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Realizamos no periodo de 05 a 17 de Julho de 2015 a Volta completa da ilha de florianopolis a pé. Foram 12 dias e 251 quilometros.

Somente a trilha entre ponta de canas e lagoinha que estava fechada, as outras estavam abertas.

Em breve relato completo.

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Realizamos no periodo de 05 a 17 de Julho de 2015 a Volta completa da ilha de florianopolis a pé. Foram 12 dias e 251 quilometros. Somente a trilha entre ponta de canas e lagoinha que estava fechada,

@rperes Como somos idosos, levamos uma farmacia mais completa, nunca de sabe. Mas tem uns que nao podem faltar: dorflex, dores de cabeca....mas a ilha eh bem servida de farmacias. Nao esqueca do prote

10º dia - 14/07/2015 - Terça-feira   Depois de encerrarmos a Volta a ilha de florianópolis no dia de ontem, resolvemos fazer mais algumas trilhas dentro da ilha. 1ª TRILHA - HOSTEL CHE

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Estive trabalhando por 20 dias na região sul do país(porto alegre e interior RS e florianopolis-SC), neste ano.

No ano passado estivemos fazendo a volta da ilha de florianópolis a pé, mas como estava acontecendo a copa do mundo no Brasil, a maioria das pousadas, principalmente nas praias mais afastadas estavam fechadas, o que comprometeu a logística.... algumas trilhas estavam fechadas, conforme informações dos moradores, naquela oportunidade abortamos a maioria das trilhas, pois confiamos nas informações dos moradores.

Na verdade desta vez foi a mesma coisa, as informações dos moradores davam conta que as trilhas estavam fechadas e com muitas cobras venenosas..... se vc perguntar a eles, quase todos vão falar a mesma coisa....não sei a razão disso, mas a verdade é essa.

 

Segundo alguns pescadores, neste período é realizada a pesca da tainha.

Para essa pesca ter resultado satisfatório, os pescadores se reúnem em grandes equipes(em praticamente todas praias) e montam grandes estruturas de barcos, redes, homens...... e nisso tem que ter OLHEIROS nos morros para visualizar a chegada dos cardumes de tainha, assim esses olheiros emitem sinais para os pescadores na praia e, eles, vão atrás pegá-las com barcos...funciona assim.

Como os olheiros ficam na parte alta da costa, os pescadores tem que abrir as trilhas existentes para acessar esses pontos, por isso essa é a melhor época para fazer a volta da ilha pelas trilhas. Pois a maioria estão abertas por eles, não acontecendo no restante do ano(acredito).

Portanto, antes de programar viagem para fazer a volta completa, se informe primeiro.

 

1º dia 05/07/2015 - Domingo

 

Saída do Aeroporto de Florianópolis e chegada ao centro da cidade(praça da matriz).

+- 9 kms em aprox. 02:15 hrs

 

Minha parceira chegou no aeroporto de florianopolis, vindo de São Paulo-SP, por volta das 11 horas da manhã.

Já veio preparada para começarmos um pequeno trecho até o centro da cidade.

Trecho fácil, somente reta..... o problema foi o forte calor que estava fazendo, e o grande público que saiu do jogo do Avai(estádio perto do aeroporto), muitos carros...até quase o centro da cidade.

 

Hospedagem: Hotel Valerin, centro, camas boas, tv, wifi ruim, banheiro privado, café da manhã ótimo. Preço: R$140,00 casal com cafe da manhã.

 

Algumas fotos:

Na estrada, depois do jogo entre Avai x Sport recife.... duas pistas para o centro...

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Forte calor e linda ponte Hercílio Luz...

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2º dia - 06/07/2015 - Segunda-feira

 

Saída do Centro de florianopolis e chegada a Praia do forte

+- 26 kms em aprox. 06 horas

 

1ª PARTE - centro até Sambaqui(estrada + trilha):

Tomamos um excelente café da manhã antes da 06 da manhã.

Passamos em frente rodoviária e pegamos avenida beira mar, logo a seguir passamos embaixo da ponte Hercílio Luz toda iluminada(linda).

Seguimos na beira mar até viaduto... contornamos, à esquerda, um mangue e entramos numa rodovia com bastante movimento com algumas partes sem acostamento, atá entrada para Santo Antônio Lisboa pista a esquerda.

Algumas subidas/descidas fortes até St. antônio, lindo visual de toda orla e do centro da cidade e algumas cidades do continente norte de SC...

Depois de Santo Antonio entramos em outra estrada na beira do mar até Sambaqui.

Após Sambaqui pega-se uma estradinha de terra, até uma porteira(final do trecho e início da trilha).... trilha bem demarcada com subida/descida fortíssima, como choveu na noite anterior tinha muita lama, na subida escorregavámos muito.

No final da trilha chegamos até a Barra de Sambaqui, pequeno bairro onde compramos, num mercadinho, alguns petiscos.... como era baixa estação o serviço de barcos até a praia de Daniela esta inoperante....

 

2ª parte: Barra de Sambaqui até Praia do Forte:

Decidimos ir até praia de Daniela de busão..... pegamos até o terminal de Sto antonio, outro até praia de Daniela, descemos no ponto final.... caminhamos até a praia de mesmo nome, no final após a barraca de um pescador começa trilha até praia do Forte.

Chegando numa pedra preta, descemos uma escada andamos +- 50 metros (entramos trilha que começa em cima de uma pedra grande), depois subidas/descidas até a praia, uma placa sinalizava que ali havia jacarés.

Passamos em frente ao forte(ponto turístico), numa subida forte..... após outra descida até avenida onde tem ponte de ônibus..... como pousadas naquela região estavam caras, resolvemos pegar outro busão e dormir na praia de canasvieira, onde tem melhor estrutura.

