento intenso e pelo relevo íngreme e bem sinuoso.
      Na parte mais elevada, temos um mirante com um pequeno estacionamento gratuito. Oportunidade para se ter uma visão da bela paisagem da região.
      Depois disso, agora é só descida, mas com curvas ainda mais fechadas, pedindo muita atenção e paciência até o final.
      Chegando no chamado centrinho da Lagoa, o mais difícil e encontrar um lugar para estacionar durante a temporada, porque na principal são poucas vagas e as ruas transversais são bem estreitas.

      Apesar de poucos hotéis, tem muitas opções de hospedagem em hostels e casas de aluguel por temporada, que considero a melhor opção para quem viaja acompanhado.
      Encontrando uma opção próxima ao centrinho e ao terminal urbano, é possível explorar as principais atrações à pé e de ônibus, sem o stress do trânsito e do gasto com estacionamento.

      Da pequena ponte que corta parte da lagoa, se tem uma bela visão da marina e da chamada Lagoa de fora… Boa também para observar o cotidiano do lugar
      A avenida das rendeiras é passagem obrigatória e caminhar pelo calçadão é uma ótima maneira de apreciar a vista com calma e temos acesso às belíssimas dunas de areias branquinhas e bem finas, é uma atração bem característica da região.

      Continuando a caminhada no sentido a Joaquina, essa parte da Lagoa tem uma boa estrutura para passar o dia, com sombras e gramados, além de ser bem em frente aos restaurantes. Bateu fome, é só atravessar a rua para comer. Conta também com quiosques, aluguel de caiaques e aulas de Stand Up e windsurf.

      Suas águas são bem rasas e limpas na maior parte da sua extensão, mas convém sempre dar uma conferida, principalmente nas épocas de maior movimento.
      A lagoa de dentro tem águas mais escuras.. parecendo sujas 😦
      No Centrinho encontramos agências bancárias dos principais bancos, supermercados, vários restaurantes e um comércio bem variado… ah, e muitos brechós!
      Estando por lá, não deixe de visitar a parte histórica, que preserva parte do calçamento original que dá acesso ao Santuário de Nossa Senhora da Imaculada Conceição da Lagoa, que deu o nome a esta região.

      Esta igreja recebeu a visita ilustre de Dom Pedro II por 2 vezes, que doou 2 sinos para ela. Um pouco mais acima, ainda preservando a arquitetura colonial, temos a casa do vigário, datada do século 18, mais uma belo panorama do lugar.
      Em termos de opções gastronômicas, temos uma variedade bem grande, assim como em preços… Uma boa opção para quem gosta de culinária oriental é esse buffet, com ótima variedade em carnes, saladas e até sushis.

      Fica no Shopping Via Lagoa e abre todos os dias para almoço
      Você vai encontrar dois tipos de ônibus. O amarelo é o executivo. É mais caro (o dobro do comum) e confortável. Para em qualquer lugar também, bastando acenar. O outro é comum (azul e branco), que tem interligação entre os terminais.

      A terceira opção são os barcos, que fazem o transporte pela Lagoa nos mesmos valores dos ônibus urbanos.

      O transporte por aplicativo também é uma opção… Não tão barata, mas com uma ótima disponibilidade e comodidade para quem quer conhecer as outras atrações na ilha, principalmente a noite
      As atrações mais próximas são o passeio de barco até a Costa da Lagoa, a Praia da Barra da Lagoa, a Praia Mole, Praia da Joaquina.
      E, para aqueles dias em que está chovendo muito, uma ida até o centro da cidade para visitar o mercado público ou andar pelos museus e igrejas é uma das opções.
      Ah e no final da tarde, o por do sol na Lagoa é imperdível!
      Esse é só um resumo, procurei detalhar e ilustrar no vídeo sobre o lugar. Dá uma conferida e se lhe foram úteis as informações, deixe o seu comentário e o like lá no youtube (@trips.flicks).
      É isso aí, um grande abraço e até breve!
       
