Ir para conteúdo
Mochileiros.com
Rubens Medeiros

Vale da Morte - Paranapiacaba

Posts Recomendados

Olá pessoal, sou novo no mochileiros e estou planejando me aventurar pelo vale da morte, já pesquisei sobre a rota aqui mesmo e consegui absorver bastante informação, a questão é,que, será minha primeira jornada, escolhi o local por ser "desafiador" e próximo a são paulo, porém não tenho equipamentos, não sei com o que me alimentar, nem tenho companheiros para a trilha.

Ainda estou passeando bastante pelo fórum para colher informações mas a medida que vou lendo os posts absorvo muita informação e acabo ficando confuso com tudo, pretendo fazer a trilha em 11/12/15, por isso criei esse tópico para filtrar melhor as opiniões, então lá vai:

 

1) O que levar para me alimentar?

2) Posso encarar a trilha sozinho?

3) Para primeira trilha, quais equipamentos básicos devo ter? Lembrando que estou visando também custo beneficio.

4) Como não deixar dejetos no ambiente?

5) Tem algo mais que eu deva me perguntar antes de partir?

 

Conto com a ajuda de vocês. ::otemo::

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Oi, Rubens!

 

Primeiramente, recomendo que leia meu relato:

 

travessia-do-vale-da-morte-t108366.html

 

Segundo, pelas indagações que fizeste, recomendo que não vá. Se vc pretende enfrentar o vale, esse tipo de indagação não pode existir. Vc tem que estar muito preparado e acostumado a se deslocar em ambiente extremamente acidentado, com fortes correntezas e com alto risco de acidente envolvendo queda, deslizamento e animais peçonhentos.

 

O que eu recomendo é começar pelo Rio Mogi ou a trilha da Ferradura. Essas possuem trilha demarcada e bastante fluxo de trilheiros, fazendo delas um pouco mais seguras.

 

Abraço!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olha cara, a primeira trilha de perigo real na minha vida foi essa travessia. A primeiro momento, eu não saiba que estava fazendo ela, pois estava com uma galera (incluindo um morador da vila) e iríamos acampar na mata, a umas 2/3h de cubatão, só depois que me foi informado que era a famosa travessia do vale da morte.

A trilha é MUITO difícil, sendo alguns trechos em mata fechada e com muitas urtigas; muitas cobras, aranhas peçonhentas, e até encaramos um rastro de onça (a famosa onça). Existem também algumas bifurcações confusas, muitas ladeiras e desmoronamentos. Até o cara mais experiente da nossa galera caiu ladeira abaixo e só não morreu porque caiu num trecho consideravelmente arborizado e as plantas seguraram ele, mas foi uma queda de 3/4 metros. SE VOCÊ NÃO CONHECE O PERCURSO, NÃO VÁ SOZINHO, existe grandes chances de você se perder ou se machucar gravemente.

 

Agora se você for devidamente acompanhado, principalmente com quem ja é veterano na travessia, ou nas intempéries de paranapiacaba, equipamentos consideráveis:

- facão (não use se não souber manusear a lâmina)

- BOTA DE TRILHA (não confie no seu tênis, ele vai acabar fazendo você escorregar)

- repelente, de preferencia o Exposis extreme, na serra, principalmente proximo às cachoeiras e trechos de água, existem MUITAS muriçocas

- kit de primeiros socorros (anti septico, band aid, anti-inflamatórios, analgesicos, antialérgicos, soro fisiologico, gazes...)

- calça comprida e meia alta (por cima da calça, isso evita eventuais picadas na canela)

- blusa de manga comprida, de preferencia clara (mesmo com o sol, não se preocupe tanto com o calor, a serra tem um clima agradável. Só depois de um trecho, chegando em cubatão, que o clima vai esquentando gradativamente.)

OBS: eu costumo usar luvas quando sei que no percurso tem urtiga, para evitar eventuais contatos.

 

Dependendo de até onde você decide ir, e de quantos dias irá durar a trip, sua alimentação pode ir de barras proteicas, até carne seca, paio e arroz.

 

LEMBRETE: em tempos de chuva, conte com uma trilha lamacenta e escorregadia.

 

Qualquer duvida, estou à disposição

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Legal galera, obrigado pelos conselhos, quanto mais vocês falam que é difícil mais vontade de fazer a trilha eu fico hahah, mas como não conheço meus limites até por que não sou praticante, vou pesquisar mais sobre as trilhas que o Vinícius indicou.

:)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Vgn Vagner    0

Rubens, os conselhos melhor do que esses, citados caixas, não há. Creio que é o suficiente que vc deve saber sobre aquele lugar.

 

Obs.: o Rio Mogi (Q o Vinicius citou), é o mais bonito rio da região, e com trilha demarcada. É uma boa pedida... não vai se arrepender.

Abraço

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
FelippeF    0

Rubens, se quiser companhia pro Rio Mogi tou nessa, só marcar o domingo. Há muito tempo não vou a Paranapiacaba e tenho saudade imensa de lá. Bora ::otemo:: nessa. Alguém mais?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora


×