 

Hospedagem: Hotel das nações(canasvieira) na entrada, em frente ao supermercado e centro do bairro, acomodações novas, camas ótimas, tv, ar, wifi, limpíssimo. Preço: R$100,00 o casal sem café da manhã. RECOMENDO

 

Canasvieira: Praia grande, com ótima estrutura turística, apesar de estarmos na baixa temporada, alguns restaurantes/lanchonetes estavam abertas.....

 

Algumas fotos:

Ponte iluminada

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Tempo encoberto, visual do centro de Florianópolis

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Trilha após Sambaqui

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Trilha escorregadia devido a chuvas

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Trilha entre praia de Daniela e praia do forte

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3º dia - 07/07/2015 - Terça-feira

 

Saída de Canasvieira e chegada a Praia dos ingleses

+-23 kms em aprox. 04:25 horas

 

1ª Parte: de canasvieira até Praia do Forte:

No dia anterior compramos nosso café da manhã no supermercado em frente.

Saimos bem cedo com o tempo nublado, fomos pela praia até Jurerê internacional(ou seja fizemos sentido anti-horário) e de lá até praia do forte.

Pegamos busão no mesmo ponto do dia anterior até terminal de ônibus canasvieira e de lá outro até onde iniciamos.

 

2ª parte: de canasvieira até praia brava(e depois busão até praia ingleses):

Agora sim, tocamos sentido praia Brava nosso destino final.

Trecho largo de praia, andamos muito até final da praia de canasvieira, entramos numa pequena trilha até avenida asfaltada, andamos um bom trecho nela(até praia de ponta de canas), segundo moradores a trilha entre ponta de canas a lagoinha estava fechada, portanto seguimos pela rua asfaltada.

Na praia pescadores estavam preparando para pescar tainha.

Na praia de Lagoinha os moradores afirmaram que a trilha até a Praia brava estava fechada pelo mato e com muitas cobras venenosas. Devido as informações, seguimos novamente pela rua asfaltada até o final da praia brava.

No ponto final do ônibus nos informaram que a trilha entre praia brava x praia dos ingleses estava fechada.......De novo abortamos a travessia.

Resolvemos, então, dormir na praia dos ingleses, assim no outro dia cedo tocariámos até barra da lagoa, e deixariámos as trilhas ao norte para fazer no final da volta, isso se obtivessemos informações seguras sobre todas trilhas.... o que no final aconteceu FIZEMOS TODAS, menos a trilha de ponta de canas até praia de lagoinha....conferimos pessoalmente, e realmente estava fechada(fomos até o meio do percurso, depois estava totalmente fechada pelo mato alto) FICA A DICA.

Da praia brava pegamos um busão até o terminal de canasvieira e de lá outro até a praia dos ingleses, chegamos lá e caiu um diluvio.....molhamos tudo!

 

Hospedagem: Cia inglesa hotel, centrinho, ar, tv ruim, micro-ondas, frigobar, wifi ruim. Preço: R$75,00 o casal sem café da manhã. Hotel um pouco velho, mas pelo preço compensa,

 

Praia dos ingleses: grande estrutura turística.

 

http://OBSERVAÇÕES IMPORTANTES:

1) - da Praia lagoinha até praia dos ingleses têm duas trilhas, todas bem demarcadas e de fácil acesso:

a primeira começa dentro do quintal de uma casa na rua asfalta que liga lagoinha x brava(essa é bem curta sem grandes dificuldades);

a segunda trilha: no final da praia tem uma caminho de pedra que passa próxima murro das casas, segue até chegar numa pedra grande(à esquerda), chegando nela, do lado direito tem uma escada bem ingreme de concreto, suba ela até o final da rua, vire a esquerda e siga sempre reto(vai passar numa casa com um muro bem longo)....começa logo a seguir uma trilha bem demarcada, mas com subidas /descidas fortes..... no meio dela vc chegará na rampa de asa delta com lindo visual de ingleses, jurere, canasvieira, brava, lagoinha....LINDA TRILHA(RECOMENDO FAZER ESSA, apesar de ser mais difícil).... o final dela coincide com a outra trilha(mais curta)

Algumas fotos:

Trilha entre canasvieira x jurerê(estava muito escorregadia) resolvemos desviar pequeno trecho e ir pelo asfalto, depois entramos novamente na praia até o forte

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Tempo encoberto praia jurerê indo para praia do forte

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Praia de Canasvieiras indo para ponta de canas

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Praia lagoinha

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Chegada praia brava(nb.: trilha termina do lado esquerdo, e vimos que estava aberta)

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Praia brava, lugar refinado

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4º dia - 08/07/2015 - Quarta-feira

 

Saída da praia dos ingleses e chegada a Barra da Lagoa-SC

+- 22 kms em aprox. 05:20 horas

 

Preparamos nosso café da manhâ comprado num supermercado próximo ao hotel.

Saimos bem cedo, com tempo frio e nublado, no dia anterior choveu muito.

No final da praia vira a direita com sentido ao Santinho, chegamos numa avenida, viramos a esquerda. Chegamos no Hotel Costa do Santinho, ali resolvemos ir pela trilha mais fácil(no ano passado fizemos pela costa), como estava chovendo fino, as pedras deveriam estar muito escorregadia).

A outra trilha começa dentro do Hotel, tem que entrar pela portaria, logo a seguir tem uma placa a esquerda indicando a trilha. Muito bem demarcada de aprox. 2 kms.

Chegamos na praia, caminhamos um bom trecho nela, como começou a ventar muito e chover mais forte com raios, entramos na rodovia que é paralela a praia.

Um lindo cachorro preto, nos seguia.... vimos um camping do lado esquerda da rodovia, tinha um restaurante com ótima comida(Prato feito R$15,00 por pessoa). Nisso o cachorro sumiu. O problema do cachorro que ele de vez em quanto ia pra o meio da estrada, o que causava stress.

Chegando na Barra da Lagoa, a chuva apertou mais ainda.

 

Hospedagem: Pousada Mariazinha, barra da lagoa, avenida principal, camas boas, tv, wifi ótimo, cozinha completa, ar condicionado, limpíssimo. Preço: R$80,00 o casal sem café da manhã. RECOMENDADÍSSIMO!