       

       
    • Por Paulonishi
      Um lugar de belas praias, águas limpas e com cores fantásticas, distante num voo de apenas 50 minutos da maior cidade do Brasil…

      Essa é a encantadora Florianópolis, capital de Santa Catarina, região sul do Brasil. É uma ilha, mas também tem uma partezinha no continente, que muita gente esquece, o chamado "Estreito", com uma bela orla que é mais bonita porque dá visão para a Ilha!
      A ilha de Santa Catarina, carinhosamente chamada de Floripa ou ainda de Ilha da Magia, é um dos destinos turísticos mais procurados no verão, não só pelas suas praias paradisíacas, mas também pelas muitas opções de lazer, gastronomia e cultura.
      Fundada em 1673, tem cerca de 508 mil habitantes, sendo a 2ª mais populosa do estado (a maior é Joinville, no norte do Estado). Em sua história, já foi chamada de Ilha de Santa Catarina, Nossa Senhora do Desterro, Desterro (que nome horrível!!!)  e finalmente Florianópolis, uma triste homenagem ao maior algoz do povo Catarinense, o presidente Floriano Peixoto, que promoveu uma série de fuzilamentos na ilha e, como castigo, teve o seu nome perpetuado justamente nesse lugar.
      Possui um terreno bem acidentado, com praias espremidas entre o mar e os morros.
      As mais famosas são:
       Canasvieiras, principal reduto dos argentinos
      Jurerê, o point das baladas e festas noturnas
      Joaquina e Praia mole, o paraíso dos surfistas
      e Ribeirão da Ilha, guardiã da colonização açoriana.
      A ilha é ligada ao continente por 3 pontes. As duas de concreto são Pedro Ivo Campos e Colombo Sales. Mas a mais famosa é a terceira delas, a ponte pênsil Hercílio Luz, cartão postal de Santa Catarina. Essa velha senhora tem mais de 94 anos e esteve totalmente fechada por décadas (28 anos), até a sua total reabertura só em março de 2020. Agora pode ser visitada e, nos finais de semana, é totalmente voltada para ciclistas e pedestres, sendo um passeio gratuito e imperdível! Nos dias de maior ventania, a emoção é garantida, pois ela oscila bastante!

       
      Além de automóveis e motos, podemos chegar de ônibus, desembarcando no Terminal Rodoviário Rita Maria, logo na entrada da Cidade e bem próximo do terminal urbano. Recebe ônibus de todas as partes do Brasil e também da Argentina, Uruguai, Paraguai e Chile. 

      Se você vier de ônibus, caminhando poucos metros, já estará no terminal de integração do Centro, o TICEN, de onde partem  onibus para literalmente todos os cantos da Ilha e demais terminais. Dá para conferir as opções e horários no próprio google Maps ou no Moovit. Tem um aplicativo próprio também, o Floripa no Ponto, com todas as rotas e terminais. Vale a pena conferir!

      A outra maneira de chegar à Capital é através do Aeroporto internacional Hercílio Luz, um amplo, moderno e confortável Aeroporto, cujo novo terminal foi inaugurado em outubro de 2019. Na parte externa tem um pequeno mercado da rede Imperatiz com preços razoáveis, dando para comprar um lanchinho mais em conta. Se a fome for grande, dá para encontrar almoço por 30 reais. Não é barato, mas em se tratando de aeroporto, é uma opção a ser considerada. Nesta última vez, almocei e estava muito bom!

       
       
      O aeroporto conta com uma linha de ônibus urbano que facilita bastante a vida do mochileiro (direto para o TICEN ou TIRIO). Um Uber, por exemplo, sai pelo menos uns 30 reais para se chegar ao centro da cidade! E não se preocupe, o transporte público é bem eficiente e seguro.
      Qualquer que seja a maneira de andar por Floripa, esteja preparado para um dos seus maiores problemas… O trânsito!
      Ele se agrava ainda mais durante a temporada de verão. Os congestionamentos são frequentes e encontrar estacionamento público na região central e nas praias é uma verdadeira loteria. A maioria dos lugares tem estacionamentos particulares, e cobram na média 20 reais (ou pilas, como eles dizem... 🤭) pelo período. Por isso, sempre quando vou por lá, deixo o carro onde estou hospedado e procuro ir de ônibus para todos os lugares. Assim, não tenho stress com o trânsito infernal e nem perco tempo procurando lugar para estacionar ou correndo dos flanelinhas (sim, tem bastante e enchem o saco).

      Mas as praias e as paisagens compensam o esforço! São águas bem limpas, mas frias, em comparação ao Nordeste. Fora do verão então… Geladas! As mais quentinhas estão no Norte da Ilha.
      No quesito gastronomia, não deixe de saborear as ostras, além, é claro, da tradicional sequência de camarão, girando em torno de 100 a 150 reais para duas pessoas. É composta por camarões à milanesa, fritos e "ao bafo" (no vapor), acompanhados por filé de peixe, arroz, feijão, pirão de peixe, farofa, batatas fritas e vinagrete, muito bem servido para 2 até 3 pessoas. O melhor lugar para se provar é na Lagoa da Conceição ou na Costa da Lagoa e esses preços são de lá também.