 

Algumas fotos:

Praia dos ingleses, tempo nublado e frio

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Início da trilha dentro do hotel(cachorro companheiro)

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Ótima trilha coberta

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Praia e nosso companheiro

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Logo a seguir entrando no asfalto, a partir dai, com chuva forte não temos fotos

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5º dia - 09/07/2015 - Quinta-feira

 

Saída da Barra da Lagoa-SC e chegada a Armação do Sul-SC

+- 26 kms em aprox. 06:30 horas

 

Saimos bem cedo, pois o trecho era complicado(subidas/descidas fortes e grande trecho na praia).

Logo de cara enfrentamos uma pequena mas forte subida/descida até a praia de galeta, atravessamos a praia e pegamos outra pequena trilha(fácil) até a praia Mole, curtimos um lindo visual........ paramos um pouco ali pra curtir as manobra dos surfistas....

Pegamos asfalto, e logo a seguir subida forte/descida até a Lagoa da conceição.

Fomos conhecer o hostel che lagarto, que fica na saída da lagoa indo para praia da joaquina.

Dali pegamos pequeno trecho em asfalto, chegando a praia......

Longoooooo trecho de praia até campeche, saimos da praia pois havia um paredão e não tinha como passar por ali..... resolvemos almoçar um PF a R$15,00 num restaurante próximo a praia.

Descansamos um pouco, resolvemos andar até a praia da armação do sul..pegamos novamente estrada asfaltada até a praia onde andamos mais alguns kms na areia....

No início muitas nuvens, mas muito quente.... no final chuva fina!

 

Hospedagem: Pousada Pires(048) 3237-5370 e 9971-2299, Armação do sul, simples, camas boas, tv aberta, sem wifi, cozinha completa, ventilador, preço: R$90,00 o casal sem café da manhã. Tem supermercado próximo pra comprar mantimentos e café da manhã.

 

Algumas fotos:

Lindo visual da praia de galeta(praia de nudismo)...

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Trilha entre galeta e Praia mole

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Praia de Joaquina...laaaá na frente moro que chegamos...

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Chegada a campeche, à frente paredão...

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Praia armação do sul...olhem o morro que visualizamos a uns 15 kms....

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Depois de muito sofrimento chegamos...

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6º dia - 10/07/2015 - Sexta-feira

 

Saída de Armação do sul e chegada Costa de dentro-SC

+-22 kms em aprox. 05:30 horas

 

Como pegaríamos trilha logo no começo, resolvemos sair com dia claro....

 

1º trecho: Armação x Lagoinha: Até matadero trilha em concreto(em alguns lugares o concreto estava muito escorregadio, então íamos pela grama ao lago), após trilha com subidas/descidas fortíssimas(curtas) com muitas pedras escorregadias. +- 02:30 horas

 

2º trecho: Lagoinha x Costa de dentro: Início subida fortíssima com muitas pedras, no topo lindo visual...logo a seguir descida forte, com muitas pedras(se estiver molhada, tomem muito cuidado, pois escorrega muitoooo).

 

Após trilhas, pegamos pequeno trecho em asfalto até as areias da Praia do Pântano do Sul.

resolvemos ir pela areia mesmo.... depois de um tempo vimos um hostel no final da praia da costa de dentro.

Dia de muito calor e no final céu encoberto.

 

Hospedagem: Hostel pousada da Praia, Costa de Dentro, não tem ar condicionado(muito calor), bem simples, cama razoável, tv só na sala, banheiro privado. Preço: R$120,00 casal com café da manhã.

O hostel fornece refeição: R$15,90 comercial por pessoa...ótima comida.

Obs.: apesar do hostel ser simples, a administradora, Juliana, é de uma educação ímpar, esquecemos completamente da estrutura, e aproveitamos cada momento na companhia dela e de seu esposo...pessoas educadíssimas...

 

Algumas fotos:

Pedras e mais pedras....

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Subindooooo....Lindooo visual

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Chegando a praia da lagoinha

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Trilha subindo após lagoinha

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Pedras e mais pedras...

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Chegada a praia do Pântano do Sul

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Praia de costa de dentro e uma vaca curtindo....

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7º dia - 11/07/2015 - Sábado

 

Saída da Costa de dentro-SC e chegada caldo cana estrada caieiras do sul-SC

+-23 kms em aproximadamente 06:40 horas.

 

Novamente saimos mais tarde, devido a alguns trechos de trilhas.

Pequeno trecho na praia da Costa de dentro depois entramos noutra praia.

 

1º trecho: Trilha em cimento(+- 3kms) com muito lodo, muito escorregadio, tivemos que fazer parte pela grama....depois trecho em trilha bem demarcada mas com mato alto, o que dificultava o rendimento, muitas pedras.... alguns tombos... mas no geral foi tranquilo... Lindo visual da praia de joaquina ao norte....terminamos no pastinho.

 

2º trecho: No pastinho começa a trilha que vai até naufragados, tem que ficar bem atento: quando vc chega no pastinho, passa dentro de um pequeno alagado, logo a esquerda tem uma linda formação rochoça que adentra o mar.....nesta formação vc visualiza uma trilha bem demarcada que sai do lado esquerdo, margeando o mar(numa praia cheia de pedras), NÃO ENTRE NELA. Erramos aqui, e perdemos um tempão!

A trilha correta é a que sai bem defronte ao pastinho, ela fica meio escondida, mas é só procurar depois de um lindo gramado com vegetação rasteira....No início subido bem forte, algumas bifurcações complica um pouco, mas tenha em mente que é sempre seguir morro acima, no topo outra bifurgação vc vira a esquerda..... daí é somente acompanhar o mar(que fica encoberto pela vegetação, mas dá pra ouvir o barulho das ondas.....)

Chegamos diretamente na praia, uns pescadores estavam armando rede para pesca da tainha....uma festa.