      E qual a melhor época para ir à Florianópolis? Certamente é no verão, mas é justamente o período de maior movimento na Ilha… A alta temporada vai de 15 de dezembro ao final de fevereiro e é sinonimo de muita gente, preços altos tanto de hospedagem quanto de alimentação, além de filas e congestionamentos em todos os acessos às praias. De março até abrill, além de garantir uma temperatura agradável e menos chuvas, os preços em geral caem bastante, tornando-se uma ótima opção! Agora em dezembro, aluguei uma casa para 2 pessoas por 110 reais a diária, na Lagoa da Conceição. 
      Qualquer que seja a época escolhida, tem sempre muita coisa legal para se fazer em Floripa!
      Deixo o vídeo abaixo para ilustrar melhor esse post. Se lhe for útil, peço que deixe os seus comentários e deixe um like para incentivar a postar mais materiais.
      Vou detalhando os passeios nos próximos!
      Grande abraço! 🤠👍
      https://www.youtube.com/watch?v=JaERxlPHZ_k
       
       
       
       
    • Por Paulonishi
      Praticamente nem dormi na noite anterior. Como moro distante de Florianópolis, tive que pegar um ônibus de madrugada saindo de Lages às 2:30h… 

      Quase 4 horas depois, cheguei na capital e tomei um ônibus urbano até o aeroporto de Florianópolis, que na época ainda era no terminal antigo. Cheguei muito cedo e a espera ainda seria bem longa… 

      Eram 6:22h quando cheguei ao aeroporto e meu voo só sairia às 13:40h… Nossa… longa espera…

      Pelo menos procurei aproveitar o tempo para repassar todo o roteiro e iniciar um diário de toda a viagem…
      Estava viajando com duas mochilas: uma grande de 70 litros cheia de roupas e uma menor, onde levava as minhas câmeras, os acessórios, um pequeno notebook. e uns lanches pra ir comendo nessas esperas.
      Depois de uma longa espera, finalmente o avião chegou!

      Procurei escolher as janelas em todos os voos, para poder fazer imagens durante as decolagens… E essa de Florianópolis é sempre especial…

      O voo é bem curto… É menos de 1 hora de viagem até Guarulhos…. De onde o meu próximo voo sairia às 19:30h direto pra Lima!
      Desembarquei no terminal doméstico e fui para o terminal 3… uma longa caminhada até lá, mas, como a  espera em Guarulhos seria de 5 horas até a próxima decolagem… tempo não era problema!
      Pelo menos em Guarulhos tem umas poltronas bem confortáveis, muitas tomadas e bebedouros… 
      Encurtando a história, depois de muito aguardar, finalmente o embarque!
      Voamos num Boeing 767-300… um avião bem confortável e com tela multimídia… Fiquei na janela e só havia mais uma poltrona ao meu lado…

      Agora sim… Estava decolando de São Paulo… Pouco mais de 5 horas de viagem e estaria em terras peruanas…
      O serviço de bordo foi muito bom… para o jantar escolhi um frango com polenta que veio junto pão com manteiga, quindim de coco e pra beber, pedi uma cerveja.

      O voo foi bem tranquilo e só tivemos um pouco de turbulência ao cruzarmos a cordilheira dos Andes…
      Mas pousamos dentro do horário previsto…
      Desembarcamos, passei tranquilamente pela migração, que fez apenas algumas perguntas sobre onde iria e quanto tempo ficaria, entreguei o formulário que preenchi durante o voo e recebi o carimbo de entrada no passaporte!
      Agora era só pegar a mochila e ver um transporte até Miraflores
      Tive que trocar o dinheiro para poder pagar o táxi… Sei que aeroportos nunca tem uma taxa muito boa e, por isso, só troquei 50 dólares.
      O terminal oferece internet gratuita por 30 minutos… mas a conexão foi ruim e não tive tempo de chamar um Uber… Por isso tive que tentar a sorte com os taxistas lá fora… E foi disputado...rsrsrsrs
      Falei o destino e já me pediram 60 soles! conversa vai, conversa vem… ofereci 35! A maioria já foi embora me xingando mas teve um rapaz que aceitou e fomos… Era um toyota bem novinho. Coloquei as mochilas no porta-malas e fomos conversando até chegar no hostel, em Miraflores.

      Uns 40 minutos de deslocamento. Fiz o pagamento e me registrei no hostel. Tive a sorte de estar sozinho no quarto, então pude escolher uma posição perto da tomada e um armário para as coisas. Fui deitar depois das 2h… Ah, esse era o horário local. Lima tem 2 horas a menos devido ao fuso horário…
      E assim, finalmente terminei o primeiro dia de viagem… Um longo e cansativo dia… Mas feliz por estar realizando mais esse sonho!