Seguimos toda a praia e fomos conhecer o farol de naufragados, após subir uma escada caindo aos pedaços, vimos um lindo visual da praia e do continente....retornamos a trilha até caieiras do sul(trilha tradicional), trecho com muitas pedras, e algumas subidas/descidas moderadas, mas bem demarcada.

No final desta trilha chegamos a um estacionamento, tinha um ponto de ônibus, mas resolvemos tocar o máximo neste dia, pois era somente em asfalto, com o mar a nossa esquerda...lindos visuais das praias, e de montanha no continente.....

Conseguimos chegar num caldo de cana(que é servido com açaí, muito gostoso).....

Como não havia hotel aberto nesta região, resolver pegar um busão e dormir no centro da cidade.

 

Hospedagem: Ibis hotel, centro, cama boa, ar condicionado, wifi, tv..Preço: R$160,00 sem café da manhã.

Obs.: estava acontecendo um grande exame na cidade, e a maioria dos hotéis do centro estavam lotados.

 

Algumas fotos:

Saída da praia da costa

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Trilha de concreto entre praia da costa até matadero

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Algumas pedras

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Mato alto, lindo visual do mar, pastinho do lado esquerdo da foto

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Entramos errado aqui.....

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Trilha bem demarcada até naufragados...

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Pesca da tainha

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Praia de naufragados visto da trilha que leva ao farol

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Trilha entre naufragados x estacionamento

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8º dia - dia 12/07/2015

 

Resolvemos mudar o roteiro, como dormimos no centro da cidade, pegamos um busão no terminal central até o TICAN(terminal de canasvieira), de lá pegamos outro busão até a Praia Brava... descemos no mirante da praia brava(entrada).

 

Quando fizemos o roteiro praia do forte x praia brava, moradores da praia da lagoinha, dizeram que a trilha estava fechada e com muitas cobras.... então resolvemos fazer o caminho inverso(prais brava x praia lagoinha).

 

1ª trilha:

Esta trilha começa um pouco abaixo do mirante....demarcada, bem curta, com uma subida/descida forte.... ela termina praticamente dentro duma casa.

Obs.: se tiverem vindo da praia da lagoinha para Praia Brava, o certo é seguir a estrada asfaltada até a casa de número 728(lado esquerda da via), entrar ali e subir a trilha que começa do lado esquerdo da casa.....é somente uma subida e uma descida até o mirante da praia brava.

 

Quando chegamos na casa(final da trilha), viramos a direita e fomos direto a praia, resolvemos fazer a outra trilha que leva, também a Praia Brava.

 

2ª trilha

Essa outra trilha começa no final da praia, subimos uma escada feita em pedra, seguimos uma trilha bem demarcada no fundo das casas e chegamos até uma pedra bem grande, vc avistará do seu lado direto, uma escada em concreto construida ao lado de umas casas....suba nela e vá até o final da rua, vire a esquerda.....no final da rua começa uma trilha bem demarcada, com subidas e descidas fortíssima, no topo tem a rampa de asa delta, com lindo visual das praias do norte(jurerê, canasvieira, brava, ingleses......).... após a rampa começa descida forte, como choveu muito na noite anterior tinha muito barro, ficando muito escorregadia.... no final ela encontra com a outra trilha que vem daquela casa que citei acima.

Chegamos novamente ao mirante, então decidimos ir até o final da Praia Brava e fazer a trilha até a Praia dos Ingleses.

 

3ª trilha:

Praia Brava x Praia dos Ingleses(trilha no costão): subimos uma escada na pedra até o inicio da trilha, tinha uma placa informando o perigo de assaltos(segundo pescadores, somente no verão que acontece assaltos nesta trilha, mas é bom se cuidar).

Alerta: a uns 150 metros tem uma pedra, com uma trilha subindo e outra descendo rumo ao mar, pegue essa(rumo ao mar), erramos novamente e subimos, no final não chegava a lugar algum.

Essa trilha tem que tomar muito cuidado, apesar de ser bem curta, ela é perigosa, pois vc segue beirando o costão, como choveu muito, estava muito escorregadia.

No início trilha normal sem grandes problemas, assim que a trilha chega em uma laje é que complica um pouco...... tem que descer, como é nas pedras, a trilha fica complicada, mas é só seguir observando mais a frente que verá a trilha quando sai das pedras.... assim vai até o final.

No final chegamos diretamente na praia dos ingleses, caminhamos um bom trecho na areia da praia até o centrinho. De lá pegamos um busão direto a barra da lagoa, pois no outro dia faríamos o resto da volta a ilha(do caldo de cana até o aeroporto).

Obs.: procure não fazer essa trilha em epóca das chuvas, pois são bem escorregadias mesmo...

 

Tempo aproximado: 05 horas essas 3 trilhas e a parte das praias.

 

Hospedagem: Hotel Mariazinha, na barra da lagoa...ver detalhes no início do relato. Foi engraçado, quando chegamos, a proprietária(que cobrou R$80 no outro dia), queria cobrar R$100 por dia, dizendo que ela tinha lavado as roupas de cama e banho..... e nós com isso, iríamos ficar mais um dia..... no final negociamos ficar mais 2 dias com ela..... ao preço "antigo". só no Brasil mesmo!

 

Algumas fotos:

1ª trilha...subindo(praia brava x lagoinha)

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1ª trilha chegada na casa 728 da estrada que liga praia da lagoinha a praia brava

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2ª trilha (praia da lagoinha x praia brava) início(escada de concreto)

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Lindo visual

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Do lado esquerda da foto praia brava(dá pra avistar ingleses) do lado direto(jurerê, canasvieira...) Um dos mais lindos mirantes da ilha

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Outra foto do mirante(ao fundo ingleses)

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3ª trilha(Praia brava x Praia dos ingleses), pelo costão - início do costão, ficar atento aqui.

DSC00749_zps3ozxk8gm.jpg

Trilha termina nesta laje, daqui pra frente tem muita pedra....

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Trilha um pouco complicada

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Avistando ingleses

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Praia dos ingleses

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    • Por Paulonishi
      Em Florianópolis são muitos os lugares para se visitar, mas um deles é quase obrigatório, a Lagoa da Conceição. Marco da colonização inicial da cidade, tem muitas atrações culturais, históricas e gastronômicas. Deixarei abaixo um panorama do lugar, com dicas e impressões da última visita em dezembro de 2020. 

      A lagoa da conceição é onde a cidade começou.  Está ao leste de Florianópolis e é dividida em duas partes por uma ponte, a lagoa de dentro e a de fora, estando  ligada ao mar pela Barra da Lagoa
      Para se chegar até ela entrando na ilha, pega-se a beira mar Norte até o Itacorubi. Mas calma, não se preocupe porque tem muitas placas indicativas até o acesso à rodovia SC 404, que nos leva até o nosso destino.

      É uma via de pista simples e que fica bem complicada durante a temporada, devido ao movimento intenso e pelo relevo íngreme e bem sinuoso.
      Na parte mais elevada, temos um mirante com um pequeno estacionamento gratuito. Oportunidade para se ter uma visão da bela paisagem da região.
      Depois disso, agora é só descida, mas com curvas ainda mais fechadas, pedindo muita atenção e paciência até o final.
      Chegando no chamado centrinho da Lagoa, o mais difícil e encontrar um lugar para estacionar durante a temporada, porque na principal são poucas vagas e as ruas transversais são bem estreitas.

      Apesar de poucos hotéis, tem muitas opções de hospedagem em hostels e casas de aluguel por temporada, que considero a melhor opção para quem viaja acompanhado.
      Encontrando uma opção próxima ao centrinho e ao terminal urbano, é possível explorar as principais atrações à pé e de ônibus, sem o stress do trânsito e do gasto com estacionamento.

      Da pequena ponte que corta parte da lagoa, se tem uma bela visão da marina e da chamada Lagoa de fora… Boa também para observar o cotidiano do lugar
      A avenida das rendeiras é passagem obrigatória e caminhar pelo calçadão é uma ótima maneira de apreciar a vista com calma e temos acesso às belíssimas dunas de areias branquinhas e bem finas, é uma atração bem característica da região.

      Continuando a caminhada no sentido a Joaquina, essa parte da Lagoa tem uma boa estrutura para passar o dia, com sombras e gramados, além de ser bem em frente aos restaurantes. Bateu fome, é só atravessar a rua para comer. Conta também com quiosques, aluguel de caiaques e aulas de Stand Up e windsurf.

      Suas águas são bem rasas e limpas na maior parte da sua extensão, mas convém sempre dar uma conferida, principalmente nas épocas de maior movimento.
      A lagoa de dentro tem águas mais escuras.. parecendo sujas 😦
      No Centrinho encontramos agências bancárias dos principais bancos, supermercados, vários restaurantes e um comércio bem variado… ah, e muitos brechós!
      Estando por lá, não deixe de visitar a parte histórica, que preserva parte do calçamento original que dá acesso ao Santuário de Nossa Senhora da Imaculada Conceição da Lagoa, que deu o nome a esta região.

      Esta igreja recebeu a visita ilustre de Dom Pedro II por 2 vezes, que doou 2 sinos para ela. Um pouco mais acima, ainda preservando a arquitetura colonial, temos a casa do vigário, datada do século 18, mais uma belo panorama do lugar.
      Em termos de opções gastronômicas, temos uma variedade bem grande, assim como em preços… Uma boa opção para quem gosta de culinária oriental é esse buffet, com ótima variedade em carnes, saladas e até sushis.

      Fica no Shopping Via Lagoa e abre todos os dias para almoço
      Você vai encontrar dois tipos de ônibus. O amarelo é o executivo. É mais caro (o dobro do comum) e confortável. Para em qualquer lugar também, bastando acenar. O outro é comum (azul e branco), que tem interligação entre os terminais.

      A terceira opção são os barcos, que fazem o transporte pela Lagoa nos mesmos valores dos ônibus urbanos.

      O transporte por aplicativo também é uma opção… Não tão barata, mas com uma ótima disponibilidade e comodidade para quem quer conhecer as outras atrações na ilha, principalmente a noite
      As atrações mais próximas são o passeio de barco até a Costa da Lagoa, a Praia da Barra da Lagoa, a Praia Mole, Praia da Joaquina.
      E, para aqueles dias em que está chovendo muito, uma ida até o centro da cidade para visitar o mercado público ou andar pelos museus e igrejas é uma das opções.
      Ah e no final da tarde, o por do sol na Lagoa é imperdível!
      Esse é só um resumo, procurei detalhar e ilustrar no vídeo sobre o lugar. Dá uma conferida e se lhe foram úteis as informações, deixe o seu comentário e o like lá no youtube (@trips.flicks).
      É isso aí, um grande abraço e até breve!
       
       

       
    • Por Paulonishi
      Um lugar de belas praias, águas limpas e com cores fantásticas, distante num voo de apenas 50 minutos da maior cidade do Brasil…