      E o dia seguinte já foi cheio de novidades e passeios!

      Mas isso é assunto para o próximo capítulo!
      Vou deixar o vídeo detalhado desse dia aqui no link em baixo.
      Se você gostar e puder deixar o seu like no youtube, será um grande incentivo para continuar a contar os relatos por lá!
       
      Próximo capítulo:
      https://www.mochileiros.com/topic/94309-primeiras-impressões-de-lima
    • Por Caçadordeviagem
      No dia 14 de Junho de 2019 foi inaugurado o Caminho de Nhá Chica, inspirado no Caminho de Santiago de Compostela e no Caminho da Fé, a rota se inicia na cidade de Inconfidentes/MG e vai até o Santuário de Nhá Chica em Baependi/MG, são cerca de 260 km cruzando as belíssimas paisagens montanhosas da Serra da Mantiqueira, é todo sinalizado com setas e placas, para mais informações há um grupo no Face com o nome "Caminho de Nhá Chica" ou visite o site: www.caminhodenhachica.com
      1° Dia: Inconfidentes/Borda da Mata (21 km).
      Eu percorri em Setembro de 2019, o 1° trecho, entre Inconfidentes e Borda da Mata, é o mesmo do Caminho da Fé, após Borda os caminhos se separam, o da Fé vai pra Tocos do Moji e o de Nhá Chica vai para Congonhal...
      2° Dia: Borda da Mata/Congonhal (25 km).
      Trecho muito bonito após uma fazenda com um haras, muito pitoresco, na metade do trecho há uma torneira ao lado da Igrejinha no bairro das Almas, o topo da Serra das Almas e Cachoeira das Almas são os destaques desse trecho...
      3° Dia: Congonhal/Espírito Santo do Dourado (26km).
      Trecho magnífico, logo de cara tem que superar a Serra de São Domingos, ainda na Serra, no km 07 tem fonte de água potável e mais uns 7 km depois tem o Santuário da Obediência, com estrutura de água e lanchonete, a paisagem é linda, com lindas araucárias e várias plantações de brócolis e morango, um dos trechos mais bonitos do caminho...
      4° Dia: Espírito Santo do Dourado/Silvianópolis (20 km).
      Trecho muito bonito e ermo até a rodovia MG-179, chegando nessa rodovia, a uns 100 mts tem uma barraca de frutas e doces mineiros onde adquiri bananas e doces, os últimos 3 quilômetros são em asfalto até Silvianópolis...
      5° Dia: Silvianópolis/Careaçu (20 km).
      Trecho plano e tranquilo perto dos anteriores, na saída de Silvianópolis há um belo lago chamado Lago dos Bandeirantes, próximo a Careaçu o caminho coincide com o Caminho de Aparecida até a cidade, paramos no bar da ponte para beber alguma coisa e seguimos para a belíssima Pousada Castelo...
      6° Dia: Careaçu/Heliodora (24km).
      Saindo de Careaçu por baixo da Fernão Dias, chegasse na Comunidade Rainha do Brasil, ali o monge Bernardo ofereceu café e batemos um papo, deixando o local passa-se por umas 3 porteiras e uma pequena trilha até pegar a estrada de terra novamente, a partir dali caminha-se por lugares muito ermos e bonitos até o km 16, ali há um comércio para abastecer e depois seguir pelos 8km finais pelo asfalto visualizando lindas montanhas...
      7° Dia: Heliodora/Natércia/Conceição das Pedras (24km).
      Entre Heliodora e Natércia há uma grande inclinação a ser vencida, ou seja; vai ter que subir muito e descer tudo até Natércia, lá de cima tem uma bela vista de ambas cidades, em Natércia me abasteci com víveres e segui rumo a Conceição das Pedras em meio a belíssimas paisagens, o destaque nesse trecho é a bela Cachoeira da Usina, eu aconselho a ficar em Natércia pois a pousada lá é muito boa e serve janta e a de Conceição das Pedras fica atrás de posto de gasolina, sem janta...
      8° Dia: C. das Pedras/Cristina (36km).
      Mais um dia com uma serra a ser vencida, talvez a maior inclinação do trecho, porém esse trecho é o mais belo do caminho, passa por mata nativa, pelo bairro Sertãozinho e Vargem Alegre onde há muitas plantações de banana e café, em Vargem Alegre (km18) há uma pousada, seguindo adiante, o caminho até Cristina revela-se magnífico com suas belas paisagens, Cristina é uma cidade turística e charmosa, a mais bela do caminho...