      Essa é a encantadora Florianópolis, capital de Santa Catarina, região sul do Brasil. É uma ilha, mas também tem uma partezinha no continente, que muita gente esquece, o chamado "Estreito", com uma bela orla que é mais bonita porque dá visão para a Ilha!
      A ilha de Santa Catarina, carinhosamente chamada de Floripa ou ainda de Ilha da Magia, é um dos destinos turísticos mais procurados no verão, não só pelas suas praias paradisíacas, mas também pelas muitas opções de lazer, gastronomia e cultura.
      Fundada em 1673, tem cerca de 508 mil habitantes, sendo a 2ª mais populosa do estado (a maior é Joinville, no norte do Estado). Em sua história, já foi chamada de Ilha de Santa Catarina, Nossa Senhora do Desterro, Desterro (que nome horrível!!!)  e finalmente Florianópolis, uma triste homenagem ao maior algoz do povo Catarinense, o presidente Floriano Peixoto, que promoveu uma série de fuzilamentos na ilha e, como castigo, teve o seu nome perpetuado justamente nesse lugar.
      Possui um terreno bem acidentado, com praias espremidas entre o mar e os morros.
      As mais famosas são:
       Canasvieiras, principal reduto dos argentinos
      Jurerê, o point das baladas e festas noturnas
      Joaquina e Praia mole, o paraíso dos surfistas
      e Ribeirão da Ilha, guardiã da colonização açoriana.
      A ilha é ligada ao continente por 3 pontes. As duas de concreto são Pedro Ivo Campos e Colombo Sales. Mas a mais famosa é a terceira delas, a ponte pênsil Hercílio Luz, cartão postal de Santa Catarina. Essa velha senhora tem mais de 94 anos e esteve totalmente fechada por décadas (28 anos), até a sua total reabertura só em março de 2020. Agora pode ser visitada e, nos finais de semana, é totalmente voltada para ciclistas e pedestres, sendo um passeio gratuito e imperdível! Nos dias de maior ventania, a emoção é garantida, pois ela oscila bastante!

       
      Além de automóveis e motos, podemos chegar de ônibus, desembarcando no Terminal Rodoviário Rita Maria, logo na entrada da Cidade e bem próximo do terminal urbano. Recebe ônibus de todas as partes do Brasil e também da Argentina, Uruguai, Paraguai e Chile. 

      Se você vier de ônibus, caminhando poucos metros, já estará no terminal de integração do Centro, o TICEN, de onde partem  onibus para literalmente todos os cantos da Ilha e demais terminais. Dá para conferir as opções e horários no próprio google Maps ou no Moovit. Tem um aplicativo próprio também, o Floripa no Ponto, com todas as rotas e terminais. Vale a pena conferir!

      A outra maneira de chegar à Capital é através do Aeroporto internacional Hercílio Luz, um amplo, moderno e confortável Aeroporto, cujo novo terminal foi inaugurado em outubro de 2019. Na parte externa tem um pequeno mercado da rede Imperatiz com preços razoáveis, dando para comprar um lanchinho mais em conta. Se a fome for grande, dá para encontrar almoço por 30 reais. Não é barato, mas em se tratando de aeroporto, é uma opção a ser considerada. Nesta última vez, almocei e estava muito bom!

       
       
      O aeroporto conta com uma linha de ônibus urbano que facilita bastante a vida do mochileiro (direto para o TICEN ou TIRIO). Um Uber, por exemplo, sai pelo menos uns 30 reais para se chegar ao centro da cidade! E não se preocupe, o transporte público é bem eficiente e seguro.
      Qualquer que seja a maneira de andar por Floripa, esteja preparado para um dos seus maiores problemas… O trânsito!
      Ele se agrava ainda mais durante a temporada de verão. Os congestionamentos são frequentes e encontrar estacionamento público na região central e nas praias é uma verdadeira loteria. A maioria dos lugares tem estacionamentos particulares, e cobram na média 20 reais (ou pilas, como eles dizem... 🤭) pelo período. Por isso, sempre quando vou por lá, deixo o carro onde estou hospedado e procuro ir de ônibus para todos os lugares. Assim, não tenho stress com o trânsito infernal e nem perco tempo procurando lugar para estacionar ou correndo dos flanelinhas (sim, tem bastante e enchem o saco).

      Mas as praias e as paisagens compensam o esforço! São águas bem limpas, mas frias, em comparação ao Nordeste. Fora do verão então… Geladas! As mais quentinhas estão no Norte da Ilha.
      No quesito gastronomia, não deixe de saborear as ostras, além, é claro, da tradicional sequência de camarão, girando em torno de 100 a 150 reais para duas pessoas. É composta por camarões à milanesa, fritos e "ao bafo" (no vapor), acompanhados por filé de peixe, arroz, feijão, pirão de peixe, farofa, batatas fritas e vinagrete, muito bem servido para 2 até 3 pessoas. O melhor lugar para se provar é na Lagoa da Conceição ou na Costa da Lagoa e esses preços são de lá também.

      E qual a melhor época para ir à Florianópolis? Certamente é no verão, mas é justamente o período de maior movimento na Ilha… A alta temporada vai de 15 de dezembro ao final de fevereiro e é sinonimo de muita gente, preços altos tanto de hospedagem quanto de alimentação, além de filas e congestionamentos em todos os acessos às praias. De março até abrill, além de garantir uma temperatura agradável e menos chuvas, os preços em geral caem bastante, tornando-se uma ótima opção! Agora em dezembro, aluguei uma casa para 2 pessoas por 110 reais a diária, na Lagoa da Conceição. 
      Qualquer que seja a época escolhida, tem sempre muita coisa legal para se fazer em Floripa!
      Deixo o vídeo abaixo para ilustrar melhor esse post. Se lhe for útil, peço que deixe os seus comentários e deixe um like para incentivar a postar mais materiais.
      Vou detalhando os passeios nos próximos!
      Grande abraço! 🤠👍
      https://www.youtube.com/watch?v=JaERxlPHZ_k
       
       
       
       
    • Por Paulonishi
      Praticamente nem dormi na noite anterior. Como moro distante de Florianópolis, tive que pegar um ônibus de madrugada saindo de Lages às 2:30h… 

      Quase 4 horas depois, cheguei na capital e tomei um ônibus urbano até o aeroporto de Florianópolis, que na época ainda era no terminal antigo. Cheguei muito cedo e a espera ainda seria bem longa… 

      Eram 6:22h quando cheguei ao aeroporto e meu voo só sairia às 13:40h… Nossa… longa espera…

      Pelo menos procurei aproveitar o tempo para repassar todo o roteiro e iniciar um diário de toda a viagem…
      Estava viajando com duas mochilas: uma grande de 70 litros cheia de roupas e uma menor, onde levava as minhas câmeras, os acessórios, um pequeno notebook. e uns lanches pra ir comendo nessas esperas.
      Depois de uma longa espera, finalmente o avião chegou!