      9° Dia: Cristina/Carmo de Minas Carmo de Minas (20km)/ Soledade de Minas (16km).
      Pretendia fazer os 36km mas entre Cristina e Carmo de Minas é por uma rodovia movimentada e sem acostamento, portanto peguei uma carona até Carmo e de lá iniciei os 16 km até Soledade, o trecho é por terra e plano, não tem a beleza dos trechos anteriores mas é bonito, ali já estamos caminhando pela famosa Estrada Real, Soledade de Minas é uma cidade bem pequena, há um trem turístico que vem de São Lourenço até lá...
      10° Dia: Soledade de Minas/Caxambu/Baependi (30km).
      Pra sair de Soledade é necessário subir uns 4 km de asfalto (trecho movimentado) até a estrada de terra que leva a Caxambu, alguns km depois encontra a Estrada Real e segue até a cidade por trechos tranquilos, com matas preservadas, consegui ver alguns saguizinhos nas árvores, ao chegar em Caxambu segue pela rua de cima da rodoviária rumo a Baependi, terra de Nhá Chica, devido a proximidade das cidades, os 7 km finais não tem muita beleza, com alguns lixos no meio da estrada mas ali o importa é chegar ao Santuário de Nhá Chica e agradecer pela jornada perfeita, conhecer o local, comprar lembranças, carimbar e pegar o certificado, foi o que fiz depois segui para um hotel p/ descansar e voltar pra casa no dia seguinte...
      POUSADAS QUE PERNOITEI: Preços em 2019...
      Santa Varanda: Inconfidentes: $50 Tem janta 👍
      Nossa Senhora de Fátima: Borda da Mata: $60 Tem janta 👍
      Hotel Silva: Congonhal: $50🙁 sem janta (é melhor ficar no JS).
      Pousada do Adão: Espírito Santo do Dourado: $50🙁sem janta (Na verdade é ponto apoio onde vc pousa, não tem outra opção por enqto).
      Hotel Luciana: Silvianópolis: $50👍 Tem janta no comércio embaixo do hotel.
      Pousada Castelo: Careaçu: $50👍 Tem janta na praça da Matriz.
      Hotel Vilarejo: Heliodora: $50😒 (Única opção na cidade, tem o suficiente, conseguimos janta mas não sei se é sempre que consegue).
      Natércia: Pousada do Juliano: $?👍Tem janta, eu não fiquei lá mas vi que é bonita.
      Conceição das Pedras: Pousada da Dona Fininha ☹️ $50 sem janta, fica atrás de um posto de gas.
      Bairro rural Vargem Alegre: Zé Toco $?( Por ser casa de família, provavelmente serve janta, eu não fiquei lá).
      Cristina: Pousada Casarão: 👍🤑$100 (belíssima pousada mas é cara e não oferece janta, é melhor ficar na Pousada Real, do Célio, $50 + janta).
      Carmo de Minas: Hotel São Lucas:👍$? (Não fiquei mas vi que o hotel é muito bom).
      Soledade: Solar das Montanhas: 👍$60(boa mas não serve janta).
      Caxambu: Hotel São Francisco 👍$80 não oferece janta.
      Baependi: Pousada Instituto Nhá Chica: 👍$? (não fiquei, não sei se serve janta, a pousada é bonita).
       
      Se quiserem um relato bem detalhado visite o site abaixo:
      http://www.oswaldobuzzo.com.br/Home/caminho-de-nha-chica
       
       
       
       
       
       
       
       
    • Por Marco_AV
      Fala galera! 
      Faz um tempo que não posto nada aqui, nesse período de pandemia acabou não dando pra fazer muitos dos planos que tinha pra esse ano, mas realizei uma viagem rápida de 10 dias pro sul do Brasil recentemente e gostaria de compartilhar com vocês.
      Gosto sempre de planejar minhas viagens por meio de planilhas, vou compartilhar abaixo o modelo que eu utilizo, fiquem a vontade para utilizar também.
      Floripa - Outubro 2020.xlsx
      Bom, nossa viagem partiu de Jaguariúna, interior de SP com primeiro destino a Curitiba. Posteriormente, Florianópolis, Urubici, Imbituba e retorno. Foram na verdade 9 dias e fizemos a viagem inteira de carro. O roteiro está abaixo:

       
      Eu vou fazer o relato de cada cidade nos comentários para não ficar muito extenso cada post.
      Espero que gostem!
       

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