      Procurei escolher as janelas em todos os voos, para poder fazer imagens durante as decolagens… E essa de Florianópolis é sempre especial…

      O voo é bem curto… É menos de 1 hora de viagem até Guarulhos…. De onde o meu próximo voo sairia às 19:30h direto pra Lima!
      Desembarquei no terminal doméstico e fui para o terminal 3… uma longa caminhada até lá, mas, como a  espera em Guarulhos seria de 5 horas até a próxima decolagem… tempo não era problema!
      Pelo menos em Guarulhos tem umas poltronas bem confortáveis, muitas tomadas e bebedouros… 
      Encurtando a história, depois de muito aguardar, finalmente o embarque!
      Voamos num Boeing 767-300… um avião bem confortável e com tela multimídia… Fiquei na janela e só havia mais uma poltrona ao meu lado…

      Agora sim… Estava decolando de São Paulo… Pouco mais de 5 horas de viagem e estaria em terras peruanas…
      O serviço de bordo foi muito bom… para o jantar escolhi um frango com polenta que veio junto pão com manteiga, quindim de coco e pra beber, pedi uma cerveja.

      O voo foi bem tranquilo e só tivemos um pouco de turbulência ao cruzarmos a cordilheira dos Andes…
      Mas pousamos dentro do horário previsto…
      Desembarcamos, passei tranquilamente pela migração, que fez apenas algumas perguntas sobre onde iria e quanto tempo ficaria, entreguei o formulário que preenchi durante o voo e recebi o carimbo de entrada no passaporte!
      Agora era só pegar a mochila e ver um transporte até Miraflores
      Tive que trocar o dinheiro para poder pagar o táxi… Sei que aeroportos nunca tem uma taxa muito boa e, por isso, só troquei 50 dólares.
      O terminal oferece internet gratuita por 30 minutos… mas a conexão foi ruim e não tive tempo de chamar um Uber… Por isso tive que tentar a sorte com os taxistas lá fora… E foi disputado...rsrsrsrs
      Falei o destino e já me pediram 60 soles! conversa vai, conversa vem… ofereci 35! A maioria já foi embora me xingando mas teve um rapaz que aceitou e fomos… Era um toyota bem novinho. Coloquei as mochilas no porta-malas e fomos conversando até chegar no hostel, em Miraflores.

      Uns 40 minutos de deslocamento. Fiz o pagamento e me registrei no hostel. Tive a sorte de estar sozinho no quarto, então pude escolher uma posição perto da tomada e um armário para as coisas. Fui deitar depois das 2h… Ah, esse era o horário local. Lima tem 2 horas a menos devido ao fuso horário…
      E assim, finalmente terminei o primeiro dia de viagem… Um longo e cansativo dia… Mas feliz por estar realizando mais esse sonho!

      E o dia seguinte já foi cheio de novidades e passeios!

      Mas isso é assunto para o próximo capítulo!
      Vou deixar o vídeo detalhado desse dia aqui no link em baixo.
      Se você gostar e puder deixar o seu like no youtube, será um grande incentivo para continuar a contar os relatos por lá!
       
      Próximo capítulo:
      https://www.mochileiros.com/topic/94309-primeiras-impressões-de-lima
    • Por Caçadordeviagem
      No dia 14 de Junho de 2019 foi inaugurado o Caminho de Nhá Chica, inspirado no Caminho de Santiago de Compostela e no Caminho da Fé, a rota se inicia na cidade de Inconfidentes/MG e vai até o Santuário de Nhá Chica em Baependi/MG, são cerca de 260 km cruzando as belíssimas paisagens montanhosas da Serra da Mantiqueira, é todo sinalizado com setas e placas, para mais informações há um grupo no Face com o nome "Caminho de Nhá Chica" ou visite o site: www.caminhodenhachica.com
      1° Dia: Inconfidentes/Borda da Mata (21 km).
      Eu percorri em Setembro de 2019, o 1° trecho, entre Inconfidentes e Borda da Mata, é o mesmo do Caminho da Fé, após Borda os caminhos se separam, o da Fé vai pra Tocos do Moji e o de Nhá Chica vai para Congonhal...
      2° Dia: Borda da Mata/Congonhal (25 km).
      Trecho muito bonito após uma fazenda com um haras, muito pitoresco, na metade do trecho há uma torneira ao lado da Igrejinha no bairro das Almas, o topo da Serra das Almas e Cachoeira das Almas são os destaques desse trecho...
      3° Dia: Congonhal/Espírito Santo do Dourado (26km).
      Trecho magnífico, logo de cara tem que superar a Serra de São Domingos, ainda na Serra, no km 07 tem fonte de água potável e mais uns 7 km depois tem o Santuário da Obediência, com estrutura de água e lanchonete, a paisagem é linda, com lindas araucárias e várias plantações de brócolis e morango, um dos trechos mais bonitos do caminho...
      4° Dia: Espírito Santo do Dourado/Silvianópolis (20 km).
      Trecho muito bonito e ermo até a rodovia MG-179, chegando nessa rodovia, a uns 100 mts tem uma barraca de frutas e doces mineiros onde adquiri bananas e doces, os últimos 3 quilômetros são em asfalto até Silvianópolis...
      5° Dia: Silvianópolis/Careaçu (20 km).
      Trecho plano e tranquilo perto dos anteriores, na saída de Silvianópolis há um belo lago chamado Lago dos Bandeirantes, próximo a Careaçu o caminho coincide com o Caminho de Aparecida até a cidade, paramos no bar da ponte para beber alguma coisa e seguimos para a belíssima Pousada Castelo...
      6° Dia: Careaçu/Heliodora (24km).
      Saindo de Careaçu por baixo da Fernão Dias, chegasse na Comunidade Rainha do Brasil, ali o monge Bernardo ofereceu café e batemos um papo, deixando o local passa-se por umas 3 porteiras e uma pequena trilha até pegar a estrada de terra novamente, a partir dali caminha-se por lugares muito ermos e bonitos até o km 16, ali há um comércio para abastecer e depois seguir pelos 8km finais pelo asfalto visualizando lindas montanhas...
      7° Dia: Heliodora/Natércia/Conceição das Pedras (24km).
      Entre Heliodora e Natércia há uma grande inclinação a ser vencida, ou seja; vai ter que subir muito e descer tudo até Natércia, lá de cima tem uma bela vista de ambas cidades, em Natércia me abasteci com víveres e segui rumo a Conceição das Pedras em meio a belíssimas paisagens, o destaque nesse trecho é a bela Cachoeira da Usina, eu aconselho a ficar em Natércia pois a pousada lá é muito boa e serve janta e a de Conceição das Pedras fica atrás de posto de gasolina, sem janta...
      8° Dia: C. das Pedras/Cristina (36km).
      Mais um dia com uma serra a ser vencida, talvez a maior inclinação do trecho, porém esse trecho é o mais belo do caminho, passa por mata nativa, pelo bairro Sertãozinho e Vargem Alegre onde há muitas plantações de banana e café, em Vargem Alegre (km18) há uma pousada, seguindo adiante, o caminho até Cristina revela-se magnífico com suas belas paisagens, Cristina é uma cidade turística e charmosa, a mais bela do caminho...
      9° Dia: Cristina/Carmo de Minas Carmo de Minas (20km)/ Soledade de Minas (16km).
      Pretendia fazer os 36km mas entre Cristina e Carmo de Minas é por uma rodovia movimentada e sem acostamento, portanto peguei uma carona até Carmo e de lá iniciei os 16 km até Soledade, o trecho é por terra e plano, não tem a beleza dos trechos anteriores mas é bonito, ali já estamos caminhando pela famosa Estrada Real, Soledade de Minas é uma cidade bem pequena, há um trem turístico que vem de São Lourenço até lá...
      10° Dia: Soledade de Minas/Caxambu/Baependi (30km).
      Pra sair de Soledade é necessário subir uns 4 km de asfalto (trecho movimentado) até a estrada de terra que leva a Caxambu, alguns km depois encontra a Estrada Real e segue até a cidade por trechos tranquilos, com matas preservadas, consegui ver alguns saguizinhos nas árvores, ao chegar em Caxambu segue pela rua de cima da rodoviária rumo a Baependi, terra de Nhá Chica, devido a proximidade das cidades, os 7 km finais não tem muita beleza, com alguns lixos no meio da estrada mas ali o importa é chegar ao Santuário de Nhá Chica e agradecer pela jornada perfeita, conhecer o local, comprar lembranças, carimbar e pegar o certificado, foi o que fiz depois segui para um hotel p/ descansar e voltar pra casa no dia seguinte...
      POUSADAS QUE PERNOITEI: Preços em 2019...
      Santa Varanda: Inconfidentes: $50 Tem janta 👍
      Nossa Senhora de Fátima: Borda da Mata: $60 Tem janta 👍
      Hotel Silva: Congonhal: $50🙁 sem janta (é melhor ficar no JS).
      Pousada do Adão: Espírito Santo do Dourado: $50🙁sem janta (Na verdade é ponto apoio onde vc pousa, não tem outra opção por enqto).
      Hotel Luciana: Silvianópolis: $50👍 Tem janta no comércio embaixo do hotel.
      Pousada Castelo: Careaçu: $50👍 Tem janta na praça da Matriz.
      Hotel Vilarejo: Heliodora: $50😒 (Única opção na cidade, tem o suficiente, conseguimos janta mas não sei se é sempre que consegue).
      Natércia: Pousada do Juliano: $?👍Tem janta, eu não fiquei lá mas vi que é bonita.
      Conceição das Pedras: Pousada da Dona Fininha ☹️ $50 sem janta, fica atrás de um posto de gas.
      Bairro rural Vargem Alegre: Zé Toco $?( Por ser casa de família, provavelmente serve janta, eu não fiquei lá).
      Cristina: Pousada Casarão: 👍🤑$100 (belíssima pousada mas é cara e não oferece janta, é melhor ficar na Pousada Real, do Célio, $50 + janta).
      Carmo de Minas: Hotel São Lucas:👍$? (Não fiquei mas vi que o hotel é muito bom).
      Soledade: Solar das Montanhas: 👍$60(boa mas não serve janta).
      Caxambu: Hotel São Francisco 👍$80 não oferece janta.
      Baependi: Pousada Instituto Nhá Chica: 👍$? (não fiquei, não sei se serve janta, a pousada é bonita).
       
      Se quiserem um relato bem detalhado visite o site abaixo:
      http://www.oswaldobuzzo.com.br/Home/caminho-de-nha-chica
       
       
       
       
       
       
       
       
    • Por Marco_AV
      Fala galera! 
      Faz um tempo que não posto nada aqui, nesse período de pandemia acabou não dando pra fazer muitos dos planos que tinha pra esse ano, mas realizei uma viagem rápida de 10 dias pro sul do Brasil recentemente e gostaria de compartilhar com vocês.
      Gosto sempre de planejar minhas viagens por meio de planilhas, vou compartilhar abaixo o modelo que eu utilizo, fiquem a vontade para utilizar também.
      Floripa - Outubro 2020.xlsx
      Bom, nossa viagem partiu de Jaguariúna, interior de SP com primeiro destino a Curitiba. Posteriormente, Florianópolis, Urubici, Imbituba e retorno. Foram na verdade 9 dias e fizemos a viagem inteira de carro. O roteiro está abaixo:

       
      Eu vou fazer o relato de cada cidade nos comentários para não ficar muito extenso cada post.
      Espero que gostem!
       

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